Tocar de ouvido, por cifras, partitura. Trocando ideias...

Autor Mensagem
alexandrespa
Veterano
# ago/05 · Editado por: alexandrespa


Nao sou muito experiente nas teclas, tenho me esforçado(mesmo com pouco tempo disponivel).

Nao toco de ouvido, leio partitura(mas nao sou muito garrado a isso), acho por cifras mais facil(claro!).
Outras pessoas aqui se encaixam nesse perfil.
Outras pessoas preferem partitura ou ouvido.

A questao é a seguinte:
Qual a melhor maneira pra eu desenvolver?
Qual a melhor pra os de partitura e os de ouvido desenvolverem?

Este topico funcionará bem se os que precisam de ajuda como eu explicarem o seu caso.
Sei q tem muitas "feras" por aqui q podem nos ajudar.

abraços.

Este é um topico de ajuda mutua. PARTICIPEM!!! TROQUEM IDEIAS!!!

GIANCARLO TARDELLI
Veterano
# ago/05
· votar


alexandrespa

Eu toco por partituras,e tenho ouvido absoluto,Se você quiser investir na música como tecladista,você tem que saber ler partituras e ter um bom ouvido,já é um bom começo,Ok,Abraços.

SaintFerio
Veterano
# ago/05
· votar


Leio pouco partituras, toco mais por cifras e ouvido... O ideal é vc ser bom nos 3 hehe aí fica mais completo... Partitura eu sou vaga-bundo heuehuhe não gosto de ler muito então vou na maioria dos casos por ouvido ou cifras... O ideal seria eu melhorar pra ler partituras, mas sou preguiçoso nessa parte, então vou continuando assim LoL!

alexandrespa
Veterano
# ago/05
· votar


SaintFerio
tb sou preguiçoso. ehehe.
O ideal é vc ser bom nos 3
isso é raro! e quem nao é fera nos tres??


GIANCARLO TARDELLI
Se você quiser investir na música como tecladista,você tem que saber ler partituras e ter um bom ouvido
Ter um bom ouvido nao é uma questao genetica????

kevinmoore
Veterano
# ago/05
· votar


é só dar a cara pra bater...
tente, teste, arrisque!
ngm tira uma música em 5 minutos de primeira, mas treinando vc chega à tirar músicas pops tipo J quest em menos de 10 minutos...

alexandrespa
Veterano
# ago/05
· votar


minha preocupaçao nao é tirar musicas.Mas desenvolver na area de harmonia, improvisaçao e ate ouvido.
componho. As pessoas gostam do q componho.Toco em banda. Nao sou expert, mas tb nao sou tao ruim. ehehe

o forum foi lançado pra q eu e outros amigos que precisam desenvolver possam faze-lo orientados tb pela experiencia de cada um. para tanto existem tecnicas e dicas pessoais q podem ser aproveitadas. Alem dos livros o experiencia pessoal de cada pode ajudar muito. Alias quem sabe ate mais q a teoria dos livros(q tb sao importantes)

é isso aí p pessoal...

xpaulinhox
Veterano
# ago/05
· votar


Eu sei da importância da partitura, mas pra que já toca a muito tempo por cifras e ouvido, eu acho que fica mais dificil desenvolver-se pela partitura, a gente fica sem paciência, acaba decorando as sequencias, e vai embora.

não sigam meu exemplo...

SaintFerio
Veterano
# ago/05
· votar


alexandrespa
Quem não é fera nos 3, se vira nos 30 LoL!

mazza
Veterano
# ago/05
· votar


quem não toca com partitura fica muito limitado, sempre que pinta um trabalho com músicos diferentes (não é raro o pessoal se conhecer na hora do evento), a partitura é uma tranquilidade, todo mundo vai lendo e executanto, e aí tudo rola tranquilo, se você não tem prática de leitura, então acaba perdendo muita oportunidade (esse mês já fiz dois trampos assim, um deles com um saxofonista e outro com um violinista, sem conhecer nenhum deles antes) todo mundo levou partituras, se ninguém soubesse ler partitura, como tocar junto "de prima"? não tinha jeito, também toco de ouvido e por cifra, mas a partitura te dá uma segurança que de outra maneira eu não teria, sem falar que não daria pra encarar esse tipo de trabalho.

GIANCARLO TARDELLI
Veterano
# ago/05
· votar


Alexandrespa

Quando me referi em TER UM BOM OUVIDO,eu quis dizer:Tocar por ouvido,usar bem os 2,Partituras e ouvido,Ok.

alexandrespa
Veterano
# ago/05
· votar


mazza
quem não toca com partitura fica muito limitado
sim. partitura é um negocio muito showzão de bola. é muito mazza! ehehe
mas... se o cara nao tem criatividade, a partitura limita tb.o cara vai só se lçimitar a executar a partitura. gosto de partitura, leio, mas, tenho buscado nmovas alternativas de harmonizaçao e improvisos.
GIANCARLO TARDELLI
ok amigo.obrigado. participe mais.

Jaum_Paulo
Veterano
# ago/05
· votar


Ter um bom ouvido nao é uma questao genetica?

não, é treino.

Facilita bastante você saber bastante sobre Campo Harmônico e Escalas.

ROTTA
Veterano
# ago/05
· votar


alexandrespa
Tocar de ouvido, por cifras, partitura. Trocando ideias...

Meu ouvido é péssimo, mas estou aprimorando ele ano após ano. Também não me dedico muito a isto. :-)

Qual a melhor maneira pra eu desenvolver?

Não tenho dúvidas que a melhor maneira de tocar piano e teclado é por partituras, pois desenvolverá a teoria e interpretação musical, algo que possivelmente você não terá tocando de ouvido.

Claro que, no final das contas, depende da sua intenção com o teclado.

minha preocupaçao nao é tirar musicas.Mas desenvolver na area de harmonia, improvisaçao e ate ouvido.

Parece-me que você já tem uma boa noção de "onde está pisando", e só tenho a dizer que nem sempre a receita de um funciona para outro. Pessoalmente, também toco por cifras, mas realmente não é fácil harmonizar e solar baseado apenas nelas.

Abraços.

kevinmoore
Veterano
# ago/05
· votar


minha preocupaçao nao é tirar musicas.Mas desenvolver na area de harmonia, improvisaçao e ate ouvido.

tirando músicas boas, vc automaticamente desenvolve isso

Rick_Wakeman
Veterano
# ago/05
· votar


Ouvido bom é uma questão morfológica. Claro que treino melhora a percepção, mas nunca será tão fácil pra quem tem o ouvido bom já por natureza.

A genética influi totalmente. Nossos receptores tem "pelinhos" que vibram de acordo com determinadas frequências. Quanto mais organizados e bem conformados são estes receptores, maior a facilidade pra se diferenciar as frequências, e consquentemente, as notas musicais.

Isso não se melhora, ou se nasce assim, ou não se nasce. É como o tamanho do pé, a cor do cabelo... são traços congênitos.

MAS você pode melhorar brutamente o ouvido com a prática.

_The_Astonish_
Veterano
# ago/05
· votar


olá,

quando eu comecei a tocar, que foi sozinho, aprendia por umas partituras que tinham numeros 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7

onde: 1-Dó, 2-Ré, 3-Mi e assim sucessivamente.

+ era sustenido e - era bemol

e os acordes da mão esquerda para acompanhamento era apenas com uma nota já se fazia a nota (tem uma opção para isso em alguns teclados)

depois de um tempo aprendi a fazer acordes com a mão esquerda

depois de uns 3 anos que aprendi a ler partitura realmente como ela é, quer dizer, clave de sol (sem numeros) para mão direita e ainda as cifras na esquerda.

mas aí foi uma coisa tão natural que nem notei tirar os numeros...

só fui me bater quando comecei a tocar clave de fá, depois de uns 5 anos de estudo, mas nada q em algumas semanas não houvesse dado um jeito.

durante esses 5 anos, acho que tocava teclado de 4 a 6 horas por dia, pq era o q mais gostava de fazer, e o q mais gostava depois de um tempo era tirar músicas de ouvido.

no começo isso foi muito dificil, mas com o tempo o seu ouvido vai evoluindo, assim como sua agilidade nos dedos evoluiu com o passar do tempo e tentativas, escutar e tocar o que se escutou é um exercicio, e muito bom.

no começo sempre vai haver uma duvida, erros, etc. mas com o passar do tempo será muito mais facil extrair os sons de uma música naturalmente.

eeevee
Veterano
# ago/05
· votar


Apesar de "tocar" já a um bom tempo, teclado pra mim sempre foi mais para brincar, ficar improvisando sobre uma melodia, sempre me dediquei a estudar mais guitarra.
De uns tempos pra cá (uns 2 meses) é que eu resolvi me dedicar um pouco mais ao teclado, e tô pegando umas partituras pra melhorar principalmente a mão esquerda, que é quase podre.
Tô totalmente destreinado pra ler partiturar mas com um pouco de esforço eu chego lá. A questão é como alguém já disse: depende pra quê você vai usar o teclado.
Falow

Zara
Veterano
# ago/05 · Editado por: Zara
· votar


mas treinando vc chega à tirar músicas pops tipo J quest em menos de 10 minutos...
Hauha, não seja tão pessimista, kevinmoore. Se vc pegar a manha (cada um faz a sua tecnica, no caso), da pra tirar musicas do Purple em menos de 10 minutos :D

alexandrespa
Mas desenvolver na area de harmonia, improvisaçao e ate ouvido
Na verdade eu aprendi a desenvolver nisso aí q vc citou só ouvindo, ouvindo e ouvindo e tb tentando "imitar" os solos; chegando até a criar novos solos dentro de uma musica que estivesse rolando em playback só pra ver o que virava. Adianta mto :)

mazza
quem não toca com partitura fica muito limitado
Será? Será??

alexandrespa
Veterano
# ago/05
· votar


Jaum_Paulo
é treino.
Facilita bastante você saber bastante sobre Campo Harmônico e Escalas.
Valeu mano. mas parece q muitos pensam diferente. Eu creio q treinar ajuda muito sim. Farei isso. valeuuuu

Marco Alan Rotta
depende da sua intenção com o teclado.
Meu interesse é aprimorar meu serviço na banda e tb nas composiçoes.
nem sempre a receita de um funciona para outro.
Verdade! mas é preciso experimentar. Abraços!

kevinmoore
tirando músicas boas, vc automaticamente desenvolve isso
Verdade.Ajuda a "testar" e aprimorar a percepçao musical. Grato mano.

Rick_Wakeman
vc é atorrinolariongologista/fonoaudiologiosta?????? hehehe. legal tua resposta. valeu mesmo.

_The_Astonish_
no começo isso foi muito dificil, mas com o tempo o seu ouvido vai evoluindo, assim como sua agilidade nos dedos evoluiu com o passar do tempo e tentativas
É pessoal... ou vc´nasce genio mozart ou tem batalhar bastante.(me encaixo na segunda opçao.) Valeu amigo.

eeevee
tô pegando umas partituras pra melhorar principalmente a mão esquerda
A m.e. é o calcanhar de aquiles de muitos de nós. valeu cara.

Zara
Acho as musicas do J.quest(questao de harmonia) bastante basic. 10 minutos é muiiito tempo. valeu zarinha, hehe.

Jaum_Paulo
Veterano
# ago/05 · Editado por: Jaum_Paulo
· votar


Rick_Wakeman
Bem legal, nunca tinha visto resposta cientifica para o caso.

alexandrespa
eu digo que é treino por que é o seguinte man, nunca vi alguem que tenha se dedicado e não tenha conseguido desenvolver um bom ouvido, e na maioria das vezes um ouvido relativo...

ViníciusTecladista
Veterano
# ago/05
· votar


Alguém aqui já fez endogastroduodenoscopia? rsrsrsrsrs

A questao é a seguinte:
Qual a melhor maneira pra eu desenvolver?
Qual a melhor pra os de partitura e os de ouvido desenvolverem?


A melhor maneira pra se desenvolver é estudar piano em leitura de partituras... Esquecer um pouco a pratica só por cifras e procurar, inclusive partituras cifradas para começar os estudos.

Tente treinar o ouvido tirando solos de guitarra no teclado e depois va evoluindo até conseguir tirar classicos do piano!!!!!!

Seguindo assim, sempre terá sucesso!!!!!
Abraços
Vinícius Augusto

ViníciusTecladista
Veterano
# ago/05
· votar


Rick_Wakeman
Ouvido bom é uma questão morfológica. Claro que treino melhora a percepção, mas nunca será tão fácil pra quem tem o ouvido bom já por natureza.

A genética influi totalmente. Nossos receptores tem "pelinhos" que vibram de acordo com determinadas frequências. Quanto mais organizados e bem conformados são estes receptores, maior a facilidade pra se diferenciar as frequências, e consquentemente, as notas musicais.

Isso não se melhora, ou se nasce assim, ou não se nasce. É como o tamanho do pé, a cor do cabelo... são traços congênitos.

MAS você pode melhorar brutamente o ouvido com a prática.


Não sei até que nivel este texto seu pode ser verdadeiro...
Mas que vc arrebentou no seu comentário...
Arrebentou mesmo!!!!!!
Parabéns e sucesso!!!!!
Abraços
Vinícius Augusto

alexandrespa
Veterano
# ago/05
· votar


Jaum_Paulo
nunca vi alguem que tenha se dedicado e não tenha conseguido desenvolver um bom ouvido

concordo!

"MAIS VALE UM PUNHADO DE PACIENCIA DO QUE UM BARRIL DE TALENTO"

Mario Umetsu
Veterano
# ago/05
· votar


alexandrespa
Eu acho que o barril de talento vale mais...

alexandrespa
Veterano
# ago/05
· votar


Mario Umetsu

nao mario, talento mal direcionado de nada vale.
esforço pessoal pode ser decisivo pra realizaçao de uma tarefa.

minha opiniao.

Zara
Veterano
# ago/05
· votar


confere.

Brazilian Fusion
Veterano
# ago/05
· votar


do jeito que achar melhor, eu toco de ouvido

Diogo Strauch Ribeiro
Veterano
# set/05
· votar


ALGUEM PODE ME DIZER FONTES DE IMPROVISACAO ESCALAS COMO EH TODO ESSE PROCESSO?
SOU MT BOM EM LEITURA DE PARTITURAS.. MAS FICO RESTRITO AQUELA COISA ESTAGNADA SEM PODER IMPROVISAR A ACRESCENTAR SOLOS MEUS...

Siul
Veterano
# set/05
· votar


eu toco tanto com partituras completas,ou seja, na clave de sol e clave de fá.... mas não coisas muito complitas....nãããããõ um concerto de beethoven, mas algumas musiquinhas bem bonitinhas tipo, 14 peças fáceis para piano de Bach.

em música popular que é a minha preferencia, toco geralmente com clave de sol e cifras.

leandrosm
Veterano
# mai/06
· votar


Galera,

Adorei a ideia deste topico... eu tenho muita dificuldade com improvisao de harmonia, ou seja, pra acompanhar o povo cantando. Peguei alguns macetes q me ajudam muito mas nao resolveram 100% o meu problema.

Sao eles:
- Campo Harmonico: Saber quais acordes podem aparecer na maioria das musicas de acordo com o tom ajuda pra caramba. Digamos q da pra acompanhar quase tudo somente com 7 acordes...rs

- Linha do baixo: Este instrumento q muitos nem sabem pra q serve, é quem diz pra que lado as coisas estao indo, logico, desde q o camarada q esta tocando ele nao comece a fazer inversoes demais e achar q esta tocando guitarra..rs...

- Funcao Tonal: Esta sim, e excelente. Da pra tocar quase tudo so com 1a, 4a e 5a do tom, porem o acompanhamento fica pobre.

- Funcao Tonal + substituicoes provaveis: Qdo os 3 acordes acima nao resolvem, na maioria das vezes os correspondentes menores cumprem a funcao, tudo dentro do campo harmonico do tom tocado.

- Substituicoes em geral: Pegar a 1a, 4a e 5a e trocar por relativos, emprestimos modais e outras coisa é o q parece resolver completamente as paradas, mas nao tenho dominio disto. Algumas vezes consigo outras nao...

Agora, meu pedido de ajuda especifico, como vcs conseguem identificar qual acorde esta sendo pedido pra cada momento da musica? Vcs se baseiam na linha melodica e acham a nota em algum grau dentro do acorde tocado? Vcs usam estas coisas q falei acima? Ou alguem aqui tem um macete bem show pra passar pra gente...

Nota: Esta é minha maior frustracao como musico... se eu insisto ate faco alguma coisa, mas nunca em perfeicao e vivo pensando em desistir por este motivo.. buuuuuaaaaa...

Abracos,

Leandro Maciel.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tocar de ouvido, por cifras, partitura. Trocando ideias...