Nord Electro 2 - Alguém tem?

Autor Mensagem
João Sebastião Bach
Veterano
# ago/05


Preciso por um som vintage na banda, tipo aqueles wurlitzer antigões e um cara me mostrou um Nord Electro 2, achei muito bala, só que é caro. Alguém conhece bem esse instrumento? Vale a pena?

kevinmoore
Veterano
# ago/05
· votar


Se vc tiver a grana... vá em frente!
Se não tiver, sonhe com ele hauahua igual eu faço

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# ago/05
· votar


Vale, e muito à pena. É um dos meus sonhos de consumo. Mas realmente custa muito caro, por ser uma máquina de nicho, não é todo mundo que "precisa" de algo tão especializado e com tanta qualidade assim focada em poucas coisas.

Se estiver acima da grana que vc pretende gastar, recomendaria duas máquinas que mandam muito bem em eletromecâncos (pianos elétricos e órgãos) e têm preços mais em conta:

Yamaha EX-5 (por volta de 3500)
Kurzweil PC2 (por volta de 5 paus, com emulador de hammond interno)

Ambas as médias de preço dos instrumentos usados.

Aproveitem e dêem uma olhada no novo site americano da Clavia, fabricante do Electro:

www.nordusa.com

Muito legal.

João Sebastião Bach
Veterano
# ago/05
· votar


Valeu galera, vou vender um Roland RS 70 q não me serve mais e outros equipamentos de estúdio, e com um pouco mais eu compro um.

CIRO
Veterano
# ago/05
· votar


Mr_Mojo_Rising
Yamaha EX-5 (por volta de 3500)
Eita...Só isso? Onde você encontrou por esse preço? Por aqui eu só encontro o EX-5 por 5000 paus no mínimo.=/

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# ago/05
· votar


Já vi no ML e em loja de usados na internet (não lembro qual foi exatamente), e não faz muito tempo, por 3500, 3600.

CIRO
Veterano
# ago/05
· votar


Ah tá...Vou dar um procurada melhor então. =)

Theo22
Veterano
# ago/05
· votar


Ta aí uma marca que se preocupa na essência de um sintetizador, tem um objetivo claro, timbres vintages fortes, nada de samplear timbres de cordas, entrei muitos outros.

Já pensou o mundo só com teclados assim, com certeza, teríamos um uma particulridade, o teclado seria um instrumento mais forte, teria uma indentidade, assim como esses tem.

Ai sim, muda um pouco o lance de emular.

João Sebastião Bach
Veterano
# ago/05
· votar


Com certeza, um instrumento com uma qualidade particular dessas, para se ter em estúdios e para o palco é fundamental quando se precisa "algo a mais". Mesmo pq não se pode ter todos os instrumento originais que o teclado reproduz, seria um absurdo, e hoje em dia isso é muito difícil, tanto em um estúdio como no palco, só em grandes produções, longe da realidade. O problema é que os teclados foram muito "abusados" ao longo dos anos, foram inseridos tantos opcionais que o próprio instrumento perdeu a identidade, (para que serve um teclado se conectar na internet?), e isso só serviu para discriminar o instrumento e a profissão, milhões de usuários de teclados se transformaram em "músicos" do dia para a noite ao se inserir certas caractrísticas nos teclados onde o músico executa, quando muito, apenas a melodia, ficando a cargo do teclado fazer o resto, já cansei de ver tecladistas se apresentando nesse cenário deprimente e de máu gosto total. Se valoriza muito mais a tecnologia do que a técnica do músico e o som que se tira do instrumento.E que aqui não se incluam os músicos sequenciadores, esse dão duro prá tirar um som bom.

xpaulinhox
Veterano
# ago/05
· votar


Gostaria de poder sentir o som de alguns teclados, como o Nord, o VR760 ou o Motif, mas nas principais lojas aqui em São Paulo, não encontro, dizem que é só por encomendo. será que alguém saberia de algum lugar aqui na capital que tenha essas opções? já fui na KaraokeCenter, nas lojas da Teodoro Sampaio, e nada.

CIRO
Veterano
# ago/05
· votar


xpaulinhox
Cara...Quando eu vou na Teodoro eu sempre encontro esses modelos, exceto o Nord Electro. Já vi o Nord Lead algumas vezes por lá. Eles estão vendendo um Nord Lead lá na Krocodille Pop por 4990 mangos. Se quiser dar uma olhada... http://www.instrumentosusados.com.br/

ViníciusBrandão
Veterano
# ago/05
· votar


João Sebastião Bach
E que aqui não se incluam os músicos sequenciadores, esse dão duro prá tirar um som bom.

HUM... E tem gente que acha q quem faz sequencia é fraco!!!!! rsrsrsrs
Abraços cara!!!!! Gostei do comentário!!!!!

Theo22
Veterano
# ago/05
· votar


João Sebastião Bach
E que aqui não se incluam os músicos sequenciadores, esse dão duro prá tirar um som bom.
Não indo contra o que vc escreveu, nem contra o ViníciusBrandão, que como ele mesmo já falou, usa em seus shows, músicas já prontas em següencias, mas não entendi o que vc quis dizer nessa pequena frase, pode ser mais objetivo e explicar melhor o que quis dizer?

Vinícius_Brandão
Veterano
# ago/05
· votar


Theo22
mas não entendi o que vc quis dizer nessa pequena frase, pode ser mais objetivo e explicar melhor o que quis dizer?

Vc alguma vez já sequenciou uma música pista por pista????

Tipo, gravar ela todinha só a bateria, depois colocar os baixos, depois fazer toda a base de guitarra, depois os solos em preenchimento de strings, solos de sopros, etc etc etc?????

Tipo, sem usar os ritmos????? Criou um midi totalmente sequenciado canal por canal?????

Isso não é pra qualquer um né????

Abraços

Vinícius_Brandão
Veterano
# ago/05
· votar


ViníciusBrandão, que como ele mesmo já falou, usa em seus shows, músicas já prontas em següencias

Detalhe amigo Theo22...
Eu uso músicas sequenciadas por mim... Nada de músicas prontas de internet e seus lixos... Todas eu monto em meu estúdio e as uso de vez em qd acho necessário, pq os MIDIS qd bem sequenciados, dão de 10 a zero em qualquer ritmo ao vivo, e isso é inegavel!!!!!!

Agora, todas as sequecias midis que eu uso, são montadas por mim, somente, e o motivo principal de eu usar em algumas músicas os arquivos MIDIS que eu monto, é o fato de eu poder colocar até mais canais em Metais, não me limitando apenas aos R1-R2-L2 do teclado, eu faço assim: CANAL01 = SAX ALTO, CANAL02=SFORZANDO, CANAL03=TRUMPETE, CANAL04=TROMBONE, CANAL05=TUBA, CANAL06=BRASS e CANAL07=SAX SEQUENCE...

Nas músicas q preciso de peso em sopros, que eu programo e uso os midis programados por mim, em meus shows!!!!!

Esclarecido????? rsrsrsrs
Abraços

Theo22
Veterano
# ago/05
· votar


Vinícius_Brandão
os MIDIS qd bem sequenciados, dão de 10 a zero em qualquer ritmo ao vivo, e isso é inegavel!!!!!!
Com certeza, de acordo.

Vc alguma vez já sequenciou uma música pista por pista????
PSR-1100 fazia isso muito bem, errou, stop, e grava de onde errou, já montei músicas assim pra fazer playbacks pra gravar em cds, dá trabalho, mas é algo tocado de forma mais completa nada de loops.
Mas mesmo assim, fico com o pé atrás em execultar isso ao vivo, e ficar controlando o teclado. Eu quero é tocar tudo, se nào tenho banda, meto uma base feita por mim, e vamo embora.

Simples mas é tocado, e se eu quiser algo a mais, que eu melhore a qualidade do meu equipamento, ou então, vou de banda.

Vinícius_Brandão
Veterano
# ago/05
· votar


Theo22
Boa conclusão, então chegamos a um comum...

Voltando ao tópico...

João Sebastião Bach
Desculpe-nos o desvio do tema!!!!!
Voltando ao Nord!!!!!! rsrsrsrsrsrs

fernando tecladista
Veterano
# ago/05
· votar


sobre o topico nord electro 2

eu vi e ouvi este teclado em um show do ed motta, muito bom
só achei que devia ter os drawbar deslizantes e não por + e - com as luzes acendendo
tem a versão em modulo tb http://www.clavia.com/bilder/bild_ne2.jpg já deve sair um pouco mais em conta

João Sebastião Bach
Veterano
# ago/05
· votar


Vinícius_Brandão
Theo22
Pois é, sequenciar canal por canal, bateria, sopros, piano, nota por nota, seja tocando no teclado ou editando , para sair algo bom e original isso com certeza dá trabalho.

fernando tecladista
Não sei se os drawbar chegam a ser um defeito, talvez seja um defeito por uma questão de tradição. Têm-se a vantagem de montar uma performance e ela ser sempre a mesma, sem as mínimas variações. Pois é, vou ver se compro a versão em módulo e vou ligar no meu PC88, que tem o teclado bem melhor.

Vinícius_Brandão
Veterano
# ago/05
· votar


João Sebastião Bach
Pois é, sequenciar canal por canal, bateria, sopros, piano, nota por nota, seja tocando no teclado ou editando , para sair algo bom e original isso com certeza dá trabalho.

Veja, que os que mais criticam esse tipo de trabalho são aqueles que não conseguem fazer o mesmo!!!!!! Por isso nunca liguei pra quem critica os midis, bem feitos!!!!!! Valeu??????

Não sei se os drawbar chegam a ser um defeito, talvez seja um defeito por uma questão de tradição.

Porra cara, vc disse tudo, a galera se acostumou a fazer de um jeito e aí acha que outra forma de controlar as drawbars (+ ou -) é um defeito, mas isso não passa de nada mais do que costume... Se as Drawbars fossem no começo em botões de (+ ou -) e depois passaem para sliders, aí a galera criticaria os sliders do mesmo jeito!!!!!

Abraços e boa sorte!!!!!
Parabéns pela discussão do tópico!!!!

Theo22
Veterano
# ago/05
· votar


Vinícius_Brandão
O organista, ou seja como for, não teria a mesma precisão controlando os controles deslizantes, usando mais ou menos.

João Sebastião Bach
Veterano
# ago/05
· votar


Theo22
Sei, vc quer dizer quando o músico quer fazer um "ajuste fino" no controle, e aí não tem um meio termo, ou fica alto demais ou baixo demais, certo? Eu não conheço a fundo o instrumento, mas será que ele não consegue subdividir a escala do drawbar para dar uma precisão maior?

Vinícius_Brandão
Veterano
# ago/05
· votar


Theo22
O organista, ou seja como for, não teria a mesma precisão controlando os controles deslizantes, usando mais ou menos.

É relativo...
Em sintetizadores digitais, samplers ou pc, geralmente usados em estúdios.
Os timbres não são controlados por sliders e sim por controles (+ ou -) pela tela do pc, nem por isso deixa de ter a total precisão, pelo contrário... Qts CDs existem no mercado aonde órgãos, pianos, sopros, etc, são simulados e vcs nem imaginam que são simulados?????

R: Milhares... E não adianta vim músico aqui dizer que conhece, pq não conhece. Hj a tecnologia está dando quase que total perfeição em timbres simulados (emules) e o que vale é que a maioria não foram criados parametros em sliders.

Abraços

João Sebastião Bach
Veterano
# ago/05
· votar


Theo22
Baixei o manual do Electro e pelo que deu para ver não existe como dividir a escala, pois é, fica meio ruim para dar um ajuste fino.

Tem um negócio bem legal nesse manual (o completo), conta um pouco da história dos instrumentos que o electro reproduz, sua fabricação e como o som é produzido.

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# ago/05
· votar


Theo22
Baixei o manual do Electro e pelo que deu para ver não existe como dividir a escala, pois é, fica meio ruim para dar um ajuste fino.


Como assim dar ajuste fino?? São "Drawbuttons" ao invés de drawbars, mas tem a mesma escala de 1 a 8 nas 9 drawbars, como qualquer hammond ou simulador de hammond. 1 é o volume minimo daquele harmonico (drawbars correspondente), 8 é o volume maximo. Do mesmo jeito que é há 50 anos em qualquer hammond, não entendi o que tu quis dizer.

Qto ao manual, é muito foda, quem baixa ele é praticamente induzido a comprar o Electro. Não é a toa que quem tem define ele como o "único instrumento digital que respira e é organico como um Vintage real".

Abraço.

João Sebastião Bach
Veterano
# ago/05
· votar


Mr_Mojo_Rising
Falei bobagem então, eu tinha a impressão que as drawbars dos hammond não fossem escalonadas em números inteiros de 1 a 8, sabe, pensei que fossem como no Equinox, por exemplo, tipo slide deslizante sem estágios. Nesse caso o Electro é melhor, pq tu pode memorizar a configuração e acessar rapidamente.

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# ago/05
· votar


Essa é a vantagem das drawbars eletronicas, com leds. Qdo vc acessa os presets, as drawbars se "movem" para a posição exata, assim como os outros controles (Chorus Vibrato, etc.), coisa que não acontecem com drawbars fisicas. Lembrando que o Equinox ou o PC2 tem o modo simulador de hammond, mas nao são especificos para isso, por isso as drawbars/sliders não tem as marcações. Se não me engano os números de 1 a 8 de cada um deles aparecem no visor.

João Sebastião Bach
Veterano
# ago/05
· votar


Legal esse manual do Electro, no finalzinho ele dá umas dicas básicas de músicas, curte só, copiei do manual:

MUSIC SUGGESTIONS
RHODES ELECTRIC PIANO
Chick Corea "Return and forever"
Herbie Hancock "Headhunters"
Stevie Wonder "Innervisions"
WURLITZER ELECTRIC PIANO
Supertramp "Crime of the century"
George Benson "Absolute Benson"
Donny Hathaway "Live"
CLAVINET D6
Stevie Wonder "Talking Book" (the song “superstition”)
Foreigner "Urgent"
Commmodore "Machine gun"
HAMMOND TONE WHEEL ORGAN WITH LESLIE
Joey DeFrancesco "Reboppin"
Jimmy Mcgriff "The countdown"
Jimmy Smith, various
Booker T Jones and the MG’s, various

fernando tecladista
Veterano
# ago/05
· votar


João Sebastião Bach
gostaria que tivesse uns faders motorizados (tipo mesas digitais ou uns orgão antigos yamaha) agradaria os dois tipos de gosto, sobre o + e - acho que tira um pouco a facilidade pra criar uns timbres na hora espontaneamente

manza
Veterano
# mai/06
· votar


olha.. eu comprei.. achei por 5.890 reais.. em uma loja em SP.. e te digo.. valeu cada centavo gasto (prefiro dizer, investido... hehe)
tem todas as variaçoes dos hammonds.. o lance das drawbars é perfeito.. fora os efeitos.. simulador de caixa Leslie.. enfim.. o teclado é completo... da pra mudar tudo em tempo real.. pelos botoes ou pelos knobs.. pra quem procura esses sons de orgãos antigos.. ele é mais que recomendado

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Nord Electro 2 - Alguém tem?