funções dos nossos teclados antigos que deixaram saudade

Autor Mensagem
fernando tecladista
Veterano
# ago/05


esse topico, é para comentar sobre alguma função que havia em um teclado antigo seu, e quando trocou seu tecladinho por um tecladão este novo não tem

algum botãozinho magico que na hora que você usava todo mundo arregalava os olhos e os ouvidos, hoje temos recursos como o D-Beam, mas que talvez sumirá com o tempo e se tornará "algo diferente"

serve tambem para comentar alguma função de interessante que vc encontrou em algum teclado que na maioria dos outros não tem

fernando tecladista
Veterano
# ago/05
· votar


eu tinha um casiotone mt-520 que tinha 4 pares de saida para pads de bateria (aqueles sextavados) ou para baquetas que tocavam "no ar" somente com o balanço das mesmass, dava para fazer um solo em uma bateria invisivel

emanuel macedo
Veterano
# ago/05
· votar


fernando tecladista

eu sinto falta do portamento, pois toco muita musica tipo zuok ,lamdadas internacionais e cumbias (músicas das guiannas francesas).
expressão no auto stop , fill in independentes coisa que a yamaha largou de mão.mais o psr 500 tem 5 sequenciadores independentes legais dava pra fazer 2 solos.como eu toco com ritimos essa onda ficava legal.

kevinmoore
Veterano
# ago/05
· votar


portamento :/
no meu Rs9 tinha, no Trinity não tem... só tem Legato... mas se eu tivesse a placa Solo ( que vem no Plus ) aí viria o portamento!
Alguém quer me dar uma? :P

mano_a_mano
Veterano
# ago/05 · Editado por: mano_a_mano
· votar


Algumas coisas do meu antigo KN1500 e que não têm no meu atual EM-50:

- MIDI THRU
- sintetizador
- sequencer de 16 pistas c/ capacidade para 10 músicas
- criação de ritmos
- entrada para pedal de volume
- fonte de alimentação interna
etc.

Na verdade, nada disso me faz falta, visto que eu considero a qualidade de som do EM-50 muito superior à do KN1500, além de operar com sistema operacional atualizável, possuir D-Beam Controller (eu uso isso de montão), 354 sons (contra 240 do KN), memória Flash ROM para estilos e registros de performance, compatibilidade com GS, etc. A única coisa que não me agradou muito foi a polifonia de 24 vozes, mas isso eu contorno fácil, pois não costumo produzir seqüências MIDI, e sim gravações, aí faço pista por pista, ou de 2 em 2 pistas, etc. Além do mais, estou para adquirir também um piano digital, este com 64 vozes de polifonia. Então ele vai ajudar bastante...

kevinmoore
Veterano
# ago/05
· votar


D-Beam Controller
isso é aquele esquema de raio lá?
que vc passa a mão por cima do feixe?
Explica ae como vc usa isso... parece ser legal!

mano_a_mano
Veterano
# ago/05
· votar


kevinmoore
Tem que mover a mão para cima e para baixo sobre os feixes de raios infra-vermelhos. O parâmetro de fábrica é o Cut&Reso Down ou Low Pass Filter: a mão quanto mais próxima dos sensores, mais escuro é o som, e vice-versa. Mas no EM-50 existem 21 parâmetros possíveis:

PARA TIMBRES:
1) Modulation
2) Pitch Bend Up
3) Pitch Bend Down
4) Cut&Reso Up
5) Cut&Reso Down (padrão)
6) Arpeg 1 Octave
7) Arpeg 2 Octaves
8) Arpeg 3 Octaves
9) Chord 1 Octave
10) Chord 2 Octaves
11) Chord 3 Octaves

PARA RITMOS:
12) Tempo Up
13) Tempo Down
14) Arranger Start/Stop
15) Fill to Variation/Original
16) Arranger Drum On/Off
17) Arranger Bass On/Off
18) Accomp On/Off
19) Arranger Bass & Drum On/Off
20) Accomp & Arranger Bass On/Off
21) Accomp & Arranger Drum On/Off

MetalKey
Veterano
# ago/05
· votar


O portamento para timbres analógicos. O Roland JV35 tinha e o Korg X3 não tem. Outra coisa é a luminosidade do Display, a do JV era bastante forte a do X3 de dia você nem ve que tá acesa. No JV se eu estava em um timbre e desligava o teclado quando ligava estava no mesmo timbre, já o X3 volta sempre no Comb A00.

emanuel macedo
Veterano
# ago/05
· votar


Metalkey

No JV se eu estava em um timbre e desligava o teclado quando ligava estava no mesmo timbre, já o X3 volta sempre no Comb A00

realmente esta função faz muita falta...

volumes independentes ...

Discaradamente
Veterano
# ago/05 · Editado por: Discaradamente
· votar


Eu tinha um PSR que tinha funções que duvido que algum teclado consiga igualar... Pra começar, ele tinha um banco de samples de vozes que podia ser mapeado para MIDI (SIM, o famoso voice MIDI!), além disso ele ainda fazia cafezinho, pão na chapa e cafuné! Eu me realizo quando dou um maior no meu PSR, vou sem . Até cair em si, já foi. Tanto faz se for debaixo de sol ou de chuva. Mi ver estrelas. E vou eu outra vez...
Mas o melhor de tudo foi descobrir a função de aterramento dele. Ficava um fio terra quase tão bom quanto o da Su-su... Que saudades desse PSR! Pra falar a verdade, não sinto saudades do botão do PSR, sinto saudades do PSR no meu botão...

yanni540
Veterano
# ago/05
· votar


O PSR-510, q na função split dava prá fazer dual voice com as duas mãos.
Abração

osnipso
Veterano
# ago/05
· votar


kevinmoore
Você teve um RS-9? Um amigo meu comprou um usado, eu avisei que ele estava "montando no porco", mas não me deu ouvidos...
Cara, você pode me adicionar no MSN pra eu te fazer umas perguntas, coisa básica? osni arroba hotmail ponto com. Valeu!

mano_a_mano
Veterano
# ago/05
· votar


yanni540
O PSR-510, q na função split dava prá fazer dual voice com as duas mãos
Eu me lembro... Eu tive um há muito tempo atrás, e de todos os teclados que eu tive, esse era o único que permitia esse recurso. A partir de então, só dava para fazer uma única voz na mão esquerda - se bem que o meu atual tem uma função "Organ", que permite fazer harmonia e baixos na mão esquerda, tal qual como o manual inferior e a pedaleira de um órgão, mas não é a mesma coisa que o split do PSR-510...

emanuel macedo
Veterano
# ago/05
· votar


alguns teclados como o PSR550. ficou faltando o controle contraste.
neste teclado e quase impossivel ver os caraqteres. se vc não ficar em cima do LCD não ver nada ,uma mau possição .se vc sentar ai piora tudo , fora aquele coloridão:< coisa de doido.......

mano_a_mano
Veterano
# ago/05
· votar


emanuel macedo
fora aquele coloridão:< coisa de doido.......
É, realmente não sei porque a Yamaha resolveu fazer isso no display do PSR-550 :-S

fernando tecladista
Veterano
# ago/05 · Editado por: fernando tecladista
· votar


yanni540
O PSR-510, q na função split dava prá fazer dual voice com as duas mãos era otimo para deixar um piano com strings na esquerda e algo na direita....
tem outra função nele que não sei se ha nos novos,
quando o split point estiver com valores diferente com o fingered ligado ou desligado o teclado pode se divir em tres partes, lado esquerdo arranger, meio-lower, direito-upper
se o split point estiver igual tanto com o fingered ligado ou com o fingered desligado o lower se soma ao que tocamos na parte do arranjador, otimo para que gosta do efeito cama nos estilos


------
mano_a_mano
valeu pela força deste topico lá na central de reclamações

Jaum_Paulo
Veterano
# ago/05
· votar


nenhuma.... meu teclado novo é quase um upgrade só do antigo...

Jaum_Paulo
Veterano
# ago/05
· votar


aliás, novo não... atual... pq novo ele foi ha uns 7 anos

mano_a_mano
Veterano
# ago/05
· votar


Jaum_Paulo
Qual era o seu teclado antigo e qual é o atual?

lsgoncalves
Veterano
# ago/05
· votar


tive um cce não lembro o modelo mais ele tinha os autos falantes movel eu tirava do teclado e colocava perto das pessoas que ia escutar eu tocando, outro tive um psr 310, na epoca parecia coisa do futuro tinha o dual voice e quando ia começar uma musica por ex. num mesmo ritimo en ''C'' ele tinha um começo mas se começassem em "F" tinha outro começo se liga e yamaha quem não teve um ne,,,,,, hoje tenho um xp-80 se eu quiser estas funções tenho que programar.

yanni540
Veterano
# ago/05
· votar


mano_a_mano
fernando tecladista
Isso mesmo. Bem legal o PSR510. O piano 01 é diferente dos da série x20/30/40. Bem bonito.
Valeu.
Abração.

fernando tecladista
Veterano
# ago/05
· votar


eu tinha um psr 48 e se tinha em algum ritmo um istrumento de percussão que eu não gostasse era só apertar custom - clear e o pad correspondente ao intrumento
tudo isso ao vivo, na hora, tres botões sem complicação: sem menus, submenus, f1, f5 , edit enter shift clear.... rec? no.....

e dava pra alternar deixando o custom ligado ou não... eu poderia pegar um dance, deletar a caixa da bateria (ou qualquer outro que eu escolhesse, fazer o inicio da muisca com a bateria mais simples, o refrão com a bateria completa, voltar ao ritmo mais simples....
** este teclado não tinha o recurso de ritmo normal e variação

Banana Joe
Veterano
# ago/05
· votar


Tinha um PSR 510 e comprei um Alesis QS6 e Cara, tô levando maior pau do meu teclado novo.

O que eu mais sinto falta é da simplicidade na hora de executar operações de seleção do timbre. PQ edição ele não tinha mesmo hehehehe

Agora o esquema de selecionar 2 sons numa mesma mão, colocar split e escolher onde vai ser o split, colocar um som uma oitava abaixo do outro entre outros.

Até hoje não consegui fazer no meu Alesis.
- split corretamente.
- quando faço split um som fica mais baixo que o outro.
- depois de um split, queria aumentar uma oitava em um som específico e não achei a opção ainda.
- ainda sobre oitavas, colocar tipo 2 strings em oitavas diferentes.
- não achei opções para configurar o modulation e aquele botão ao lado do volume que não lembro o nome.

Poxa, será que ninguém aqui poderia me dar uma aulinha de Alesis QS 6 por MSN não? poderia até pagar :)
Abraços
Banana
PS. Por mais triste que seja, se não aprender a fazer isto logo vou ser obrigado a trocar por um PSR :(.

V. Augusto
Veterano
# ago/05
· votar


Eu não sei muito sobre teclados velhos.. mas eu gostava daquele visor com 3 dígitos geralmente vermelho da Yamaha/Casio. Era um saco pra mudar as coisas (claro que os LCD de hoje são bem melhores), dependendo do teclado. Uma coisa (que ainda existe mas que não tem no meu teclado) que eu gostava e por sinal era mais fácil de usar para mim era o volume em "alavanca" (pra cima + e pra baixo - ou pelos lados, direita + e esquerda -, diferente dos redondos da Yamaha.

mano_a_mano
16) Arranger Drum On/Off
17) Arranger Bass On/Off
18) Accomp On/Off
19) Arranger Bass & Drum On/Off
20) Accomp & Arranger Bass On/Off
21) Accomp & Arranger Drum On/Off


No 2100 tem isso. Só que pra você mudar tem que apertar Channel on/off duas vezes e mudar pelo painel.
Eu também achava mais fácil mudar o modo do acorde (Fingered, Full Keyboard). Só apertar um botão e já muda. Agora é pelo D.A. e ACMP. Ou então peleos menus (que demora muuuito mais).

mano_a_mano
Veterano
# ago/05
· votar


Banana Joe
Eu acho que tenho a solução para a sua pergunta em uma revista, mas primeiro tenho que procurar... Quando achar, eu te envio por e-mail, certo?

Mario Umetsu
Veterano
# ago/05
· votar


O meu PSR-520 tinha o botãozinho de sustain,ja o meu PSR-630 (nem tao tecladao,nem tao novo assim) não tem

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# ago/05
· votar


O meu PSR-520 tinha o botãozinho de sustain,ja o meu PSR-630 (nem tao tecladao,nem tao novo assim) não tem

Não entendi. Vc prefere apertar um botãozinho a usar um pedal como se faz em tudo que é teclado bacana de hj em dia e, nos pianos há 300 anos??

Theo22
Veterano
# ago/05
· votar


mano_a_mano
Valeu pelas informações do D-Beam

fernando tecladista
Cara com o PSR-630, tinha uma função muito fácil de usar, a "style off", que dava um final ao ritimo muito bom. O PSR-1100 tem também, porém ficou escondido em menus, acabou comprometendo o seu uso.

Vendi o PSR-1100, to usando agora um PSR-36. Tá até melhor...hauhauha

Vou comprar um Roland GW-7, quero usar em banda, pois ele é leve igual e pequeno igual ao Juno-D.

gustavorino
Veterano
# ago/05
· votar


o botao de desligar do meu gianinni... se o som tava tocando e o teclado era desligado .. a nota ia baixando a frequencia tipo um bend.. mto massa!!

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# ago/05
· votar


É engraçado isso, como os arranjadores simples e basicões tem timbres xexelentos, pouquissimos rescursos, mas todas as funções como splits e layers em tempo real estão ali na mão do usuario, algo que dificlmente acontece em synths mais caros. Ali, tudo ta escondido num menu, botão de funçnao, etc...

Ô gustavorino, esse lance do teu teclado antigo é igual ao tonewheel brake dos hammonds... hehehehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a funções dos nossos teclados antigos que deixaram saudade