Phase 100

    Autor Mensagem
    Stereophonic
    Veterano
    # jul/05


    Opa galera, tava dando uma olhada em topicos aqui do forum e falaram sobre o Phase 100, mas nunca vi esse em lugar nenhum.. Tambem e' da MXR? e qual a diferenca entre o Phase 90 e o 100?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Stereophonic
    Tem mais controles.
    Abç

    Filcrow
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Filcrow
    · votar


    *** Aproveitando o tópico ***

    Alguém sabe se o phase 100 tem a caracteristica espacial do phase 90?
    É possível deixá-lo proximo do phase classico...?

    Iversonfr
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Filcrow

    Tua resposta ta no que o Bertola falou há 5 anos...

    qual a diferenca entre o Phase 90 e o 100?

    Tem mais controles

    e é mais caro tambem...

    will789
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    e o timbre? igual?
    flw

    Curly
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    o efeito do p100 pode chegar a ser bem mais intenso, já que tem 10 estágios de "phasing", contra 4 do p90, se não me falha a memória

    will789
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Curly
    vlw mano, mas o p100 consegue os timbres to 90 tbm?
    obrigado

    Curly
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    will789

    olha, eu só conheço o 100 mas acredito que possa sim, pelo menos chegar bem próximo

    nichendrix
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Filcrow
    will789

    O Phase 100 usa um circuito muito parecido com o do Phase 90, porém enquanto o do Phase 90 é limitado a 4 fases, o Phase 100 tem 10 fases, e controle com quatro opções de tipode de LFO e de velocidade. Ele não é exatamente igual ao Phase 90, mas consegue timbrar em torno de 90% dos sons desse pedal, com a vantagem que tem pelo menos 3 ou 4x mais opções utilizáveis de sons que o Phase 90.

    Filcrow
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Obrigado a todos... vou comprar um em breve...

    Ramsay
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Stereophonic

    O Phase 90 tem 8 estágios de defasamento e não 4 como disseram.
    Já o Phase 100 tem 10 estágios e justamente esses 2 estágios adicionais é que dão +10º de defasamento, daí o nome de Phase 100.
    O Phase 100 tem um controle adicional que é uma chave seletora de 4 posições que faz mudanças nas formas de onda de modulação.

    Pelo que lí em fóruns estrangeiros o som do Phase 90 é bem diferente do Phase 100 e o som do 100 se assemelha mais a um Univibe.

    nichendrix
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: nichendrix
    · votar


    Ramsay

    Rapaz, só em ajustes radicais vc vai ver ele se assemelhando a vibrato, mas o Phase 100 consegue fácil a maioria dos sons do Phase 90 nos ajustes mais comportados, a vantagem dele é que permite uma infinidade de outros ajustes.

    Filcrow
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Ramsay
    Era isso que queria saber...
    Segundo o guitargeek "não é tão sutil quanto o phase 45 ou tão óbvia quanto o phase 90". Por essa definição "não oficial" me parece que ele é mais um pedal intermediário entre os dois acima.

    Curly
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Ramsay

    O Phase 90 tem 8 estágios de defasamento e não 4 como disseram.

    pelo menos pelos circuitos que eu já vi na internet seriam só 4 mesmo, olhe esse esquema, têm 4 estágios de defasamento controlados por 4 fets:

    http://www.tonepad.com/getFile.asp?id=42

    nichendrix
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: nichendrix
    · votar


    Filcrow
    Ramsay

    Essses videos dã uma noção do que eu quero dizer quando digo que a maioria dos sons do Phase 90 são possíveis de serem reproduzidos de alguma forma no Phase 100, embora a reciproca não seja a mesma.






    Esse ultimo pode pular pra metade do video, pq a primeira metade é só falatório.

    Ramsay
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Curly

    É vc tem razão, o Phase 90 só tem 4 estágios.

    Então, como o Phase 100 tem 10 estágios (o 1º CI é buffer), pela lógica o som deveria ser bem melhor que o do Phase 90 que não é o que acontece na prática.
    http://www.schematicheaven.com/effects/ggg_mxr_phase_100.pdf

    Agora notem que o Phase 100 não usa nehum Fet, (o certo seria usar 10 fets) e ao invés disso utiliza 3 opto-acopladores (não sei porque só 3 e nem até que ponto isso influencia no som) e talvez, devido a essas variações, o som do Phase 90 deva ser mesmo diferente do Phase 100!!

    Ramsay
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    nichendrix

    Aqui no trabalho não dá pra ver (Youtube é bloqueado)!!

    nichendrix
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Ramsay
    Então, como o Phase 100 tem 10 estágios (o 1º CI é buffer), pela lógica o som deveria ser bem melhor que o do Phase 90 que não é o que acontece na prática.

    Cara, sinceramente, eu acho o Phase 100 muito melhor que o Phase 90, acho que isso não se discute já que ele tem muito mais opções de som, inclusive a maioria dos sons do phase 90. O problema do Phase 100 sempre foi preço+falta de praticidade. Tu tem mais sons, mas ao contrário do Phase 90, tu não pode controlar com o pé, ele ocupa bem mais espaço e a menos que tu realmente precise de vários sons de phaser, o preço dele não compensa. Acho que o pensamento da maioria foi, porque pagar mais caro por algo que não vou usar???

    Ramsay
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Ramsay
    · votar


    nichendrix

    Eu não posso opinar com certeza qual o melhor, pois não tenho e nunca testei nenhum dos dois!!

    E quem diz "não é o que acontece na prática" não sou eu, mas sim certos usuários de fóruns gringos!!

    Assisti os vídeos do Youtube e não dá pra se notar grande diferença, aí só testando ao vivo é que se poderia chegar a uma conclusão!!

    Mas, que os circutos deles são bem diferentes, vc tem que concordar!!
    E, se o Phase 90 é idolatrado e usado por Van Halen, Slash, Satriani, etc, algum diferencial (fora o preço mais baixo) ele deve ter!!

    nichendrix
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Ramsay
    Mas, que os circutos deles são bem diferentes, vc tem que concordar!!
    E, se o Phase 90 é idolatrado e usado por Van Halen, Slash, Satriani, etc, algum diferencial (fora o preço mais baixo) ele deve ter!!


    Os circuitos são.

    Eu não acho que eles são iguais, pelo contrário, são bem diferentes, mas não pq um seja melhor que o outro, é só porque o Phase 100 tem opsões de sons mais suaves ou mais radicais que o Phase 90, eu digo medo que essas opções chegam a ser a maior parte dos sons dele. Chega a dar um certo trabalho achar um som de Phase 90 nele.

    Simplicidade é o maior chamariz do Phase 90, sem contar que por muitos, mas muitos anos, ele foi o único phaser do mercado, outro fator é que usar phaser é uma faca de 2 gumes, já que as vezes o efeitos de adição e cancelamento de fase do efeito te faz sumir no mix da banda num PA ou gravação, então é um efeito que é chatinho de timbrar com banda, e nisso o Phase 90 é mestre, já que o efeito dele é tão marcado que é dificil achar um ajuste que faça ele sumir no mix, e se sumir é um peteleco no botão que vc acha o ponto que precisa.

    O que tu preferiria, complicação ou o som certo sem dor de cabeça.

    Da mesma forma existem grandes usuários de Phase 100, Jimi Page e Keith Richards são dois que me vem à cabeça de imediato.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Phase 100