Rebote2 Delay

Autor Mensagem
acgfilho
Veterano
# jun/05


Alguém pode me ajudar??
Acabei de montar um Rebote Delay hoje, mas ele não funciona...Ele tá com um millennium bypass e quando ligo a chave o led funciona perfeitamente, mas o pedal não produz nenhum som. A pouco, eu ví que tinha ligado o regulador de tenção (L7805cv) ao contrário e tenho medo que isso tenha queimado os ci's (tl072 e PT2399) que deram um trabalhão achar...já verifiquei a polaridade dos capacitores e tá tudo OK...
Alguém me ajude, por favor...

acgfilho
Veterano
# jun/05
· votar


Alguém pode me ajudar ??

kelson
Veterano
# jun/05
· votar


acgfilho
diz ki esse ci (PT2399) eh sensível pra caralhooooooo
olha se o regulador nao keimou.. pq nessas horas eh ela ki keima.. troca ele e testa denovo.. se nao funcionar pode ser o PT mesmo.. ;\

guitarRox_fpl
Veterano
# jun/05
· votar


acgfilho
onde vc achou o PT foi aqui no Brasil ou vc mandou vim de fora?!?

acgfilho
Veterano
# jun/05
· votar


Cara, mandei vir de fora (small bear). O lado ruim é que é em dolar $$$, mas o lado bom é que os caras mandam tudo certo e não tem frescura de limite mínimo de compra...

acgfilho
Veterano
# jun/05
· votar


diz ki esse ci (PT2399) eh sensível pra caralhooooooo
olha se o regulador nao keimou.. pq nessas horas eh ela ki keima.. troca ele e testa denovo.. se nao funcionar pode ser o PT mesmo.. ;\

Cara, coloquei outro regulador e ainda não funciona. Como sou iniciante no assunto, não sei testar os componentes direito. Por acaso vc conhece algum site que ensine a testar circuito...

oldmonkey
Veterano
# jun/05
· votar


acgfilho
pode ser que tenha queimado o PT se a voltagem ultrapassou bem mais que os 5 voltz do lado digital do CI, tambem nao da pra confiar muito nos gringos, essa gente eh safada como qualquer outro povo quando se trata de produtos que iraum pra fora do pai's deles, vou citar um exemplo muito comum que acontece nos EUA numa grande loja de instrumentos musicais (com frequencia): um estrangeiro vai comprar um teclado eletronico ou pedal etc, (algo eletronico) e chega na loja e nao fala ingles direito, entao o vendedor supoem que o comprador ira viajar com o produto para seu pai's de origem e provavelmente nao ira retirar da caixa pra testar pois a embalagem esta lacrada de fabrica, ao chegar ao seu pai's o comprador descobre que o produto esta com defeito de fabricacao, mas a loja sabia e reembalou o produto e passou pra frente. O vendendor arrisca nessa atitude mas muitas vezes da certo e eh menos problema para a loja que retornar o produto para concerto. Se por acaso o comprador testa e volta na loja, ai eles desculpam e daum um outro novo na hora. mas eh um ato de desonestidade que ja vi acontecer, me contaram inumeros casos e aconteceu comigo mas por sorte eu sempre abro e testo. (xinguei e chamei o vendedor de desonesto pois ele nao sabia que sou legalizado aqui). sobre o circuito sugiro que deh uma lida no meu artigo que esta na pagina do http://plautz.atspace.org/
o plautz organizou e ficou melhor a pagina (mais uma vez obrigado plautz)
os artigos do Tonepad sao muito ruins e mau feitos, mais eh o tal negocio neh, eh gringo que fez, todo mundo acha a mil maravilha.

acgfilho
Veterano
# jun/05
· votar


Valeu, Macaco véio...vou dar uma lida !!

acgfilho
Veterano
# jun/05
· votar


oldmonkey
Valeu cara, gostei muito do seu artigo...parabéns!! Mas é o seguinte, como eu já iniciei o projeto, eu queria tentar resolver o meu problema (circuito do Tonepad). Eu testei o regulador e parece que está OK. Agora, quando retirei o PT2399 pra testar sem ele, nada funcionou...Nem um som sequer... Estou começando a achar que é problema dos capacitores, não sei ainda...O que vc acha ?? Eu já tinha montado o blues breaker e deu tudo certo (o pedal é muito bom !!!). Espero que vc possa me ajudar ...

oldmonkey
Veterano
# jun/05
· votar


acgfilho
a primeira coisa eh ligar tudo direto sem chave DPDT e sem o PT , devera ter o som da guitarra limpo provavelmente ligeiramente amplificado (para comparar o volume plug o cabo direto no ampli), se nao der som a maior chance eh de o problema estar no TLO. com um multimetro check as voltagens nos terminais dos componentes responsaveis pela alimentacao, 5v , 4,5v nos resistores que divide a tensao para o TLO e 9 em cima do positivo do TLO.
Se souber seguir o circuito pode retirar o TLO e ligar os jacks direto nas trilhas de entrada e de saida de sinal que vao para o PT (devera ter o sinal limpo) e entao colocar o PT e devera ter a repeticao do sinal, o TLO eh quase que apenas um bufer (isolador) com pequena amplificacao. tenha certeza nas ligacoes e sobre os capacitores ao redor do PT principalmente entre os pinos de 1 a 8 , a falta de um cap ou valor muito diferente poe em risco este CI na hora que for coloca-lo no circuito. so coloque ele depois que tiver o circuito funcionando sem ele.

Hammer
Veterano
# jun/05
· votar


humm se queimou o ci ja era. Meu irmão fez um desse pra mim ...sorte a minha que funcionou tudo blz...

acgfilho
Veterano
# jun/05
· votar


oldmonkey
Rapaz, não tem jeito...já estou querendo jogar esse circuito pela janela !!! Testei o TLO como vc falou e está tudo OK (até troquei com outro igual de outro pedal que montei e nada). Os valores dos cap e res estão OK...não sei porque não está dando som. Não sei mais o que fazer...pelo menos teria que passar algum som, não é isso ?? Estou usando cap elet de 1mF (25v) e 47mF (16v). o cap de 5 pF eu substituí por 4,7 pF e os caps de 0,082 (82k) eu estou usando de poliéster...

SuperGeo
Veterano
# jun/05
· votar


acgfilho
tem hora que fazer de novo é o melhor remédio

oldmonkey
Veterano
# jun/05
· votar


tem que passar algum som (ligado direto sem dpdt) sem o PT , se ao colocar o PT o sinal ficar mudo entao o PT ja era pois estara curto circuitando o sinal nao saindo som nenhum.

acgfilho
Veterano
# jun/05
· votar


oldmonkey
Eu já estou pensando em fazer novamente, mas usando o seu projeto... Só tenho uma dúvida: é possível eu ligar direto COM o dpdt sem o PT e passar algum som ?? Só pra confirmar, como testo ligando direto sem o dpdt??
Valeu !!!

oldmonkey
Veterano
# jun/05
· votar


se ligar (sem o PT) com a dpdt fica um pouco mais dificil de saber quando o sinal esta passando direto (pela dpdt) e quando esta passando pelo circuito , pois teoricamente tem dois sinais iguais mas apenas um amplificado (porem teria som nas duas posicoes da chave dpdt). num circuito de distorcao seria mais facil pois existe a diferenciacao do timbre entao da pra saber quando a dpdt esta realmente passando o sinal pelo circuito (ai eh mais facil), mas o ideal numa montagem eh ter primeiro o sinal direto no circuito , dpdt eh a ultima coisa.
sem dpdt - jacks direto na saida e entrada da placa

acgfilho
Veterano
# jun/05
· votar


Ok, já que o problema não está no TLO e nem no regulador (como já testei), será que poderia ser algum componente em curto (ou coisa assim) ?? Ou, será que poderia ser a placa ?? Já que não está passando nenhum som, sem o dpdt e sem o PT...

acgfilho
Veterano
# jun/05
· votar


oldmonkey
Ok, já que o problema não está no TLO e nem no regulador (como já testei), será que poderia ser algum componente em curto (ou coisa assim) ?? Ou, será que poderia ser a placa ?? Já que não está passando nenhum som, sem o dpdt e sem o PT...

oldmonkey
Veterano
# jun/05
· votar


talvez algum engano no codigo de resistores (leitura ao contrario) ou aquecimento demais em algum cap eletrolitico na hora de soldar , eh dificil dizer, enquanto nao tiver o sinal entrando e saindo no TLO sendo amplificado normalmente entao ha problema no circuito, ha casos de ter que desmontar metade do circuito, (boa sorte).

acgfilho
Veterano
# jun/05
· votar


oldmonkey
Cara, estou querendo montar o seu projeto de delay. Ele já foi testado? Funciona mesmo?? Como posso entrar em contato com vc (estou com algumas dúvidas) ??

oldmonkey
Veterano
# jun/05
· votar


acgfilho
todos os circuitos que fiz foram feitos em placa de testes e depois feito em pedal (usei as caixas metalicas do andyefects), este em particular nao difere muito do tonepad e nem de algum outro que venha a usar o mesmo CI pois o efeito esta no proprio CI, apenas algumas pequenas variacoes de valores de componentes (caps principalmente) farao o som ter mais ou menos brilho na repeticao, no meu circuito esta num meio termo entre os valores do datasheet e os valores usados no tonepad. Infelismente nao estou no Brasil e tenho usado o computador de um amigo por isso so poderei responder sobre alguma duvida aqui no forum mesmo e mesmo assim quando tenho acesso ao computador. mas ja lhe adianto que voce devera ter certeza que o CI que tens em mao esta perfeito porque senao nao funcionara em nenhum esquema.

acgfilho
Veterano
# jun/05
· votar


oldmonkey
Minhas dúvidas são as seguintes:
- Posso uasr todos os transistores de um mesmo valor? A direção deles está certa no layout?
- Com relação ao layout:
- O que significa aqueles 3 pontos grandes acima da placa?
- Existem pontos de furação para o "in", "out", Jack in", "Jack out" e "led on off"

oldmonkey
Veterano
# jun/05
· votar


pode usar todos transistores iguais, BC549 , 548 , 547 etc, qualquer npn. se usar estes BCs a posicao deles estara correta.
tem 3 pontos mais ou menos no meio da placa (um pouco acima do meio) que sao pontos de furacao para ligar o potenciometro que fica no meio (na caixa ele fica uma pouco mais baixo que os outros dois pots. outros pontos (retangulares) bem acima da placa, sao para o jack de 9 volts (e do modelo de plastico padrao usado em pedais). os pontos dos jacks sao ligados na placa (perto dos proprios jacks) e dai uma trilha na placa de cobre leva o sinal ate o outro extremo da placa e tem novo furo para ligar a dpdt, ou seja eh como que se liga-se o jack direto na dpdt por fios. siga uma das trilhas que da pra ver.
para tirar alguma duvida de como a placa fica conectada dentro do pedal de uma olhada nos desenhos que tem nos outros artigos (chorus flanger e fuzz), as plaquinha seguem o mesmo padrao de montagem e tem mais alguns desenhos la.

acgfilho
Veterano
# jun/05
· votar


oldmonkey
Blz, já fiz a placa agora é só montar (seja o que Deus quiser !!!). Cara, com relação aos capacitores, eu não achei de 16v para alguns eletrolíticos (o de 10v eu achei), só achei de 25v, será que dá problema ?? A mesma coisa foi para alguns valores (acho que o de 10nF) que só conseguí achar de poliéster (250v), será que pode dar problema ??

oldmonkey
Veterano
# jun/05
· votar


a voltagem nao eh problema nesse circuito pois a voltagem total eh muito baixa, capacitores de menor voltagem sao menores em tamanho e portanto melhor para um circuito reduzido, mas qualquer voltagem funcionara mas deveram ter a capacitancia pedida no esquema pois eh meio critico em alguns pontos principalmente os que estao ao redor do PT.

acgfilho
Veterano
# jun/05
· votar


oldmonkey
Mais uma vez...conseguí terminar seu projeto hoje. Montei todos os componentes com o maior cuidado (inclusive cuidando do aquecimento dos componentes na hora da solda). Testei a voltagem depois do R23 e no ponto 1 do PT. Td OK. Liguei na guitarra e deu tudo certo, ao acionar a dpdt há um leve aumento do volume (os controles de volume, delay, etc não funcionam...). Depois coloquei o PT no soquete cuidando com a carga dos cap. Liguei novamente na guitarra e nada...ao acionar a dpdt, é como se o PT não existisse. o som fica limpo e sem o efeito. O que eu fiz de errado dessa vez ?? Me ajude, esse pedal já está me estressando.

oldmonkey
Veterano
# jun/05
· votar


acgfilho
parece que o seu integrado esta queimado, ao ligar o circuito sem o PT a um ligeiro aumento da amplificacao (ao acionar a dpdt), esta leve amplificacao ja foi prevista no circuito pois quando se coloca o PT ele rouba um pouco do ganho, entao eh para haver a compensacao do volume, e esta acontecendo de acordo com a sua montagem, portanto esta correto. este integrado eh muito sensivel e se voce cometeu algum erro na montagem anterior que possa ter causado a queima entao so um integrado novo. A maior atencao deve ser observada em cima do circuito regulador de 5v, este regulador eh um integrado de formato parecido com um transistor comum e um erro no lado dos pinos nao tera os 5v e ai queimara o PT, (deve medir a voltagem antes de colocar o PT). se ele estiver queimado os pots de volume de eco e de delay logicamente nao funcionarao. quando eu montei o meu primeiro circuito tambem queimei um PT porque liguei ele sem o cap no pino 2.

acgfilho
Veterano
# jun/05
· votar


oldmonkey
Então o problema provavelmente é no PT...Mas se ele está queimado não deveria haver nenhum som, ao invés de passar?? Antes de colocar o PT eu testei a volt do pino 1 e deu em torno de 5v, como vc disse. Sem o PT não é pra funciocar o vol e o delay, certo?? Ah, eu usei o BC248 como transistor e verifiquei o lado correto no datasheet.
abç.

oldmonkey
Veterano
# jun/05
· votar


quando a dpdt esta acionada e entao o sinal esta indo para o circuito, no circuito o sinal eh dividido em dois caminhos, um caminho vai amplificado direto na saida (de um transistor ao outro), o segundo caminho e desviado parte do sinal para o PT onde ocorre a conversao analogica-digital-etc e o atraso e eh novamente somada na saida junto com o primeiro sinal, se esta parte nao funciona so ficara o primeiro sinal sem efeito. ao que parece o integrado ja era mas confira os componentes dos pinos 9 a 16 (eh o lado analogico), a falta de um cap aqui (por exemplo) anularia o efeito com certeza sem no entanto queimar o integrado (so estou supondo concluindo pelo desenho interno do integrado). um erro no lado digital (pinos 1 a 8 ) certamente queima o integrado. BC248 = 548 otimo transistor e esta parte da montagem pelo que descreveu parece estar funcionando. este CI apesar de custar 4 a 5 dolares eh talvez o mais barato deste tipo pois ja possui a memoria Ram internamente. boa sorte.

acgfilho
Veterano
# jun/05
· votar


Cara, valeu mesmo pela ajuda que vc está fornecendo. Realmente, esse CI tá na base de uns US$ 4 e eu estou aproveitando que o dólar está em baixa pra compra-lo. Com certeza ainda saio ganhando, não só pelo dinheiro mas pelo aprendizado tb. Pelo jeito vou ter que comprar outro, pq já revisei todos os componentes e está td certo. Fiz o máximo pra colocar todos no valor certo. Outra coisa, o lado do potênciômetro importa?? Só tenho certeza da ligação do meio, mas o lado eu não sei...
Sds.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Rebote2 Delay