Descobri um jeito de notar a diferenta>> Analogico e Digital

    Autor Mensagem
    king_arthur
    Veterano
    # mai/05 · Editado por: king_arthur


    ae galera.. antes de tudo quero dizer que nao quero comecar nenhuma discussao nenhuma discussao! soh quero falar aqui no forum sobre o que eu desocobri um dia desses..

    facam o seguinte teste: pluguem a guitarra em uma pedaleira digital e deixem ela com o som limpo , clean.. e pluguem a pedaleira no ampli.. deixem o ampli com um volume consideravel pra se ouvir todos os detalhes.. ah e deixe o botao de volume da guitarra no meio ou um pouco menos.. .

    agora toque no mizinho uma frasezinha qualquer, mas bem fraquinho .. beeem fraquinho mesmo, mal encostando as cordas.. da pra ouvir que o som "engasga" , como se tivesse um noise gate (nao tem) cortando os sinais muito fracos... ta certo, minha pedalera digital eh meio chinelinha.. ateh por isso que eu to postando isso, quero ve se todas sao assim

    depois que percebi isso, eu liguei e fiz o mesmo teste sem nada digital no caminho.. guita > boss sd-1 > doctor drive > ampli.. deixei tudo em bypass e o mesmo problema nao ocorre.. da pra ouvir tudo direitinho.. nao ha nenhum corte no som

    PS: novamente, nao quero causar nenhuma discussao.. soh descobri um meio de mostrar a diferenca de qualidade e resolvi postar aqui.. isso se alguem ja nao fez isso!

    falou!

    dtplayer
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    fale para nos por favor

    king_arthur
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    esta ai.. foi mal, dei enter quando tava fazendo o topico heheheh

    raff
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    interessante isso

    Gabriel Simões
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Isso não é um sintoma do digital ...

    A digitalização se feita corretamente não é um problema ... vide Compact Disc.

    o problema é que muitos processadores de efeitos digitais, principalmente os mais antigos, além de possuirem conversores de má qualidade, também possuiam algorítmos pros efeitos de péssima qualidade ....

    Acho que se existe alguma perda no sinal da sua pedaleira, usando somente os conversores ... então esses não são de boa qualidade ...

    de forma bem resumida é isso
    grande abraço

    Gabriel

    king_arthur
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Gabriel Simões,

    hum.. valeu pela explicacao =D

    mas entao quer dizer que uma pedaleira de qualidade nao apresentaria esse problema?

    acho legal que o pessoal ai faça esse teste com seus equipamentos.. e sejam exigentes.. tipo.. se o problema nao apareceu do jeito que eu falei, tentem aumentar o volume do ampli e abaixar o da guitarra pra faze o teste, pra ver ateh qe ponto a pedaleira "aguenta" hehehe

    falou!

    nFall
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Gabriel Simões
    Mas pra fazer um show ao vivo com o som alto torando é dificil ter uma pedaleira com um preço acessível ( uns 500 reais ) que de um som bonito. Ja vi pessoas usando o V-amp 2, mas alem dele tinha mais coisas.

    xslashinhu
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    acho q isso tem a ver com o conversor digital, nao sei se tem algo a ver, quem estudou eletronica deve saber, quando o volume esta baixo pode ser que as taxas de amostragem fica em bit 0 ai o bixo pira, so vai passar o q ele entender, ou o q for mais agudo no caso que e frequencia maior, ja no analogico ele nao tem isso, ele vai passar a onda que ele pegou, tenta fazer esse teste numa pedaleira mais foderosa, vou tentar na minha e digo a voces o q deu

    Gabriel Simões
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    é dificil com 500 reais você fazer um som profissional com qualquer coisa ...
    você nao compra amplificadores profissionais com 500 reais ... caixas com 500 reais .. instrumentos, etc ...

    Existem muitas pedaleiras digitais que possuem alguns efeitos com delays, reverbs, chorus com qualidade mais do que aceitavel ... e um preço não tão ruim ...
    Já a distorção é um outro problema .... fazer um algorítmo pra clipar um sinal como um circuito analógico é bem dificil ... mas hoje em dia isso já é possível ... vide pod xt e gt-6.

    A qualidade do conversor é de extrema importância ... como também as taxas de amostragem e de resolução ...

    Mas como eu disse , o volume baixar ou cortar não é questão de ser digital .. e sim da qualidade da sua pedaleira ....

    ps: não gosto tanto do v-amp, mas alguns algorítmos nele são bem aceitaveis ....

    brun0kdx
    Veterano
    # mai/05 · Editado por: brun0kdx
    · votar


    Eu não sei se é impressão, mas a diferença que eu sinto testando varios equipamentos em lojas, é que os equipamentos digitais nivelam um pouco as guitarras, enquanto que com pedais faz muito mais diferença a guitarra que você tá usando.

    Claro que eu sinto diferença testando uma pedaleira com uma Fender americana ou com uma Squier, mas eu percebo muito mais a diferença entre as guitas no teste com os pedais.

    Como se o digital melhorasse o desempenho das guitas mais fraquinhas com captadores ruins, mas por outro lado não deixassem as guitas Top "mostrar" o melhor que podem fazer...

    Mas pode ser só impressão minha, como eu falei, porque depois de testar um monte de coisa o ouvido já tá meio confuso... hehe...

    obs: Eu uso pedaleira, e prefiro por praticidade.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Descobri um jeito de notar a diferenta>> Analogico e Digital