Verniz Na PCB / PCI

Autor Mensagem
Del-Rei
Veterano
# out/11
· votar


MauricioBahia
ogner
Lambuzar a placa é derrota total. Vai acabar tampando os furinhos pros componentes.


Acredito que colocando palitinhos nos furinhos antes de "pintar", seja mais seguro, né? A placa é pequena, nem tem tantos furinhos.

O que acham?!

OBS: Fui comprar os pots na SoldaFria, e ficou fora de estoque os 500K.. Azarento mesmo. \o/

Um aceno de longe!!!

MauricioBahia
Moderador
# out/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Del-Rei: Acredito que colocando palitinhos nos furinhos antes de "pintar", seja mais seguro, né?

Não precisa palitos e ainda vai atrapalhar na pincelada. A coisa é simples. Passa um cadinho verniz num pincel com ponta pequena, tipo esse: http://www.artcamargo.com.br/images/pincel%20keramik%20770.jpg e tira o excesso, caso haja, numa folha de pape comum. Passa em faixas horizontais na placa em movimento uniforme. Vc vai ver o verniz brilhar e só. Uma demão e pronto.

Eu passe ontem a noite e deixe secando durante a madrugada.

Abs

ps. pra passar o verniz com firmeza e aproveitar o máximo da superfície da placa, eu a segurei com um alicate de bico numa pontinha da placa.

Del-Rei
Veterano
# out/11 · Editado por: Del-Rei
· votar


MauricioBahia
Beleza, amigo.
Tá dito!

+1 pelo tutorial, hehe.
:D

Um aceno de longe!!!

Edit:
Esse sistema de pontuação ainda tá doido.

sobrevivente
Veterano
# ago/15
· votar


MauricioBahia
Estou na onda de fazer plaquinhas de circuito para pedais, e consegui fazer 3 (mini fuzz Bertola, bluesbreaker e rat) utilizando o esquema da tinta fotossensível + exposição a luz UV. Após a corrosão as plaquinhas ficaram perfeitas, porém agora estão oxidando (escurecendo). Eu estava pesquisando por métodos de proteção da pci, e vi desde máscara de solda até estanhar as trilhas, e me deparei agora com o verniz para pci's. Sobre isso estou com duas dúvidas:

- Você passou o verniz antes de fazer a soldagem?
- O verniz evita a oxidação e facilita a soldagem dos componentes?

MauricioBahia
Moderador
# ago/15 · Editado por: MauricioBahia
· votar


sobrevivente: - Você passou o verniz antes de fazer a soldagem?

Sim. Uma camada bem fina na placa depois de pronta e completamente limpa.

- O verniz evita a oxidação e facilita a soldagem dos componentes?

Facilitar eu não lembro, mas também não atrapalha. A função do verniz é justamente proteger o circuito evitando oxidação. Sem contato com oxigênio não há oxidação.

Abs!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Verniz Na PCB / PCI