The Rat Bypass

Autor Mensagem
randy51
Veterano
# fev/05


http://www.muzique.com/lab/true_bypass.htm

Alguem poderia me falar qual o inconveniente desse sistema.....e o pq a millenium é mais usado do que ele???

Pelo que eu vi ali no esquema é true bypass sim....
Agora ele funciona direitinho ou tem algum problema?

oak
Veterano
# fev/05
· votar


randy51

a millenium bypass eh baseada no rat bypass, o rat bypass originalmente usava transistor darlington, dai o geofex inventou a millenium baseado nele e o rat começou a usar a millenium 1 prime

macaco veio
Veterano
# fev/05
· votar


não precisa nada de transistor especial para isto, use um transistor npn comum qualquer que tiver sobrando, no lugar do resistor de 22 mega, use 1M, intercale um diodo entre a base e o resistor e ponha um cap de 1uF dessa junção pro terra (essa junção vai na DPDT) emissor no terra e coletor no led e do led resistor de 3K3 no positivo.
observe em todos os pedais que terão que ter o pot de volume menor que 47K senão não funciona, nem esse, nem rat, nem milenium.

oak
Veterano
# fev/05
· votar


macaco veio

eu uso pot de 100k e funciona hehe

oak
Veterano
# fev/05
· votar


eh soh botar um buffer depois do pot

randy51
Veterano
# fev/05
· votar


não precisa nada de transistor especial para isto,

sendo assim esse esquema é melhor então, não é????assim acaba o problema de jfet q não funciona (millenium 1) e mosfets que eu não encontro (millenium 2)....

eh soh botar um buffer depois do pot
como funciona isso?

randy51
Veterano
# fev/05
· votar


macaco veio
e outra, e akeles diodos antes do led? continua lá???? Faz um esquema ae pra gente, e batiza de macaco veio bypass heheheheh

oak
Veterano
# fev/05
· votar


randy51

esse eskema do rat eh a millenium, akeles 2 diodos em serie sao pra dar uma queda de tensao de 1.4v e evitar que o led fique aceso quando ta desligado
o rat original mesmo usava transistor darlington, eh bem tosco hehe
o melhor eskema desses ai eh a millenium 2
vc teria que mudar a placa pra adicionar o buffer, melhora usar um pot de 47k mesmo

randy51
Veterano
# fev/05
· votar


oak
podi crer, to lendo (nesse exato momento hehe) no geofex a historia da millenium. O fato da millenium usar o jfet no lugar desse NPN comum, tem a ver com esse buffer??? Pq pelo q eu entendi esse circuito de bypass funciona melhor (ou só) com o Rat.....e o jfet é torna ele mais usavel com outros pedais.......ou tem nada a ver o que eu falei????

macaco veio
Veterano
# fev/05
· votar


randy51
buffer é um transistor colocado antes da saida do pedal para isolar melhor a saida, com a saida melhor isolada dará menos problema para ligar o circuito do led.
farei um desenho de como ligo leds nos meus circuitos e tentarei colocar aqui, so preciso achar um link onde possa postar aquivos (faço isso até amanhã)

oak
Veterano
# fev/05
· votar


randy51

eu ja li meio por cima esse texto mas nao dei muita bola, o negocio eh montar a millenium 2 mesmo e correr pro abraço hehehe

kelson
Veterano
# fev/05
· votar


macaco veio
coloca aqui http://imageshack.us/
eh soh colocar ali e "host" e pronto..

Renato gomes
Veterano
# fev/05 · Editado por: Renato gomes
· votar


eu uso millenium bypass 1 e nunca tive problemas. a millenium 2 teoricamente serve pra corrigir um problema da versao 1 em que o led demora pra acender (nunca aconteceu comigo). a versao 2 usa aqueles mosfets caros e dificeis de achar... usem a versao 1 mesmo!
eu uso com pots de volume de 100k sem buffer de saida e funciona numa boa...

o problema do rat bypass é que alem de dar um "click" ao ligar, ele ainda suga um pouco do sinal e vc só pode usar ele se a resistencia ao terra da saida do pedal for menor que 10k. pra testar isso, é só medir a resistencia do out do pedal ao terra. pra usar ele com resistencias de saida maiores que 10k tem que aumentar e muito aquela resistencia de 10M que tem nele, e que diga-se de passagem já é grande demais e difícil de encontrar.
se a resistencia for maior que 10k nao vai fluir corrente suficiente pro transistor NPN ligar o LED.
é por isso que a millenium usa JFETs. eles precisam de uma corrente bem menor pra "ativar". pra se ter uma noçao, um NPN comum precisa de correntes na casa de micro-amperes para ativar, um JFET precisa de correntes na casa de nano-amperes. bem menores... um mosfet precisa de corrente de entrada ainda menor! mas o JFET já é suficiente pra atender qualquer pedal...

oak
Veterano
# fev/05
· votar


Renato gomes

na verdade o problema da millenium 1 (nao acontece com todas, mas acontece) é que quando o led deveria ficar desligado ele ainda fica ligado bem fraquinho, por isso existe essa versao, chamada de millenium 1 prime (que eh a que o rat usa) com 2 diodos em serie, eles dao uma queda de tensao de 1.4v e evita que o led acenda
o proposito da millenium 2 eh resolver isso, e um mosfet custa 2 reais, baratinho hehe

Renato gomes
Veterano
# fev/05
· votar


oak
cara, aqui em brasilia eu nao acho mosfet desses baratos nem com reza brava!!!
so acho aqueles de potencia que custam uns 15 reais pra cima.

macaco veio
Veterano
# fev/05
· votar


kelson
a imagem fica enorme e demora mas o link é esse http://img186.exs.cx/my.php?loc=img186&image=ledligao1rf.png
um led consome em miliamperes muito mais do que um circuito em geral o que causa ruido HUMM da fonte saindo junto com o pedal, mesmo que a fonte ja tenha um capacitor de filtro, outro capacitor deve ser colocado entre as trilhas positiva e terra do circuito, o valor desse cap depende do consumo do circuito, enquanto maior o consumo do circuito menor o valor do cap, enquanto mais componentes ativos (transistores e CI) maior consumo terá determinado pedal. os valores vão de 47uF a 470uF (é por experimentação). não há influencia do consumo do transistor usado como chave que aciona o led, a resistencia interna de qq transistor é suficiente para fechar e abrir dando ou não passagem de corrente para o Led.

oak
Veterano
# fev/05
· votar


Renato gomes

uma lista:
2n6660
2n6661
2n7000
2n7002
2n7008
bs107
bs108
bss123
bss138

existem mais modelos hehe

Renato gomes
Veterano
# fev/05
· votar


oak
acabei de ligar em varias lojas e não achei nenhum deles aqui. acredite se quiser hehehehe

Tiruk
Veterano
# fev/05
· votar


de vez de mill bypass, c eu por um led no lugar de um diodo nao funciona do mesmo jeito?

oak
Veterano
# fev/05
· votar


Renato gomes

oloco hehe

Tiruk
Veterano
# fev/05
· votar


de vez de mill bypass, c eu por um led no lugar de um diodo nao funciona do mesmo jeito?

randy51
Veterano
# fev/05
· votar


macaco veio
Valeu ae!!!!

Renato gomes
eu tb não acho de jeito nenhum.........

kelson
Veterano
# fev/05 · Editado por: kelson
· votar


eu faço a millenium 1 mesmo.. com o BF245..
ainda nao tive problema do hum.. e estou usando uma fonte nao regulada ki vou regular.. e tah blz.. (por enkuanto)

macaco veio
abriu normal.. =)

Tiruk
Veterano
# fev/05
· votar


de vez de mill bypass, c eu por um led no lugar de um diodo nao funciona do mesmo jeito?

kelson
Veterano
# fev/05
· votar


diodo do circuito ki vc fala?
diodo aonde?
alias.. o led eh um diodo.. =P só que emite luz..
e.. se fosse tao simples.. nao existiria a millenium.. o.O

Tiruk
Veterano
# fev/05
· votar


kelson
nao to falando pra te true bypass, to falando soh pra te led

eu ponho um led ao inves de um diodo, nao funciona^?

guitarRox_fpl
Veterano
# fev/05
· votar


macaco veio
sera q eu posso usa esse seu circuito com o GT2 ?... por ele ter muito ganho sera q não vai fica com muito ruido??? me da uma luz!!!!!
flw

macaco veio
Veterano
# fev/05
· votar


mas ele tem consumo alto, porque não funcionaria? repare no esquema do tonepad na entrada de 9V tem cap de 220uF (poderia colocar 470 se quizer), olhe Q1 na saida do circuito , já é um buffer, na saida tem um R de 1K que não faz diferença com ele ou sem ele, e o de 100K jogando no terra melhor trocar por um de 47K ou menor (acima de 15K) para garantir que e o transistor que abre para o led acender funcione, (menor que 15k pode ser que perca volume). essas adptações é melhor ter uma pequena placa protoboard de enfiar os componentes para testes.

kelson
Veterano
# fev/05
· votar


Tiruk
mas me diz.. como vc faria o led do "circuito" desligar kuando pisasse na chave? haha soh se desligar a fonte cara..
depende de ki diodo tbm.. e oq ele vai fazer no circuito.. o led tem uma voltagem.. ou sei lah como fala.. diferente de um 1n4148 por exemplo..

guitarRox_fpl
Veterano
# fev/05
· votar


valeu macaco veio eu vo faze com o seu circuito e se algo de errado acontecer eu faço aquelas mudanças no valor do resistor...
flw t+

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a The Rat Bypass