Deu errado meu pedal caseiro como achar o erro?

    Autor Mensagem
    Beethovenjr
    Veterano
    # jul/06


    galera estou montando o pedal da Tonepad DynaComp .. o problema que ele deu errado ...chegou a funcionar e depois pifou , percebi que tinha soltado um capacitor de 102k ( azul) no lugar de um 102 (10k) e acho que ali que morou a merda....
    agora como faço pra testar ate onde o sinal ta indo e onde ele ta se perdendo ? o esqueme e esse http://www.bandasupersonica.com.br/tonepad_rossdynacomp.pdf

    128556
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    testa com multimetro

    eu ia fala pra inverter os cabos nos jacks.. mas vc disse q ja funcionou entao nao é isso..

    Beethovenjr
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    eh estou testando ...
    Tenho um Multimetro Analogico, so que logo de cara ali tem um 103 ... e nao sei medir ele como faço ?

    Fox_scc
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Capacitor com inscrição 102, quer dizer 1000pF ou 1nF. O uso de um capacitor diferente não faria com que ele funcionasse e depois parace de funcionar.

    Hipoteses:

    1. Mau contato.
    2. Um curto.
    3. Havia algum curto que elevecou a corrente em algum ponto até queimar algum componente.

    Beethovenjr
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Estou crente na hipotese do mau contato ... pois ele demorou um pouco ate funcionar "tipo como se estivesse esquentando" agora a questao eh onde ? a minha ideia pra achar o mal contato e a seguinte... Pegar o IN e ir ate o Out correndo todos os componentes em ordem pra achar "onde o sinal se perde"
    Ja o componente com a inscricao 102k ele virou um radio e quando passei pro 102 ele funcionou sem radio ... mais o sinal chegou do outro lado uma vez so ...

    O_Melhor_O_Modesto
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    As vezes pode pifado o CI, ele é muito sensivel.

    Fox_scc
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Refaz as soldas... encosta o ferro por 3 seg. em cada ponto de solda.

    Beethovenjr
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Nao tem solda fria =) todas estao bem brilhosas e entre elas esta correndo correntes testei tudo menos os capacitores que nao sei testar ... ele ta ligado aqui do meu lado .. hora faz barulho ( nao sinal ) hora nao faz ... estranho ! vou trocar o ci na segunda

    O_Melhor_O_Modesto
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Beethovenjr
    Pra testar os capacitores, pode-se colocar o multimetro em resistencia, e por um terminal do multi em cada polo do capacitor, se não me engano ele deve iniciar apresentando resistencia e depois de um tempo não apresentar mais.

    Beethovenjr
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    os capacitores maiores estao ok .. os menores nao consegui testar ( inclusive um novo ) nao sei pq qual opcao uso pra testar os de 0.01Uf e o 0.001Uf e 0.05Uf ... os outros estao ok .. no meu multimetro tem X10k X1k X100 X10 X1

    O_Melhor_O_Modesto
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Beethovenjr
    testa em varias, se alguma der resultado, ta pegando.

    Fox_scc
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    O capacitor não pode dar cntinuidade, só os maiores e por muito pouco tempo.

    Se o CI queimou, pode ser que esteja recebendo tensão errada, se vc trocar vai queimar novamente

    CASSAS
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Nesses cassos o melhor que você tem a vazer é ter na mão um injetor de sinal é muito facil de construir e você pode achar o defeito mais rapido que você pensa.

    azrael1974
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Olha, o ca 3080 é senvível....verifica a polaridade dos capacitores eletrolíticos..pode ter invertino na montagem....aqueceu...liberou carga e depois entrou em curto ou abriu...

    sgrillo
    Veterano
    # jul/06 · Editado por: sgrillo
    · votar


    Desculpa desviar um pouco o assunto, o CA3080 pode ser substituido por outro CI??? Valeu!!!

    Beethovenjr
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Como funciona esse inejtor de sinal ?

    oldmonkey
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    não tem que injetar sinal nesse caso, o sinal da guitarra ja esta sendo injetado, ligue o jack de saida direto no pino de saida do integrado (olhe no circuito e identifique na placa onde é), se não tiver amplificação, retire o resistor de 27k que vai no pino 5. ligue este resistor num ponto + do circuito (ou menos não me lembro) e a outra ponta do resistor no pino 5. fazendo isso voce anula a comprressaõ e podera testar se o integrado esta funcionando. tera que ter som amplificado desta maneira, se não tiver o problema esta proximo do trimpot e componentes em volta dele que estabilizam o integrado para ele funcionar. o sintoma é as vezes liga as vezes não. porem se funcionou entaõ o problema esta nos tres transistores da frente que retificam o sinal da guitarra e injetam no pino 5 para dar a compresssão. se naõ chegar nada no pino 5 o integrado para.

    Beethovenjr
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Seguinte seguindo a ajuda do nosso amigo ali o esquema do 3080 eh esse http://www.bandasupersonica.com.br/3080.JPG

    Devo primeiro como o circuito estar ligar o Jack no Pino e ver se funciona certo ?
    depois jogo o pino 5 no aterramento passando por um resistor de 27k so pra a amplificacao funcionar ... eh isso?

    oldmonkey
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    liga a ponta viva do jack de saida no pino 6 , o ideal é colocar um cap (qq valor acima de .022) entre o pino 6 e o jack mas provavelmente não precisa porque entradas de ampli geralmente ja tem um cap. e jogue o pino 5 no positivo (passando por um resistor de valor alto 27k ta bom), tente no positivo primeiro. deverá ter assim o CI apenas como pre-ampli. fica mais facil de ver se é ele. use o jack de saida como ponta de prova, ao contrario do que voce pensou em usar o jack de entrada.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Deu errado meu pedal caseiro como achar o erro?