Problema com meu Fat-Boy da Onner

Autor Mensagem
LeandroP
Moderador
# jan/05


O seguinte é esse:

Comprei um pedal wah-wah Fat Boy da Onner de um colega e ele apresenta o seguinte problema: o potenciômetro que faz a varredura do filtro está apresentando uns ruídos quando eu movimento o pedal.

Pensei que poderia ser sujeira na trilha e limpei com óleo spray (tipo WD-40) como recomendado no manual que acompanha o pedal. Mesmo assim o ruído ainda continua. Penso então que a peça já deu o que tinha que dar. Tem alguma peça genérica que eu possa substituir ou vou ter que mandar pra assitência Onner mesmo?

LeandroP
Moderador
# jan/05
· votar


O pedal é este modelo:
http://www.mercadolivre.com.br/org-img/original/MLB/012005/25204767_51 01.jpg

Este não é o meu... é só a imagem!

Les P4ul
Veterano
# jan/05
· votar


LeandroPanucci
tenho um...Parabens.. eu curto mtoo.. os caras do forum fla mto bem eu axo um puta pedal ! ...

Cara, eu tmb axava estranhu isso aki em casa um poco de "xiado" ai 1 dia mew amigo veio aki em casa agenti foi tocar la embaxo do mew apartamento.. Puta eu liguei wah wah sabe akele SILENCIO?? mto silencio... n tava nem 1 poco xiadinhu... eu creio q eh interferencia de alguma coisa ainda mais qndo eu ligo a tv... e aponto a guitar pro monitor do pc....

Tenta tocar num lugar livre sem nenhum lugar q possa da interferencia... q n tenha nada de eltronica etc...

LeandroP
Moderador
# jan/05
· votar


Les P4ul

Pô cara, valeu. Acho mesmo que é um bom pedal... ainda mais depois de ter pago 60 paus nele. Mas não é interferência na rede elétrica, é problema do potenciômetro mesmo (desgaste natural). Eu liguei ele e o som sai limpo... a sujeirada só aparece quando eu movimento o pedal.

Você sabe se tem esta peça no mercado ou é exclusiva da Onner?

Curly
Veterano
# jan/05
· votar


LeandroPanucci

trechos de um e-mail q eu passei p/a assistência técnica da Onner:

(...) No entanto o FAT BOY que chegou a minhas mãos apresentava 2 problemas:

1) Ruído acentuado no curso final do pedal;
2) Captação de estação de rádio, também no curso final do pedal.
(...)
Atribuí o ruído à sujeira no potenciômetro e procedi a limpeza com alcool isopropílico. Não resolveu. Troquei o potenciômetro. Também não resolveu. Sendo o circuito tão simples, concluí que tal ruído só poderia ter origem na ação mecânica do pedal. De fato era isso: verifiquei que a parte superior do pedal (móvel) era conectada à parte inferior através de um eixo parafusado com o uso de duas arruelas de borracha na junção das peças. Isto não era suficiente para promover o isolamento elétrico entre as duas partes uma vez que no curso do acionamento, devido ao design do pedal, as partes ora se tocavam ora não. Embora eletricamente neutra, parece que a parte superior do pedal, devido a ser uma peça massiva de ferro e à proximidade com o pé do guitarrista, causava interferência eletrostática quando do contato intermitente. Assim substitui as arruelas plásticas por outras de metal de modo que as 2 partes da carcaça ficassem 100% do tempo em contato elétrico. O ruído sumiu definitivamente.

Resolvido o 1o. problema passei à análise do 2o, ou seja, a captação de estações de rádio, já sabendo que esse seria mais fácil de resolver já que quase sempre está associado aos chamados "loops de terra" (ground loops) . Como os senhores devem saber, é consenso técnico que, em qualquer circuito de áudio, a blindagem externa (carcaça do pedal, no caso) deve estar conectada POR UM ÚNICO PONTO ao terra do circuito (negativo da bateria, no caso). No caso do FAT BOY havia 4 pontos de contato: 2 através dos parafusos que prendem a placa eletrônica à carcaça e 2 através dos jacks de entrada e saída. Eliminados os loops, o problema desapareceu. (...)


a resposta da Onerr foi tipo "o pedal q vc recebeu deve ter sido mexido, etc, etc"...

Les P4ul
Veterano
# jan/05
· votar


LeandroPanucci
Puxa, eu nao sei! Pois meu pedal ainda naum deu nenhum problema intao nao sei...
Poxaa 60 reais????? mtoooo barato! preço de amigao mesmo!!!

Cara tenta entrar em contato com a Onerr!!

www.onerr.com.br

Vlwww!! - Abraçosss !

LeandroP
Moderador
# jan/05
· votar


up! #2

LeandroP
Moderador
# jan/05
· votar


up! #3

LeandroP
Moderador
# jan/05
· votar


up! #4

Les P4ul
Veterano
# jan/05
· votar


lol!

Les P4ul
Veterano
# jan/05
· votar


lol! #2

Les P4ul
Veterano
# jan/05
· votar


lol! #3

Les P4ul
Veterano
# jan/05
· votar


lol! #4

Les P4ul
Veterano
# jan/05
· votar


Se for o Potenciometro, tenta limpar ele... se n tem o manual? no manual fala oq pode ser o XIADO!
Vlw!

LeandroP
Moderador
# jan/05
· votar


Les P4ul

Eu já limpei conforme recomenda o manual, com óleo fino do tipo WD-40, mas a chiadeira continua (somente quando movimento o pedal). Então eu acredito que seja um desgaste mesmo.

Eu gostaria de saber se alguém sabe de algum genérico ou até mesmo uma peça de melhor qualidade (já que vou substituir a peça, que seja por uma boa). Me parece ser um simples potenciômetro, mas como eu não manjo de valores (tipo impedância, etc.) só queria mesmo um toque.

Eu vou na rua Santa Ifigênia e compro... não deve ser cara esta peça.

Kain_Paladian
Veterano
# jan/05
· votar


cara...o mesmo aconteceu com o meu,]...so que ele nao tinha esse problema.,..foi do nada...mandei para assistencia técnica...ta na garantia....to esperando

jorgellq
Veterano
# jan/05
· votar


LeandroPanucci
Cara compra um potenciometro logaritmo de 100K (100k A) e solda igualzinho o q tá no teu pedal q vai funcionar que é uma beleza!

voce nao vai gastar 3 reais.... compre esses potenciometros comuns mesmo ele tem uma vida muito grande nao vai se estragar assim de uma hora para outra.

Claudio Natureza
Veterano
# jan/05
· votar


LeandroPanucci

me vende ele ai, eu pago 100 pilas.

huahuahau!

b0fh
Veterano
# jan/05
· votar


compra um hot-potz e bota no lugar do original, que eh bem meia boca.
o chato eh q o hotpotz custa 80 reais, mais do q vc pagou no pedal...
tenho 2 fatboy desses ai, são bem legaizinhos, mas acho q o curso podia ser um pouco maior.

thecreamofclapton
Veterano
# jan/05
· votar


Curly
Po, cara, explicação excelente!

LeandroP
Moderador
# jan/05
· votar


jorgellq

Vou comprar este pontenciometro pra deixar de reserva. Valeu o toque:)

Acabei usando a dica do Macaco de passar graxa marron no potenciômetro... adivinhem o que aconteceu??? O pedal tá de dar inveja a São Hendrix... muito louco... funciona mesmo.

Agora eu só tenho que regular o curso do potenciômetro com a cremalheira... mas isso eu tiro de letra.

Valeu:)

LeandroP
Moderador
# jan/05
· votar


Claudio Natureza

Agora eu não vendo mesmo he he he precinho camarada este cara fez pra mim heim he he he quando ele souber........

LeandroP
Moderador
# fev/05
· votar


b0fh

O curso maior depende da regulagem da cremalheira com a engrenagem. Dentro dele tem espaço pra você aumentar ou diminuir o curso. Essas cremalheiras de plástico pode ser encontrada em loja de ferramentas, mais específicamente as que vendem dispositivos pra robôs, etc (pra quem estuda robótica).

LeandroP
Moderador
# fev/05
· votar


Troquei a merda do pontenciômetro, soldei e na hora de tocar.... a mesma merda... o som raspa! Será que é aterramento??? Eu heim... vou benzer este pedal 8>)

b0fh
Veterano
# fev/05
· votar


LeandroPanucci
ué mas não tinha ficado bom já?
q potenciometro tu colocou?

elefecto
Veterano
# fev/05
· votar


Caros Amigos,

Se ainda o nosso camarada não tiver obtido sucesso no conserto do pedal dele, venho dar a solução aqui!

Tenho um pedal desse "Cry' FATBOY" quem não troco por nenhum Cry BABY da vida pois para o som que eu gosto de tirar ele tá ótimo.

O que acontece é que há algum tempo atras eu tive o problema do som "raspando" e percebi que não era o potenciômetro!

A orner projetou muito mau estéticamente o FATBOY, pois ao som ele não deve nada!

Vamos a solução:
O Problema é o "EIXO" do Pedal.
Com o tempo, esse eixo "ENTORTA" e encosta numa "TRILHA" do circuito do pedal dando aquele sonzinho de raspagem, pois a distância do eixo e da placa é muito pequeno.

Outro problema é o SELETOR de equalização do pedal;

Quando prescionado ao chão, a chapa inferior "FORÇA" o botão seletor fazendo com que a PLACA DO CIRCUITO "encoste" no eixo do pedal provocando o ruído

Eu resolvi o problema "CORTANDO" um pedaço do botão e colocando uma "RUELA" onde vai o parafuso da "PLACA DO CIRCUITO".

Abraços...
ANDERSON MAGNO

oak
Veterano
# fev/05
· votar


e colocando uma "RUELA" onde vai o parafuso

caramba, cade uma rua la?

LeandroP
Moderador
# fev/05
· votar


elefecto

É exatamente isso que você mencionou!!!


Liguei pra assistência técnica da Onner aqui em Sampa e o técnico disse que o potenciômetro que comprei (logarítmico 100k / R$4,00) não tinha a curvatura adequada pra este pedal, e eles mandavam o pot. pra fazer uma curvatura especial, e isso me custaria R$30,00 mais R$20,00 de mão-de-obra.......... até eu ler o que você escreveu.

Substitui os pezinhos por outro mais alto, pois achave que troca o timbre do pedal encosta no chão (um dos fatores).... aliviou, mas não acabou o problema.

O segundo passa foi de verificar o eixo do pedal e... pimba! Quase que a trilha tinha ido pras cucuias e eu teria de redesenhá-la com tinta condutiva (graças a São Hendrix não foi o caso)....


Como tenho um torno de bancada em casa, dei um passe no eixo e resolvi o problema. Agora estou com um pedal com um som chapado, por R$60,00 (preço que paguei nele) e sem problemas (navalhada mesmo) de projeto.

Fico grato pela sua dica!

Abraço!

GuitarHouse
Veterano
# fev/05
· votar


LeandroPanucci
tu curte qual equalizacao?
usei por muito tempo o High mas to me acostumando com o medio..apesar de ter um som mais cortante no high, o medio da mais som de uá pois ele pega as frequencias mais graves tb...

Dud Bob
Veterano
# fev/05
· votar


Galera, eu tbm tenho esse problema em meu pedal, o tal som "raspando"! To com ele desmontado agora aki em frente ao pc, e lendo as recomendações pra arrumá-lo. Espero que dê certo. Valew, principalmente ao elefecto. Depois posto denovo pra dizer se funcionou. Flw!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Problema com meu Fat-Boy da Onner