fazer uma pedaleira analogica

Autor Mensagem
oak
Veterano
# jan/05 · Editado por: oak


eu tava aki pensando com meus botoes (parte 3)
alguem ai, axo que bebm ou b0fh, deu a ideia de fazer uma pedaleira com varios send/return pra ligar em pedais e um controlador digital pra selecionar quais pedais seria usados
eu tava pensando agora em como fazer isso e nao eh coisa das mais complicadas, da pra usar um controlador pic (qts saidas tem um pic?) pra acionar mini-reles dpdt ligados em cada send/return
eh tudo questao de programar o pic, eu tenho uma boa experiencia em C, acho que consigo fazer isso, alguem ai ta afim de me ajudar no projeto eletronico?

macaco veio
Veterano
# jan/05
· votar


eu não saco nada de pic, deixe me ver se entendi a ideia, varios pedais e o controlador memoriza determinada ordem deles de qual liga com qual num banco de memoria? é isso?
quem sabe um contador binario (de um a 10 por exemplo), a cada passo do contador acionaria uma ordem de ligação só que já previamente estabelecida, neste caso teria como memorizar.
realmente seria bem interessante poder trocar a ordem dos pedais, ou ter um de cada vez etc.

oak
Veterano
# jan/05 · Editado por: oak
· votar


bom, oq eu tava pensando aki era poder selecionar quais deles seriam ligados, e memorizar isso, como patchs, numa eeprom talvez, mas manter a ordem fixa
poder alterar a ordem seria interessante, mas ai o sinal de audio teria que passar por semicondutores, o que normalmente nao eh mto bom, por isso sugeri reles

oak
Veterano
# jan/05
· votar


se bem que com ordem fixa a unica vantagem seria desligar/ligar varios pedais uma vez, hehe

GuitarHouse
Veterano
# jan/05
· votar


unica vantagem seria desligar/ligar varios pedais uma vez
Putz, seria uma ENORME vantagem...

macaco veio
Veterano
# jan/05
· votar


ainda que seja na mesma ordem as vezes num meio de uma música pra fazer um solo tem que apertar distorção e delay (quase ao mesmo tempo) ao mesmo tempo que esta usando um fuzz na base e tem que desliga-lo no momento deste solo, é realmente dificil, que a ordem seja fixa mas podendo ter uma memoria para um por um, ou dois ou tres a cada vez já seria um grande feito. se tiver um principio de um circuito exponha pois vendo o principio de funcionamento a gente procura algo que se encaixe.

oak
Veterano
# jan/05
· votar


soh axo que vai ficar meio caro, uma eeprom, um pic, supomos que sejam 8 entradas pra pedais, seriam 8 saidas do pic, como elas tem q ser protegidas, seriam 8 optoacopladores, 8 mini-reles..
da pra fazer algo com lcd tb, eh soh questao de programar, ou pode usar display numerico, fica mais em conta
mas q vai uma graninha pra fazer isso, vai

oak
Veterano
# jan/05
· votar


eu vo desenhar mais ou menos um esquema aki pra dar uma noçao

macaco veio
Veterano
# jan/05
· votar


8 pedais é muito, vai dar uma analise combinatoria enorme, imagine são 8 memorizações um pedal de cada vez, depois 1 com 2 , 1 com 3, 1 com 4, etc. . . depois 2 com 3, 2 com 4, 2 com 5, etc . . . reduz isso pra 6 pedais que é tanto bom.

oak
Veterano
# jan/05
· votar


macaco veio

mas essa parte eh soh programacao, nao tem grilo nenhum quanto a isso (palavra de programador), o problema mesmo eh o custo de cada saida, ai vai um esboço do que seria a parte de saidas
www.ircalf.com/pedaleira.gif
cada optoacoplador daquele seria ligado em uma saida do microcontrolador
usando 8 saidas pra controle dos reles e mais 4 pro display numerico, daria pra usar um microcontrolador de 16 bits, pode ser o mais fuleiro de 16 bits que existir, por que eh uma aplicaçao que nao exige agilidade

eu tava pensando no programa, eh bem simples de fazer, eh soh usar uma matriz multidimensional 16x8 (16 patches, 8 saidas)
uma variavel com o numero da matriz, 2 entradas pra aumentar e diminuir essa variavel e pronto
a parte de de programaçao dos patches, da pra fazer um botao prog, um botao pra mudar o estado da saida, 1 pra mudar o patch e usar os 2 footswitches pra mudar a saida a ser programada
a maioria dos microcontroladores aceita programaçao em C, entao eu faço isso em uma tarde

macaco veio
Veterano
# jan/05
· votar


bom no caso pra reduzir o custo eu ainda acho que 6 estaria de bom tamanho mesmo que sobre saidas, essa parte digital apenas consigo entender a ideia mas não tenho profundos conhecimentos, um optoacoplador me parece que custa uns 6 reais cada (acho que aprecei uma vez não to bem lembrado), poderia também trocar os relés por um CI de chave analogica CD4053, este CI é uma chave muito boa, tem tres chaves cada um (6 pedais daria dois CI). mas como quizer fazer, posso dar uma força no desenho do circuito impresso.

oak
Veterano
# jan/05
· votar


com esse ci de chaveamento nao precisaria dos optoacopladores, deve ficar bem mais barato, e usando 4 cis dava pra usar as 12 saidas do microcontrolador, sem falar na reduçao do tamanho do pcb
a lista de material seria isso (pra 12 saidas):
uma fonte de alimentacao
26 jacks mono
13 leds
4 cd4053
1 microcontrolador 16 bits
eeprom (nao sei c eh necessario)
4 push buttons
2 footswitch
1 display numerico hexadecimal

se for enfileirar os 24 jacks atras, em 2 fileiras de 12, daria +/- uns 30 centimetros de largura na caixa, axo q eh meio grande, hehe

oak
Veterano
# jan/05
· votar


eu tava vendo a configuraçao desse ci, eh 3xSPDT
como eu precisaria de 2 spdt pra cada jack, 2 cis dariam pra 3 saidas, isso se eu botar o led polarizado na alimentaçao da chave, se eu usar uma chave pro led seria 1 ci por saida

oak
Veterano
# jan/05
· votar


eu posso usar tambem uma spdt por saida, porem o jack de retorno vai ficar sempre em contato com o sinal de audio, e ai eh depende da sorte do pedal liberar ou nao algum sinal qd nao tem entrada

macaco veio
Veterano
# jan/05
· votar


tem razão é um CI por pedal, chave send, return, e Led. é muito pedal pra ter alguma conecção em comum. essa proteção das saidas do pic não dá pra ser apenas um diodo impedindo uma das fases da tensão? pois gastar um spdt ´so pra ligar led, coisa que qq transitor usado como chave faria. imagino que cada saida do pic é um estado lógico zero ou um, que seria ter voltagem ou não ter, será que não há nenhum integrado da linha cd4001 que faria essa função de isolamento?

oak
Veterano
# jan/05
· votar


a saida do microcontrolador eh 0 ou 5v, se for ligar em semicondutor nao precisa de isolamento, o optoacoplador seria necessario no caso de usar rele, por que uma bobina iria exigir corrente demais da saida
o unico problema de ligar o led polarizado eh que o ci precisa de 5v pra acionar, entao eu andei vendo outros modelos de 4053 e axei esse aki que aciona com 2 a 6 volts: CD74HC4053
o preço dele eh baixo (US$ 0.22 no site da texas), soh tem que ver se tem pra vender por aki
usando entao 2 cis a cada 3 saidas, acho que é negocio fazer 9 saidas com 6 ci's
dos 4053 ele eh um dos que tem a menor impedancia pro sinal tb, 70 ohms, talvez seja necessario botar um amplificadorzinho no final do circuito

oak
Veterano
# jan/05
· votar


eu tava vendo aki os microcontroladores, pic nao vai dar, tem poca i/o, vai ter que ser um da familia 8051
eu gostei do 89S8252, custa 30 reais e parece que supre as necessidades

oak
Veterano
# jan/05
· votar


unico problema desse microcontrolador eh que nao tem clock interno

macaco veio
Veterano
# jan/05
· votar


se for olhar pelo lado de não ter eletronica nenhuma interferindo nos sinais dos pedais o jeito seria usar reles mas a meu ver fica uma engenhoca ao pe da letra, não tem jeito alguma interferencia no sinal sempre vai ter, a questão é ser a minima possivel, acho que poderia ter um buffer isolando na entrada e na saida com um CI duplo operacional apenas, ganho unitario na entrada e leve amplificação na saida (pra compensar os 70 omhs da chave).
um clock externo é facil, qual a frequencia? é controlado por tensão? não sou familiarizado com microcontroladores mas imagino que ele tenha entrada pra clock externo.
voce ja fez um diagrama com os blocos ou ainda ta tudo na cabeça? já estou me perdendo com o esquema só na cabeça.

oak
Veterano
# jan/05
· votar


24MHz, ele tem clock interno sim, soh tem q botar um cristal fora

oak
Veterano
# jan/05
· votar


eu tenho uma ideia de como vai ficar na cabeça, mas to pensando mais na parte digital, vo conversa com uns amigos meus q manjam bem de microcontroladores pra ver qual vo usar, decidida e planejada essa parte eu penso no resto
usando reles nao fica uma engenhoca mto grande, soh fica caro, por que alem do reles que tem um preço salgado, tem q usar optoacopladores pra acionar eles

oak
Veterano
# jan/05
· votar


axei um ci bom pra fazer o chaveamento na saida, TS3L110
sao 4 spdt (16 pinos)
baixissima impedancia (1 a 4 ohms)
banda altissima (500 MHz)
e tem samples :)

macaco veio
Veterano
# jan/05
· votar


será que acha pra comprar? esses integrado da texas não vem muito por aqui.

oak
Veterano
# jan/05
· votar


ai n sei, soh ligando pra loja mesmo

andyeffect
Veterano
# jan/05
· votar


oak
tbm havia pensando nisso , já até tinha um esquema la do geofex. mais este projeto tem que ser bem bolado para não gerar ruídos.... mais uma ótima idéia.

oak
Veterano
# jan/05
· votar


chegaram os samples da chave, eh smd :////

Tiruk
Veterano
# jan/05
· votar


smd
??

oak
Veterano
# jan/05
· votar


componentes smd sao soldados direto sobre as trilhas, sem furos, normalmente sao minuculos, como o caso dessas chaves, elas devem ter 1x1 cm no maximo

uma placa com varios componentes smd
http://www.sectv.ru/images/big_board.jpg

fabrizzio
Veterano
# jan/05
· votar


oak
não usa reles não, vai te dar dor de cabeça, pois, desgasta com o uso.
Usa alguma chave como transistores, igbt, ou qualquer outra. E se quiser evitar escoamento ou interferencias, poe diodos c/ polarizaçao reversa e filtros (passa faixa, passa alta, passa baixa, rejeita faixa).

oak
Veterano
# jan/05
· votar


macaco veio
andyeffect
fabrizzio

voltando a pensar nesse projeto, acho que o negócio é fazer isso que o macaco veio falou mesmo, botar um buffer na entrada e um amplificador na saida (tenho uns opa134 aqui) e usar 4053 pra chavear (um ci pra cada saida )
eu to vendo o negocio do microcontrolador, acho que vou usar uma da familia 8051

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a fazer uma pedaleira analogica