Pedais ou Pedaleira???

    Autor Mensagem
    Olafé Korcan
    Veterano
    # set/04


    Falaí pessoal!

    Estou criando esse tópico, pois espero que ele ajude muitas pessoas com essa dúvida.

    Então, o que seria melhor um set de pedais ou uma boa pedaleira(eu disse uma boa pedaleira...rs).Sei que muitos vão falar pra ir na loja e testar os dois, aí sim comprar o que eu achar melhor, dã...

    Não é essa resposta que eu quero, digo, qual é mais profissional?O pedal ou a Pedaleira? Os grandes guitarristas usam mais pedais ou pedaleiras?Porque deve se usar os pedais ao invés da pedaleira?Porque deve usar a pedaleira ao invés dos pedais?

    Não vem com essa história de que depende de quanto tempo vc toca, ou disponibilidade de grana.Minha pergunta é simples "Pedais ou Pedaleira???"

    Vlw =)
    Olafé Korcan

    bebm
    Veterano
    # set/04 · Editado por: bebm
    · votar


    Vou falar, NA MINHA OPINIÃO e DE ACORDO COM OS MEUS CONCEITOS DE SOM BOM(tem que dexar bem claro sinaum a galera começa a encher o saco)!!

    Pedais Analogicos -> A qualidade do som é melhor, o som é mais realista, tem mais punch, mais harmonicos é mais bonito e mais natural. Mais estes pedais são mais caros e pra quem precisa de váriar demais de timbre e de efeitos de uma parte para a outra da música tornam-se impraticos. Pensa bem... c tá no som limpo e vai pra uma distorção com echo e chorus... hehehehehe complica né!?!?

    Pedaleira -> O som é bom mais com certesa não é igual a dos pedais... algumas pedaleira conseguem manter o punch e os harmonicos... eu particularmente ajeitei mais até hoje com a ME-8... tem tudo e não senti diferença no som não, se vc faz o teste... liga na pedaleira em bypass e liga no ampli vc nota uma diferença mais o punch é o mesmo, é pq a pedaleira não é true bypass né... pra vc ter ideia c me oferecessem uma GT6 em troca da minha ME-8 eu não trocava...mas a pedaleira é mais "prática" primeiro que tá tudo em um só... e segundo que é akilo que falei vc pode salvar presets e apertando um botão so vc liga 4 efeitos e delisga 2 por exemplo saco!?!? É só isso que me prende a pedaleira... a mudança de efeitos... mas se vc não tem essa necessidade use pedais!

    Os dois são profissionais... quando se tratando de produtos de boa qualidade... varia de grande guitarrista pra grande guitarrista tem dos dois... tem muitos que só usam pedais... e outro que usam pedaleira + pedais! Mas grandes guitarristas só com pedaleiras são pouquissimos... sempre tem um pedalzinho ali! :)
    Eu por exemplo to usando a dist. do GT2... uso um Cry Baby... e a dist. do meu ampli tb! :)
    Resumindo pedal é melhor em termos de som mais perde na praticidade e na agilidade e é mais dificil conseguir um timbre bonito do pedal uma vez que ele não faz NADA sozinho pra vc, tem pedaleira tipo GT-6 que tem um negocio que chama EZ-Tone que é mei que ums sons padrões já pré-programados... pedaleira perde no som pros pedais mais ganha na praticidade e na agilidade... logo... dependendo da sua necessidade um é melhor que o outro... mais vamos supor no estudio quando vo gravar sempre uso pedais analogicos... pq na gravação não existe o problema da troca de efeitos :) e como o som é melhor...
    Bom espero que tenha entendido minha opinião! Galera se alguem discorda, vamos evitar discussão, fique com sua opinião que eu fico com a minha ok!?!? Estou tentando ajudar o cara na questão que ele está em duvida!

    Gandrei
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Falow e disse tudo... Tô vendo esse filme agora mesmo ao tentar remontar meu set. Ontem mesmo encetei negocio em uma me 8 ( com bag, fonte e, manual e pedal exp EV5 Roland). Antes adiquiri um S3 fortes (clone GT2). Vou ver se ponho ainda um equalizador no fim da linha pra prevenir... Não sei. Mas é isso mesmo que o BEBM expôs, friamente e sem paixão.
    PS - BeBm, mano, como vc tem experiencia com a ME 8, posso de passar uns mails em caso de dúvidas? Não se preocupe que não vou te encher atrás de patches... Os meus eu crio fuçando (não perco isso por nada no mundo... é o bom da coisa descobrir os caminhos das pedras que são diferentes pra todo mundo)abraços

    masc073
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Outra coisa em relação a ter um setup com vários pedais:
    ligar vários pedais em série (mesmo os de qualidade comprovada), como a grande maioria deles não possui bypass verdadeiro (ex: boss ds-1, uma distorção usada e consagrada por grandes nomes), rouba o sinal da guitarra.

    Em relação às pedaleiras:
    uma pedaleira boa soa bastante próxima aos pedais analógicos.
    Ou seja, a grande maioria das pessoas (do público) não consegue diferenciar o som de uma boa pedaleira para o som de pedais.

    Os fatos: efeitos de modulação de pedaleiras normalmente são melhores que de pedais; distorções de pedais analógicos (transitorizadas) são melhores do que de pedaleiras (digitais). MAS, distorções valvuladas de amplificadores são melhores que distorções de pedais (os transistores de pedais overdrive tentam emular o som de válvulas).

    Gravações: efeitos como compressão, modulação (chorus, flanger, phase, etc) , reverberação (reverb) e eco (delay) não são gravados juntamente com o som da guitarra em estúdios profissionais. Eles são adicionados (digitalmente) na mixagem, permitindo que o som original seja manipulado e que as melhores alternativas para estes efeitos sejam testadas.

    Em outras palavras, bandas profissionais normalmente não gravam em studio estes efeitos que citei com pedais analógicos. Em vez disso, eles gravam o som da guitarra limpa (ou apenas com distorção analógica, difilmente de pedal e sim valvulada de amplificadores, que são de melhor qualidade) e deixam que o técnico de studio adicione os efeitos digitalmente na mixagem, permitindo que o som seja manipulado livremente.

    king_arthur
    Veterano
    # set/04
    · votar


    bebm
    O som é bom mais com certesa não é igual a dos pedais... algumas pedaleira conseguem manter o punch e os harmonicos... eu particularmente ajeitei mais até hoje com a ME-8... tem tudo e não senti diferença no som não, se vc faz o teste...

    veja bem: NAO QUERO CRIAR DISCUSSAO!

    mas leia o que voce falou... primeiro voce disse que com certeza TODAS as pedaleiras nao tem o som igual ao dos pedais... logo apos voce diz que a SUA pedaleira nao tem nenhuma diferenca no som...

    voce tah dando uma de FlyNeverDie que acha que soh o equipo dele eh bom...

    Alexandre Souza
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Olafé Korcan
    Minha pergunta é simples "Pedais ou Pedaleira???"

    Pedais com certeza...

    bebm
    Veterano
    # set/04 · Editado por: bebm
    · votar


    Mais ai vc vai entrar em outra discussão... que é a que segundo a propria Boss(essa é velha por favor não vamos entrar nessa heheuaheuaheuaheuahueahueahe, se vc acha que ela é totalmente digital deixe-me iludido com minha pedaleira) os efeitos Vintage da minha pedaleira são gerados por circuitos analogicos... e é claro que tem diferença sim quando eu falo que não vi nenhum diferença é que a diferença não me foi encomoda... claro que c eu fizer um efeito na minha e depois fizer exatamente o mesmo efeito com os pedaizinhos todos eu vo ficar triste! hehehehehehehehehehehehehehehehehehehe mass... de todas que já toquei a unica que gostei de verdade foi a ME-8... toca numa pro c ver dps mano pra tu ver se é mito!

    E de jeito nenhummmm... o outro guitarra da minha banda tem uma GT-6 e acho o som dele bonito pra kct tb!

    Alan411
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Minha pergunta é simples "Pedais ou Pedaleira???"

    Pedais com certeza...



    ou uma pedalera beeeeeeeeeeeeeemmmmmmmm cara

    king_arthur
    Veterano
    # set/04
    · votar


    bebm
    ahhh bom agora entendi o que tu quis dizer... =] foi mal entao...

    bebm
    Veterano
    # set/04 · Editado por: bebm
    · votar


    masc073

    Falou uma coisa que tem que ser levada em conta, os pedais não true bypass vão alterar o seu som tb... mas isso a pedaleira faz o tempo todo a pedaleira é a coisa menos true bypass que existe! Então... e vc pode colocar todos os pedais true bypass se quiser!

    Quanto aos efeitos reverber, chorus etc etc... vou ser obrigado a discordar... e discordar completamente... em voz eu posso até concordar... mais em guitarra acho que NUNCA vi alguem que gravou o som limpo e adicionou os efeitos de modulação digital depois... nossa nunca mesmo... reverber intaum nem pensar, a não ser um reverber para dar um toque diferente e dar um efeito diferente, ai sim... por isso o processo de escolher o timbre dos instrumentos é tão demorado tem que ficar lá no studio testando testando testando... e olha q eu já vi gente como Frejat, Pato Fu e Skank gravarem e tive a oportunidade de acompanhar o processo de perto...

    Mais fora essa parte concordo com oq ele falou... a grande massa realmente não diferencia não, principalmente ao vivo. E a dist. de valvula é a dist. original... o resto é tudo imitação! :)
    Mais tem um detalhe tb q no preocesso de gravação cada um tem seu jeito... tem nego que faz chorus até na dobra da guitarra... e pra falar a verdade é o mais bonito! :)

    Obs: Pra quem não sabe oq é dobra da guitarra é o seguinte: Quando c vai gravar uma coisa(é mais usado em bases, mas em algums riffs e solos usa-se dobra tb) grava-se a mesma base... tentando tocar o mais proximo de igual as duas e uma vai para o canal esquerdo e a outra para o direito, como ninguem aqui é robo existem as diferenças humanas na base e elas criam akele efeito de massa no som que vcs veem nas gravações... para criar um chorus analogicamente na dobra basta tocar uma guitarra e na hora de gravar a segunda desafinar a guitarra POUQUISSIMO(isso é dependendo da intensidade do chorus que vc quer) e pronto! :)
    Antigamente isso era MUITO usado... :)

    dannyvh
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Pois é,eu tenho o seguinte set,CS-3 boss,shredmaster,SD-1 boss,chorus boss,delay onner.O som dos pedais é muito bom,mas concordo que pedaleira é mais prático,é só botar no bag e pronto.Estou ensando até em vender alguns deles e comprar uma pedaleira digitech rp100

    Lukas_B
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Eu penso da siguinte maneira....
    naum adianta se vc tem um puta set de pedais, se vc naum tem um bom amp para poder plugalos.....
    eu com toda certesa sou muito + o som dos pedais doke uma pedaleira pu até mesmo um simulador de amps como o POD ou o V-AMP....= tem q estar plugado num bom amp , senaum todos os seus gasatos foraum em vaum...na minha teoria, eu sou a favor de comprar primeiro um bom amp com uma distorção bem legal...e depois vc vai comprando os pedais q vc for sentindo falta no seu set....
    A naum ser q vc toke numa dessas bandas de baile q tokaum de tudo e presisão de bastante verssatilidade...
    nesse caso vc compra um v-amp e parte pro abraço...hehehehe

    Olafé Korcan
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Lukas_B

    Gostei da sua opinião, e concordo que primeiro se deve ter um bom amp.

    Mas por favor, a minha pergunta naum foi essa.Esqueçe amplificador, estou criando esse tópico sobre Pedais ou Pedaleira!Dã...

    Lukas_B
    Veterano
    # set/04
    · votar


    PEDAIS!!!!!!!!

    dannyvh
    Veterano
    # set/04
    · votar


    pedais também!

    Dark_Dunha
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Acho que são pedais, eu queria montar um set de pedais, mais como estão muito caros e talz vo acaba comprando um V-AMP2 que dizem ser muito bom custo/beneficio... se vc prescisar de um delay por exemplo, um Boss custa qse o preço do V-AMP2 que eh na faixa dos 600..

    jefflaiho
    Veterano
    # set/04
    · votar


    pedais!!!!!!

    Robinson
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Pedais são o recurso usado por grande parte dos guitarristas digamos...famosos. Mas não é regra,guitarristas como Andy Summers (The Police) e The Edge (U-2) usam pedaleiras, mas não aquelas chinfrins tipo "último lanzamento da zoom" e sim pedaleiras feitas sob encomenda para nada mais, nada menos que a LEXICOM.Estas máquinas fazem combinação e programação de efeitos analógicos e os inserem em bancos. Valeu?

    bebm
    Veterano
    # set/04
    · votar


    É exatamente isso que eu vo fazer quando tiver dimdim! :)
    Só que eu vo pedir pra alguem que meche com isso fazer o seguinte... vo criar uma pedaleira com ums 12 loops pra mim e em cada loop vai um pedal analogico e ela só vai ter o acionamento digital de quais pedais mixar quando eu apertar certo banco! :P
    Mais isso ae é coisa pra ums 15 mil reais! Só quando eu tiver famoso mesmo! :P Ai c vai ver oq é som rapa! :P
    Me admira muito alguem não ter inventado isso ainda!! Muito mesmo!

    bebm
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Eu tenho até o layout do projeto(projeto de design) que eu fiz pronto aki! Vai ficar dukaray! :P
    tem 3 andares a bichinha 7 pedais em cima 7 embaixo, 5 patchs no primeiro andar em cada banco e 4 bancos... no primeiro andar tem bank up e bank down tb!! Ai o acionamento é digital com um displayzinho... :P
    É a pedaleira dos meus sonhos! hehehehehehehehehehe :)
    Ai eu ligo no meu stack da mesa que eu vo ter tb! hheuhauehaueah

    dekoz
    Veterano
    # set/04
    · votar


    sempre pedais

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pedais ou Pedaleira???