Autor |
Mensagem |
KISS Veterano |
# jun/04
Olá.
Gostaria de saber pra que serve o Chorus, já li algumas coisas, mas gostaria de saber realmente e completamente sua função, em que músicas posso ouvir, etc.
Toco Hard Rock (Classic Rock), bandas tipo Kiss, Led, Alice Cooper, Hendrix, entre outras. Vocês acham que eu deveria usar um Chorus ?? Que pedais vocês recomendam ??
Obs: Tenho uma distorção e um wah wah.
|
Thales Leite EF Veterano |
# jun/04
· votar
Ele é um efeito de modulação q foi criado inicialmente p/ simular uma caixa Leslei de falantes giratorios , mas tbm pode ser usado como uma especie de tremolo conforme vc o regula.KISS , ele é doido usando no som limpo ,ele deixa o som mais involvente e cristalino e tbm fica legal usando com distorção , manja paradise city do guns , vc pode perceber um chorus bem de leve na intro da musica
|
Danielz Veterano |
# jun/04
· votar
Puxa se vc toca hard rock é legal vc ter um chorus, eu recomendo Small clone da electro harmonix. O chorus vai te ajudar em situações que vc poderia estar usando um violão , mas vc esta com a guitarra. Alem de dar aquela sensação flutuante do som girando em volta de vc. Pode comprar um chorus, eu gosto mais de chors analogo,mas tem uns estereos legais também.
|
thanatos Veterano |
# jun/04
· votar
aproveitando q citaram ai acima...qto custa uma caixa d falantes giratorios?
|
Replier Veterano |
# jun/04
· votar
Já disseram bastante a respeito do chorus...É um efeito fantástico, tenho um amigo que tem um fissura tão grande por este efeito que está na busca do Chorus Perfeito...
Digo os grandes guitarristas timbristas sempre tem um Chorus animal em seus sons, seja com Leslie (caixas rotativas) ou por simuladores (pedais)...Veja a introdução da Brain Damage do Pink Floyd ou então a Kayleigh do Marillion...Aliás David Gilmour gênio timbrista !!!!
Um bom deve preencher sem aparecer, ter profundidade e a modulação perfeita...
Abraços
|
Danielz Veterano |
# jun/04
· votar
Vixe maria a unica vez que eu vi uma caixa dessa foi ligada em um teclado Hammond , dá vontade de vomitar tamanha a vibração que o bagulho causa. Você sente sua cabeça girar , sua barriga entra em convulsão, o som é animal e ainda tem um pedalzinho para acelerar o giro do rotor, uo uo uo uo uouo uououououououououoououuouuuouuuuuuuuuu......... é muito louco cara! Só que deve custar uma fortuna, na base de uns US$5000,00 pra mais.
|
flpmartin321 Veterano |
# jun/04
· votar
GALERA COM É ESSE FALANTE GIRATORIO??? NUNCA OUVI FALAR... ELE FIKA MESMO GIRANDO? LITERALMENTE???
QUAL Q EH A DIFERENCA??? O SOM SAI DE PONTA CABECA? HEHEH BRINKADEIRA... MAS SE VCS TIVESSEM QUALQUER MATERIA OU FOTOS PRA EU CONHECER EU AGRADECERIA!
|
Soulface Veterano |
# jun/04
· votar
QUAL Q EH A DIFERENCA??? O SOM SAI DE PONTA CABECA?
Não! O som sai meio tonto!
|
danielcanoli Veterano |
# abr/07
· votar
aqui tem um projeto da classica caixa leslie com sistema giratorio:
http://www.hammond.com.br/hammond/leslie/leslie2/leslie2.html
|
Fernando de almeida Veterano |
# abr/07 · Editado por: Fernando de almeida
· votar
KISS
CHORUS:
Para entendermos como funciona um chorus, vamos imaginar a seguinte situação: se dois guitarristas tocam o mesmo acode/nota ao mesmo tempo várias vezes, os dois sons gerados por eles vão ter um certo atraso gerado pela diferença execução existente entre um guitarrista e outro, os dois sons estarão sutilmente desafinados, visto que cada guitarrista tem sua “pegada”, e também os sons estarão diferentes devido aos equipamentos serem diferentes (mesmo se for da mesma marca e modelo, nenhum equipamento é igual a outro, nem que essa diferença seja sutil, mas existe). O chorus faz exatamente isso, só que eletronicamente. O atraso gerado geralmente é algo em torno de 20ms e 30ms e esse atraso é somado à onda original, gerado pela guitarra.
Este atraso é levemente desafinado pela variação de velocidade da onda. Imagine dois toca fitas tocando junto só que um deles têm uma leva variação de velocidade, isso gerará uma desafinação e quando os dois forem somados haverá um Chorus.
A variação de velocidade da onda é gerada pelo LFO (Low Frequency Oscilator) – oscilador de baixas freqüências. Variando sua velocidade, o LFO faz mudanças em freqüências muito baixas, fazendo uma leva desafinação no sinal que é dobrado.
Os botões de regulagens que geralmente compõem essas unidades são:
Depth – controla a profundidade da onda dobrada, acentuando ou atenuando a desafinação.
Rate / Speed – Controle de velocidade da oscilação, o distanciamento da afinação (pitch) original.
Outros – os chorus modernos possuem outros recursos como Volume do efeito, Tone para dar mais um brilho no efeito e até um botão (no caso do Ibanez CF-7) chamado 10ms que atrasa mais 10ms do sinal já atrasado. Mas o que comando realmente o chorus é o Depth e o Rate, qualquer outro botão é recurso adicional.
Exemplos:
Boss CE-1 Chorus Ensemble
Boss CE-2 Chorus
Boss CE-3 Chorus
Boss CE-5 Chorus Ensemble
Boss CEB-3 Bass Chorus
Boss CH-1 Super Chorus
Boss DC-2 Dimension C
Boss DC-3 Digital Dimension
Boss PS-3 Pitch Shifter Delay
Danelectro Cool Cat Chorus
Digitech XMC Multi Chorus
DOD FX-65 Stereo Chorus
Dunlop Rotovibe
Dunlop UniVibe
Electro-Harmonix Clone Theory Chorus/Vibrato
Electro-Harmonix Memory Man Deluxe Delay
Electro-Harmonix Small Clone Analog Chorus
Electro-Harmonix Stereo PolyChorus
Fulltone ChoralFlange
Fulltone Deja 'Vibe
Ibanez BC-9 Bi-Mode Chorus
Ibanez BCL Bi-Mode Chorus
Ibanez CF-7 Chorus/Flanger
Ibanez DML-20 Modulation Delay III
Ibanez PDM1 Programmable Modulation Delay
Ibanez SC-9 Stereo Chorus
LandScape Angel Chorus
Line 6 MM-4 Modulation Modeler
Maxon CS-9 Pro STEREO CHORUS PRO
MXR Micro Chorus
MXR Stereo Chorus
Roger Mayer Voodoo Vibe
Sweet Sound Ultra-Vibe Chorus/Vibrato
TC Electronic TCF Chorus/Flanger
Tokai TCH-1 Chorus
Yamaha AG Stomp Acoustic Preamp / Mic Modeler / FX
Yamaha CH-10MII Chorus
Jazz - Receita Básica: Chorus e Reverb
Até a década de 70, o Jazz se caracterizava pelos timbres limpos. Com a chegada do Fusion, os pedais e efeitos ganharam mais espaço. Como no Rock, o Fusion permite desde a simplicidade do Set Guitarra/Ampli até o uso dos mais sofisticados Racks. No Jazz, bons timbres podem ser encontrados a partir do uso de Chorus e Reverb.
Kara, para saber mais sobre o chorus e outros efeitos, veja em:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/154222/ (aproveite e de uma olhada em simuladores leslie e rotary speaker que são efeitos irmãos do chorus, na verdade são usados por muitos como chorus mesmo)
Abr.
Fernando
|
Fernando de almeida Veterano |
# abr/07
· votar
flpmartin321
GALERA COM É ESSE FALANTE GIRATORIO??? NUNCA OUVI FALAR... ELE FIKA MESMO GIRANDO? LITERALMENTE???
Kara veja leslie e rotary speaker do tópico http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/154222/ , lá explica certinho sua dúvida.
Mas só para adiantar: Falantes (2) são presos em um eixo que fica na vertical, esse eixo é conectado a um motor que gira, dando efeitos interessantes ao som que sai dos falantes.
|
froggy Veterano |
# abr/07
· votar
chorus eh bom e eh bonito sabendo usar,use-o com timbres limpos até os distrocidos,a variedade eh enorme mesmo com um set de 3 pedais,aproveite-os.
abç
|