Chorus de baixo - precisa ser específico ou um de guitarra serve?

    Autor Mensagem
    Renan Gonçalves Flores
    Veterano
    # jun/12


    Eu não sou muito fã do efeito de chorus na guitarra, mas no contra-baixo eu acho animal. Reparei que algumas marcas mais marqueteiras como Behringer e Boss vendem quinhentas versões de chorus, mono, estéreo, 5.1 Dolby Surround e até mesmo só para contra-baixo (Bass Chorus).

    A minha pergunta é: um pedal de chorus precisa ser específico para contra-baixo ou um bom pedal serve tanto para guitarra ou baixo?

    Pergunto isso porque talvez eu queria usar na guitarra para alguma gravação, então se o pedal servir para ambos, melhor pra mim.

    Como não é um efeito que eu tenha muito fetiche, estava pensando no Giannini Axcess. Gosto muito dos pedais de modulação da Giannini (os saturadores não curto). Tenho o afinador e um brother tem o tremolo e um blues driver. São simples, não têm muitos ajustes, mas fazem o que prometem, além de serem TBP e carcaça de metal.

    Liutaio
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Renan Gonçalves Flores
    A minha pergunta é: um pedal de chorus precisa ser específico para contra-baixo
    Não.

    Cara, qualquer pedal serve. Usar um pedal de guitarra não vai queimá-lo ou danificar o baixo. Mas veja bem: a guitarra e o baixo possuem frequências de atuação diferentes. Portanto, pode ser que haja perda de low-end (graves) no uso de um pedal de chorus de guitarra no baixo e/ou o som não ficar bom por incompatibilidade das frequências (percebi isto usando o Giannini Axcess Overdrive). Os efeitos "para baixo", Bass CHorus, Bass Overdrive são circuitos adaptados ou específicos para as frequências do contrabaixo.

    Enfim, depende do seu gosto/ouvido. Teste, compare e veja boas indicações.

    AbraX

    Renan Gonçalves Flores
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Liutaio
    Tipo assim, eu nunca abri um pedal de chorus (na verdade nunca nem vi um pedal de perto, eu e meu círculo de amigos não somos muito chegados no chorus), mas será que dá pra mexer no circuito pra aumentar a faixa de atuação do pedal?

    Eu e meu amigo fizemos isso no Wah Vox V845 dele. Queríamos gravar uns baixos tipo Mu-Tron, mas o Wah não se dava bem nas frequências mais graves. A gente seguiu uns esqueminhas da net e conseguimos deixar bom tanto pra frequências graves quanto agudas.
    O circuito de um chorus é muito complicado?

    Renan Gonçalves Flores
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Achei o circuito do Small Clone, da EHX. É... foda...

    Small Clone EHX

    Liutaio
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: Liutaio
    · votar


    Renan Gonçalves Flores
    O circuito de um chorus é muito complicado?
    Geralmente circuitos de modulações (chorus, phaser, tremolo) são bastante difíceis.

    Se você quer algo que sirva bem para o baixo tem três opções, sendo as duas primeiras mais viáveis:

    * Compre um bas chorus mesmo (Groovin é um ótimo custo x benefício); ou

    * Encomede com algum handmaker profissional um pedal que lhe agrade, como pude perceberm o Small CLone da EFX, só que otimizado para contrabaixo: Ed Bonatto - Ed's Mod Shop, Fábio - DMT Pedais, Eugênio - EFX. ou

    * Testar em lojas para ver qual pedal não prejudicará o timbre, tentando um a um.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Chorus de baixo - precisa ser específico ou um de guitarra serve?