Placa de circuito impresso( HOW TO)

Autor Mensagem
Tripa Seca
Veterano
# fev/04


para o pessoal que esta afim de fazer o seu proprio pedal..

Método Simplificado para fazer Circuitos Impressos

Muito bem! Você usou o programa EAGLE para fazer o projeto de um circuito impresso. E agora, como fazer para transferir o desenho para uma placa de circuito impresso?
O método descrito aqui permite obter placas de circuito impresso a partir do layout do EAGLE, podendo ser adaptado para outros programas também. Apesar de ser possível fabricar placas de "dupla face", o trabalho será bastante crítico nesse caso. Por esse motivo o método descrito aqui refere-se a placas "face simples", ou seja, com cobre presente em apenas uma das superfícies da placa.
Você precisará do seguintes equipamentos e materiais:
Um microcomputador onde esteja instalado o software EAGLE.
Uma impressora tipo laser ligada ao computador onde está instalado o software EAGLE.
Um ferro de passar roupas.
A placa de circuito impresso "virgem", previamente cortada nas dimensões desejadas (pode-se usar placa de "fenolite" ou de "fibra de vidro" com o mesmo resultado).
Uma folha de papel tipo poliéster, cortada no tamanho A4 ou letter. Esse tipo de papel é usado para desenho de precisão e normalmente é encontrado em papelarias especializadas em material de desenho de arquitetura. Na falta do papel tipo poliéster, pode-se usar também papel vegetal, mas os resultados não são tão bons. Como muitas pessoas me perguntam onde é que eu obtive o tal de "papel poliéster", aqui vão as informações, sem nenhum cunho de propaganda pois existem vários fornecedores para esse produto: o papel poliéster que eu estou usando é da marca SERCOPEL (www.sercopel.com.br) e comprei em Curitiba nas Papelarias Rareli (www.rareli.com.br). Se você tiver dificuldade em obter esse produto em sua cidade, uma "dica" é informar-se em gráficas que usam o processo off set para impressão; o papel poliéster é usado para a confeção de matrizes para impressão em máquinas off set, de modo que eles devem saber onde se vende.
Uma caneta usada para desenho manual em transparências de retroprojetor. Este tipo de caneta também é normalmente encontrada em papelarias. Deve ser do tipo "não lavável" e de preferência de côr preta, com ponta fina. Se tiver dúvida se a caneta é do tipo "não lavável", retire a tampa da caneta e cheire a ponta: o tipo "lavável" praticamente não tem odor, enquanto que a "não lavável" terá um cheiro forte de solvente.
Fita adesiva tipo "fita crepe" ou "fita tartan".
Percloreto de Ferro em pó. É encontrado em lojas de componentes eletrônicos, pois é o produto mais usado para a corrosão de placas de circuito impresso. No entanto, normalmente em lojas de produtos químicos encontra-se também o produto, por preço bastante inferior aos das lojas de componentes eletrônicos!
Um recipiente plástico (por exemplo, um balde velho).
Um par de luvas de borracha grossa.
Um pedaço de "palha de aço" fina, do tipo usada para limpar panelas.
Detergente de cozinha.
Papel-toalha.
Água.
Segundo passo: preparação da placa de circuito impresso:

Passe a "palha de aço" na superfície cobreada da placa de circuito impresso, até deixa-la bem brilhante. Evite tocar na superfície de cobre polida, para não mancha-la novamente, segurando a placa pelas bordas.
Lave bem a placa com água e detergente de cozinha. Seque-a com papel-toalha. Mantenha sempre a placa sem tocar na superfície de cobre, manipulando-a pelas bordas.
Coloque a matriz do circuito impressa no papel poliéster cuidadosamente sobre a placa de circuito impresso. A face do papel onde existe o toner deve estar em contato com a superfície de cobre. Fixe o desenho com pequenos pedaços de fita adesiva tipo "fita crepe" ou "fita tartan", colados nas bordas do desenho. Não use fita adesiva transparente, pois esse tipo de fita irá derreter com o calor!
Ligue o Ferro de Passar Roupas e ajuste-o para a máxima temperatura.
Coloque a placa de circuito impresso sobre uma superfície plana, com o desenho voltado para baixo. Use um pedaço de madeira que seja bem plano e que possa ser ligeiramente "queimado". Não faça isso sobre a sua mesa favorita, pois o calor do Ferro de Passar Roupas poderá danifica-la!
Pressione o Ferro de Passar Roupas sobre a placa, de modo a aquece-la de forma uniforme. É necessário deixar o Ferro de Passar Roupas por cerca de 5 minutos sobre a placa, para obter um bom aquecimento.
Retire o Ferro de Passar Roupas de cima da placa e desligue-o. Tome cuidado, pois a placa de circuito impresso deverá estar bastante quente, podendo queimar os dedos se for tocada!
Espere a placa esfriar completamente, até que possa tocar na placa sem queimar-se.
Vire a placa com o desenho para cima. Retire os pedaços de fita adesiva que fixavam o desenho.
Retire cuidadosamente o papel poliéster da placa, puxando-o delicadamente a partir de um dos cantos. Você observará que, a medida que o papel poliéster vai sendo retirado, o desenho desgruda-se do papel e fica aderido à face de cobre.
É normal que o cobre fique com a cor alterada, devido ao calor. Isso nao prejudicará de forma alguma a continuidade do processo.
Compare o desenho obtido sobre a superfície de cobre com o layout original das trilhas no computador. Corrija eventuais falhas no desenho com a caneta para retroprojetor.
Terceiro passo: corrosão da placa:

Coloque luvas de borracha e utilize roupas velhas! A solução de Percloreto de Ferro não é corrosiva se cair acidentalmente na pele, mas danifica muito as roupas. É interessante também forar o local de trabalho com jornais velhos, para evitar manchas nos móveis.
Coloque cerca de um litro de água no recipente plástico.
Despeje o Percloreto de Ferro em pó lentamente na água. O produto é altamente higroscópico e ocorre uma reação de hidratação, que eleva a temperatura da solução. Por esse motivo o Percloreto de Ferro deve ser colocado na água com cuidado e em pequenas quantidades de cada vez. Jamais adicione água ao Percloreto de Ferro; faça ao contrário, sempre colocando o Percloreto de Ferro na água lentamente.
A concentração da solução não é crítica. Cerca de 500g de Percloreto de Ferro dissolvidos em dois litros de água permitem a corrosão de placas de circuito impresso em cerca de 10 minutos. Usando-se uma concentração maior o tempo diminui, mas é necessário muito cuidado para que a soluçao não corroa as partes protegidas da placa.
Dissolva bem o Percloreto de Ferro na água. Não use nenhum objeto metálico para agitar a soluçao; caso necessário, mexa com uma colher plástica descartável, ou com um bastao de madeira.
Mergulhe a placa preparada no ítem anterior na solução. É conveniente fazer previamente um orifício na placa e amarrar-se ali um pedaço de barbante, de modo a se poder colocar e retirar facilmente a placa na solução de Percloreto de Ferro.
Tente manter a placa totalmente submersa na solução e de preferência na posiçao vertical. Se a placa ficar deitada no fundo do recipiente o processo de corrosão é mais lento, pois cria-se uma camada de depósito que prejudica a reação.
Acompanhe o processo de corrosão, retirando periodicamente a placa da soluçao e verificando as áreas expostas de cobre.
Quando notar que todo o cobre exposto foi retirado, retire a placa da soluçao e lave-a com água em abundância.
A camada de toner pode ser retirada esfregando-se a placa com um pedaço de "palha de aço", ou entao com um trapo embebido em álcool, ou ainda com solvente para tintas.
A solução de Percloreto de Ferro pode ser quardada num recipente plástico com tampa, para uso em outra ocasião.
Obs.: após ter sido usada muitas vezes, a solução de Percloreto de Ferro vai se tornando cada vez menos reativa e adquire uma cor esverdeada, devido a presença de íons de cobre. Descarte a soluçao "velha" no vaso sanitário do banheiro e acione em seguida a descarga diversas vezes, para diluí-la.
Quarto passo: finalização:

Para verificar os lugares dos furos na placa, é interessante imprimir novamente o layout das trilhas. Reproduza o procedimento do Primeiro Passo, sendo que agora a opção Mirror deve estar LIGADA e a opção Fill Pads deve estar DESLIGADA. Acione entao o botão Process e imprima o desenho em uma folha de papel comum.
Dependendo da complexidade do circuito é suficiente observar a posição dos furos no desenho e fazer a furaçao da placa. Para circuitos mais complexos uma sugestao é recortar o desenho impresso, cola-lo cuidadosamente sobre a placa e utiliza-lo como "matriz" da posiçao dos furos.
As placas de "fenolite" podem ser furadas usando-se um pequeno furador manual, semelhante a um grampeador de papel, que se encontra à venda em lojas de componentes ekletrônicos. Esse tipo de furador, no entanyo, não pode ser usado em placas de "fibra de vidro"! Ocorre que esse outro tipo de placa possui resina epóxi como elemento-base, com altíssima dureza, sendo que o furador manual fatalmente irá se danificar. Nesse caso é necessário fazer a furação usando-se uma pequena broca de aço-rápido com 1 mm de diâmetro e uma furadeira elétrica. As brocas adiamantadas que são usadas pelos dentistas também são ótimas para isso, mas são bastante caras! Uma sugestão para quem tiver um amigo ou parente dentista é pedir para ele ou ela guardar as brocas "velhas"; são inúteis para o trabalho dentário mas normalmente servem ainda para furar os nossos circuitos impressos!
Provavelmente após a furação da placa será necessário limpa-la novamente, usando-se água, um pedaço de "palha de aço" ou detergente. Após a secagem da placa, pode-se aplicar às trilhas um "verniz" feito com breu(*) dissolvido em álcool ou solvente para tintas (thinner ou água-ráz). A proporção usada para preparação desse "verniz" é de aproximadamente 100 g de breu para 500 ml de álcool ou solvente e sua aplicação sobre a placa de circuito impresso é feita para impedir a oxidação do cobre exposto. Além disso, esse "verniz" facilita bastante a aderência da solda ao cobre. Faça a "pintura" da placa em local bem ventilado, usando um pequeno pincel. Deixe o álcool ou solvente "secar" bem antes de fazer a soldagem dos componentes.
Muito bem! sua placa de circuito impresso está pronta para receber os componentes!
(*) Breu é uma resina mineral obtida como subproduto da destilação do petróleo. Antigamente o breu era muito usado como material de impermeabilização em construção civil e naval. Pode-se encontrar breu na forma de pó à venda em lojas especializadas de tintas para pintura artística.

fonte http://www.eletrica.ufpr.br/mehl/pci/poliester.html


MKazan
Veterano
# fev/04
· votar


hhummm.... Papel Poliester...
Eazy Peel tb dá.

Tripa Seca
Veterano
# fev/04
· votar


MKazan
Eazy Peel??

é facil de ser encontrado?

papel poliester eh meio dificil..

MKazan
Veterano
# fev/04
· votar


Tripa Seca
não, não é facil não.

me disseram q aquele papel azul em que vem coladas as etiquetas tb serve. mas nunca testei.

silvio_rp
Veterano
# fev/04
· votar


eu achei o papel de poliester numa loja q vende material para arquitetos ou desenho em geral...

DGuiTar
Veterano
# fev/04
· votar


Eu uso papel de etiqueta (lado liso que fica depois de remover a etiqueta) e fica legal...

glaucius
Veterano
# fev/04
· votar


Tripa Seca
Essa impressão dá para fazer numa maquina de xerox né,ou não?

Tripa Seca
Veterano
# fev/04
· votar


glaucius
sim...

MKazan
Veterano
# fev/04
· votar


glaucius
da sim. máquina de xerox é laser.

glaucius
Veterano
# fev/04
· votar


Tripa Seca
MKazan
vlw.

glaucius
Veterano
# fev/04
· votar


Tripa Seca
MKazan
Me digam uma coisa,fica muito ruim se fizer com papel vegetal?

FeRnAnDo_Z
Veterano
# abr/04
· votar


onde encontro esse tal programa EAGLE? Só pra dá uma olhada.

valeu!!!

SuperGeo
Veterano
# abr/04
· votar


so uma perguntinha...

ql a direfença da impressora lazer da comum?

kaskudo
Veterano
# abr/04
· votar


SuperGeo
a impressora comum usa tinta líquida. a lazer usa toner, semelhante às xerox é uma espécie de tinta em pó, que se funde com o calor (eu acho).

FeRnAnDo_Z
Veterano
# abr/04
· votar


Sou de floripa, alguém sabe onde posso encontrar esse "papel poliéster" ou o "Press n' Peel" ou qualquer outro dê pra usar???

valeu!!!!!

espectro
Veterano
# abr/04
· votar


eu uso transparencia, funciona beleza e eh bem facil de encontrar, qq papelaria tem ae vc pede pra tirar xerox do seu circuito no papel de transparencia.

FeRnAnDo_Z
Veterano
# abr/04
· votar


espectro
esses papéis de transparência normais? diz o modelo q você usa. Valeu!!!!!

FeRnAnDo_Z
Veterano
# abr/04
· votar


espectro
E vc coloca o ferro de passar em cima da transparência? Ou tem outro esquema?

espectro
Veterano
# abr/04
· votar


FeRnAnDo_Z
papel de transparencia normal, eu coloco uma folha de papel e um pano em cima, e o ferro de passar em temperatura média, passe por uns dois ou tres minutos, depois imediatamente mergulhe em agua fria, as vezes tem que ser feito um retoquesinho com caneta, mas eh poca coisa.

FeRnAnDo_Z
Veterano
# abr/04
· votar


espectro

valeu!!!!!

se tiver mais dicas, posta aí...

SuperGeo
Veterano
# abr/04
· votar


FeRnAnDo_Z
cara eu tambem so de floripa tem msn???

vc monta pedais tambem?

espectro
Veterano
# abr/04
· votar


SuperGeo
FeRnAnDo_Z
eu sou de floripa tb!!!
quem sabe poderiamos montar uma fábrica de efeitos!!

FeRnAnDo_Z
Veterano
# abr/04
· votar


Desculpa a demora pra responder

SuperGeo
MSN: fernandostock@hotmail.com
ICQ: 153477936
tento montar os pedais, mas ainda não fiz nenhum. Comecei hoje a montar um.

espectro
Vc mora em q bairro?
Oh, não consegui fazer com a transparência. Tem que colocar direto na agua fria com a transparencia?

SuperGeo
Veterano
# abr/04
· votar


espectro
aheuhaueh serio mesmo?? manda ae teu msn ou icq... :D onde tem transparencia para vender? qlquer papelaria tem?

onde vocês compram componentes para os projetos?

eu fiz um MXR dist+ (meio cabuloso o som hehe) e to no final de um Simple mixer (so falta o CI e a caixinha) e no começo de um Easy Face (eh que tinha um pedacinho de placa sobrando hehe :D )

espectro quais você ja monto?

espectro
Veterano
# abr/04 · Editado por: espectro
· votar


FeRnAnDo_Z
moro no norte da ilha.
quanto a transparencia se coloca na agua so pra esfriar pq fica quente pracaraio. o que exatamente aconteceu? como vc fez?
SuperGeo
nem icq nem msn nao tenho nada disso... transparencia em qq papelaria tem ae vc pede pra tirar xerox da sua placa na folha de transparencia.

espectro
Veterano
# abr/04
· votar


espectro
ja montei o tubescreamer, mxr microamp, to começando o smallclone, e quero montar o gt-2

SuperGeo
Veterano
# abr/04
· votar


espectro
onde você achou chaves de pisar dpdt?

Climzirus
Veterano
# abr/04
· votar


SuperGeo
No meu caso eu tive q rodar pra caramba pra achar as benditas, e mesmo assim são caras eu comprei uma de plástico. As de ferro são uns R$30,00 (quer dizer eu acho).

espectro
Veterano
# abr/04
· votar


SuperGeo
eu usei as de plastico tb!!! funca blz!!! eu acho que na RADAR tem, e la que eu compro tudo.

FeRnAnDo_Z
Veterano
# abr/04
· votar


espectro
O layout não ficou nem perto de bom, ficou péssimo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Placa de circuito impresso( HOW TO)