Problema no pedal de volume Onner GV1

    Autor Mensagem
    davidjnio
    Veterano
    # jan/20


    Olá Pessoal, comprei esse pedal usado pela internet... e quando fui testar, o potenciometro dele não faz a graduação de volume.
    Ao abaixar o pedal ele não deixa passar nenhum som, e perto do fim de curso ele deixa passar todo o som.
    Gostaria de saber como posso resolver esse problema.
    Abraços

    Ramsay
    Veterano
    # jan/20
    · votar


    davidjnio
    Comprar usado tem dessas coisas, pq a pessoa nunca sabe o que tá comprando.
    Eu sugiro que informe o defeito ao vendedor e exija o seu dinheiro de volta.
    Já, pra reparar, tem que abrir o pedal de volume e trocar o potenciômetro por outro de igual valor, mas, isso fica a seu critério.

    davidjnio
    Veterano
    # jan/20
    · votar


    Ramsay

    Tranquilo, eu paguei 50 reais nele (o que é dinheiro né? kk) mas eu tinha ideia de aproveitar apenas a carcaça, ai surgiu outra possibilidade melhor... de usar o pedal mesmo, então nem fiz alarme... porém avisei o vendedor.
    Vou arrumar o pedal e tudo certo.
    Pelo que medi no multimetro, o POT é de 445K... e pelo multimetro ele está funcionando.
    Se eu comprar um Potenciometro LOG, vai funcionar... graduando o volume?

    Ramsay
    Veterano
    # jan/20
    · votar


    davidjnio
    Pelo multímetro ele pode até estar funcional, mas, na verdade a trilha do pot deve estar desgastada e com sulco.
    No caso, em se tratando de pedal de volume vc deve utilizar um pot de 500K e tem que ser Linear e não Log.
    Com pot Log vc não vai conseguir uma variação de volume constante e aceitável.

    HortaRates
    Membro
    # jan/20
    · votar


    Ramsay
    Com pot Log vc não vai conseguir uma variação de volume constante e aceitável.


    Desculpa a intromissão... Mas se tratando de volume não é o contrário?

    Ramsay
    Veterano
    # jan/20
    · votar


    Desculpa a intromissão... Mas se tratando de volume não é o contrário?
    HortaRates
    Seria o contrário, se o pot fosse para guitarras ou amps valvulados e solid state, mas, no caso de um pedal de volume ou expressão, a linearidade é essencial.

    davidjnio
    Veterano
    # jan/20
    · votar


    Agradeço imensamente a ajuda, amigos!

    JJJ
    Veterano
    # jan/20
    · votar


    Também sempre soube que o pot tipo log é que dá suavidade na resposta sonora e não o linear, apesar do nome sugerir isso. E não é por estar na guitarra, no amp ou no pedal, mas por causa da forma que nosso ouvido reage ao som.

    Fiquei curioso... Por quê no pedal, seria diferente???

    davidjnio
    Veterano
    # jan/20
    · votar


    Ramsay

    Eu tinha um Potenciometro de volume que retirei da minha guitarra, para instalação e um LOG...
    ele é um B500K... então, fiz as ligações no pedal e rotacionei o pot com a mão mesmo, resultado: não graduou o volume, continuou não tendo volume até uns 80% do potenciômetro aberto, e, ao passar disso o volume abre totalmente.
    Meu uso do pedal de volume é ligado na saida de audio da placa de som, para o amplificador, pois uso como set o guitar rig em um notebook.

    Ramsay
    Veterano
    # jan/20 · Editado por: Ramsay
    · votar


    davidjnio
    Pois é, potenciômetro log usado pra controlar volume é assim mesmo, a maior parte do volume só aparece com 80% do curso do potenciômetro girado, se bem que deveria aparecer algum volume nesses 80% de curso.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/20
    · votar


    davidjnio
    Esse aí é linear (500K B).
    Logarítmico seria se fosse A (500K A).
    Abç

    davidjnio
    Veterano
    # jan/20
    · votar


    Opa, cometi um erro de digitação....
    Eu substitui o POT original da guitarra (linear), por um pot Log...
    Então aproveitei e testei o pedal de volume com o POT antigo, linear... E ocorreu a situação que mencionei, o volume só apareceu lá pro fim da abertura do POT.

    Pessoal, comprei um pot Log de 470K usado (era o único) pra fazer o teste...
    Com o fone de ouvido, eu percebi a graduação do volume, a intensidade dele ficou bem maior logo no fim da abertura... Porém, a quantidade de som foi reduzida, comparando se eu ligar a fonte de audio sem passar pelo POT... Será que o pot está ruim?
    E outra... Creio que o Pot LOG faça a graduação de volume, e nao o Linear... Pois como falei, testei com o pot retirado da guitarra e nao teve graduação alguma... Ou era tudo ou nada

    JJJ
    Veterano
    # jan/20
    · votar


    davidjnio
    testei o pedal de volume com o POT antigo, linear... E ocorreu a situação que mencionei, o volume só apareceu lá pro fim da abertura do POT.

    É isso aí que eu sempre soube que acontece...

    Creio que o Pot LOG faça a graduação de volume, e nao o Linear

    Idem.

    Se o pot for linear (B) acontece essa mudança brusca. Se for log (A - inclusive o "A" é entendido como "audio"), a curva de volume fica mais "suave", porque o ouvido humano não percebe o volume do som de forma linear.

    Aprendi isso há décadas... Posso estar errado, mas quero provas... hehehe

    Ramsay
    Veterano
    # jan/20 · Editado por: Ramsay
    · votar


    davidjnio
    Esse assunto sempre gera muita controvérsia.
    Por ser para um pedal de volume o mais apropriado mesmo é usar um potenciômetro logarítmico (A).

    Segundo um fabricante nacional de cabos, potenciômetros, etc:
    Letra A – Logarítmico: É o potenciômetro que fecha praticamente todo o som logo no começo do curso do knob. Normalmente é utilizado no Volume e muitos guitarristas gostam pelo efeito que proporciona no timbre quando usado na distorção. Quando diminuímos o volume, a distorção diminui e o timbre vai ficando mais “limpo”, ou melhor, com menos distorção.
    Letra B – Linear: É o potenciômetro que fecha o som mais lentamente. Quando você gira o knob até a metade do seu curso, ele fechará metade do som. Normalmente é utilizado como função “Tone”.

    Mas, se for para guitarra, muita gente usa ao contrário, ou seja, potenciômetro linear para volume e logarítmico para tone.

    JJJ
    Veterano
    # jan/20
    · votar


    Ramsay
    Segundo um fabricante nacional de cabos, potenciômetros, etc:
    Letra A – Logarítmico: É o potenciômetro que fecha praticamente todo o som logo no começo do curso do knob. Normalmente é utilizado no Volume e muitos guitarristas gostam pelo efeito que proporciona no timbre quando usado na distorção. Quando diminuímos o volume, a distorção diminui e o timbre vai ficando mais “limpo”, ou melhor, com menos distorção.
    Letra B – Linear: É o potenciômetro que fecha o som mais lentamente. Quando você gira o knob até a metade do seu curso, ele fechará metade do som. Normalmente é utilizado como função “Tone”.


    Cara... é o inverso. Esse nome (linear) é que causa a confusão. A nossa audição não responde de forma linear. o logarítmico é o que nos parece mais suave.

    davidjnio
    Veterano
    # jan/20
    · votar


    Entendi...
    Consegui arrumar, instalei um pot A470K
    E liguei a placa de audio --- pedal de volume -- amp
    Antes n dava certo pq eu ligava a saida do pedal, direto no fone...
    Percebi que pra funcionar e ouvir a graduação do volume, é preciso um pré, após o pedal de volume

    Uma questão é que não fecha o som totalmente, pq será?

    JJJ
    Veterano
    # jan/20
    · votar


    davidjnio
    Uma questão é que não fecha o som totalmente, pq será?

    Certeza que é 470K? Mediu? Acho que seria suficiente pra zerar...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problema no pedal de volume Onner GV1