Autor |
Mensagem |
davidjnio Veterano |
# jan/20
Olá Pessoal, comprei esse pedal usado pela internet... e quando fui testar, o potenciometro dele não faz a graduação de volume. Ao abaixar o pedal ele não deixa passar nenhum som, e perto do fim de curso ele deixa passar todo o som. Gostaria de saber como posso resolver esse problema. Abraços
|
Ramsay Veterano |
# jan/20
· votar
davidjnio Comprar usado tem dessas coisas, pq a pessoa nunca sabe o que tá comprando. Eu sugiro que informe o defeito ao vendedor e exija o seu dinheiro de volta. Já, pra reparar, tem que abrir o pedal de volume e trocar o potenciômetro por outro de igual valor, mas, isso fica a seu critério.
|
davidjnio Veterano |
# jan/20
· votar
Ramsay
Tranquilo, eu paguei 50 reais nele (o que é dinheiro né? kk) mas eu tinha ideia de aproveitar apenas a carcaça, ai surgiu outra possibilidade melhor... de usar o pedal mesmo, então nem fiz alarme... porém avisei o vendedor. Vou arrumar o pedal e tudo certo. Pelo que medi no multimetro, o POT é de 445K... e pelo multimetro ele está funcionando. Se eu comprar um Potenciometro LOG, vai funcionar... graduando o volume?
|
Ramsay Veterano |
# jan/20
· votar
davidjnio Pelo multímetro ele pode até estar funcional, mas, na verdade a trilha do pot deve estar desgastada e com sulco. No caso, em se tratando de pedal de volume vc deve utilizar um pot de 500K e tem que ser Linear e não Log. Com pot Log vc não vai conseguir uma variação de volume constante e aceitável.
|
HortaRates Membro |
# jan/20
· votar
Ramsay Com pot Log vc não vai conseguir uma variação de volume constante e aceitável.
Desculpa a intromissão... Mas se tratando de volume não é o contrário?
|
Ramsay Veterano |
# jan/20
· votar
Desculpa a intromissão... Mas se tratando de volume não é o contrário? HortaRates Seria o contrário, se o pot fosse para guitarras ou amps valvulados e solid state, mas, no caso de um pedal de volume ou expressão, a linearidade é essencial.
|
davidjnio Veterano |
# jan/20
· votar
Agradeço imensamente a ajuda, amigos!
|
JJJ Veterano
|
# jan/20
· votar
Também sempre soube que o pot tipo log é que dá suavidade na resposta sonora e não o linear, apesar do nome sugerir isso. E não é por estar na guitarra, no amp ou no pedal, mas por causa da forma que nosso ouvido reage ao som.
Fiquei curioso... Por quê no pedal, seria diferente???
|
davidjnio Veterano |
# jan/20
· votar
Ramsay
Eu tinha um Potenciometro de volume que retirei da minha guitarra, para instalação e um LOG... ele é um B500K... então, fiz as ligações no pedal e rotacionei o pot com a mão mesmo, resultado: não graduou o volume, continuou não tendo volume até uns 80% do potenciômetro aberto, e, ao passar disso o volume abre totalmente. Meu uso do pedal de volume é ligado na saida de audio da placa de som, para o amplificador, pois uso como set o guitar rig em um notebook.
|
Ramsay Veterano |
# jan/20 · Editado por: Ramsay
· votar
davidjnio Pois é, potenciômetro log usado pra controlar volume é assim mesmo, a maior parte do volume só aparece com 80% do curso do potenciômetro girado, se bem que deveria aparecer algum volume nesses 80% de curso.
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# jan/20
· votar
davidjnio Esse aí é linear (500K B). Logarítmico seria se fosse A (500K A). Abç
|
davidjnio Veterano |
# jan/20
· votar
Opa, cometi um erro de digitação.... Eu substitui o POT original da guitarra (linear), por um pot Log... Então aproveitei e testei o pedal de volume com o POT antigo, linear... E ocorreu a situação que mencionei, o volume só apareceu lá pro fim da abertura do POT.
Pessoal, comprei um pot Log de 470K usado (era o único) pra fazer o teste... Com o fone de ouvido, eu percebi a graduação do volume, a intensidade dele ficou bem maior logo no fim da abertura... Porém, a quantidade de som foi reduzida, comparando se eu ligar a fonte de audio sem passar pelo POT... Será que o pot está ruim? E outra... Creio que o Pot LOG faça a graduação de volume, e nao o Linear... Pois como falei, testei com o pot retirado da guitarra e nao teve graduação alguma... Ou era tudo ou nada
|
JJJ Veterano
|
# jan/20
· votar
davidjnio testei o pedal de volume com o POT antigo, linear... E ocorreu a situação que mencionei, o volume só apareceu lá pro fim da abertura do POT.
É isso aí que eu sempre soube que acontece...
Creio que o Pot LOG faça a graduação de volume, e nao o Linear
Idem.
Se o pot for linear (B) acontece essa mudança brusca. Se for log (A - inclusive o "A" é entendido como "audio"), a curva de volume fica mais "suave", porque o ouvido humano não percebe o volume do som de forma linear.
Aprendi isso há décadas... Posso estar errado, mas quero provas... hehehe
|
Ramsay Veterano |
# jan/20 · Editado por: Ramsay
· votar
davidjnio Esse assunto sempre gera muita controvérsia. Por ser para um pedal de volume o mais apropriado mesmo é usar um potenciômetro logarítmico (A).
Segundo um fabricante nacional de cabos, potenciômetros, etc: Letra A – Logarítmico: É o potenciômetro que fecha praticamente todo o som logo no começo do curso do knob. Normalmente é utilizado no Volume e muitos guitarristas gostam pelo efeito que proporciona no timbre quando usado na distorção. Quando diminuímos o volume, a distorção diminui e o timbre vai ficando mais “limpo”, ou melhor, com menos distorção. Letra B – Linear: É o potenciômetro que fecha o som mais lentamente. Quando você gira o knob até a metade do seu curso, ele fechará metade do som. Normalmente é utilizado como função “Tone”.
Mas, se for para guitarra, muita gente usa ao contrário, ou seja, potenciômetro linear para volume e logarítmico para tone.
|
JJJ Veterano
|
# jan/20
· votar
Ramsay Segundo um fabricante nacional de cabos, potenciômetros, etc: Letra A – Logarítmico: É o potenciômetro que fecha praticamente todo o som logo no começo do curso do knob. Normalmente é utilizado no Volume e muitos guitarristas gostam pelo efeito que proporciona no timbre quando usado na distorção. Quando diminuímos o volume, a distorção diminui e o timbre vai ficando mais “limpo”, ou melhor, com menos distorção. Letra B – Linear: É o potenciômetro que fecha o som mais lentamente. Quando você gira o knob até a metade do seu curso, ele fechará metade do som. Normalmente é utilizado como função “Tone”.
Cara... é o inverso. Esse nome (linear) é que causa a confusão. A nossa audição não responde de forma linear. o logarítmico é o que nos parece mais suave.
|
davidjnio Veterano |
# jan/20
· votar
Entendi... Consegui arrumar, instalei um pot A470K E liguei a placa de audio --- pedal de volume -- amp Antes n dava certo pq eu ligava a saida do pedal, direto no fone... Percebi que pra funcionar e ouvir a graduação do volume, é preciso um pré, após o pedal de volume
Uma questão é que não fecha o som totalmente, pq será?
|
JJJ Veterano
|
# jan/20
· votar
davidjnio Uma questão é que não fecha o som totalmente, pq será?
Certeza que é 470K? Mediu? Acho que seria suficiente pra zerar...
|