joyo california jf-15 como pre amp de cabeçote hand made

    Autor Mensagem
    axlwilli
    Membro Novato
    # 19/jan/19 15:43


    fiz um cabeçote com tda7293 como amp alimentado com 25+25v e usei o joyo california como preamp,o som ficou animal numa cx dos anos 80 com falante de 12 e especificaçoes desconhecidas, pretendo montar uma cx para o bixo empurrar a ideia inicial é uma 2x12 com Celestion seventh 80 ou 4x10 com selenium de 400w mas nesse caso mudaria o amp para a placa com 3 tda7293 que entrega em 4ohm uns 180rms sem distorcer, gostaria de sugestões de cx e falantes com sensibilidade acimma de 97db e entre 100 e 400 rms no maximo

    Ismah
    Veterano
    # 20/jan/19 16:00
    · votar


    Bem, um pedal por si só já é um pré-amp, é assim que funciona. Poderia ser qualquer um a princípio. Se saída teria energia pra excitar um power-amp é outra história...

    Os Selenium são bem marromeno... Onde tu quer chegar com isso?

    Caixas não tem sensibilidade, e se constrói a caixa em volta de um AF. Fora isso, é só um cubo de madeira.

    Um driver de titânio, tem uma boa relação entre a potência aplicada, com o volume obtido. Só que sonoramente, vai parecer o carinha do carro da pamonha, se apertar as bolas dele com força...

    Se preocupe antes com curva de resposta, frequência de ressonância, do que com SPL...

    Supus uns 100 W da tua conta aí, em 1 AF de 97 db tu chega em:

    dB SPL = 10 * Log (P) + sensibilidade
    dB SPL = 10 * Log (100) +97 = 117 dB

    O que já é alto pra caralho!

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # 20/jan/19 16:23
    · votar


    Ismah
    Bem, um pedal por si só já é um pré-amp, é assim que funciona. Poderia ser qualquer um a princípio. Se saída teria energia pra excitar um power-amp é outra história...

    Fugindo um pouco, vc me deu uma ideia.... sera que seria possível usar um pedal de overdrive como um preamp para colorir o som de um microfone sem phanton power (sm57 etc) , por exemplo, guitarra > amp>gabinete> sm57> tube screamer> interface ?

    alguém já fez essa experiencia?

    Ismah
    Veterano
    # 20/jan/19 16:28
    · votar


    Não só dá como é feito direto. Meu colega de banda tem estúdio, e ele masterizou um disco inteiro, só passando o bouce num TS8.

    Aliás, é uma das coisas que eu sempre preguei... Quem não tem grana pra comprar um compressor ou reverb em rack, ou o canário que não tem bala na agulha pra pegar um channel strip, use um compressor e reverb em pedal / multi FX...

    Ismah
    Veterano
    # 20/jan/19 16:44
    · votar


    Tem uma pequena errata... No esquema sugerido

    guitarra > amp>gabinete> sm57> tube screamer> interface

    Possivelmente não vai funcionar, ou não vai funcionar como o esperado. Primeiro que a entrada do pedal é de alta impedância, ali nos 1M a 3M, e a saída do SM57 é de baixa impedância, ali nos 600r. Então saímos um pouco da zona linear, e a resposta mais honesta quanto ao resultado é não sei... rsrs

    A lógica seria adequar a entrada do pedal, ou fazer uso de uma coisa que fizesse a vez de DI/buffer, que faria a ponte.
    Na minha cabeça, estava espetando numa auxiliar (side chain) ou no send/return de um canal, presente em algumas mesas.
    Basicamente, precisaremos de um pré com entrada de baixa impedância, por causa do microfone, que tem o trafo pra baixar a impedância mínima da cápsula para um valor aceitável.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # 20/jan/19 17:11
    · votar


    Ismah
    A lógica seria adequar a entrada do pedal, ou fazer uso de uma coisa que fizesse a vez de DI/buffer, que faria a ponte.
    Na minha cabeça, estava espetando numa auxiliar (side chain) ou no send/return de um canal, presente em algumas mesas.
    Basicamente, precisaremos de um pré com entrada de baixa impedância, por causa do microfone, que tem o trafo pra baixar a impedância mínima da cápsula para um valor aceitável.


    um Direct box?

    Ismah
    Veterano
    # 20/jan/19 17:42
    · votar


    Eita, eu inverti as bolas... Em mics vintage, a cápsula é de alta impedância, e o trafo é usado como rebaixador de impedância, em mics novos é o contrário, temos cápsulas de baixa impedância e trafos "step-up"...

    É meio que um DI o que já há dentro do microfone dinâmico na verdade...
    Um trafo sei lá, 1:500, que sobe a impedância da cápsula. Isso eleva a tensão, o que por si só já melhora a relação s/n no cabo. E balanceia o sinal, claro.

    O que rola é que temos sinais discretos, e aqui não importa a potência, mas mandar tensão o mais alto possível, por isso subir um pouco a impedância.

    É o caso contrário do que o DI faz, ele baixa a impedância e assim diminui o nível de sinal de linha, para sinal de mic, além de balancear. Assim não otimizando, mas balanceando

    Um buffer tem em tese Zout que tende a zero, então terá máxima transferência de sinal, indiferente a carga imposta. E a Zin é possível manipular na parte eletrônica.

    Como dá pra notar, eu estou tropeçando já... É bem fora do que usualmente preciso saber... Quem manja disso tudo é o André "Andy" Serrano, da Serrano Amps de PoA, dá uma lida...

    http://serranoamps.blogspot.com/2012/01/transformadores-para-microfone s-de.html

    Ramsay
    Veterano
    # 20/jan/19 17:44
    · votar


    rhoadsvsvai
    Dá pra fazer sim, mesmo com o SM57 tendo apenas 150 ohms de impedância de saída.
    Impedância de saída baixa (SM57) ligado em impedância de entrada alta (Tube screamer) não haverá perda de volume e nem do espectro sonoro.
    Já se for ao contrário, tipo impedância de saída alta ligada num dispositivo com impedância de entrada baixa, aí a degradação do sinal vai ser acentuada.

    Ismah
    Veterano
    # 20/jan/19 17:59
    · votar


    Em tese, mas é uma relação deveras grande... Não sei como vai se comportar, só testando.

    Ramsay
    Veterano
    # 20/jan/19 18:22
    · votar


    Ismah
    Essa relação apesar de grande é totalmente funcional.
    E é mais comum do que se pensa. Por exemplo, o meu noise gate tem uma impedância de saída de 100 ohms e é ligado num overdrive com 1M de impedância de entrada e não apresenta nenhuma degradação no som.
    Muitos pedais de delay tb tem impedância de saída baixa, de 100 a 300 ohms e quando ligados na entrada de alta impedância de um valvulado não apresentam nenhuma degradação no som.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # 20/jan/19 19:36
    · votar


    Ismah
    Ramsay

    fiz a experiencia não gostei muito... não sei talves seja meu cabo canon p10 que ta meio zuado, testei com o drive no zero, o volume no neutro e o tone 4 horas, a unica diferença q senti foi um chiadinho de cliping em alguns momentos.

    Ismah
    Veterano
    # 20/jan/19 23:41
    · votar


    Ramsay

    Sim, mas falamos de circuitos ativos, com sinal de linha... Não tenho conhecimento suficiente, para prever como o trafo, vai se comportar nessa história...

    rhoadsvsvai

    E tu esperava o que? Basicamente o clipping, é um hard limiter, que dá o barato que o limiter de um gravador de rolo dava.
    Amanhã vejo se já lançaram essa faixa com o TS na master, e pego mais detalhes com o bass...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a joyo california jf-15 como pre amp de cabeçote hand made