Pedal boss bd2 problema no led

    Autor Mensagem
    thiagoahaeuro
    Membro Novato
    # mai/16


    ola, estou com problema no meu bd2 poois pelo q sei ele deveria ligar automaticamente ao se plugar a fonte. ja troquei o zener do led mais nao funcionou

    thiagoahaeuro
    Membro Novato
    # mai/16
    · votar


    ele mesmo com todos os plugs conectados nao liga automatico.

    macaco veio
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    deixa eu ver se eu entendi, seu pedal funciona normalmente, so que quando voce pluga o plug de 9v o led nao acendi automatico com o efeito e ai voce precisa pisar no pedal pra ele acender e entrar o efeito, e' isso? Se eh isso nao e' problema de led. alguns pedais da boss ligam direto outros nao. Sao dois capacitores de 220pF que tem no flip flop da chave automatica, um em cada transistor. como os dois caps devido ao erro de valores nunca tem valor igual, o transistor que tiver com o cap de valor maior aciona primeiro (ou vice versa nao me lembro), se o led estiver nesse lado, ao plugar ele acende. A boss nao se preocupa com isso porque pouco importa o que acontece ao plugar o plug da fonte (se vai acender ao plugar ou nao).

    thiagoahaeuro
    Membro Novato
    # mai/16
    · votar


    muito obrigado macaco veio, estava com sérias duvidas sobre isso.

    thiagoahaeuro
    Membro Novato
    # mai/16
    · votar


    aaaaaa, porém se eu alimento ele com 9,6 volts ele liga automático.

    thiagoahaeuro
    Membro Novato
    # mai/16
    · votar


    entao se entendi se eu colocar um de 220 to transistor 1 e 210 no transistor do led ele deve funcionar?

    thiagoahaeuro
    Membro Novato
    # mai/16
    · votar


    tava pencando dai em trocar ocapacitor do lado do led por um de 240 pf

    macaco veio
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    aaaaaa, porém se eu alimento ele com 9,6 volts ele liga automático.
    ue! entao voce nao tem que fazer nada, esta e' a tensao correta pra boss, exatamente 9,6.

    thiagoahaeuro
    Membro Novato
    # mai/16
    · votar


    sério, ele pode funfar com 9,6?mas ele nao liga sempre automatico, pode ser q os capacitores estejam cansados será q troco?

    thiagoahaeuro
    Membro Novato
    # mai/16
    · votar


    essa e uma fonte q fiz so pra testar pois tenho uma ps12 e nela ele nao liga automático.

    macaco veio
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    http://i68.photobucket.com/albums/i5/Morocotuco/BOSSelectronicbypassSC HEMpartsnumbe.gif
    veja no esquema, C10 funciona junto com C11 e C9 com C12. O transistores Q4 E Q5 ficam alternando a cada pisada. Neste esquema o led esta do lado esquerdo. Se tudo estiver desligado, pedal displugado, todos os capacitores completamente descarregados, quando colocar o plug de 9V sera a mesma coisa de pisar no pedal (cria-se um pulso), ai vai valer o lado que os capacitores tiverem maior (ou menor nao me lembro) capacitancia. O mesmo nao acontece quando voce desligar completamente o pedal, ele vai parar de um lado e ficar parado naquele estado que foi desligado (pois o flip-flop e' uma memoria). Porem esta memoria so vai valer o tempo que todos os capacitores do circuito conseguirem segurar a minima carga (que podera levar de minutos a horas). Se algum capacitor tiver algum residuo de carga o circuito seguira o que foi memorizado. A tensao da boss e' 9,6 a 9,7, capacitores nao cansam (nem os eletroliticos) se leu isso por ai e' balela, nao vejo nada de errado quando liga a fonte cada hora o flip-flop esta de uma lado, a menos que haja outro problema.

    thiagoahaeuro
    Membro Novato
    # mai/16
    · votar


    mais esse meu raciocinio é correto , se eu colocar de 240pf no lado do led ele funciona?. esse pedal comprei usado e de cara estava cheio de solda fria.ressoldei com um ferro de 25w . seria o ferro ideal? ele ta com o clip da bateria ferrado, sera q posso trocar?

    macaco veio
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    ja te expliquei o funcionamento, trocar ou nao por uma coisa minima e' sua decisao. Como solda fria? isso e' soldado por banho de solda, e' uma solda com mais chumbo, tem menos brilho e muito mais dura de dissoldar. Eu uso ferro de 35W, de 25 tem que deixar muito tempo encostado na solda (eu nao gosto). Troque o clip da bateria.

    thiagoahaeuro
    Membro Novato
    # mai/16
    · votar


    realmente era solda fria pois dava de ver trinca entre a solda do componente e a trilha! o meu ferro derrete a solda rapidinhao, dai acho q nao terá problema!

    Ismah
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    macaco veio

    Se capacitor não cansa, isso se estende aos PIO?

    thiagoahaeuro

    se eu colocar de 240pf no lado do led ele funciona?

    Isso depende do que o colega te falou vai valer o lado que os capacitores tiverem maior (ou menor nao me lembro) capacitancia.

    25w . seria o ferro ideal?

    Eu não acho, pois demora muito para conseguir soldar, e isso permite o calor se dissipar na placa, podendo afetar outros componentes. Mas se é o que tem pra hoje.

    ele ta com o clip da bateria ferrado, sera q posso trocar?

    Pode sim, mas se não faz uso, acho que é desnecessário mexer.

    thiagoahaeuro
    Membro Novato
    # mai/16
    · votar


    nao vou trocar o capacitor nao , era somente duvida se isso seria um defeito mais grave.levo uns 3 segundos para ressoldar cada terminal , acha muito? acha q fiz mal em ressoldar? posso ter queimado algum componente?

    macaco veio
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    Ismah
    esses nao, mas quem e' que usa isso ainda? usar esse tipo de capacitor nao vale a pena em hipotese alguma, nao sao melhores em nada e se a questao for sonoridade havera algo de dieletro diferente mais duravel compativel. Isso ja tinha parado de ser feito a muitos anos. Nao faz sentido pra mim nao.

    thiagoahaeuro
    Membro Novato
    # mai/16
    · votar


    tábem mas enfim vou rocar o clip antes q ele feche um curto e queime a fonte ou o pedal. a minha soldagem é bem rápida e como aproveitei os dias de frio p fazer isso creio q nao queimei nada

    thiagoahaeuro
    Membro Novato
    # mai/16
    · votar


    sera q essas fontes servem (sem contar a polaridade pios isso posso mudar) para pedais?

    Ismah
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    macaco veio

    Eu tenho um amp quarentão, dá um desconto pro vovô! rsrs
    Meu '76 100B usa alguns PIO's ainda.

    thiagoahaeuro

    Não sei se muda muito ser dia frio ou quente, já que o estanho derrete a mesma temperatura.

    Do clip de bateria, eu isolo com fita crepe (não descola) e EVA.

    thiagoahaeuro
    Membro Novato
    # mai/16
    · votar


    valeu pela dica

    thiagoahaeuro
    Membro Novato
    # mai/16
    · votar


    mas entao por q no manual a boss diz q ele liga automático?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pedal boss bd2 problema no led