Pedais e Efeitos - Com tanto material, ainda existem dúvidas como funcionam?

Autor Mensagem
    Fernando de almeida
    Veterano
    # ago/15 · Editado por: Fernando de almeida

Fala galera ... E aí, blz??? Faz tempo que não posto nada ... E o motivo é bem simples:

Pedais e Efeitos - Com tanto material, ainda existem dúvidas como funcionam?

Será que com tanto material em Texto, Audios, Vídeos, Reviews, Demonstrações, etc ... Será que existe ainda algum efeito que o pessoal não saiba o que é ou do que se trata???

Exemplos:
    - No FCC :
    Pedais: O que são e como funcionam
    Como tirar o melhor som
    Digite qualquer coisa sobre pedais e efeitos na busca desse link ...

- No Youtube:
    Série - Setup on Fire
    Série - Rig on Fire
    Reviews em geral
    Vídeos de Line6
    Canal da BOSS Brasil
    Canal BOSS gringo
    Musicians Friends
    SweetWaterSound
    EFEITOS ...

No Googgle:
    EFEITOS - PEDAIS - SETUPS - PEDALBOARDS

Enfim pessoal ... MINHA OPINIÃO - Não existe mais nada novo sobre efeitos a um bom tempo ... E com o excesso de informações disponíveis na rede creio que não haja mais dúvidas sobre efeitos e como funcionam ...

Pensando, enquanto ficava algumas semanas afastado do FCC, creio que o foco a respeito dos efeitos deve ser mudado ...
    Acho que devemos agora, uma vez que sabemos o que são e como funcionam cada controle, focar em como aplicar os efeitos na música e como regular os efeitos para que eles "joguem" a favor da música que estamos fazendo ...

É como penso ... Talvez eu esteja errado ... Mas é como encaro pedais e efeitos hoje ...

O que vcs acham????

Soultunes
    Membro
    # ago/15
    · votar

acho que se o fórum fosse teu, você bloquearia para uso e deixaria só para consulta.

Tem muita gente que precisa pesquisar, perguntar e debater sobre o assunto, ele pode ter esgotado para você apenas ;)

No teu caso, basta criar novos tópicos perguntando como regular um efeito numa música, ou ajudar quem faz este tipo de pergunta caso este seja um assunto que você já te pleno conhecimento também.

Jeferson.Gomes
    Membro Novato
    # ago/15
    · votar

Fernando de almeida
    É a geração leite com pera. Que não quer se virar, não correr atrás, não quer reunir informações, querem tudo na mão.

Tem tantas informações na internet que seja a ser vergonhoso o pessoal postar no FCC: "O que é um delay?"
    Ou ainda esta galera que fica menosprezando quem procura um bom delay (Tipo Timeline, DL4, Timefactor e etc..) porque nunca ouviu U2 e bandas do gênero, ou ainda nem sabe o que é um Dotted Eighth no delay, e muito menos tem ideia como usar um Dotted Eighth + Quarter numa música.

Concordo que o foco deveria ser como usar estes efeitos nas músicas, obviamente que tem estilos que é guita + amp e um abraço, talvez um delay analog e um TS para booster. Mas tem muita coisa legal que se pode fazer com efeitos (principalmente delays).

abraço

Fernando de almeida
    Veterano
    # ago/15
    · votar

Soultunes
    acho que se o fórum fosse teu, você bloquearia para uso e deixaria só para consulta.
    Não .. Por favor, longe disso ... É só um pensamento que me veio ...

Tem muita gente que precisa pesquisar, perguntar e debater sobre o assunto
    É verdade ... Já identifiquei vários colegas aqui do FCC que gostam de conversar sobre os equipos, mesmo que já o conheçam bem ....

No teu caso, basta criar novos tópicos perguntando como regular um efeito numa música, ou ajudar quem faz este tipo de pergunta caso este seja um assunto que você já te pleno conhecimento também.

Não me entenda errado ... Talvez eu tenha me expressado mal ... Não é essa intenção ... Só disse que sobre efeitos, praticamente tudo sobre eles, já se tem disponível em textos, vídeos, etc e que provavelmente não restem mais dúvidas a serem tiradas ... só temos que aplicar/utilizar devidamente os efeitos que já dominamos seus funcionamentos ...
    Mas como citei, é um pensamento que me veio ...

Jeferson.Gomes
    É a geração leite com pera. Que não quer se virar, não correr atrás, não quer reunir informações, querem tudo na mão.
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

JJJ
    Veterano
    # ago/15 · Editado por: JJJ
    · votar

Bom... há exceções...

O cara que não conhece nada, nada, nada, a ponto de não conseguir sequer criar um texto para pesquisar num "buscador web" e faz perguntas totalmente noobs aqui. Esse eu acho que é relativamente válido, afinal, a pessoa precisa de um ponto de partida.

Um exemplo disso aconteceu comigo, quando "criança" (bota tempo nisso...) e queria distorcer o som. Eu nem sabia do termo "distorção"... Fui perguntar pro cara de uma loja como fazia pra guitarra ficar "rouca". O cara brincou, dizendo pra deixar no sereno da noite e pegar no dia seguinte... hehehe

Outro caso é com relação a pedais "inovadores". Nem tudo é delay e overdrive, né? Então, quando aparece um pedal esquizoide, também valem as perguntas.

Agora, criar um tópico pra perguntar "o que é um delay?", realmente é desnecessário. Basta dar uma "googlada".

Fernando de almeida
    Veterano
    # ago/15
    · votar

JJJ
    Um exemplo disso aconteceu comigo, quando "criança" (bota tempo nisso...) e queria distorcer o som. Eu nem sabia do termo "distorção"... Fui perguntar pro cara de uma loja como fazia pra guitarra ficar "rouca". O cara brincou, dizendo pra deixar no sereno da noite e pegar no dia seguinte... hehehe

KKKKKKKKKKKKKKKKKKK - Rindo muito ... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Lelo Mig
    Membro
    # ago/15 · Editado por: Lelo Mig
    · votar

Fernando de almeida

Cara, pedais são como automóveis........

O funcionamento básico é o mesmo há décadas, mas sempre existe uma nova evolução tecnológica, um formato ergonômico novo, um novo design, um capacitor novo para tentar repetir o capacitor que não existe mais ou foi contaminado em Chernobyl, etc...

Um fuzz era um fuzz nos anos 50 e não mudou muito 65 anos depois. Mas, ainda que muito simples" continuam cheio de "mistérios não desvendados"... mesmo que seja tudo besteira, ainda assim dá um "clima mágico"...

No fundo, somos iguais moleques colecionadores de Hot Wheels... tentando achar o "Rodger Dodger azul 1974"... hehehe.

Rodger Dodger 1974

rafael_cpu
    Veterano
    # ago/15
    · votar

Lelo Mig
    No fundo, somos iguais moleques colecionadores de Hot Wheels... tentando achar o "Rodger Dodger azul 1974"... hehehe.

Hahahahahaha
    Boa!

T+

MMI
    Veterano
    # ago/15
    · votar

Fernando de almeida

Acho que depois de mais de 10 anos de fórum muitos assuntos foram e são discutidos exaustivamente. Acaba repetindo muita coisa mesmo, não só em relação a pedais mas com teoria, guitarras, gravação e todos os assuntos. A rigor resta pouca coisa que nunca foi abordada no fórum.

Em todo caso, sua proposta de discussão é boa: focar em como aplicar os efeitos na música e como regular os efeitos para que eles "joguem" a favor da música que estamos fazendo ... Já deve ter muita coisa nesse sentido espalhado no fórum, mas é uma boa. Achei legal a proposta.

Ismah
    Veterano
    # ago/15
    · votar

Jeferson.Gomes
    nem sabe o que é um Dotted Eighth no delay, e muito menos tem ideia como usar um Dotted Eighth + Quarter numa música.

E onde eu iria usar isso? (pesando em banda da nossa realidade)

Fernando de almeida
    como aplicar os efeitos na música e como regular os efeitos para que eles "joguem" a favor da música

Problema que vejo é que não existem limites...

Pra uma base, só de uma descida de palheta, no primeiro tempo do compasso, eu posso ter N opções para manipular o som gerado... Cada qual com sua ideia, seu resultado e sua proposta...

Edson Caetano
    Veterano
    # ago/15
    · votar

Eu particularmente acho que o fórum, se continuar com a política de bloquear tópicos que já tenham sido debatidos vai estar dando um fim mais rápido ao que já tenho certeza que vai acontecer

Eu prefiro muito mais a estrutura de fórum, mais organizado, banco de dados coeso, ferramentas de busca... Amizades, etc... Mas a galerinha não quer saber mais dessa estrutura , quer saber de algo mais dinâmico, vide as redes sociais fazendo sucesso e seus grupos

E sim, o ser humano é preguiçoso, para que pesquisar se posso perguntar e ter um pá ajuda pessoal do grátis, é da nossa cultura querer interagir, mesmo se for passar vergonha com a noobice

Para fechar, a roda existe a milenius e ela nunca parou de ser reinventada, música, efeitos, teoria, podem em algum momento até parecer finito, mas sempre tem alguma nova abordagem

Vamos deixar o fórum rolar mais solto... Pronto falei

MauricioBahia
    Moderador
    # ago/15
    · votar

Fernando de almeida: focar em como aplicar os efeitos na música e como regular os efeitos para que eles "joguem" a favor da música

Prego isso aqui há uns 6 anos! Hehe

Perfeito!

Jeferson.Gomes
    Membro Novato
    # ago/15
    · votar

Ismah
    Em qualquer banda estilo rock britânico (onda de U2, Hillsong, Phil Wickhan e etc).
    Inclusive, mas músicas que tenho compondo ultimamente, ou eu penso bem rock classic, mais para o hard rock, bem simples, Les Paul + Drive e um abraço, ou eu penso sempre com delay's em séries, com dotted 8th e ainda um reverb para fazer cama para a ambientação. A combinação da Strymon (Big Sky e Timeline) não é atoa ou jogar dinheiro fora, é bem útil para quem sabe usar.

Fernando de almeida
    Veterano
    # ago/15
    · votar

Ismah
    nem sabe o que é um Dotted Eighth no delay, e muito menos tem ideia como usar um Dotted Eighth + Quarter numa música.

E onde eu iria usar isso? (pesando em banda da nossa realidade)

Colcheia pontuada mano ...

Funciona assim:
    1º - Você regula o tempo de cada reflexão do delay em uma colcheia pontuada (75% do tempo da música - vc pode calcular e regula no botão Time, ou vc pode colocar o delay em semínima e dar o Tap-Tempo no pé ou ainda vc pode colocar a figura Colcheia pontuada e acertar o Tap no Tempo) - coloque o feedback para soar 1 ou 2 notas de reflexão somente ...

2º - Depois de regular o delay, vc toca as notas em Colcheia (uma escalinha ou um padrão qualquer ou até mesmo uma base)...

Tente isso e veja o resultado ...

Exemplo:

Jeferson.Gomes
    Membro Novato
    # ago/15
    · votar

Fernando de almeida
    Aê õ/
    Achei que mais pessoas aqui usasse este tipo de delay, ou ao menos conhecesse.

Ismah
    Apenas complementando o "quarter note" seria a metade do tempo do dotted 8th. Se usar eles juntos no mesmo tempo. Tu terá sempre a segunda repetição do delay sobrada.

Tipo isto:

E para complementar sobre Dotted 8th

Fuzatto
    Membro Novato
    # set/15
    · votar

Acho que a essência do fórum é exatamente a interação entre as pessoas, onde se discute experiências e pontos de vista, compartilhando ainda dicas sobre algo que conhece ou já ouviu falar. Obviamente para alguns assuntos uma rápida pesquisa pode evitar se abrir tópicos redundantes, porém, ainda assim, deve-se ter precaução ao criticar ou bloquear um tópico pois tal atitude, além de ir contra a própria finalidade da existência de um fórum, desanima, frusta e faz com que pessoas deixem de querer discutir suas dúvidas aqui, migrando para outros meios de interação. Fato este que pode fazer com que, daqui um tempo, este fórum seja frequentado apenas pelos que se julgam oráculos ou anciões do assunto.
    Salvo as exceções que já citei, sou da opnião de que, se não tem nada a acrescentar em determinado tópico, simplesmente ignore-o e entre em outro...,ou crie algum que te agrada. Assim como ninguém é obrigado a assistir novela da globo ou big brother, muda de canal e pronto. Bem ou mal somos um país democrático. Daí a necessidade da figura do moderador, que é de fato quem deve analisar e ORIENTAR o criador do tópico e auxilia-lo na busca do que precisa. E não simplesmente postar "use a busca".

Fernando de almeida
    Achei muito bacana sua sugestão de tópico, aplicação dos efeitos em músicas...vai surgir muita coisa bacana disso.

Abraço a todos...

f14gomes
    Membro
    # set/15
    · votar

That looks really cool ... cool... cool...

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Pedais e Efeitos - Com tanto material, ainda existem dúvidas como funcionam?