Dissecando um Meteoro Revolution Tube Drive (RTD)

    Autor Mensagem
    Ismah
    Veterano
    # jun/15 · Editado por: Ismah


    Como alguns já sabem, queimei meu METEORO RTD, quando liguei ele em com a fonte setada pra 110, no 220, o que injetou 25VAC sendo que ele precisa de 12VAC pra "viver".

    A primeira "decepção" é que não achei o "manuel" de serviço dele. Achei de toda a linha Meteoro MENOS dele. Comecei a me perguntar sobre e achei curioso que Vulcano G50 e G100 usam a 6bq7. Fui ver e bingo!

    O pré do Vulcano G50 e G100 no canal "sujo" é o RTD.

    Conclusões temporárias (queimei o multímetro de novo ¬¬)

    - 6bq7 opera no limite do limite: 250VDC na placa.
    - tem um LED que não serve pra nada ("enfeite")
    - por algum motivo, os CI's usados, no projeto original, eram o NJM2120. Por algum motivo (corte de custos?) se usou os JRC.
    - a placa é BEM desorganizada. Existem 9 jumps que podia ser diferente.
    - o cara que projetou não gosta de coisas lineares: a saída do trafo e a entrada da fonte estão juntos
    - Pots

    Gain A1M
    Contourn B200K
    Volume A50k
    Bass A1M
    Mid B20k
    Treble B100k

    Fiz um grupo no Whats, quem se pilhar, só mandar uma mensagem pra mim no 0 5 1 - 9 7 6 7 - 8 2 0 9

    Frankie
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Ressuscitando teu tópico...

    Chegou a usar o pedal ao menos? O que achou? Na "teoria" pode ser um Vulcano in-the-box, mas e na prática? Sons semelhantes?

    Ismah
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Frankie

    Não muito. Tem muitas diferenças de projeto nos dois esquemas devido a evolução dos projetos e aperfeiçoamento, que podem agregar coisas diferentes em peças iguais. Tive que pausar esse projeto em função de saúde e desse tópico aqui.

    Na prática, ainda temos o power e os falantes. Diria que não é o Vulcano no pedal (nem creio ser a ideia). O pedal é um pouco extremo na minha opinião, Ch1 é 8, e Ch2 é 80. Não é alto ganho, mas achei a diferença brusca demais. É só opinião por gosto mesmo, poderia corrigir bem o "problema", com um compressor na entrada.

    Frankie
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Ismah

    Mas e no quesito timbre? Bom? Vale a pena? Meu maior interesse é o canal de maior saída. Com um "TS" empurrando, chego a timbres mais pesados? Se sim, pesado quanto (alguma referência)?

    E ah, lembra de fato um drive valvulado, mesmo que de longe? Abraço!

    Ismah
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Timbre vale, não sei se soaria bem com o booster na frente. Não considere hi-gain, a válvula é de alta frequência (usada em RF), isso dá um toque especial pra trabalhar nos agudos.

    lembra de fato um drive valvulado, mesmo que de longe?

    Sim, mas isso é relativo... Não se consegue diferenciar tão facilmente um pedal analógico de um amp.

    Frankie
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Ismah

    Hum, entendi. Tô quase comprando um... Vi também o Behringer VT999 Tube Monster, mas negada toda manda troca a válvula que vem por ser ruim e tals, enfim.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dissecando um Meteoro Revolution Tube Drive (RTD)