> FOnte para meu SET - com folga de potencia com preço adequado < o Que acham?

Autor Mensagem
Fernando de almeida
Veterano
# jun/15 · Editado por: Fernando de almeida


Galera, estou naquela velha e constante saga de "fechar o set" (fechar de verdade acho que nunca vou conseguir, mas estou prestes a deixar o set de uma forma que não vou alterá-lo por um bom tempo) ...

Já estou com todos os pedais e agora estou trabalhando o case e a FONTE ...

> Falando na fonte, pesquisei várias marcas nacionais e importadas de fontes para pedais tanto quanto seu modo de funcionamento (parte eletrônica) quanto características de fornecimento de energia e, como eu sempre achei, nenhum marca/modelo é tão boa que não possa ser substituída por outra ...
> Outro fator foi que sempre achei que os preços de fontes para pedais são absurdamente caros ... caríssimos ... por melhor que a fonte possa ser, nenhum modelo do mercado justifica o preço ... É um absurdo que uma fonte para pedais que forneça entre 1 e 2 Amperes custar de 100,00 a 500,00 (dependendo da marca/modelo)...
> Então comecei a pesquisar outras fontes (isso mesmo, fonte é fonte - não existe nada de específico para pedais em fontes de pedais ... fonte para qq outro aparelho, se tiver a tensão/corrente/pinagem igual ao de um pedal, pode ser usada em pedal) e cheguei em algo que eu considero mais adequado (tanto o funcionamento quanto o preço) ... E cheguei nas fontes geralmente utilizadas para CFTV ....

A fonte:
>> É uma Fonte Chaveada Estabilizada;
>> Possui modelos que fornecem várias tensões - penso em usar a de 12V;
>> Possui ajuste de tensão que pode variar de 9,5V à 13,5V;
>> Os modelos fornecem correntes de 1A à 30A;
>> PREÇO - uma de 12V/30A custa menos de R$80,00 - ESSE CUSTA 60,00 .

Pretendo pegar esse de 12V/30A a R$60,00 e acrescentar um circuito com a quantidade de reguladores necessários para alimentar meus pedais de 9V e puxar os 12V direto para os pedais de 12V.

Circuito regulador de 9V:
http://www.researchcell.com/wp-content/uploads/2009/11/7809-Circuit-Di agram.gif

Terei uma fonte com corrente para empurrar equipamento de potência de 360W (não usarei nem 10% dessa potência) - ou seja, "pulmão" suficiente para alimentar uns 100 pedais ou 2 amplis Mesa Boogie Triple Rectifier com sobra - e pagarei, por toda essa "energia" uns R$100,00 - contando com os circuitos reguladores.


O QUE ACHAM???? É uma boa???


ABR

Fernando de almeida
Veterano
# jun/15 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


Lista de preços de fontes 12V 30A ...
http://lista.mercadolivre.com.br/fonte-12v-30a#D[A:fonte-12v-30a-]

Ismah
Veterano
# jun/15
· votar


Pode pagar menos numa fonte de notebook, e apenas trocar o plug. Sua ideia é minha ideia à algum tempo, mas até que a minha atual queime sem concerto vai ficar assim rsrs

Fernando de almeida
Veterano
# jun/15
· votar


Ismah
Pode pagar menos numa fonte de notebook, e apenas trocar o plug

Pesquisei sobre essas tb ... Elas fornecem no máximo uns 5A ... Por isso eu parti para essa outra ... 30A e 360W ... Eu citei acima em 100 pedais que essa fonte poderia alimentar, mas se for pensar em pedais simples, dá pra chegar nuns 500 pedais ...

Buja
Veterano
# jun/15
· votar


Fernando de almeida
Eu citei acima em 100 pedais que essa fonte poderia alimentar, mas se for pensar em pedais simples, dá pra chegar nuns 500 pedais ...

Boss Feedback/Booster? Strymon Timeline? Pgitronix Infinity Looper? Fernandes Sustainer? Tudo B0sta!

Coloquei 50 overdrives, 100 distorcoes, 150 boosters e 200 delays em serie ligados no canal sujo do amp e vai ter o sustain infinito que todos os guitarristas da historia sempre procuraram.

E o melhor, a fonte aguenta! hehe


Trollagens a parte, a gente so paga caro quando nao conhece. Se voce sabe que da pra fazer, conhece o esquema pra funcionar, e pode pagar barato, então, faça! Deixe as fontes de 500 paus pra gente ignorante (como eu) que acha que pedal so se liga com fonte de pedal ;)

Ismah
Veterano
# jun/15
· votar


Fernando de almeida

Vc tá ligando quantos pré de amp?

Buja

Em parte vc tem razão. A questão de instrumentos ainda é grave... Existe muito misticismo sobre o tema...

Ismah
Veterano
# jun/15 · Editado por: Ismah
· votar


"Dupro"

Fernando de almeida
Veterano
# jun/15
· votar


Buja

Trollagens a parte, a gente so paga caro quando nao conhece. Se voce sabe que da pra fazer, conhece o esquema pra funcionar, e pode pagar barato, então, faça! Deixe as fontes de 500 paus pra gente ignorante (como eu) que acha que pedal so se liga com fonte de pedal ;)

kkkkk Vou fazer meus testes ... dando certo vou fazer um post explicando como fazer para qq um fazer tb ...



Ismah
Vc tá ligando quantos pré de amp?

Vou ligar isso:
Pedais:
Wavebox Argos (simulador de amplis programável)
Wavebox Triton (Delay e Reverb Programável)
Boss EQ-20 Equalizador de 10 bandas
Boss RC-30 Loop Station
Boss PS-6 Harmonist
Boss PS-5 Pitch Shifter
Boss FV-50L Volume
Ibanez WD-7 Weeping Demon Wahwah
Ibanez TS-9 Tube Screamer overdrive
Zoom MS-50G
Zoom MS-70 CDR
Mooer Hustle Drive
TC Electronic Nova Dynamics
TC Electronic Nova Modulator
Eventide Pitch Factor

Fotos:
http://www.4shared.com/folder/JW9uIC_T/EQUIPOS.html?detailView=0&sortA sc=true&sortsMode=NAME

Ismah
Veterano
# jun/15
· votar


Ainda acho que pode usar 3A sem problemas kkk

Ramsay
Veterano
# jun/15
· votar


Fernando de almeida

Eu jamais compraria uma fonte de 30A pra alimentar pedais, porque se vc estiver usando pedais e calhar da fonte dar defeito, ela ao queimar pode levar junto pra cucuia os pedais que porventura estiverem ligados.
Olhei o consumo da maior parte desses dispositivos e olha o que achei.

As Zoom consomem 4.5 W cada.
As TC Electronic consomem 5W cada.
A Eventide consome 11W.
Para as Wavebox Argos e Triton não encontrei dados, mas, devem, consumir no máximo, o mesmo que a Eventide, ou seja, uns 11/12W cada.
A Boss RC30 gasta uns 5W.
Os demais pedais tem consumo desprezível e juntos gastam uns 3W no máximo.
Somando tudo, dá um total aproximado de 62W e pondo mais uns 20W de folga daria 82W que divididos por 12V daria uma corrente de 6.83 A.
Por isso, uma fonte que forneça 12V e de 7 a 8 A já seria mais que suficiente para alimentar com folga todos esses dispositivos.

LeandroP
Moderador
# jun/15
· votar


Uso poucos pedais. Todos em 9v e somados não chegam em 300mA.

Meu problema com fonte sempre foi de não encontrar espaço na régua de tomadas porque a maioria não possui um rabicho com plugue pra tomada. Ela acaba ocupando o espaço de 2 ou 3 tomadas.

Então comprei uma boa fonte 9v 500mA e retirei ela da carcaça original. Comprei uma caixa Patola (caixa plástica com tampa) e fiz uns esquemas. Tenho uma chave liga/desliga com led. Uma tomada caso eu precise de alguma fonte de 12v pra um pedal específico, entre outras aplicações. Fiz várias saídas com plugue mono pequeno e os rabichos pra ligar nos pedais.

Também instalei um plugue fêmea e uma extensão pra ligar tudo na tomada.

Tenho uma fonte barata. Só precisei adaptar alguns fios pra minha necessidade e tenho uma fonte bem protegida numa caixa resistente, embora tome um espaço maior no meu board. Mas pro que é tá bom demais.

macaco veio
Veterano
# jun/15
· votar


O QUE ACHAM???? É uma boa???
Sua laje vai ficar muito resistente mas cuidado pra ela nao cair com o proprio peso.

Fernando de almeida
Veterano
# jun/15
· votar


Ismah
Ainda acho que pode usar 3A sem problemas kkk
Tô ligado .... tô exagerando ... hehehehehe

Ramsay
se vc estiver usando pedais e calhar da fonte dar defeito, ela ao queimar pode levar junto pra cucuia os pedais que porventura estiverem ligados.
É justamente por isso que estou perguntando aqui ... Pensei em acrescentar no circuito regulador uma parte de proteção extra ...


LeandroP
Uso poucos pedais. Todos em 9v e somados não chegam em 300mA.
Nossa, vc usa o que, 3 pedais??


macaco veio
Sua laje vai ficar muito resistente mas cuidado pra ela nao cair com o proprio peso.
Fala mestre ... Explica aí o "provérbio" (hehehe) acima ... Se der pau na fonte, perco tudo??? Mesmo com o circuito regulador??? Teria algum circuito de proteção para me sugerir para eu acrescentar???


ABR

Fernando de almeida
Veterano
# jun/15 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


Depois da sugestão da galera e de analisar algumas fontes, decidi pegar uma de 12V/10A ... Sei que ainda é "grande" mas já fica mais tranquilo de trabalhar ...

Outra, essa fonte de 12V/10A custa R$30,00 ... A fonte + as mods me sairiam po no máximo R$50,00 ...

Fonte : http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-650828588-fonte-chaveada-12v-10 a-120w-cftv-fita-de-led-som-automotivo-_JM


A agora, o que acham??? Mais tranquilo???

LeandroP
Moderador
# jun/15
· votar


Fernando de almeida

Uso 2 ou 3 distorcedores (oliver overdrive, ibanez ts7, hobbertt simulamp), 1 booster (wow empower), 1 chorus (oliver), 1 delay (analog echo fuhrmann) e 1 spring reverb (landscape). Só utilizo outro efeito se for realmente necessário. Se pudesse não usaria nenhum :p

macaco veio
Veterano
# jun/15
· votar


E' muito pedal numa fonte so, ainda por cima uns de 12 e outros de 9v. Dificil de dizer exatamente o que pode acontecer, pode funcionar bem ou pode talvez aquecer demais pois muitos pedais em paralelo pode ser que caia demais a impedancia na saida da fonte, como nao se sabe a impedancia de cada pedal (nao e' a impedancia de entrada, e' a impedancia entre o positivo e terra de cada pedal). Outro detalhe e' que se colocar muitos estabilizadores de 9v em paralelo os pinos 1 e 2 do integrado entram em paralelo (tem que saber se o integrado suporta esse paralelo direto sem nada isolando entre eles) e eles ainda em paralelo com os pedais de 12v. Sao apenas suposicoes, nunca fiz e nem nunca faria uma parafernalia dessa (eu usaria duas fontes), A unica coisa parecida que fiz foi usar bateria recarregaveis (daquela pilhas grandes) em serie formando 9v ligadas em paralelo direto numa fonte de 300mA (com pequeno resistor no meio), ao mesmo tempo que a fonte carregava, o conjunto todo alimentava os pedais. Eu fiz isso pra uma banda pois era um tal de cair a voltagem (liga e desliga no palco sem querer) sujeito a queimar os pedais. As baterias ainda ajudavam a diminuir o hummm. Espero que voce monte e de certo e bote aqui os resultados.

Ismah
Veterano
# jun/15
· votar


macaco veio

unica coisa parecida que fiz foi usar bateria recarregaveis (daquela pilhas grandes) em serie formando 9v ligadas em paralelo direto numa fonte de 300mA (com pequeno resistor no meio), ao mesmo tempo que a fonte carregava, o conjunto todo alimentava os pedais.

explica mais esse sistema aí?

quanto à impedância capacitores atuando como buffer?

Fernando de almeida
Veterano
# jun/15 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


macaco veio
pode talvez aquecer demais pois muitos pedais em paralelo pode ser que caia demais a impedancia na saida da fonte, como nao se sabe a impedancia de cada pedal
Mestre, me corrija se eu estiver equivocado .... mas a impedância entre o positivo e negativo do pedal está diretamente ligado à Intensidade da corrente (indicado pelo fabricante) que o pedal utiliza quando está em funcionamento, não???
E, caso eu esteja certo, a impedância entre o positivo e negativo do pedal poderia ser calculado utilizando a tensão/corrente de funcionamento do pedal ... Logo, a tensão/corrente de saída da fonte pode ser trabalhada conforme as "n' impedâncias dos pedais em paralelo (seja dos pedais como dos circuitos reguladores), logo, a soma das correntes dos pedais deve estar igual ou menor que a corrente da fonte e como está em paralelo, a tensão é a mesma ... O que vc acha??? O raciocínio deve ser por esse caminho???


Sao apenas suposicoes, nunca fiz e nem nunca faria uma parafernalia dessa (eu usaria duas fontes)
Duas fontes vc acha mais seguro??? Pensei nisso tb ... Existem umas fonte 9V 3A por uns 30,00 (acho que é para notebook) ...


Ismah
unica coisa parecida que fiz foi usar bateria recarregaveis (daquela pilhas grandes) em serie formando 9v ligadas em paralelo direto numa fonte de 300mA (com pequeno resistor no meio), ao mesmo tempo que a fonte carregava, o conjunto todo alimentava os pedais.
explica mais esse sistema aí?

Oi fera ... ele deve ter comprado suporte para pilhas (vende isso em qq loja de componentes eletrônicos) que caiba 6 pilhas de 1,5V em série - e ele colocou pilhas recarregáveis ... Para alimentar as pilhas, ele usou uma fonte com um resistor de pequena resistência em série (só pra não ligar a fonte na "cara" das pilhas) ... Para os pedais, ele puxou os fios direto do negativo e positivo das pilhas e não da fonte ... (foi isso que eu entendi) ...

Ismah
Veterano
# jun/15
· votar


Também entendi, mas não entendi a lógica de tudo isso.

macaco veio
Veterano
# jun/15
· votar


Fernando de almeida
entendeu certo, exatamente. eram pilhas grandes.
a impedancia neste caso se relaciona com a resistencia interna conforme a complexidade do circuito, o numero de componentes e valores desses componentes e claro tem a ver com amperagem de certa forma pois o circuito divisor interno (quando e' calculado) se baseia no consumo do circuito. Dando um exemplo, tem um divisor com resistores que divide os 9v entre o 4,5v e o zero, os valores desses resistores geralmente podem ser quaisquer valores iguais pra fazer a divisao. Supondo que usaram dois de 10k , quando houver mais pedais em paralelo esses 10k cai pra 5 e assim por diante. Nunca se sabe quais valores foram usados porque teria que ver o esquema de cada pedal. Os valores deveria ser calculados de acordo ou em funcao da corrente consumida e resistencia de todo o circuito mas na pratica usam entre 10k a 47k e nem vai fazer diferenca se usar maior o menor resistor, mas no somatorio de varios pedais poderia cair o valor a um valor muito baixo. E' dessa resistencia ou impedancia que eu me refiro. Nao e' uma coisa que afete a ponto de nao poder ser usado mas com 15 pedais ou mais pode ser que fonte sofra um pouco. Nos antigos pedais da boss as fontes nunca iam direto no divisor sem antes passar por um resistor de 470 ohms que inclusive faziam os pedais nao acenderem bem o led quando ligados sozinho (nao sei se alguem se lembra) depois a boss mudou toda essa protecao.

macaco veio
Veterano
# jun/15
· votar


a logica e' que a coisa funciona como um no-break de computador.

Ismah
Veterano
# jun/15
· votar


E qual a ideia de por uma "carga" na fonte?

Fernando de almeida
Veterano
# jun/15 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


Ismah
E qual a ideia de por uma "carga" na fonte?
É uma carga (resistencia) bem baixa ... quase insignificante ...
Serve para não acontecer o lance de ligar um gerador (fonte) direto na "cara" de outro gerador (pilha) ...
Se ligar direto, um paralelo com o outro (supondo que as pilhas estejam já carregadas) e porventura a energia oscilar e a fonte fornecer mais tensão, a pilha poderia "dar pau" ou pior, poderia ferrar os pedais (pois também receberiam essa variação direto)...
O resistor de pequeno valor, em série com a fonte, serve justamente para "aliviar" essa ligação que seria direto da fonte em paralelo com a pilha ... A princípio representa um consumo , SIM, porém um consumo muito pequeno diante da proteção que proporciona ...
Esse sistema é similar ao que o macaco veio disse - "a logica e' que a coisa funciona como um no-break de computador." - de forma mais simplificada, mas é similar ao funcionamento de um Nobreak (esse possui uma bateria interna e o circuito ac/dc não é ligado direto na bateria) ...

Fernando de almeida
Veterano
# jun/15
· votar


macaco veio
Nos antigos pedais da boss as fontes nunca iam direto no divisor sem antes passar por um resistor de 470 ohms que inclusive faziam os pedais nao acenderem bem o led quando ligados sozinho (nao sei se alguem se lembra) depois a boss mudou toda essa protecao.
Já tinha ouvido falar, mas nunca vi um ... Tem que ser pedais boss dos anos 80 ou 70 pra ver isso???

macaco veio
Veterano
# jun/15
· votar


ate 85 eu tenho certeza mas a partir dai nao sei quando a boss mudou.

macaco veio
Veterano
# jun/15
· votar


ate 85 eu tenho certeza mas a partir dai nao sei quando a boss mudou.

rafael_cpu
Veterano
# jun/15
· votar


Fernando de almeida
Realmente o preço da maioria das fontes para pedais é salgado.
Já fez o teste?
Espero que tenha dado certo :)

Eu, temerário, uso duas fontes: uma para os pedais ligados ao imput e outra para os que estão no loop.

T+

Fernando de almeida
Veterano
# jun/15
· votar


rafael_cpu
Já fez o teste?
Espero que tenha dado certo :)

Sim já testei e DEU CERTO ... A fonte eu peguei emprestado de um camarada, liguei e testei por 2 semanas e tudo foi 100% OK ...



Eu, temerário, uso duas fontes: uma para os pedais ligados ao imput e outra para os que estão no loop.
Desnecessário ... Se uma fonte der conta, pode usá-la para todos os pedais ...



Ainda não fechei o formato definitivo ... Vou estudar mais algumas opções e definir ... Mas a princípio o que eu citei aqui funcionou

rafael_cpu
Veterano
# jun/15
· votar


Fernando de almeida
Sim já testei e DEU CERTO ... A fonte eu peguei emprestado de um camarada, liguei e testei por 2 semanas e tudo foi 100% OK ...

Ainda não fechei o formato definitivo ... Vou estudar mais algumas opções e definir ... Mas a princípio o que eu citei aqui funcionou

Ótimo! Parabéns pela iniciativa e valeu por compartilhar!
:)

Eu, temerário, uso duas fontes: uma para os pedais ligados ao imput e outra para os que estão no loop.
Desnecessário ... Se uma fonte der conta, pode usá-la para todos os pedais ...

Não me expliquei bem... sou temerário de me aventurar como você na eletrônica... acabo me socorrendo na solução clássica, já mencionada pelos colegas em posts anteriores: uso duas fontes.

É que por causa da daisy chain fica mais fácil dividir 4+4.

T+

Ismah
Veterano
# jun/15
· votar


Dando um up maroto... O que vc concluiu Fernando de almeida?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a > FOnte para meu SET - com folga de potencia com preço adequado < o Que acham?