[Dúvidas] OCD como booster / som limpo

    Autor Mensagem
    guiisurian
    Membro Novato
    # mai/15


    Fala galera, tudo bem?

    Estava afim de comprar um pedal de distorção mais suave, mais orgânico, para fazer sons limpos e tal... Então pensei no OCD, por ler muitas coisas positivas a respeito da dinâmica do mesmo. Também gostaria de uma distorção mais pesada, usando OCD como boost.

    Antes das dúvidas, os equipamentos que tenho:
    Epiphone LP Bullseye >> Afinador >> CryBaby CFH >> Jackhammer >> Metal Core Boss >> DD7 Boss >> Loop Station >> Laney LV300Twin

    Dúvidas:

    1- Alguém sabe se é uma boa (já testou?), usar o OCD como booster do JH1? Quais as impressões de quem já testou? Obs.: Não tenho como testar ao vivo, não acho loja que venda o OCD.

    2- As características do som do JH1 (modo OD), com booster do OCD, resultaria em algo mais parecido com um OverDrive ou com uma distorção?

    3- Para ambas as funções (booster e som limpo), qual dos pedais vocês preferem: OCD ou TubeScreamer? (os pedais me soaram bem parecidos, em alguns reviews do youtube). Tem algum outro pedal que vocês conheçam que cumpra bem essas funções?

    Por serem dúvidas um tanto quanto específicas, não achei algo consistente sobre elas na busca.

    Obrigado pela ajuda! Abraços!

    Tom Simon
    Membro Novato
    # mai/15
    · votar


    Não sei responder às questões 1 e 2. Sobre a 3, eu tentaria o Maxon OD-9 como booster.

    BrunoRodrigues
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    guiisurian

    1. Se bem equalizado não há problemas.

    2. Overdrive.

    3. Minha escolha: Fire Power Booster

    Abç ! ! !

    Iversonfr
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    guiisurian
    Tem algum outro pedal que vocês conheçam que cumpra bem essas funções?

    A Xotic tem o trio RC, AC booster e o BB preamp que vale dar uma olhada já que está vendo pedais no nível dos OCDs.

    Ramsay
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    guiisurian

    O OCD tem muito ganho pra funcionar como pedal de booster de pedais high-gain como os Jack Hammer e Metal Core e com ele o som ficaria muito embolado e desagradável.
    Para empurrar o som com qualidade, o ideal seria ou um Ibanez TS-9 ou um Boss SD-1.

    Ismah
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    guiisurian
    usar o OCD como booster do JH1?

    Já, tenho o Blacksnake Obsession Drive (OCD clone).
    Não me agradou porque o OCD tende à embolar facilmente. Eu uso ele como overdrive para bases, riff's e solos sem destaque com drive.

    Eu classifico ele como Marshall in a box. O modo HP, lembra um JTM45 ou Plexi no talo: bem cara do som do ACDC (lá tem outras coisas antes do amp, mas não é o caso). Já o LP, lembra um JCM, complete stack, com graves protuberantes. É a passagem de um low gain, para um mid-high gain. O LP soa no limite pra um distortion.

    As características do som do JH1 (modo OD), com booster do OCD, resultaria em algo mais parecido com um OverDrive ou com uma distorção?

    Como um overdrive midgain, mas muito embolado.

    Para ambas as funções (booster e som limpo), qual dos pedais vocês preferem: OCD ou TubeScreamer?

    OCD não tem som limpo... Ou usa como overdrive, ou como booster.

    Tem algum outro pedal que vocês conheçam que cumpra bem essas funções?
    Sinceramente, eu gosto de cada macaco no seu ganho, então meu primeiro impulso é LBP1 + OCD/OD1.

    Pra teu caso então, usaria um EHX PlexiTone (2ch - boost + overdrive) ou um distortion, como o citado Fire, Boss DS1, MXR Distortion+, ou mesmo um fuzz ao estilo do BigMuff (uso assim). Assim deixando o "marechall" pra overdrive apenas.

    BrunoRodrigues
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    Ramsay
    "Para empurrar o som com qualidade, o ideal seria ou um Ibanez TS-9 ou um Boss SD-1"

    Eu usava um SD-1 com pedaleiras (multiefeitos - Boss e Digitech) e soava super bem, do jeito que queria, mas quando parti pro set 100% analógico não me adaptei com o amarelinho pra crunch e/ou boost - Hj tá parado na coleção...

    Incrível, pois não conheço outro caso de guitarrista que não se adaptou ao SD-1.

    Abç ! ! !

    guiisurian
    Membro Novato
    # mai/15
    · votar


    Obrigado pela ajuda galera!

    Eu realmente gostei do timbre do OCD e do TubeScreamer. Eles funcionariam bem juntos? Um empurrando o outro? Tem alguma diferença do TS9 para o modo TS9 do TS9DX?

    Obrigado denovo!

    Abraços!

    Ismah
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    Boa pergunta.

    vintagentleman
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    guiisurian

    Tenho os dois e já usei juntos. Se BEM EQUALIZADO dá para tirar um timbre de Guns com essa combinação. Fica bem legal. Mais pesado que isso, já embola tudo e aí recomendo um Sansamp GT-2.

    O segredo é maneirar no ganho de um deles, tipo até 1/4 da abertura do Knob, e pôr o outro a até 3/4. Fica bem mais pesado que com somente um com o ganho total.

    Se abusar é um horror. Microfonia e aquele som oscilante, como que um hummm recortado.

    BrunoRodrigues
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    vintagentleman

    Incrível a "dificulidade" pra entender.

    Citei na primeira postagem "1. Se bem equalizado não há problemas" e agora vc frisou em letras garrafais "Se BEM EQUALIZADO".

    Não duvido que venha a terceira pergunta sobre a mesma coisa...

    Ismah
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    vintagentleman
    O segredo é maneirar no ganho de um deles, tipo até 1/4 da abertura do Knob, e pôr o outro a até 3/4. Fica bem mais pesado que com somente um com o ganho total.

    Lembrando que isso está atrelado ao nível de saída da guitarra!!! Uso o OCD clone, com ganho em 11hs no modo HP, e só da um overdrive leve no som, porque tem saída baixa, ligar uma Les Paul, já vira um Plexi no talo...

    vintagentleman
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    Ismah
    Lembrando que isso está atrelado ao nível de saída da guitarra!!!

    De guitarra para guitarra muda toda a equalização. Normalmente humbuckers alcançam maior nível de distorção com o mesmo ganho.

    Recentemente porém, equipei uma SX de ash com singles Fender Custom Texas. Olhem, a guitarra encara hard rock de boa...

    Filippo14
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    guiisurian
    Mad Professor Sweet Honey foi o que eu achei melhor para boost ou timbre crunch para empurrar outras distorções, muito organico e definido.

    Ismah
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    vintagentleman

    Eu uso HSS para hard rock e venho me saindo bem. Pena que cometi a gafe de pegar um HB muito parrudo para os dois singles... o coitado tá quase dentro do escudo :P

    vintagentleman
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    Ismah

    Tem certeza que não é problema nos pots? Já vi diferenças nas alturas dos pickups para compensar saídas distintas. Mas se for assim como você está dizendo, algo está errado.

    Ismah
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    vintagentleman

    Foi mais força de expressão, mas obrigado pela preocupaçã...

    A elétrica eu refiz toda. O mHB é um 59'Rails, enquanto os singles são S2. São saída média, e uso eles baixos (ponte 5mm e meio 3mm) pra soarem com baixo ganho (vintage). Só coloquei o mHB por força da nescessidade de uma guitarra versátil, já que se toco é como free lancer, e sabe Zeus o que vai vir...

    BrunoRodrigues
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    Como são as coisas:

    Pra mim já serve muito a configuração HSS com o H se sobressaindo. Em outro caso - como o citado acima - já é tratado como "gafe". Claro que cada "causo" é um "causo".

    Abç ! ! !

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [Dúvidas] OCD como booster / som limpo