Show com ampli "da casa" e meus pedais. Como lidar com headroom diferente.

    Autor Mensagem
    francisco2004
    Veterano
    # abr/15 · Editado por: francisco2004


    Pessoal,

    Vou tocar num casamento e vou ter um Fender Twin à disposição. No estúdio, uso o meu Fenderzinho Super Champ XD de 15W (valvulado) ligado numa 4x12" Marshall.

    Como a potência do meu ampli é relativamente baixa em relação ao Twin, o meu timbre fica "quente" a maior parte do tempo. No Twin, imagino que fique muito cristalino. Por exemplo, no estúdio toco Errol, do Australian Crawl, sem nenhum pedal de overdrive. Só na palhetada eu controlo se quero um riff mais saturado ou um lick mais clean. Com o Twin não vou ter isso.

    Queria ver se com um booster eu consigo "empurrar" a entrada do Twin para ficar mais quente... ou de repente um overdrive leve que responda só a palhetadas mais fortes e deixe o som mais ou menos clean. Sei lá... me acertei nessa configuração 15W valvulados + 4x12". Agora não sei como reproduzir esse timbre com um valvulado bem mais potente.

    ogner
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    francisco2004
    Ideal seria tocar antes né...

    Mas se nao der, a saida mais intuitiva e deixar um TS ligado direto. Ajusta na hora lá...Mas deixa-lo ligado direto, um bosster antes pra ter um ganho mais moderado e um drive pra mais overdrive ainda.... E só... :))


    Esse amp é MUITO alto, hehehehehe!!!

    BrunoRodrigues
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    francisco2004

    O jeito é "turbinar" com pedais.

    Boa Sorte ! ! !

    francisco2004
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Pois é... acabei testando uns pedais, entre eles o:

    1. DOD Preamp: não rola... ele é um overdrive leve, porém nada versátil, não é muito sensível à dinâmica.

    2. EHX Hot Tubes (nano): para esquentar o som de um valvulado com muito headroom parece ok, mas ele tem um knob de overdrive que não me empolgou. Poderia ficar fixo na posição 8h para o que eu preciso. Enfim, quase 500 pilas por um pedal de overdrive pouco versátil não rola.

    3. Power Booster da Fire: muito legal, mas como booster para solos. Os controles permitem obter uma sintonia fina no volume dos solos.

    4. Mooer Blues Crab: pedalzinho descompromissado, barato e com um drivezinho mais sensível à dinâmica que o EHX. Fechou. Obviamente, não tem a mesma vibe do meu Super Champ, mas acho que vai quebrar o galho. Dizem que é clone do Bluesbreaker da Marshall... eu gostei... faz uma dupla boa com o meu Boss SD1, que é mais nervoso.

    Discípulo_de_Bafomé
    Membro Novato
    Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
    O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

    abr/15

    "empurrar a entrada do Twin"

    uiiiiiiiiiiiiii

    BrunoRodrigues
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Discípulo_de_Bafomé

    Por que "uiiiiiiiiiiiiii" ? ? ?

    léo2013
    Membro Novato
    # abr/15 · Editado por: léo2013
    · votar


    BrunoRodrigues
    Por que "uiiiiiiiiiiiiii" ? ? ?
    piadinha de duplo sentido de cabaço que vê malícia em tudo kk

    BrunoRodrigues
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    léo2013

    Sim, sim. Só pra ver se ele se "empolgou" com a idéia - kkkkkk...

    francisco2004
    Veterano
    # abr/15 · Editado por: francisco2004
    · votar


    O cara foi longe nessa... erotizou o soquete do amplificador... é, tá precisando dar uma empurrada para se acalmar... hahaha.

    Brincadeiras à parte, o cara da sonorização é um ogro e tem na verdade um Princeton Ultimate Chorus... como são dois falantes de 12", ele chamou de "Twin"... é um Fender com "twin speakers", então para ele é um Fender Twin. Parece piada, mas o cara falou sério.

    A boa notícia é que ele também tem um Meteoro Wector III e uma caixa angulada 4x12 MHA900, também Meteoro. Alguém sabe me confirmar se TODAS as caixas MHA900 são de 8 Ohms ou pode ter uma sorteada que seja de 4? Valeu!

    E não precisam erotizar o "de 4"...

    Ismah
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Discípulo_de_Bafomé

    Tua moral tá ruim mesmo... Ser zoado por um veterano é algo, mas ser zoado por outro novato... Putz...

    francisco2004
    e tem na verdade um Princeton Ultimate Chorus... como são dois falantes de 12", ele chamou de "Twin"... é um Fender com "twin speakers", então para ele é um Fender Twin. Parece piada, mas o cara falou sério.

    O cara entende de PA, luz... Dificilmente se acha em sonorização quem entende de instrumentos em específico... Já vi do cara querendo microfonar bateria digital '-'

    ogner
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    francisco2004
    Velho, se vai ter sonorizacao..PA¿
    Pq nao leva o seu e microfona, ué?

    Ismah
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    francisco2004
    TODAS as caixas MHA900 são de 8 Ohms ou pode ter uma sorteada que seja de 4?

    Caixas com 4 falantes de 8Ω não tem como dar 4Ω ou 16Ω.

    Se vc encara a estrada pode decorar...

    Caixas com 4 falantes de 4Ω resulta apenas em 1Ω, 4Ω e 16Ω.
    Caixas com 4 falantes de 8Ω resulta apenas em 2Ω, 8Ω e 32Ω.
    Caixas com 4 falantes de 16Ω resulta apenas em 4Ω, 16Ω e 64Ω.

    Em último caso, ligue uma caixa com mais ohms que o amplificador. NUNCA o inverso.

    francisco2004
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Ismah
    O cara entende de PA, luz... Dificilmente se acha em sonorização quem entende de instrumentos em específico... Já vi do cara querendo microfonar bateria digital '-'
    É complicado... ele disse que tinha um kit de microfones "Shury"... vai ver é uma marca chinesa clone da Shure. Eu vou levar o meu AKG D5 por via das dúvidas, que aliás acho melhor que o SM58.

    ogner
    Velho, se vai ter sonorizacao..PA¿
    Pq nao leva o seu e microfona, ué?

    Sim, vai ter... me mandaram a foto do palco hoje e está bem bacana. A ideia é microfonar o meu Fenderzinho mesmo. Inclusive microfonei ele no estúdio ontem e ficou "bom". Dá para tocar, mas não curti tanto o timbre dos PAs quanto ligar numa caixa 4x12" ou mesmo usando o falante de 10" dele.

    Por isso quero saber se a MHA900 é 8 Ohms com segurança ou existe alguma versão 4 Ohms. Se for 8, fechou todas. O técnico disse que é 4 Ohms, mas como eu exemplifiquei nos posts anteriores, essa informação não é muito confiável. De repente ele deixa o Wector III em 4 Ohms e está ferrando a própria caixa sem saber.

    Ismah
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Dá para tocar, mas não curti tanto o timbre dos PAs quanto ligar numa caixa 4x12" ou mesmo usando o falante de 10" dele.

    What???

    O técnico disse que é 4 Ohms, mas como eu exemplifiquei nos posts anteriores, essa informação não é muito confiável. De repente ele deixa o Wector III em 4 Ohms e está ferrando a própria caixa sem saber.

    Segundo o site da Meteoro, o amp trabalha em 4Ω e 8Ω. Consequentemente a caixa 4x12" (stack) trabalha em 8Ω, e ligado com o par complementar (8Ω+8Ω) em 4Ω. Se o amp estiver em 4Ω e a caixa em 8Ω, ele vai render 60% da potência que renderia na impedância correta.

    BrunoRodrigues
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Ismah
    "O cara entende de PA, luz... Já vi do cara querendo microfonar bateria digital"

    Certa vez "um cara de PA" disse que eu teria a disposição um Amp Todo Valvulado com 3 Canais, que era só pra levar a guitarra" e tal.

    Chegando lá era um Meteoro Vulcano 50 w só com 1 canal "funfando", sem o knob de ganho e médio.

    Confie desconfiando - sempre ! ! !

    Abç.

    Ismah
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    BrunoRodrigues

    Cara, sonorização a maioria o dono é um filho de sua mãe, orgulhoso que só aperta play na GrandMA que o funcionário virou a noite pra configurar, e emite um sonoro "eu que fiz". Aceita que dói menos.

    Sempre que lidar com sonorização tem que ter contrato, papel passado... Ou tá ferrado... E SEMPRE peça 120% pra garantir que vai ter 80%... SEMPRE que puder, vá visitar o depósito e testar o amp (nem que ligue ele apenas). E se possível leve de seu até o PA.

    francisco2004
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Ismah
    No fim deu tudo mais ou menos certo. Gravei o show no meu Lumia 930, que grava até uns 140dB sem clipar, então deu para ter uma ideia do som do salão. Os PAs estavam mandando muita bateria e teclado e pouca guitarra e baixo (e a minha voz tb).

    Na passagem de som eu já não tinha levado muita fé, mas os caras do som ficam querendo cair fora o quanto antes com desculpas do tipo "temos outra passagem de som agora às 14h". Jura...

    Na guitarra, pluguei o Super Champ XD na caixa Meteoro MHA900 que eles tinham e ficou bacana. Só deveria ter confiado mais no meu ouvido e aumentado um pouco mais o volume da guita. A maior parte do tempo ela não está nem como coadjuvante... ficou muda mesmo. Só em solos quando tava um boost ou usava o humbucker da ponte sem coil tap (nesse caso, aparecia um pouco mais).

    Nefelibata
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    francisco2004

    Posta aí pra gente ver!

    Ismah
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    francisco2004
    PAs estavam mandando muita bateria e teclado e pouca guitarra e baixo (e a minha voz tb).


    Ainda bem que não deu gás. Isso ia gerar muitos vazamentos no palco, o que é pior que uma mix ruim.

    Sobre "PAs", espero que foi um equívoco seu...

    os caras do som ficam querendo cair fora o quanto antes com desculpas do tipo "temos outra passagem de som agora às 14h". Jura...

    Juro que isso é plausível. Mas vcs não deveriam ter aberto mão, eles foram contratados, e vc não tem relação nenhuma com eles terem outro evento. É bom ter um técnico próprio para evitar esses problemas...

    "Ah mas não tem condição de pagar um", poxa, se não tem como ter técnico, é melhor não ter banda... Que adianta investir milhares em estudo, em equipamento, em divulgação, ensaio etc, para ser uma banda boa se o som é ruim?

    Nessas horas é melhor ter um instrumento humilde, uma banda tecnicamente básica, e um som bom.

    Fique de lição o ocorrido.

    Ismah
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Posta aí pra gente ver! [2]

    ogner
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Ismah
    Cooperativismo forte, hein!!!
    Cara, nao me considero um "tocador da noite" com experiencia o bastante, q sei que vc tem, pois trabalha com isso e é técnico. Porém ja acompanhei uma banda bacana de perto fazendo shows RJ/SP direto...

    As 2 duzias de vezes que toquei e precisei de técnico de som ( poucas nao foram legais ) era o caso apenas de uma boa vontade e poucos minutos de profissionalismo... Acho que oq relamente atrapalha a classe é que pouquíssima gente é gabaritada pra trabalhar como um tecnico de som. Geralmente é aquele cara q aprende fuçando, fuçando e fuçando e de repente se torna tecnico...Não que isso não seja um caminho, mas nem sempre da certo....

    francisco2004
    Veterano
    # abr/15 · Editado por: francisco2004
    · votar


    Ismah
    Sobre "PAs", espero que foi um equívoco seu...

    Não entendi... a bateria, a guitarra, o teclado, o baixo... tudo foi microfonado. O grosso do que o público ouvia da banda vinha dos PAs, ou pelo menos uns 70%, talvez menos no caso dos pratos.

    Somos uma banda amadora, no bom sentido, assim como sou fotógrafo amador e revelo filme preto e branco no piso da minha cozinha. Depois, digitalizo as fotos com um scanner Nikon. Muito fotógrafo profissional gostaria de ter a oportunidade de aprender a fazer isso, mas não o faz por não ter tempo para se dedicar. Ou seja, profissional nem sempre é sinônimo de "melhor". Enfim, ser amador não é sinônimo de ser bagaceiro e aceitar qualquer coisa que empurram.

    Sobre técnico próprio, até temos um pessoal da nossa confiança, com os quais não há disputas de ego e o diálogo é tranquilo. Porém, acredito que em formaturas e casamentos, dificilmente seja possível fugir da venda casada entre DJ e sonorização. Sai muito mais barato para o contratante, e até em termos logísticos (evitar confusão com mistura de equipos e técnicos) faz mais sentido. Mas não tenho experiência para afirmar isso. Se for uma banda grande da noite, talvez até consigam isso. Nós somos uma banda de colegas de faculdade. Tocamos juntos há dez anos, mas ensaiamos no máximo duas vezes por semana durante alguns meses quando há perspectiva de shows... às vezes ficamos seis meses ou mais sem tocar.

    Ismah
    Veterano
    # abr/15 · Editado por: Ismah
    · votar


    ogner
    Geralmente é aquele cara q aprende fuçando, fuçando e fuçando e de repente se torna tecnico...

    Esse cara sou eu! AUHAUHAUHAUHAHU

    Acho que todos começaram assim, e depois foram agregando. Mas não faça mais de mim por ser experiente... Ainda falta muito a aprender, sou um entusiasta da guitarra, mas a necessidade me faz entender de outras coisas.

    Sobre a qualidade dos técnicos, é verdade que se tem menos técnicos capacitados pra estes lados... Percebo que é muito 8 ou 80, ou os caras são muito bons, ou muito ruins... O meio termo não existe... Em comparativo, aqui no RS sobram técnicos prostitutos devido à enorme demanda de bandas...

    Independente da existência deles ou não, eu resumo o problema em uma imagem... Veja!


    Cooperativismo forte, hein!!!

    Não saquei bem o que quis dizer com isso... Seja mais claro pra evitar de eu ficar magoado contigo :P


    francisco2004

    Somos uma banda amadora, no bom sentido

    Cara, a diferença entre o amador e o profissional é a fonte de renda. Não me surpreendo em ver que na esquina estão artistas de verdade, no palco profissionais.

    NADA impede vcs de nessa ocasião contratarem um técnico pra fazer bem feito*. Não é porque é só uma vez que precisa ser mal feito... Talvez precisem garimpar um pouco, pra achar um com cachê compatível com o da banda.

    Vc disse tudo com isso: ser amador não é sinônimo de ser bagaceiro e aceitar qualquer coisa que empurram.

    *Considere a hipótese que talvez eu seja apegado demais kkk
    Meu finado pai sempre dizia, que se eu souber que está errado, já basta pra mudar.

    Sobre técnico próprio, até temos um pessoal da nossa confiança, com os quais não há disputas de ego e o diálogo é tranquilo. Porém, acredito que em formaturas e casamentos, dificilmente seja possível fugir da venda casada entre DJ e sonorização. Sai muito mais barato para o contratante, e até em termos logísticos (evitar confusão com mistura de equipos e técnicos) faz mais sentido.

    Sempre é plausível levar seu técnico. Se houver Dj, desfile, strippers e o diabo à quatro... Pra essas horas que cai bem a mesa própria, vc usa no máximo 2 canais da mesa da locadora...

    Misturar técnicos... Não existe isso. Mas é bom ter um padrão para quem é da banda, pode ser um crachá com credenciais (cada um sai por 4 pila aqui).

    a bateria, a guitarra, o teclado, o baixo... tudo foi microfonado. O grosso do que o público ouvia da banda vinha dos PAs, ou pelo menos uns 70%, talvez menos no caso dos pratos.

    E por ser tudo microfonado, que não adiantaria dar gás no teu amp. Tinha que dar gás na mesa. Aumentar teu amp, iria talvez saturar o canal (clipar, distorcer - mas não pense em guitarra) e piorar a coisa.

    Quando disse que esperava estar equivocado sobre PAs, era me referindo a vc usar no plural. Não seria a primeira vez que veria caixas espalhadas até no cagador (banheiro)... Ou seja, minha expectativa era que havia apenas UM PA, e não várias caixas espalhadas.

    francisco2004
    Veterano
    # abr/15 · Editado por: francisco2004
    · votar


    Segue uma amostra...
    https://soundcloud.com/brdevguy/lets-stay-together

    O baixo nessa música é vertical (fretless, elétrico) com captação piezo. Tá praticamente mudo... na melhor das hipóteses, indefinido. Dá para ouvir praticamente só vocal principal e batera. O interessante é que o meu akg d5 privilegia médios e agudos, mas ouvindo a minha voz nas gravações, o "S" está com som de "F", ou seja, faltou agudo na equalização (na música acima faço a segunda voz, identificável em alguns momentos). Em alguns momentos rolaram umas microfonias graves inclusive.

    Ismah
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Normalmente quem sobra nessas horas é o baixo... Vc tinha um acústico, as chances dobram kkk

    To sem fones, mas tá claro que o cara que mixou, curte um pancadão kkkk

    ogner
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Ismah
    Cooperativismo forte, hein!!!

    Não saquei bem o que quis dizer com isso... Seja mais claro pra evitar de eu ficar magoado contigo :P

    Hahehaue!!! Coorporativismo!!
    Que vc mandou logo o amigo empregar um companheiro seu de oficio!! Defendendo a classe!! Sendo cooporativista! :p

    Ismah
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Primeiro que não mando nada, apenas sugeri. E não é por isso, afinal "corro o risco de perder" o nosso técnico devido a poucos profissionais no mercado, mas sim pelo fato que é o erro crasso primordial que as bandas cometem.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Show com ampli "da casa" e meus pedais. Como lidar com headroom diferente.