Como devo ligar meus pedais? "sequencia!!!"

    Autor Mensagem
    Chico Fronza
    Veterano
    # jun/05


    Estou com dificuldade de acertar a melhor sequencia de meus pedais..
    O melhor que eu consegui foi:
    Les paul (com JB e '59 model) -> Cry Baby -> ZOOM GFX8 -> PEAVEY BANDIT.
    AQUI ESTA O PROBLEMA.... tenho um GT-2, um shredmaster, um Boss BD-2 e um GE-7. Devo liga-los em "serie", depois do cry baby seguindo a mesma ordem, ou no loop de distorção da zoom?
    Independente da opção, qual a melhor sequencia entre as dist. e o GE-7?
    VALEU GALERA!

    kelson
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    liga eles na "busca" ha ha ha ¬¬

    Gambá do Rock
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Guitarra -> Cry baby -> Zoom -> ampli (uma configuração "pra mais de boa")

    Outra: Guitarra -> GE7 (eu prefiro o equalizador logo na saída da guitarra, se você for tocar algo bem porrada, coloque depois da distorção ou por último na cadeia. Eu prefiro logo de cara porque no final ainda vai o EQ do ampli) -> Cry baby -> GT-2, shred, BD-2 (tanto faz qual vem primeiro, acho que você vai usar um só de cada vez já que são todos distorções)

    Você pode também, ligar os pedais de distorção no loop da pedaleira ou , se preferir ligá-los em linha entre a guitarra e o ampli. A pedaleira você liga no loop do ampli (só para usar os efeitos) e fica dukaralho.

    Outra: liga tudo em linha separando os analógicos (latinhas) do digital (pedaleira) por um A/B box.

    Minha preferência: Eu usaria as latinhas apenas para gravações, pré produções, etc. e a pedaleira para ensaios e shows (para não ficar carregando uma porrada de coisas, e ligando, e desligando e se fudendo todinho, competindo com o batera para ver que é o mais ferrado para carregar equipamento e para montar e desmontar tudo).

    Nesta GFX-8 você consegue bons timbres (pegue seus pedais "crus" como referência e equalize bons patches para ensaios e shows)

    bem, divirta-se! só aí você vai ter muito trabalho para experimentar tudo.

    Abraço

    Chico Fronza
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    "gambazão!!""
    Valeu cara... vou testar suas idéias! Acho que vou usar as distorções no loop da pedaleira com o ge-7, ou ligar as "latinhas" em linha e a pedaleira no loop do ampli.
    Valeu cara!

    Gambá do Rock
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Abraço...

    Makaha
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Bem, para não criar outro tópico vou aproveitar esse aqui e dar um UP!

    Pessoal, eu to com os pedais abaixo e estou precisando de uma ajuda para fazer a ligação entre eles.

    G9.2tt (duas válvulas)
    Boss OD-3
    Boss DS-2
    Ibanez TS9DX
    Oner Wah
    Dunlop Fuzz Face

    As modulações e efeitos serão utilizadas na G9.2tt. Todas as distorções abaixo eu uso, e to querendo colocar os Boss OD-3 e DS-2 apenas para base, o Dunlop Fuzz Face e o Ibanez TS9DX para base e solos, dependendo do estilo da música. O booster vou utilizar o da pedaleira pois posso escolher entre equalizador ou a opção de booster mesmo, e também acrescentar ganho com outras distorções como a simulação do TS808 que é perfeito, ou um chorus que fica muito bom para solos! O Wah da Oner utilizo mais para abrir o som do Fuzz, deixando o timbre um pouco mais vintage, sendo que ele tem que ficar depois do Fuzz senão não funciona.

    Queria saber se coloco esses pedais antes da pedaleira G9.2tt, no EXT LOOP dela, ou depois da pedaleira. Valeu!

    Makaha
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Up! Dá uma ajuda aí pessoal!

    thmenezes_RJ
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Eu não conheço o esquema da G9.2tt mas acho que seria relevante saber se tem como vc escolher a posição do loop na cadeia de efeitos.

    Se tiver como escolher a posição, coloca em loop, depois do compressor, do wah e do que vc pretende usar como booster. E antes das modulações, delay e reverb. O equalizador acho que tanto faz, vc pode escolher. Soh o pedal de wah que fica meio estranho aih, mas já que vc não usa ele propriamente como wah, acho que não vai ter problema.

    Agora se não tiver como escolher a posição do loop na cadeia... daí eu já não sei cara, o negócio é sair testando no loop, ou em linha, ou usando algum pedal do tipo A/B pra posicionar... sai testando.

    Lembrando que se vc colocar as distorções antes da pedaleira, o wah dela pode ficar esquisito e o compressor pode não ter o efeito que vc deseja. As modulações, por outro lado, tendem a funcionar muito bem. De repente rola se vc desligar o compressor e o wah... Ah, o booster depois da distorção dá volume, não ganho... então pode ser que o booster tb não funcione como vc imagina... só testando mesmo pra saber cara.

    Diino
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    pqp!!!!
    vcs tem mta preguiça de procurar... so pode!
    entra nu site da boss que tem tudo la.
    requer so por no google:

    "ordem dos pedais ligação."

    te garanto q vem 1001 artigos sobre ordem de ligação de pedais

    Blackus
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Eu usaria assim:

    Cry Baby - BD-2 - Shredmaster - GT2 - GE-7 - Zoom - amp

    Makaha
    Veterano
    # jul/08 · Editado por: Makaha
    · votar


    Diino

    Preguiça? Não sei porque a reclamação, peguei um tópico antigo que nem é meu para evitar isso e agora fica parecendo que não se pode mais perguntar. Pra mim esse é objetivo de um forum.
    Se fossem somente pedais analógicos não teria escrito nada, e até concordaria com você. Mas há uma pedaleira valvulada no meio, e isso faz muita diferença. Fui no site da Boss como você falou, lá não menciona o fuzz (que deve ficar antes do Wah) e obviamente não vai mencionar a G9 da Zoom. E não encontrei nenhum lugar no Google falando sobre fuzz no EXT LOOP da G9.2tt, nem aqui no forum. Então, apesar de estar utiilando um tópico de 2005, é um assunto que não existe, e poderia ter aberto um tópico novo se quisesse, com outro nome, claro.

    O problema é que usando a G9.2tt que é valvulada fica mais difícil utilizar alguns drives externos no EXT LOOP dela.

    thmenezes_RJ

    Quando eu coloquei o Fuzz Face no EXT LOOP o som parecia que ia estourar, parecia uma super saturação das válvulas da G9. A melhor definição é que parecia uma implosão, o som praticamente não saía. Reduzi tanto a entrada de sinal do fuzz na entrada do EXT LOOP da pedaleira para evitar isso que o som ficava fraco.

    Resumindo: Fuzz Face não pode ser usado no EXT LOOP da G9.2tt.

    Testei de todas as formas e a que ficou melhor (aliás muito boa mesmo) foi colocando o Fuzz e o Wah logo depois da guitarra e antes da G9.2tt. Fiz três combinações excelentes:
    obs 1: em todos os casos coloco o drive do fuzz no máximo, sendo a quantidade de distorção regulada pela guitarra, normalmente fechando o knob em 1/4, e sempre com Wah todo aberto.

    1º) Fuzz Face > Wah Oner - Muito vintage, cheio de agudos (tem que regular um pouco no equalizador), um pouco estalado, muito ataque e som metálico das cordas. Ótimo pra uma base mais clássica.

    2º) Fuzz Face > Wah G9.2tt - Praticamente igual ao 1º com um pouco menos de tudo.

    3º) Wah Oner > Fuzz G9.2tt - Esse é perfeito pra solos! Sai um som tube fantástico, bem macio, ataque bem baixo, agudos em destaque, som metálico das cordas, não estala!

    4º) Fuzz G9.2tt >(nos dois sentidos)< Wah G9.2tt - Esse é o que menos gostei por não se conseguir controlar o drive pela guitarra. Fora isso o som que sai não fica muito legal.

    No EXT LOOP vão ficar o DS-2, OD-3 e TS9DX, nessa ordem. Esses não apresentaram problemas com a "implosão" que mencionei.
    Dá pra escolher a posição na cadeia de efeitos sim. O padrão é:
    IN > COMP > WAH/FX1 > [EXT LOOP > ZNR > PRE AMP > EQ > CABINET] > MOD/FX2 > DELAY > REVERB. Pode-se colocar a seção PRE AMP (tudo que marquei com negrito) logo depois do COMP, ou logo depois do DELAY. Ou ainda logo depois do DELAY sendo que o WAH/FX1 fica depois da seção PRE AMP.

    Se alguém tiver mais alguma sugestão ou souber explicar o porque de ter acontecido essa "implosão" vou ficar grato! Valeu pessoal!!

    DotCom
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Blackus
    Essa já foi respondida, agora a dúvida é outra, de outra pessoa.

    DotCom
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Makaha
    A "implosão" é simples de explicar. O Fuzz Face é muito sensível a variações de impedância, e essa "mágica" de limpar o drive com o pot da guitarra só funciona por causa dessa "deficiência" dele.
    Quando você coloca um buffer antes dele (ou, no caso da pedaleira, pior ainda: um pré), você perde toda essa característica dele (como você mesmo percebeu).

    Bom, eu deixaria o wah e o fuzz de fora, e tacava todo o resto no loop da pedaleira. A ordem desses pedais no loop você já sabe como colocar.

    Makaha
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    DotCom

    Massa! É exatamente isso que to fazendo.

    Coloco assim:
    Fuzz >Wah > G9 > AMP

    E no EXT LOOP:
    DS-2 > OD-3 > TS9DX

    Mas eu não entendo o que é esse "buffer".
    O que é? O que faz? Qual a função?

    Diino
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Makaha
    lá não menciona o fuzz (que deve ficar antes do Wah)

    fuzz antes do wah?
    tb pode ser.
    tem varias maneiras de se ligar os pedais.
    o wah é o 1º de todos. quase sempre.

    mas vc tem q ter em mente o seguint.

    pedais q alteram o timbre 1º
    wah, oitavador, pitchsifter

    pedais de distorção por 2º
    (fuzz, overdrive, higain... é tudo distorção porra) todos eles distorcem o sinal de alguma forma.

    compressores, noisegates, noisesustainers, eq's por 3º

    modulações por 4º.

    delay e reverb por ultimo.

    pronto.
    ;)

    Mas eu não entendo o que é esse "buffer".
    O que é? O que faz? Qual a função?

    buffer é o seguinte.
    ele diminui a impedancia do sinal para nao haver perdas. por isso é recomendado q vc use o menor cabo possivel.
    qdo o sinal viaja pelo cabo ele perde agudos, perde dinamica fica estranho em geral.
    isso pq o sinal sai dos captadores com uma impedancia alta
    entao o buffer faz justamente que o sinal fique com uma impedancia baixa para q ele possa viajar pelo cabo sem haver perdas.
    se vc usa mtos pedais, é recomendado q use um buffer por 1º justamente para nao ter tantas perdas...
    ;)

    Makaha
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Diino

    Fuzz Face antes do Wah
    Antes de eu ter o Fuzz Face tinha lido em algum lugar do Forum falando sobre a polaridade dele. Os polos do Fuzz Face da Dunlop são NPN (negativo - positivo - negativo), ao contrário dos pedais atuais que são feitos com os polos PNP (positivo - negativo - positivo). Ao que parece é uma característica única desse da Dunlop e que que por causa disso ele tem que ser o 1º pedal. Depois que comprei experimentei colocar o Fuzz depois do Wah e percebi que o Fuzz engole todo o sinal do Wah, parece que o Wah nem está ligado. Quando coloquei o Fuzz antes do Wah aí sim veio o som. Não são todos os fuzz que precisam ser o 1º. Que eu saiba apenas e especificamente esses da Dunlop.

    Não entendi uma coisa: compressor antes dos drives? Já vi gente falando isso também, mas também falando o contrário. Qual a diferença? O que soaria de diferente?

    O que é impedância? O que ela faz para que ocorra a perda de sinal?

    Valeu mesmo!

    DotCom
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Makaha
    Compressor antes dos drives dá mais sustain.
    Não vejo muita utilidade depois dos drives, a não ser dar mais ruído.

    Quanto a impedância, procura no google, ele vai dar uma boa explicação.
    Mas basicamente, é o seguinte: Quanto maior a impedância entre a guitarra e o input do ampli, mais agudos você estará perdendo, porque essa impedância "pesa" no captador (esse problema ocorre em instrumentos PASSIVOS, os ativos não sofrem com isso).
    Quando você usa um buffer, ele "descarrega" o captador, que passa a soar mais brilhante. Claro, essa diferença pode não ser perceptível, e o buffer tem que ser de boa qualidade, senão ele pode até piorar o sinal.

    Guitarras ativas não sofrem com isso porque já tem um buffer embutido.

    Makaha
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    DotCom

    Ok! É que como o Diino tinha colocado o compressor depois dos drives eu queria saber a diferença.
    Quando chegar em casa de noite eu dou uma olha no google sim!

    Valeu pelas explicações!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como devo ligar meus pedais? "sequencia!!!"