Voltagem x Headroom

    Autor Mensagem
    Naloxone
    Veterano
    # jan/08


    Se em pedais de booster, usando-se voltagens maiores alcança-se mais headroom e com voltagens menores menos headroom, com pedais de overdrive/distorção essa coisa é também verdadeira?
    Tipo, se o pedal é feito pra operar com 9v (sei que não posso usar voltagem maior que essa pois poderia estragar o pedal), caso eu use uma fonte de menor voltagem (4,5 volts, por exemplo) haverá maior ganho no pedal?

    B.Frusciante
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    O que seria Headroom?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Naloxone
    Uma coisa nada tem à ver com a outra, se vc usar 4,5v num pedal para 9v. ele simplesmente não funcionará.
    Abç

    Ultra.Fuzz
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: Ultra.Fuzz
    · votar


    B.Frusciante
    Basicamente o maior volume antes de começar a distorcer... Bem basicamente seria isto.

    Naloxone
    Em alguns pedais é possível usar 12v ou 18v ou...

    Nos Fulltone por exemplo até ele mesmo indica fazer isto, mas eu não sairia experimentando isto sem ter boa noção de eletrônica e conhecimento do circuito do pedal em questão.

    Naloxone
    Mauricio Luiz Bertola

    Alguns (de overdrive/distorção/fuzz) até funcionam, mas ficam com aquele som de bateria acabando...

    Tem gente que gosta deste tipo de som, em geral a maioria dos pedais fica soando como um Fuzz mais bizarro.

    Não sei exatamente se aumenta a distorção (ou pelo menos da maneira que se pensa normalmente em aumento de distorção), mas a resposta começa a ficar estranha depois de um certo limite: como se tivesse um gate ativado cortando o som.

    Não muito diferente do que se consegue com alguns pedais como o Ibanez FZ-7 e o Zoom UF-01 (ou o Zvex Fuzz Factory e o Sinister Analog/Tonefactor Ultra Lord pra quem gosta de "boutique").

    Naloxone
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    OK, Mauricio. Foi uma viagem minha.
    Não entendo de eletrônica.
    É que vejo alguns pedais de clean boost que podem funcionar com voltagens diferentes, à exempo do Barber Launch Pad. Segundo os fabricantes, o uso de voltagens maiores proporciona maior headroom...

    Naloxone
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Ultra.Fuzz
    Alguns (de overdrive/distorção/fuzz) até funcionam, mas ficam com aquele som de bateria acabando...

    Tem gente que gosta deste tipo de som, em geral a maioria dos pedais fica soando como um Fuzz mais bizarro.


    Exato, foi isso que eu andei lendo por aí também...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Ultra.Fuzz
    É, mas com 4,5v o pedal simplesmente não vai funcionar.
    Isso que vc está falando ocorre com bateria gasta, mas a variação de voltagem é pequena. O som fica "granulado" e sem sustentação.
    Abç

    Ultra.Fuzz
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: Ultra.Fuzz
    · votar


    Naloxone
    Neste tem uma parte sobre headroom:

    http://www.beavisaudio.com/techpages/PoweringPedals/index.htm

    Tem um projeto para uma fonte com simulador de bateria gasta:

    http://www.beavisaudio.com/Projects/DBS/

    Fonte da Voodoo Labs - "battery sag" (acho que é este o nome da função):

    http://www.voodoolab.com/pedalpower_2.htm

    Mauricio Luiz Bertola
    A fonte da Voodoo vai de 4v até 9v e lembro de ter visto alguns comentários sobre certos pedais funcionando com menos de 5v, mas eu realmente entendo pouco de eletrônica pra discutir muito acerca do tema.

    Granulado e sem sustentação é certamente uma descrição mais precisa.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Voltagem x Headroom