Digitech TRIO Band Creator

Autor Mensagem
rsf
Veterano
# mar/17 · Editado por: rsf
· votar


JJJ

Desanimei do tópico... rs



kkkkkkkkkkk

MauricioBahia
Moderador
# dez/17 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Registrando o susto.

Tava aqui, de boas tocando o Trio por uns 40 min. Parei, fui desligar o "circo" e quando peguei na fonte ela tava muuuito quente! Vi que eu tinha feito uma merda pois estava plugada uma Dunlop de 18v no Trio que deveria receber apenas 9v!! Tudo fonte "preta", parecida e, na pressa, sem atenção, peguei a errada. O Trio sobreviveu, felizmente!

Depois eu pensei "Pq os fabricantes só usam preto nas caixas das fontes?" Bem que, assim como os podais, poderiam fazer um "bossa", pelo menos nas cores, pra que as fontes ficassem diferenciadas.

Obrigado Digitech por esse cuidado com os descuidados...

UFA!!!!

JJJ
Veterano
# dez/17
· votar


MauricioBahia
Dunlop de 18v

Só o dobro só.... bobagem... hehehe... Deu sorte, hein?!

Curiosidade: essa fonte de 18 é pra quê?

Buja
Veterano
# dez/17
· votar


MauricioBahia
JJJ


Nao entendo bulhufas de eletronica....gostaria de entender.
Mas se uma fonte consegue entregar mais do que um pedal precisa, nao era pra dar problema....
Certo?!

Tipo...se meu pedal pede 9v, e eu entrego 18v pra ele, ele usa 9v, e os outros 9v que fica sobrando na fonte, acaba se transformando em calor.

No meu entender, o risco que correu foi da fonte queimar e nao do pedal.
Certo?!

Agora se eu fizesse o contrario....meu pedal pede 18v e eu entrego 9v, ele vai funcionar mal mal na metade da potencia, e pode queimar.
Certo?!

strinbergshredder
Veterano
# dez/17 · Editado por: strinbergshredder
· votar


Buja
Tipo...se meu pedal pede 9v, e eu entrego 18v pra ele, ele usa 9v, e os outros 9v que fica sobrando na fonte, acaba se transformando em calor.

No meu entender, o risco que correu foi da fonte queimar e nao do pedal.
Certo?!

Agora se eu fizesse o contrario....meu pedal pede 18v e eu entrego 9v, ele vai funcionar mal mal na metade da potencia, e pode queimar.
Certo?!


Na verdade, não é bem assim velhão...

Tô bem enferrujado, ja que estudei a eletronica no meu ensino médio só rsrsrs

Salvo engano é assim: a fonte entrega 18V, ponto. Se o circuito funciona a 9V, os componentes do circuito vão funcionar, pq eles recebem 9V, porém os 9V a mais também chegarão ao circuito, e eles sim vão dissipar esses 9V extras em forma de calor, fazendo com que ao longo do tempo, em um determinado ponto, eles queimem, principalmente se forem mais sensíveis, como transistores, CIs, etc. Nesse caso a fonte não está em risco, pois está funcionando com folga enorme, e mesmo assim tem alguma carga pra alimentar.

Um exemplo similar é o de um LED, com a diferença que ele não dissipa calor, mas sim luz. Dependendo da cor do LED, ele funciona idealmente numa tensão X. Um led azul, por exemplo, funciona idealmente na tensão de 2,7V. Se vc liga ele com uma bateria CR2032, de 3V, ele acende quase no seu funcionamento ideal, e brilho "padrão". Se vc colocar 2 dessas baterias em série, totalizando 6V, ele acende, e brilha bem mais forte, porém funcionará por um tempo muito mais reduzido até queimar, e assim sucessivamente.

Já no caso contrário (pedal em 18V e a fonte de 9V), o pedal pode até ligar, mas não vai funcionar como deveria, ou então nem vai ligar, mas não tem risco de queimar não, a não ser que o dispositivo que recebe os 9V fique num "liga-desliga" frenético por causa da pouca tensão. É o que acontece em casa por exemplo quando a tensão cai, mas não o suficiente pra desarmar os disjuntores.. a luz fica fraca, mas ainda funciona, mas tem aparelho que desliga pq não consegue operar numa tensão muito abaixo do especificado. Agora, se tiver oscilando muito, aí dá risco de queimar.

ps: Alguem mais entendido me corrija se eu estiver errado rsrsrs

Buja
Veterano
# dez/17
· votar


strinbergshredder
Eletronica é sempre um trem muito doido, fora da logica kkkkk

Valeu pela explicacao mano!

Iversonfr
Veterano
# dez/17
· votar


Buja

Acho que você confundiu com corrente. Se uma fonte tem capacidade de 1000ma e você liga um pedal que consome 50ma, o pedal vai utilizar apenas os 50ma da fonte e fica 950ma sobrando, sem problema algum, significa que você estará usando 5% da capacidade da fonte. Porém tensão é diferente como o strinbergshredder comentou. Estudei isso na faculdade mas não é minha área. Existe uma folga de segurança, mas se não deu ruim no pedal do MauricioBahia com o dobro por tanto tempo, o elogio deve ir para a Digitech rs.

strinbergshredder
Veterano
# dez/17
· votar


Buja
Pior que é verdade! Bota trem doido nisso! kkk

Iversonfr
Exatamente! Acho que o Buja realmente acabou citando o conceito de corrente. =)

Buja
Veterano
# dez/17
· votar


Errei feio galera....tenho que estudar

strinbergshredder
Veterano
# dez/17
· votar


Buja
Relaxa meu véio! É assim mesmo =P

MauricioBahia
Moderador
# dez/17 · Editado por: MauricioBahia
· votar


JJJ: Curiosidade: essa fonte de 18 é pra quê?


Comprei pro Catalinbread DLS. Ele aceita 9/18V. Com 18V tem mais headroom. Usei umas 2 vezes... kkk A novidade era o máximo...

Iversonfr: Existe uma folga de segurança, mas se não deu ruim no pedal do MauricioBahia com o dobro por tanto tempo, o elogio deve ir para a Digitech rs.


Tá firme e forte! Colocando a Digitech à prova! kkkk E talvez a Dunlop também, já que a fonte tava quente pra caramba. Parece que os 9V a mais não entravam no pedal, daí a fonte estava consumindo ou retendo o excesso e superaquecendo. Parece...

:D

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Digitech TRIO Band Creator