Desilusão com 'Booster'

    Autor Mensagem
    Jeff.guitar
    Membro Novato
    # out/14 · Editado por: Jeff.guitar


    Fala galera do FCC...

    Queria compartilhar algo e saber se alguém passa ou já passou por isto.
    Normalmente eu uso um boost, na verdade um Overdrive quase gerado como boost de volume, e este já dá uma colada nas notas para os solos e coisas que a guitarra tem que se destacar, mas principalmente por causa do “UP” de volume... Se que quando toco em alguns lugares, este boost vira em ‘nada’ por causa do volume dos outros instrumentos, e se eu aumentar a guitarra, o cara do som acaba baixando.
    Tirei ele do set, e estou tocando sem boots, com a guitarra mais alto possível, mas dentro do bom senso.

    Já passaram por isto, ou eu que tenho pegado uns lugares tensos?


    (algum moderador poderia mover para o tópicos de pedais? Não vi que postei no OT)

    One More Red Nightmare
    Veterano
    # out/14
    · votar


    compra um amp decente antes de tudo

    Jeff.guitar
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    One More Red Nightmare
    Uso um Orange Rockerverb 50H, testei um OR15 e fiquei apaixonado, estou até pensando em trocar meu RV50 por um OR50 da Orange, mesmo ele tendo somente um canal.

    rodsom
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Jeff.guitar
    se eu aumentar a guitarra, o cara do som acaba baixando.

    pela minha "pequena" experiencia de 19 anos, vc deve ta querendo o som só proce.

    dideivox
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    Jeff.guitar
    qual a posição do teu amp em relação a sua cara??

    pela minha "pequena" experiencia de 19 anos, vc deve ta querendo o som só proce.

    [2]
    só que só uns 10 anos de experiência kk

    Jeff.guitar
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    dideivox
    qual a posição do teu amp em relação a sua cara?
    Sempre nos cantos, direto ou esquerdo, mas virado para a galera.

    que coisa de guitarrero que acha que alguém quer escutar suas pentatônicas manjadas.
    E sua prepotência marota aí?
    Toco bem simples, normalmente as musicas que tocamos, uso tríades abertas..
    Mas porque acha que guitarra se resume a pentas? É um guitarrista frustado?

    dideivox
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    Jeff.guitar
    Sempre nos cantos, direto ou esquerdo, mas virado para a galera.
    Bom, temos duas condições:
    1 - Se teu amp NÃO for microfonado nem jogado em linha, tá blz..

    2 - Se teu amp É microfonado ou jogado em linha, tu tá é doido!
    Neste caso, se eu fosse o técnico de som nem abriria a guitarra no PA.
    Faça o seguinte, deixe o amp virado pra você, num ângulo de uns 45°.
    Lembre-se: suas canelas não tem ouvidos, sua cabeça sim. Tente direcionar o amplificador pra isso, suspendendo-o ou inclinando.

    E evite deixar o amp direcionado para o público, a menos que seja um show grande, a única coisa que tu vai conseguir é atrapalhar a mixagem.
    Na minha banda já é costume: Amplificadores (Bass/guitar) virados de lado nas extremidades do palco.
    Inclusive às vezes dependendo do ambiente, o meu irmão (guitarrista) deixa o amplificador virado pra parede..

    Toco bem simples, normalmente as musicas que tocamos, uso tríades abertas..
    Pode tocar o que quiser, o que não pode é atrapalhar a música.
    Penatônica ruleia!

    _Excelion
    Veterano
    # out/14 · Editado por: _Excelion
    · votar


    bicho, mesmo no "solo de guitarra" (que não é solo, afinal você não tá tocando sozinho, o resto da banda tá junto), sua guitarra não pode estar acima do cut do baixo e da batera. Tem que pensar que ela é muito mais aguda. Mesmo o órgão, tem que ficar no mesmo volume ou acima.

    se você já tá tocando 'no limite' durante a música e usar o boost pro solo, vai cagar o som.

    o que recomendo: pluga todo teu set, e na passagem de som, faça com que o teto do seu som seja com o volume da guita no 10 e aí o resto abaixo disso. E tenha o bom senso de não tocar no talo sempre.

    Pessoalmente, de ganho/dist/boost uso o fuzz face, o que é bem diferente de um boost e uso um boost só de emergência, quando o amp do lugar que tocarei não é bom ou não acompanha bem a banda, mas para exemplificar, mostrarei como faço:

    Tenho o meu timbre com distorção de válvula e outro no Fuzz. Plugo meu set, coloco o amp no limite do craquear e a guita no máximo de forma que tocando forte, rola aquele efeito tube screamer. Maioria do tempo, passo com a guita lá pra 75% 80% do volume (Telecaster não tem numero no knob, aproximações). Na hora de gritar mais, subo o volume da guita.

    Com o Fuzz, o procedimento é knob de Fuzz no máximo, limpando com o volume da guita e o knob de volume ajustado para que o teto do som seja o mesmo (ou ligeiramente mais alto) que o teto sem o Fuzz.

    Moral da história: Controle tudo na mão e no knob de volume da guita.

    Acredite, sei o que estou falando, toco numa banda com 6 caras (2 guitas, baixo, órgão, batera, vocal, com pitadas de flauta transversal e percussões, o que é difícil de encaixar) e som extremamente intrincado, outra banda de bar (covers e algumas jams) que é power trio e Jazz com uma banda de amigos de uma faculdade de música, todos muito exigentes.

    dideivox
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    se você já tá tocando 'no limite' durante a música e usar o boost pro solo, vai cagar o som.

    Isso Isso

    Dá uma lida nessa bagaça é sobre ensaio mas vai servir pra ti.

    Eu sempre achei desnecessário o uso de boost. Considere que a banda, bem ensaiada, sabe qual é a gora do solo de cada um. Diante disso, tendo maturidade, cada um dá uma segurada na intensidade que toca pro solo aparecer naturalmente.
    Mas tocar em banda que fazem campeonato de quem toca mais alto deve ser tenso.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Desilusão com 'Booster'