[Projeto] Compressor baseado em cancelamento de fase

Autor Mensagem
Ramsay
Veterano
# out/14
· votar


Ismah

Pois é, eu só tenho um, o Marshall Ed-1 the compressor que comprei, porque comparei na loja com um Boss CS-3 e o Marshall não fazia o chiii (um chiado mesmo e não humm) quando se aumentava o controle de sustain acima das 12 horas no Boss CS-3.
E, durante algum tempo o Marshall Ed-1 fez parte do meu pedalboard.

Mas, tempos depois comprei um pedal de boutique, o Catalinbread Supercharged OD que, por comprimir demais o som foi descontinuado pela Catalinbread.

E o fato é que o Supercharded OD comprime muito mais o som e de um jeito melhor que o Marshall Ed-1, que por isso, não faz mais parte do meu pedalboard.

Fernando de almeida
Veterano
# out/14
· votar


undefinedIsmah
Mastigando os circuitos elétricos...
Circuito 1 - Orange Squeezer (curti pra caramba)
Tenho os circuitos de filtragem
LPF - 4.7M + 0.047uF = 720,5Hz
HPF - 82K + 0.047uF = 41,3Hz
Devidamente filtrado, eu chego o resto começa a perder sentido....

Analisa certinho pois tem mais circuitos RC na jogada ...
Outra, de forma mais "grosseira" é do jeito que vc citou, mas se vc analisar direito vai notar que ao lado de um conjunto RC tem outros componentes que também influenciam no comportamento do circuito ... não é só aplicar as fórmulas de reatâncias e de frequencias de corte, tem mais a ser considerado ...


O segundo...
C1 + R3 = HPF
R1 = redutor de sinal (tensão)
R11, R12, C8 = filtragem de alimentação
R17 = redutor de tensão
R4 controla a compressão, certo?

Sim, R1 e R17 por estarem em série com o conjunto onde estão conectados fazem com que a tensão após eles seja menor ... Mas não é só isso pois analisando o conjunto todos, esses resistores também atuam limitando a corrente ... Isso mesmo, a tensão eles reduzem e acorrente eles limitam ...

Outra, tente ver o circuito de outra forma ... por exemplo no circuito 2:
- R11 e R12 atuam como divisores de tensão DC, e o C8 em conjunto com os resistores faz com que a tensão DC fique mais estável;
- A corrente vinda do trabalho realizado por R11, R12 e C8 passa parcialmente por R3 se somando a corrente "AC" vinda dos captadores que acabaram de passar por C1;
- Já C1, atua como chave aberta (não deixa passar) para a corrente DC vinda do R3 e como chave fechada (deixa passar) para a corrente "AC" que veio dos captadores - é claro que isso ocorre pois o C1 atua nesse circuito como capacitor de acoplamento (e isso é necessário pois a corrente DC poderia queimar os captadores);
- As corrente "AC" e DC somados vão para R1 que limita a corrente resultante - isso é necessário pois se o sinal chegar muito forte ao OpAmp, o mesmo pode saturar somente com o sinal de entrada ...

Enfim - tente visualizar dessa forma ... não que a analise que vc fez está errada, ela está incompleta ... os componente RC também são influenciados por tudo no circuito, então não é só aplicar as regrinhas de filtros (embora eles estejam presentes no circuito) e acabou ... tem muito mais para analisar ...

Ismah
Veterano
# out/14
· votar


Fernando de almeida
E do que me serve limitar a corrente?

Fernando de almeida
Veterano
# out/14
· votar


Ismah
E do que me serve limitar a corrente?
Muitas aplicações ...

- Sabemos que a quantidade de corrente tem ligação com resistencias/reatancias/impedancias e isso também nos leva à tensão ... logo conseguir limitar a corrente nos permite dar parâmetros à tensão, só depende do circuito onde isso está sendo usado;
- na maioria dos transistores, quando vemos seus circuitos de aplicação, sempre há um componente limitador de corrente (na maioria das vezes resistores, mas isso não é regra) na base para a princípio impedir que o transistor queime e depois com ele é possível controlar a quantidade de corrente resultante no coletor - e sabemos que podemos usar tanto corrente como a tensão desse esquema, logo limitando a corrente da base nos permite dar parâmetros à tensão e corrente de saída do circuito;
- em circuitos com Op.Amp., o resistor que realimenta a entrada do circuito limita a corrente ... as fórmulas prontas fazem uso da tensão de entrada vs saída ou ainda do resistor de entrada vs resistor de realimentação, mas se vc voltar na raiz, de onde vieram as fórmulas e o motivo de tudo acontecer, vai chegar na corrente que é trabalhada, limitando-a hora mais e hora menos ...

Ismah
Veterano
# out/14
· votar


É muita informação de vez rs
Vou levar algum tempo digerindo isso.

macaco veio
Veterano
# out/14
· votar


Tipo 1 - Note que após o Op.Amp. parte do sinal é reinserido na entrada - não sei exatamente o quanto os capacitores, transistores e diodos interferem nesse sinal que é usado na realimentação, mas interferem:
Não é bem isso, parte do sinal de saida é retificado (meia onda) pelo diodo e injetado no gate do fet pra controlar a resistencia desse, imagine o fet como se fosse um potenciomentro, o gate seria o pino do meio aumentando ou diminuindo a resistencia, simples assim.
- A corrente vinda do trabalho realizado por R11, R12 e C8 passa parcialmente por R3 se somando a corrente "AC" vinda dos captadores que acabaram de passar por C1;
O operacional funciona com tensões positiva, zero volts e negativa, como a negativa no caso é o zero volts (não tem uma tensão -V), 4,5v (metade da tensão) se torna um terra virtual, ou seja, o integrado enxerga ali como terra ou zero volts (mas claro há um tensão DC ali). R3 dita (praticamente sozinho) a impedancia de entrada.
Isso mesmo, a tensão eles reduzem e acorrente eles limitam ... isso é meio confuso pra mim, penso que se uma aumenta a outra diminui, mas não vou discordar se voce consegue ver e analizar dessa forma. Cada um faz sua analise, espero ter ajudado com minha pois acho o assunto sempre interessante. abc.

Ismah
Veterano
# out/14
· votar


macaco veio

Vei, cê por aqui... Achei que tinha caído do galho... Poderia dar teus pitacos nas minhas ideias iniciais?

DiegoGplay
Membro Novato
# out/14
· votar


Ismah

Este seria um exemplo de compressor com foto acoplador:
http://i59.tinypic.com/zxqxjp.gif

Ele tem a vantagem de aumentar o ganho dos sinais menos intensos.

Mas um compressor por cancelamento só reduziria os picos, certo?
Ou você reduziria drasticamente a onda, para depois amplifica-la?
Quanto a dinâmica do som, seria muito afetada?

Não entendo quase nada pra me meter nesta empreitada! kkkk
Também estou aqui para aprender...

macaco veio
Veterano
# out/14
· votar


Ismah
Falta de tempo
Nunca vi um esquema de compressor baseado em cancelamento de fase, se é possivel acredito que seja mas a eficiencia provavelmente é muito pequena senão haveria mil esquemas por ai.
O melhor compressor (pra guitarra) a meu ver é o tipo usado no CS1 da boss, usa duas LDR/LED, uma na entrada controlando o volume de sinal e outra em cima do ganho do operacional. Assim com tempos diferentes no acendimento dos leds pode se ter um melhor controle de ataque de palheta e sustain ao mesmo tempo, porem no CS1 esse tempo é igual nos leds. Com LDR a eficiencia é boa porem os leds tem um pequeno problema quando vão diminuindo a luz, de repente eles apagam de uma vez (com uma lampada minuscula funcionaria melhor). Compressores com variação da resistencia do FET dão muito ruido e com integrados de transcondutancia variavel OTA (CA3080) tipos os DOD e MXR tem pouca eficiencia, por isso muitos gutarristas acham que compressor não servem pra nada (porque na realidade não comprimem quase nada). Hoje se usa o integrado mais novo, o THAT2159 que tem um OTA mais sofisticado, na realidade não é novo nada mas foi segredo da boss por uns vinte e poucos anos pois não se achava pra comprar. Todos os outros tipos dão muito ruido pois quando não se está tocando a entrada fica aberta no volume maximo, este integrado diminui o ruido de alguma forma, era usado também em circuitos redutores de ruido DBX em gravação de fita.
No circuito acima a LDR controla o ganho do estagio atuando como resistor de feedback, parte do sinal vai para Q3 e Q4 que em cascata amplificam estupidamente o sinal para dar conta de acender o led, não precisa retificar o sinal pois o proprio led ja é um diodo e retifica. Se no pre universal Q1 e Q2 tiver pouco ganho (mesmo volume do sinal natural da guitarra) vai ter pouca eficiencia. circuito antigo, é melhor o mesmo tipo usando um operacional.

Ismah
Veterano
# out/14
· votar


DiegoGplay
Ou você reduziria drasticamente a onda, para depois amplifica-la?
Quanto a dinâmica do som, seria muito afetada?


A ideia seria reduzir os picos (que diminuiriam de volume), e depois amplificar para dar um volume de saída maior.

A dinâmica seria relativa ao treshold, tempo de ataque (aqui a ideia seria de ataque de 0ms, na pior hipótese, o delay do circuito), como em qualquer compressor. Então, não seria um compressor pra quem busca sustain, e sim para quem busca o som do country. Me atrevo a dizer que seria muito próximo de uma válvula, já que ela só afeta os picos do sinal.

Ismah
Veterano
# out/14
· votar


macaco veio
a eficiencia provavelmente é muito pequena

Dependendo do objetivo. A ideia partiu da necessidade do chicken picken.

DiegoGplay
Membro Novato
# out/14
· votar


macaco veio

Pegando carona no seu raciocínio. Tenho um compressor assim que trabalha com foto acoplador.
Mas o fato do apagamento repentino do Led. Este seria responsável pela adição de ruídos ao sinal de saída no momento em que o sinal de entrada diminui sua intensidade?
Seria esta a maior desvantagem do uso de Led's?

Ismah
Veterano
# out/14
· votar


DiegoGplay

Não. O problema está antes do compressor - captação, blindagem, cabos e/ou conectores, além da ligação (tomada) do próprio amp não ser aterrada.

Curiosamente é assim que testo uma guitarra antes de gravar. Quando a relação sinal/ruído é reduzida (pela compressão dos picos) ela fica mais evidente.

O que pode ser feito para melhorar, depende do uso que vc do compressor. Um noise supressor antes do compressor é opção (alguns trabalham por cancelamento de fase), em qualquer caso.

Se usa como eu, para nivelar notas de um solo, e evidenciar os ligados de country, basta diminuir o treshold, aumentar o ratio (do máximo ir diminuindo se não agradar), e controlar a saída no volume.

Se usar pra dar sustain, a casa caiu. Nenhuma ideia garantida, me vem a cabeça.

DiegoGplay
Membro Novato
# out/14
· votar


Ismah

A intenção era dar mais sustain, mas como eu tenho um pedal de distorção que já comprime bastante o som, acabo usando o compressor junto com o distortion plus, que as vezes tem um som muito ardido.

Não tenho sofrido tanto com ruídos, a ideia era só tentar dar mais uma aprimorada no pedal mesmo!

Ismah
Veterano
# out/14
· votar


DiegoGplay
tenho um pedal de distorção que já comprime bastante o som, acabo usando o compressor junto com o distortion plus

Eu saco o que vc quer dizer. Um noise supressor pode ajudar. Apenas acho que pro drive ficar menos ardido, valeria mais um EQ ou um Treble Booster.

Grimc
Veterano
# out/14
· votar


Eletronica analogica me assusta O_O

Vou voltar pros meus vhdls

Ismah
Veterano
# out/14
· votar


Ela apenas é física, e assim sujeita as variações físicas. Enquanto a digital é virtual/imaginária etc.

Grimc
Veterano
# out/14
· votar


Ismah
Não é imaginaria, só é lógica haha

Ismah
Veterano
# out/14
· votar


Grimc

Não tenho como manusear um código, imagino o que ele fará e vou agregando comandos. Logo não difere muito do analógico, apenas que eu não tenho como pegar ele.

pedrolake
Veterano
# nov/14 · Editado por: pedrolake
· votar


Ismah, bele como vai. Bem a inversão de fase é um fator comumente associado a amplificação. Já na compressão precisamos da transcondutância, geralmente ligada a voltagem ou a corrente, as vezes em ambos. Por isso muitos compressores usam a artimanha do led/ldr, já que o ldr atua na corrente e na voltagem. Outros, deixam este ajustes ao uma serie de transistores.

Já os compressores a válvula trabalham com outro características, o que lembra o achatamento de frequências em um meio condutivo, geralmente um fator que ocorre em comunicação via satelite.
Por exemplo a EF86 um pentodo, internamente da grade screen amplifica tando o sinal antes da placa que gera uma compressão na saída, mesmo aumentando o valor do capacitor, isso gera um timbre característico.

Se você quer um sustain aqui vai, um clean só que não comprime.:

Sustain infinite

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


pedrolake

Tava vendo sobre o controle automático de ganho (CAG), é mais ou menos isso que imaginava.

O cancelamento de fase seria parcial, para reduzir os picos. Funciona como um CAG.

pedrolake
Veterano
# nov/14
· votar


O cancelamento de fase, parcial é o que um phaser faz, com isso vocẽ teria basicamente a sensação do volume diminuindo/ perdendo a presença;

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


pedrolake

O Phaser tem delay modulado. E usa um passa tudo pra inverter todo o sinal, não parte dele;

Faz algum tempo que para solos, na hora de gravar eu regulo o volume nota por nota. O efeito é fantástico.

pedrolake
Veterano
# nov/14
· votar


O phaser tradicional não possui delay, mas possui tempo, o que existe é usar a LFO para modular o picos e a onda do delay, neste caso tem o Aqua Puss da Way Huge, Electro Harmonix memory man, Seymour Duncan Vapor tails.

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


possui tempo

Explique melhor.

pedrolake
Veterano
# nov/14
· votar


Dentro da LFO, se possui frequência de ciclo e um fator que é pouco manipulado é o tempo ligado a ramp LFO, tanto de subida como descida.

Alguns sintetizadores, utilizam este controle, para oscilação, geralmente muito ligado a efeitos de pan, envelop.

Além disso se pode combinar uma oscilação sobre a outra, no caso um VCO sobre uma LFO.

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


pedrolake

Não compreendo ainda. Os termos que vc usa não são comuns - recorde-se que aprendi no peito, não numa escola.

pedrolake
Veterano
# nov/14 · Editado por: pedrolake
· votar


Vou te passar o link de um livro no google drive la tem projetos e explicação,

Mas para facilitar

VCO = voltage controlled oscilator

LFO - low frequence oscilator.

Em qualquer onda, tem se um angulo de subida ou descida, em qualquer onda tem se um tempo de transição entre o pico negativo e o pico positivo.

Este tempo pode ser manipulado, fazendo com que transição entre picos seja mais rapida ou mais devagar o controle de speed no vibrado e tremolo, até mesmo em alguns Phasers (Maestro, Coloursound) é exatamente isso.

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


pedrolake

Sim, todo phaser se baseia na oscilação do tempo de delay, entre dois sinais de fase oposta '-'

pedrolake
Veterano
# nov/14
· votar


Ismah, delay se refere-se ao atraso, a onda nos phasers não é atrasada e sim a transição de picos ocorre em uma velocidade/frequência menor ou maior.

lembra daquela explicação do mxr phase, mas no MXR ele está imitando o fator univibe onde a LFO age na amplificação da onda passante ( sinal guitarra). Outros phasers, usam a soma ou subtração da onda neste casos tem se o Maestro phase, coloursound e outros como o MXR phase 100.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a [Projeto] Compressor baseado em cancelamento de fase