Guitarra/Efeitos na MPB

    Autor Mensagem
    Adair Neto
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: Adair Neto


    Fala, galera! Queria saber quais os efeitos vocês mais usam pra tocar MPB na guitarra.

    Meu setup
    Eu sou um grande fã de MPB e sou bastante influenciado por post-rock, folk e indie, então meu som parte mais pro lado de uma eletro MPB. Meu equip é bem simples, mas os efeitos que uso são basicamente o seguinte:
    Fuzz -> Oitavador -> Modulações (aqui tem de tudo, desde Tremolo, Flanger, Phaser, Chorus; as vezes esses efeitos são bem exagerados) -> Delays -> Overdrive -> Amp
    O overdrive fica intencionalmente no final pois gosto de distorcer todo o som, principalmente as modulações. O pedal que uso pra isso é o Boss SD-1 (barato e bom). Ele fica sempre com o gain no mínimo e o level no máximo, o que é uma configuração maravilhosa pra músicas mais "leves" e pra um som do naipe do Stevie Ray Vaughan.
    O amp clean com o SD-1 fica com um som bem cristalino, algo similar a um compressor. No canal drive, deixo o ganho bem baixo (o som sai quase 100% limpo) e quando adiciono o SD-1, ele fica com um drive muito bem definido.
    Algumas modificações que quero fazer nos efeitos: adicionar um compressor, comprar um bom pedal de fuzz e um whammy.

    É isso. Espero que gostem. Espero que esse tópico levante uma questão muito importante, que é a participação da guitarra no MPB contemporâneo :)

    EDIT: fui influenciado a colocar o overdrive no final do setup por influência de Nick Reinhart (Tera Melos). O overdrive sem ganho foi influência do citado SRV e do John Mayer.

    LeandroP
    Moderador
    # jul/14
    · votar


    MPB é um gênero muito abrangente, e portanto muito difícil de definir quais os efeitos necessários. Acho que depende da música e da sua interpretação dela. Tem músicas que possuem efeitos e eu acho mais legal ou conveniente tocar sem nada, e tem outras que não tem nada e eu gosto de molhar com um chorus, por exemplo.

    Adair Neto
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    LeandroP
    Legal, Leandro! Como você disse, MPB é um gênero muito abrangente e, pelo que li, você vai numa linha mais "clássica" (aspas gigantes aqui haha) da MPB, enquanto eu estou em algo mais eletro/indie.

    Alex guitar man
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Adair Neto

    É dificil julgar o que é MPB em si, varia muito como o LeandroP falou

    REPARE AS GUITARRAS DESSAS MUSICAS DO NOSSO MPB CONTEMPORÂNEO:

    Olhe como a guitarra (uma strato) com o captador do braço e um leve overdriver se encaixa bem:






    Com phaser?




    Mais light mesmo?




    Mais pesado mesmo?



    FBlues_rock
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Alex guitar man
    É dificil julgar o que é MPB em si
    Não, não é, trata-se de gênero musical com nítidas referências, embora ousadia seja bem vinda (viva Hermeto! hehe)

    Cuidado com isso, lembro bem quando a mídia (leia-se Globo) quis tachar Zezé di Camargo como MPB. Não raro surge muita porcaria, de cunho bem pop, querendo se intitular MPB como se fosse "qualquer música brasileira popular", sendo que é gênero musical. Não adianta vir com "contemporâneo", como se fosse subproduto, a exemplo do Sertanejo "universitário" (que, pelo menos, é de mesmo gênero, diferente da "nova MPB" ou "MPB contemporâneo")

    Adair Neto
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: Adair Neto
    · votar


    Concordo que a MPB é muito abrangente. Isso inclusive é um dos pressupostos do tópico. Se MPB fosse algo muito limitado, não seria tão interessante discutir a participação da guitarra (em especial dos efeitos de guitarra) nesse gênero.
    Mas levanto um problema: não estamos classificando tudo que seja brasileiro como MPB? As músicas que o Alex guitar man citou do Nando Reis não são melhores rotuladas como rock? E caso a delimitemos como um MPB-Rock, seria uma das facetas da MPB para se discutir neste tópico.
    FBlues_rock
    Excelente! Que definição você daria pra MPB?

    Alex guitar man
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: Alex guitar man
    · votar


    Falei merda

    FBlues_rock
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: FBlues_rock
    · votar


    Alex guitar man
    Rapaz, falou tanta bobagem que fica até difícil responder (rs), além de não ter entendido o que eu falei... mas bora:

    O mpb nao é ritmo musical, lembra da jovem guarda? Aquilo era rock hehe

    Falamos gênero, não ritmo, são coisas diferentes.


    A bossa por exemplo, é em cima do jazz.

    Socorro! Pior que você é brasileiro E interessado por música.

    Voltando à questão "ritmo", o que predomina na Bossa Nova e MPB é o Samba (sim, muito prazer!), não o "Jazz". João Gilberto uma vez declarou, sem medo de errar, que toca samba. Ponto. De fato, um gênero surgiu do outro, tendo seu ritmo por base.

    Não precisa ser nenhum grande conhecedor para entender isso, basta já ter escutado algo de Chico Buarque, Tom Jobim, Elis Regina, Baden Powell, Cartola, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Geraldo Vandré, enfim... fui escrevendo conforme veio, sem escolher, senão ia ficar perdido no meio de tantos compositores e intérpretes para citar.

    Numa declaração do Tom quanto à influência do Jazz, disse que a Bossa foi sim influenciada por ele, assim como o Jazz sofreu influência da Bossa, ou seja, é influência recíproca. Isso é facilmente corroborado pelas centenas de músicas de jazz com clara influência da Bossa, fora o hábito bastante comum de músicos de jazz gravarem Bossas propriamente ditas, ainda que com pegada mais jazzística.

    Hermeto certa vez declarou que quando tocou para estrangeiros, disseram que ele tocava jazz. Disse que com isso entendeu que tudo o que eles ouviam e não compreendiam classificavam como Jazz. (se não conhece o gênio Hermeto, ele mescla diversos ritmos regionais brasileiros).

    Sobre o que falam da Ana Canas, sem entrar no mérito da cantora, lembro que também disseram que Zezé de Camargo é. Ou seja, alguém dizer não garante que é, o critério não é esse.

    Aliás, para tudo: senso crítico para não aceitar algo simplesmente porque a mídia ou alguém - inclusive eu - disse + conhecimento para saber distinguir. :)

    FBlues_rock
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: FBlues_rock
    · votar


    Agora chamar sentanejo universitario ou o funk de mpb como muitos falam é podre
    Só citei o sertanejo universitário para mostrar quão ridículo podem ser os "rótulos de subprodutos". É apenas sertanejo com um termo para vender como se fosse algo novo. Já a tal "nova MPB" ou "MPB contemporânea", é um esforço de gravadoras para vincular algo que não é MPB com o gênero consagrado como música "de qualidade". Lembro de ter visto o rótulo há mais de década, não vingou mas insistem...

    FBlues_rock
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: FBlues_rock
    · votar


    Adair Neto
    Que definição você daria pra MPB?

    Embora tenha comentado contigo e com o Alex acerca de MPB, para "definir" ou enquadrar, teria que utilizar de conceitos técnicos, que tanto careço de conhecimento (haja pretensão), quanto não considero muito válido para gêneros...

    Nando Reis via de regra faz rock, embora nada impeça que componha algo que se assemelhe à MPB...
    Um exemplo de quem mesclava bem os gêneros é o Mutantes, passeava entre eles com desenvoltura.

    Sobre mescla de efeitos na MPB (com boas pitadas de psicodelia), segue um dos melhores álbuns que já ouvi (de todos os gêneros e épocas, aliás). A banda chama-se "Som Imaginário" e é formada em parte por integrantes do Clube da Esquina:



    Lelo Mig
    Membro
    # jul/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Adair Neto

    Cara, toquei MPB por 20 anos na noite paulistana. Para isso, tinha uma kit à parte, que carregava comigo para este feito. Pequeno, para não ter que carregar muita tralha e suficiente para soar grave e aveludado num Tom Jobin e estridente num Novos Baianos.

    Não vou entrar nas centenas/milhares de variantes possíveis dentro da MPB.

    Eu passei estes anos todos só tocando os clássicos. Da Velha Guarda (Noel Rosa, Pixinguinha, Lupicínio Rodrigues) aos mineiros do Clube da Esquina. Recheados de Caetano, Gil, Chico, Tom, Vinícius, Zé Ramalho, Fagner, Djavan, João Bosco, etc, etc, etc.

    Basicamente MPB é Samba e ritmos brasileiros como Forró, Xote, Marchas, Valsas e Choros... com pitacos de pop, jazz, rock e etc.

    Meu Kit era: Sustain, Overdrive, Chorus/Flanger, Equalizer e Delay.

    Obs: O Equalizer quando acionado fazia minha guitarra soar o mais próximo possível de uma semi acustica. Era só prá essa função. Acabei virando "expert" em fazer Stratos soarem como semi acusticas...kkk

    Adair Neto
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    FBlues_rock
    Seus comentários foram super pertinentes, cara. Me esclareceu bastante sobre MPB, desde a influência rítmica do Samba à influência do jazz. Costumou-se chamar quase toda música brasileira (se não toda) de MPB e seu comentário esclareceu bastante isso. Diria que aquilo que você apresentou era aquilo que eu tinha em mente, mas jamais teria essa capacidade de descrever.
    Obrigado pela contribuição e pela indicação da banda (to curtindo aqui).

    FBlues_rock
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: FBlues_rock
    · votar


    Adair Neto
    Opa, compartilhando o pouquinho que sei.

    O Lelo Mig fez uma complementação muito importante:
    Basicamente MPB é Samba e ritmos brasileiros como Forró, Xote, Marchas, Valsas e Choros... com pitacos de pop, jazz, rock e etc.

    Por isso disse da dificuldade em definir um gênero, o que se define é ritmo. Claro, não vamos com isso chamar Zezé de MPB, por favor! hehe

    A própria banda que postei tem elementos nítidos de rock. Choro é tema recorrente. Complementando, também o Bolero, o Baião... segue um baião daquele que, para mim, é o maior compositor para violão de todos os tempos, o Guinga:



    Outra do Guinga, com o próprio tocando, junto a um clarinetista italiano, o Gabriele Mirabassi. Chama-se "Choro pro Zé":



    FBlues_rock
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Lelo Mig
    Conhece esse trabalho do K-Ximbinho, que mescla Choro com Blues?

    O disco é do Paulo Moura, com participações de "gente que não sabe de nada" como o Mauricio Einhorn na gaita e Nelson Faria na guitarra:





    Adair Neto
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Lelo Mig
    Curti, cara. Engraçado que você tentava transformar a strato em semi-acústica, e eu acho que fica muito legal o som de strato e, principalmente, de teles na MPB (tenho uma strato, mas to planejando comprar uma tele, que é minha favorita). É legal ver essa diversidade. Lembrei aqui do Lenine que usa uma Gretsch e tem um som muito massa. Mas acho que esse grave e aveludado que tu falou seja um pouco mais difícil de conseguir na tele.

    FBlues_rock
    Ótimas indicações!

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    FBlues_rock

    Conheço a galera presente no trabalho, só fera. mas este trabalho não conhecia não. Vou ouvir!

    Adair Neto

    "Engraçado que você tentava transformar a strato em semi-acústica, e eu acho que fica muito legal o som de strato"

    Não!...rs. Eu usava o som de Strato "estaladão" mesmo, com todas as características. Mas, deixava um EQ, só para mudar rapidamente essa característica, simulando uma Semi, porque para algumas peças, na linha Jobim, Djavan, com pegadas mais jazzistas, o somzão grave e aveludado cai como uma luva.

    Na verdade, eu nem gosto de pedal EQ. Nunca usei EQ como EQ, porque acho que se preciso "acertar", "ajustar" o som de minha guita/equipo, é porque algo esta errado com eles. Eu uso EQ, como um pedal "transformador", ou seja, ao aciona-lo, transformo minha guitarra em outra "virtualmente". Fora esse uso, não vejo razão em pedal EQ.

    Alex guitar man
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    FBlues_rock

    Desculpa pelas bobagens, mas a vida tai hehe eu vo aprendendo... Editei pra ninguém ler e achar que é serio

    Mas explica uma coisa, o que seria então o MPB? O que faz uma musica (não importa o genero) ser classificada como MPB?

    Adair Neto
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Amei essa discussão, em especial pela desenvolvida no tópico do Lelo Mig. Mas voltando ao propósito inicial: como desenvolver uma guitarra criativa na MPB?
    Creio que o Lenine tem feito isso bem no álbum Chão. Além disso, acho importante pontuar que a MPB tem sido bem influenciada pela música eletrônica.
    Estou fazendo esse questionamento porque toco muito MPB no violão e procuro um jeito mais criativo -- e por que não inovador? -- de tocar esse gênero na guitarra. O que estou tentando fazer ultimamente é juntar o estilo rítmico do Lenine e um pouco do jeito de tocar guitarra do post-rock.
    Refaço novamente a pergunta: como desenvolver uma guitarra criativa na MPB?

    Filippo14
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    MPB - Wikipédia

    Achei que ta explicado o que é mpb aqui, ela surgiu depois da primeira geração da bossa, ou seja, Tom Jobim é um exemplo que não se enquadra no estilo.

    Gilberto Gil, Caetano Veloso, Chico Buarque e Djavan são músicos de mpb, essa é a geração que compõe esse estilo.

    Filippo14
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: Filippo14
    · votar


    Falando de feitos de guitarra para não desvirtuar muito, eu gosto de usar reverb e delay para tudo,e acho que esses dois efeitos encaixam bem para esse tipo de coisa. Para algumas músicas, eu gosto de usar chorus, univibe e leslie, acho que dão uma molhada legal para certas músicas.

    Pensando em solos de guitarra desse estilo, acho que o maior exemplo é o Pepeu Gomez. Usar um overdrive ou saturação do amp mesmo já é o suficiente, usar um fuzz pode ser interessante, mas não ponho como fundamental.


    Abusar das nuances do instrumento como os knobs de volume e tone resolvem muitas situações também.


    Agora que eu li eu percebi que todos esses efeitos são usados em diversos outros estilos, portanto não é saber quais efeitos usar, e sim, como usar cada um deles.
    Abração

    Adair Neto
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Então, Filippo14, é essa a questão: o que tocar (batida, arpegios, etc.). O necessário é sair da mesmice de clonar o violão na guitarra colocando uns efeitos.
    Ex: pense numa música famosa de MPB tocada sempre no violão clássico. O que seria legal de colocar a guitarra fazendo por cima? Dar um background, com drones, arpegios (não dedilhado) com bastante delay e fuzz+reverb tocando uma versão diferente dos acordes me parecem boas alternativas.

    Filippo14
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Adair Neto
    Então, o que foi escrito acima é muito importante, que é a questão do ritmo. Essas músicas tem sempre um ritmo super marcante, que rege tudo mesmo, então isso tem que ser preservado, senão descaracteriza a música, pelo menos para mim.

    A questão é saber manter esse ritmo utilizando outras formas de interpretação dessa mesma música.

    FBlues_rock
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Filippo14
    Tom Jobim é um exemplo que não se enquadra no estilo.
    Errado. É sim bossa nova, mas também tem músicas que "extrapolam" (ritmo, etc.) e são MPB.

    Filippo14
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    FBlues_rock

    Tudo bem, mas não são a grande maioria ou as mais famosas. Até aí Led Zeppelin tocava reggae, assim como o Clapton. O foco do Jobim era bossa nova, seus maiores sucessos são bossa nova.

    FBlues_rock
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Filippo14
    Desculpe, mas é 'emburrecer demais' dizer que alguém é só algo, por predominantemente tocar aquele gênero, ainda que com frequência toque outro. Não pode afirmar, como fez, que ele não se enquadra, generalizando.

    Se for desenvolver uma pesquisa séria sobre um tema ou assunto e citar como única fonte o Wikipédia, só estará desqualificando ela, não o contrário.

    Também acho deprimente dizer que "alguém é algo" usando que esses eram "seus maiores sucessos" como parâmetro.

    Ao menos sabe que o Led, ao gravar um reggae, tocou um reggae, já é algo. ;)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guitarra/Efeitos na MPB