Boost no pedal OD-20 da boss

    Autor Mensagem
    AlanAP92
    Membro Novato
    # fev/14


    Boa tarde galera!

    Acompanho o fórum a muito tempo mas sempre lendo muito mais do que postando.

    Porém hoje tenho uma duvida que não sai da minha cabeça e realmente não sei muito o que fazer, já pesquisei aqui no fórum e até mesmo fora dele pra ver se acho algo parecido mas não consegui.

    Seguinte: Tenho um amp Fender Stage no qual uso a própria distorção dele, também tem um boss OD-20 que é um ótimo e versátil pedal, porém procuro manter nos shows a distorção do amp pra não mudar muito o timbre. A minha ideia era usar o OD-20 como boost em momentos de destaque da musica e pra isso o próprio pedal tem uma opção de Boost, aí que vem o problema...

    O boost que quero é de volume, e quando aciono o boost com o canal do amp no clean, ele aumenta que é uma beleza, agora quando eu uso o boost no canal com distorção ele apenas satura mais e dá mais distorção, ou seja, não aumenta p%#$ nenhuma do volume! Eu já tentei muita coisa mas em vão. Será que alguém pode me ajudar com isso?

    Se isso ajuda, segue a cadeia de pedais que uso: Guita>Wah wah> BOSS OD-20> Delay> amp

    Valeu galera!!

    Bog
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    AlanAP92

    Se funciona bem no clean, provavelmente o problema não é o pedal, e sim a forma como circuitos de distorção em geral são implementados. A distorção costuma funcionar, de forma bem simplificada, elevando o nível do sinal de entrada e limitando o mesmo, "cortando" os picos. É por isso que os amps costumam ter 2 controles de volume: o ganho (que é o volume na entrada) e o master (que aumenta o volume novamente depois que o sinal já foi "cortado").

    Quando você coloca na entrada um sinal com volume mais alto, o limite permanece o mesmo, então o efeito é que o sinal fica mais distorcido, mas com o mesmo volume final. Quem faz isso é o amp. Quando se quer um boost somente de volume, o normal é colocar o pedal no loop, para que ele fique depois do preamp.

    AlanAP92
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    Legal Bog! Obrigado pela ajuda!

    Então a solução seria colocar o boost no loop de pedais, vou dar uma estudada sobre pedais em loop, sou meio novato nisso! hehe

    Acho que outra solução é usar uma configuração de distorção do OD-20 "padrão" e deixar uma outra distorção gravada na memória com maior level.

    O que acham?
    Obrigado novamente pela ajuda!

    Bog
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    AlanAP92
    Acho que outra solução é usar uma configuração de distorção do OD-20 "padrão" e deixar uma outra distorção gravada na memória com maior level.

    Se você mandar isso para o canal limpo do amp, funciona. Se mandar para o canal sujo, quanto maior o gain no amp, maior a tendência de você novamente ter um aumento mínimo no volume, e mais na saturação (até o ponto de embolar tudo, em certos casos).

    AlanAP92
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    Bog

    Isso mesmo que estava pensando, em usar as distorções do amp no canal clean, e quando quiser aumentar o volume da guita em momentos de destaque, uso outra distorção mais destacada com maior level.

    Pelo que vi e entendi um pouco de colocar o pedal no loop é necessario comprar um pedal específico pra isso. E não tenho grana pra comprar um pedal novo, rsrs..

    Obrigado mais uma vez cara!

    Bog
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    AlanAP92
    Pelo que vi e entendi um pouco de colocar o pedal no loop é necessario comprar um pedal específico pra isso.

    Não não... Não confunda o loop de efeitos do amp com um looper, que é um pedal que fica repetindo um trecho gravado. Não sei se o teu amp tem loop de efeitos, se tiver, deve ter uma saída send e uma entrada return nele (ou algo com nomes parecidos). Basta conectar a send na entrada do pedal e a saída do pedal no return (estranhamente, vi uma vez um amp brasileiro que tinha os nomes dessas conexões invertido!).

    Nycolas
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    AlanAP92
    O que o Bog disse, sabiamente, foi para usar o FX Loop que já tem no seu Amp. Você diz ser um Fender Stage. Pode ser parecido com isso aqui:

    FX Loop Fender Stage

    Fica na parte de traz do amp e é só puxar 2 cabos: Out do pedal no Return do amp e In do pedal no Send do amp.

    Abraços

    AlanAP92
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    Nycolas e Bog

    Muito obrigado pela ajuda!!
    Vou já fazer isso.

    Abraços!

    guns22rocha
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    Vc tbm pode comprar um pedal de volume.Ao meu ver o Boost serve para dar mais ganho ao sinal.

    guns22rocha
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    não para aumentar o volume.

    DOF Hard
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    Se não me engano o pedal de volume nao vai resolver o problema dele, pois se estiver ligado antes da distorção, ele tbm só vai controlar a saturação.

    AlanAP92
    Usando um pedal no loop para boost, vc estara ligando ele depois da distorção do amp, portanto nao controlara a saturação e sim o volume de saida. Pode ser um pedal de overdriver, equalizer ou um boost mesmo.
    Da uma olhada aqui no forum que tem uma penca de informações sobre isso

    guns22rocha
    Ao meu ver o Boost serve para dar mais ganho ao sinal.
    não para aumentar o volume

    Depende de onde vc ligar ele na sua cadeia de pedais.

    guns22rocha
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    DOF Hard - É isso msm.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Boost no pedal OD-20 da boss