Capacitor C9 do Boss AB-2

    Autor Mensagem
    Sávio_RJ
    Veterano
    # fev/14


    Teria como me ajudar com o problema mencionado na imagem do link abaixo?
    Acredito que para quem saiba eletrônica bem, não seja difícil me informar o valor do capacitor que eu preciso.
    Resumindo a estória, um capacitor minúsculo de pastilha (C9 na foto do circuito no arquivo em anexo) caiu da placa do meu pedal de guitarra Boss AB-2 e eu não sei seu valor para substituí-lo.
    Gostaria de saber um bom valor para seu substituto (considerando o esquema eletrônico da figura 1 que montei dentro da imagem do link abaixo) e se posso substituí-lo por um capacitor comum de disco de cerâmica, pois esses de pastilha são difíceis de achar e de soldar.


    http://i861.photobucket.com/albums/ab177/Savio_RJ/BossAB-2-ProblemC9ca pacitor_zpsf2af5ea4.jpg

    macaco veio
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    pode ate deixar sem ele (C9) se quiser, o valor neste tipo de configuracao geralmente e .1 (ponto 1), 100 nanofaradys, geralmente sao de 50 ou 100volts (o que importa eh ser pequeno) e geralmente sao de ceramica (o certo eh ser de ceramica). A funcao e simplismente tentar eliminar um possivel (ou quase impossivel de acontecer) oscilacao de alta frequencia nao desejada gerada no circuito pela inducao supostamente presente pela enrolamento interno que forma uma bobina do tipo de construcao do capacitor eletrolitico. Se poe esse capacitor por garantia.

    Ismah
    Veterano
    # fev/14 · Editado por: Ismah
    · votar


    Reforçando, ele atua como um HPF, para evitar ruídos do sistema.

    Eu geralmente recalculo nos pedais que faço, para acima de 20~22KHz

    Usuários de Android, baixem o Eletrodroid Free que vale a pena.

    Sávio_RJ
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Sávio_RJ
    Sávio_RJ
    e .1 (ponto 1), 100 nanofaradys
    Então, considerando que o eletrolítico é de 10uF, um capacitor cerâmico de 100nF resolve meu problema?
    Se o eletrolítico fosse de 100uF, que valor para o cerâmico eu deveria usar?

    Sávio_RJ
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Eu geralmente recalculo nos pedais que faço, para acima de 20~22KHz
    Eu geralmente recalculo nos pedais que faço, para acima de 20~22KHz
    Ismah, falando em frequências assim eu não consigo calcular o valor do capacitor. Só para eu entender: vc quer dizer que para filtrar frequências acima de 20~22KHz você utilizaria algum valor específico para este capacitor? Que valor seria? Como vc calcula isso?

    Ismah
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Sávio_RJ

    Vídeo (o cara se atrapalha, mas as fórmulas estão corretíssimas)



    Livro

    http://www.peb.ufrj.br/cursos/COB781/Ref-03.pdf

    Método prático baixe o aplicativo para android que ele calcula isso tudo ^^

    macaco veio
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Se o eletrolítico fosse de 100uF, que valor para o cerâmico eu deveria usar? Depende da construcao interna dos capacitores de 10uF e de 100uF, pois tem a ver com o formato da bobina formada internamente na construcao dos eletroliticos, essa bobina pode induzir uma oscilacao de alta frequencia no circuito (ha uma controversia enorme sobre isso, sobre usar, nao usar ou quando usar esse capacitor e sobre a eficacia disso). Assim sendo a que se pensar que quanto maior o valor da eletrolitico (mais voltas interna e portanto uma bobina maior e uma frequencia mais baixa), maior valor teria o cap ceramico. Mas como saber exatamente como foi construido um determinado eletrolitico para calcular? Ponto 1 ja eh um valor alto, em pequenas fontes onde o eletrolitico eh de 1000uF costumam usar .047 , note que o ceramico ali esta em paralelo com o eletrolitico de 10uF na entrada da fonte que neste caso ja vem previamente filtrada, o ponto 1 em termos de filtragem desaparecia, ele so eh colocado pra evitar essa suposta inducao nao so do de 10uF como tambem uma suposta inducao que por ventura pudesse vir da fonte se esta nao tivesse os ceramicos la (e se tivesse?), e ai como calcular? note que esse ceramico so tem essa funcao quando colocado na entrada da fonte com um eletrolico junto com ele. Se o ceramico estiver em outra posicao a funcao eh outra (ai tem a ver com as trilhas do circuito). Por isso se poe ponto 1 por garantia. Foi assim que aprendi, ate gostaria de aprender outra razao pra este ceramico pois quando se olha o desenho do circuito parece ate absurdo sem sentido.

    Ismah
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    macaco veio

    Pelos Deuses, separe as frases rapaz! asuhasuasuh

    CREIO que não existe cálculo, pois só aumentaria atenuação, ou seja, teriamos um corte de X dB/oitava em YHz, e depois novamente, um corte de X dB/oitava em YHz, ficando 2X dB/oitava em Y Hz.

    Carlos Adolphs, sua presença se faz necessária.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Capacitor C9 do Boss AB-2