CAPACITOR 50K

    Autor Mensagem
    Hellish
    Veterano
    # nov/04


    No esquema do compressor da tonepad usa-se um capacitor de 50Kf, mas fui comprar e me informaram que esse valor nao eh linha de fabricação. Tem o de 47Kf e de 56Kf mais próximos, qual eu devo usar, um mais baixo que o original ou de valor mais alto? Valeu !
    (k=nano)

    kaskudo
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Hellish
    o mais próximo, no caso um de 47k. mas se quiser mais precisão no valor, use 2 de 100k em série.

    little_wolf
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Bota em série 1 de 47k e um de 4.7...Dá 51.7 fica bem próximo...

    Hellish
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Valeu pela dica ! ! !

    andyeffect
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Hellish

    vc pode usar valor próximo... ou unir dois .....

    andyeffect
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Hellish
    as vezes o 47k está dando 50k, porque existe uma taxa de erro, vai depender do que está escrito no capacitor ,tipo 473k 473j, por isso não se preocupe com pouca diferença, se vc puder usar legal, mais se não fazer o que né. se vc retirar o original e medir talvez não dê 50k....

    Hellish
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Ah blz Andy valeu; eu nao tenho capacimetro, entao vai ter que ser no chutometro memo, hehehehe....mas se eu ligar 2 de 100k em série nao soma a tensão ?

    bebm
    Veterano
    # nov/04 · Editado por: bebm
    · votar


    Coloca em serie 47k + 4.7 que nem o little_wolf falo, só que dificilmente o valor dos dois juntos vai passar de 51k! Os resistores brasileiros podem ter o erro de até 10% e geralmente tem... para fazer 51k eu coloquei os dois em série e deu 51k na pinta... logo os resistores não tinham exatamente o valor que eles tinham que ter... e isso acontece para todas as peças...

    No TS-808(que foi o projeto que tinha mais peças q não existem no mercado) eu fiz tudo em cima do erro e meu projeto é identico ao original... o potenciomento de 25k que não existe eu peguei um de 22k e ele tava dando na verdade 24,6k... os resistores de 51k e 510k eu fiz colocando 47 + 4,7 e 470 + 47 em serie e os dois deram exatamente 51 e 510! hehehehehehehehehe a unica coisa que eu naum tenho como sabe se tá certinho é o capacitor de 51pf, pq capacitor n da pra medir, ai eu comprei um de 47pf e coloquei lá, pq n existe capacitor de 4.7pf pra ligar em paralelo com ele.(o raciocinio pra capacitor é invertido!)

    É oq o Andy falou... muito dificil ser o valor exato que a fabrica diz ser... mesmo no pedal original n vai ser exatamente oq diz ser... mas nos EUA eles adotam um erro de no maximo 2% logo com certesa mais proximo do valor que deveria ser, as peças que são fabricadas lá, são! :)

    Redsnake
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Hellish
    ligação de capacitor é o contrário de resistor.

    veja a fórmula p/ resistores:

    série:
    Rt= R1 + R2
    paralelo:
    Rt=(R1 x R2) / (R1 + R2)


    capacitores:

    série:
    Ct= (C1 x C2) / (C1 + C2)

    paralelo:

    Ct= C1 + C2

    mas pode usar 47k mesmo. não vai dar nenhuma diferença perceptível.

    Hellish
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    em série um de 47k com um de 4.7 o que??? K, u, p??? :P

    bebm
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    O capacitor como eu disse não tem jeito, não existe capacitor de 4,7pf pra colocar em paralelo com o de 47k! :/

    Hellish... c tá confundindo:

    Resistor é K ou Mega, Capacitor é pf, nf, uf, etc...

    Mais o capacitor pode aparecer escrito de ZILHÕES formas diferentes um mesmo valor!

    little_wolf
    Veterano
    # nov/04 · Editado por: little_wolf
    · votar


    Hellish
    Desculpa, falei merda...
    A fórmula pra capacitor é o contrário da de resistor...Liga em paralelo mesmo... :)

    47 e 4.7, seja qual for a unidade

    Hellish
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    bebm
    Mas o pessoal se refere nas lojas de eletronica como K pra nano. Por isso eu disse K=nano :D

    little_wolf
    Então eu devo ligar 100nF + 100nF em série pra dar 50nF; já que se eu ligar em parelelo somaria e daria 200nF.

    VALEU ! ! !

    macaco veio
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    a regra em capacitores quando não se acha o valor exato então é usar o valor proximo acima que neste caso seria de 56k (56nF), mas em se tratando de compressor não justifica serie ou paralalo pode por 47 ou 56 que vai funcionar igual.

    bebm
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Depende da loja... cada loja é de um jeito! Os nego saum tudo loko!

    Mais tipo é exatamente o raciocinio pra capacitor é inverso que o raciocinio para resistor... ;)

    Liga os dois em série e vai dar isso! :P

    Hellish
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Coloquei o de 47nF memo, funcionou blz...VALEU a todos...! ! !

    BelaLugosi
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    E ai pessoal, por favor, me ajudem. Eu comprei um capacitor, pedi o 51pf, naum reparei, pq naum entendo nda disso, mas o kra me vendeu um q é 51j, ele é o mesmo? qual a diferênça???

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a CAPACITOR 50K