Será que queimei meu pedal Vox Satchurator - Joe Satriani

Autor Mensagem
alcindo_neto100
Veterano
# out/13


Galera, eu tenho um pedal Vox Satchurator e fui testar ele na bateria (9v). Resultado, parece que deu um curto circuito.
Ele ficou com um cheiro estranho, parecendo ter queimado, tomara que não, pois aquelas "baterias são tão fraquinhas pra queimar um pedal tão robusto" (rsrs).
Estou bastante preocupado pois depois disso tentei ligá-lo na fonte (landscape) e ele não funcionou mais.
Será que estes pedais tem algum dispositivo que evite que esta corrente de energia "maldita" tenha passado para seus componentes ocasionando a queima do pedal?
Alguém tem alguma dica para que eu possa recuperar meu querido pedal?

Ismah
Veterano
# out/13
· votar


Reze!

AllanGouveia
Membro
# out/13
· votar


alcindo_neto100
cara, leva em algum cara que faz pedal handmade para que ele de uma olhada... acho que aqui no forum ou o bertola ou o fernando almeida pode te dizer mais ou menos como agir...

espero ter ajudado... abç

JJJ
Veterano
# out/13
· votar


Sobrecarga certamente não foi. Será que você ligou ao contrário? Queimar com bateria... Coisa estranha...

alcindo_neto100
Veterano
# out/13
· votar


pois é JJJ, fico mais chateado com a forma de como aconteceu. Qnd eu ligava ele na fonte (landscape) eu ligava em (-), no mesmo lugar que eu ligo o Brutal Distortion, e sempre deu certo. Mas dessa vez que eu testei ele com bateria não deu. Sempre usei pedaleira, e agora estou usando pedais, não tenho muita experiência com relação a negativo e positivo. Atrás do pedal tem o seguinte símbolo +C- (é mais ou menos isso). Esse símbolo influencia em que?

ayrtontorres
Veterano
# out/13 · Editado por: ayrtontorres
· votar


Alcindo, esse símbolo +C- informa a polaridade (interna e externa no plugue). Da saída da fonte e da entrada do pedal. Tem que ser idênticas. Se inverter e não tiver um fusível ou circuíto de proteção, queima.

Se ligar a bateria com a polaridade invertida, acredito que o risco seja o mesmo.

_bielmaia
Membro Novato
# out/13
· votar


alcindo_neto100
Atrás do pedal tem o seguinte símbolo +C- (é mais ou menos isso). Esse símbolo influencia em que?
é a posição que você tem que ligar a bateria de 9V... se ligou ao contrário, pode queimar o pedal, aí é só levando pra assistência técnica...
eu não sei como que é a entrada mas geralmente tem uma entrada maior que a outra pra evitar que você ligue errado

alcindo_neto100
Veterano
# out/13
· votar


No plug que liga a bateria tem dois pinos, positivo e negativo.
No pino positivo está "marrom" com características de queimado, como se tivesse sido nele "a descarga".
Porisso que desde o começo que estou achando que foi sobrecarga da bateria.

JJJ
Veterano
# out/13
· votar


alcindo_neto100
A bateria não dá sobrecarga nem pico de tensão (a menos que esteja com um defeito absurdo - tipo aquelas de celular que explode...). O mais provável é que você tenha ligado ao contrário mesmo...

AllanGouveia
Membro
# out/13
· votar


alcindo_neto100
cara, se der, tira umas fotos e posta aew... pq assim a galera pode analisar melhor e talvez ache até uma solução mais rápida... (se eu tivesse um pedal desse e isso acontecesse comigo, eu estaria louco de raiva)

abç

alfacorrea
Veterano
# out/13
· votar


Esse símbolo +C- indica que a parte de fora é positivo e a parte de dentro é negativo. Esse é a "famosa" polaridade que todos chamam de "centro-negativo".

Esse tipo de plug e essa polaridade são usadas pelos Pedais da Boss, por exemplo e por outros zilhões de fabricantes.

Vc falou que seu pedal estava funcionando em uma fonte da landscape, o que sugere que esta fonte também tenha o padrão "centro-negativo" o que efetivamente confere.

Por outro lado, a bateria de 9 volts tem os pólos de forma diferente, justamente para que seja praticamente impossível fazer a ligação com a polaridade invertida. Se vc usou o jack de bateria que fica dentro do pedal, é praticamente impossível de ter ligado com polaridade invertida.

Agora, se vc usou um adaptador de bateria 9 volts, que funciona de um lado como jack de bateria e de outro com o plug de conexão, aí existe a possibilidade de vc ter ligado com a polaridade invertida.

Dessa forma, 2 possibilidades me vem à cabeça nessa hora:

1) ligou o pedal com a polaridade invertida

2) sua bateria de 9 volts tem algum defeito de fabricação que a torna um artefato nuclear de 1.000.000 de GigaWatts, com capacidade de mandar o DeLorean de Volta para o Futuro...

Brincadeiras à parte...

Boa sorte...

Ismah
Veterano
# out/13
· votar


alcindo_neto100
alfacorrea

Brincadeiras à parte, pode ter vindo com este defeito do adaptador estar ligado errado, e vc ter percebido isso só agora - pois sempre usou fonte.

_bielmaia
Membro Novato
# out/13
· votar


A bateria não dá sobrecarga nem pico de tensão (a menos que esteja com um defeito absurdo - tipo aquelas de celular que explode...). O mais provável é que você tenha ligado ao contrário mesmo...
JJJ

Posso estar errado, acho que já vi curto em bateria 9v, tinha uma e deixei ela de lado, depois de 1 ou 2 h peguei ela e quase queimo a mão de tão quente que ela estava... ai não seria curto dela?

JJJ
Veterano
# out/13
· votar


_bielmaia

Eu não falei em curto. Curto é possível (é só juntar os dois pólos...).

O que eu disse é que não dá sobrecarga do nada e muito menos "pico" de tensão.

alcindo_neto100
Veterano
# out/13
· votar


Infelizmente não tem como eu tirar uma foto dele pois deixei ele na empresa onde trabalho pra levá-lo amanhã para um cara que concerta.

Mas não liguei os polos invertidas até porque a bateria não encaixaria no plug do pedal! O que me leva a crer que os fios estavam invertidos dentro do pedal e eu não percebi antes pq só usava na fonte.

Lembro me bem que no dia que eu encaixei a bateria o pedal não ligou, daí eu pluguei uma ponta do cabo em "IN" e a outra ponta do MESMO CABO em "OUT", isso implica em alguma coisa? Será que isso foi o motivo do problema?

Ontem eu não aguentei e abri o pedal todo, aparentemente nenhum equipamento está danificado, ele é muito novo, usei pouquíssimo, parece perfeito, tive vontade de "retirar" o fio do adaptador da bateria, quem sabe não é ele que está dando curto e impedindo o seu funcionamento...

ayrtontorres
Veterano
# out/13
· votar


Qual a marca da bateria?

Já vi umas bem vagabas (e outras falsas, tipo PanaBonic). Uma bateria de 9v nada mais é do que 6 pilhas AAA de 1.5v ligadas em série, dando o total de 9v. Abra uma velha (é só retirar o fundo plático que verá as pilhas) se tiver curiosidade.

Se por um infeliz acaso, alguma das ligações estiver mal feita e/ou mal isolada, pode ocorrer o curto quando for utilizada. O aquecimento é um péssimo sinal.

Quando você ligou na bateria, a fonte estava desligada, certo?

"Algo errado não está certo."

JJJ
Veterano
# out/13
· votar


ayrtontorres
Uma bateria de 9v nada mais é do que 6 pilhas AAA de 1.5v ligadas em série, dando o total de 9v. Abra uma velha (é só retirar o fundo plático que verá as pilhas) se tiver curiosidade.

Taí uma coisa que eu não sabia... mas... cabem 6 pilhas naquele espaço???

ayrtontorres
Veterano
# out/13 · Editado por: ayrtontorres
· votar


JJJ, sim. Abre uma velha pelo fundo. Foi assim que "descobri"...rs

Aquelas baterias de telefone sem fio, geralmente são 3 pilhas AA.

JJJ
Veterano
# out/13
· votar


ayrtontorres
Aquelas baterias de telefone sem fio, geralmente são 3 pilhas AA.

Essas eu sabia. É que baterias de 9v são bem antigas, eu achava que tinham sido criadas ANTES das palito AAA...

ayrtontorres
Veterano
# out/13
· votar


JJJ, na verdade seriam pilhas AAAA. Comi um A. São menores do que a palito. E aí é que mora o perigo das chinesas e das falsas. Em vez das 6, podem ter menos, ou as 6 com voltagem menor. Recarregável então é problema na certa.

JJJ
Veterano
# out/13
· votar


ayrtontorres

Ah, tá... Logo vi que não ia caber... rs

Ismah
Veterano
# out/13
· votar


JJJ
Logo vi que não ia caber... rs

Sera´que nem zipando... não pera... :P

alcindo_neto100
Veterano
# out/13
· votar


deixei o pedal com um tecnico... seja o q Deus quiser

ayrtontorres
Veterano
# nov/13
· votar


Boa sorte Alcindo.

Depois conta o desfecho da história.

Ismah
Veterano
# nov/13
· votar


Boa sorte Alcindo.

Depois conta o desfecho da história.


[2]

alcindo_neto100
Veterano
# nov/13
· votar


Assim que cheguei na oficina dele, ele percebeu que um pedaço da bateria tinha ficado preso ao adaptador do pedal... Aquela pinozinho do positivo da bateria, arrancou dentro do adaptador do pedal... Deus me livre, bateria nunca mais liga um pedal meu! rsrs


Como eu faço pra colocar uma foto aqui dos meus pedais?

JJJ
Veterano
# nov/13
· votar


alcindo_neto100
Se cadastre e suba a foto no photobucket, picasa, flickr, etc. E depois coloque o link aqui.

Ismah
Veterano
# nov/13
· votar


alcindo_neto100

Ou faça como eu e cria um álbum no face e coloque para só vc ver, e seja feliz.

alcindo_neto100
Veterano
# nov/13
· votar


Galera, graças a Deus o cara conseguiu ajeitar o pedal... hehehehe

O que foi que aconteceu: eu o liguei na bateria (alimentando o pedal), porém já sabemos que temos que plugar o cabo na entrada do pedal. Como já tinha uma ponta ligada em "OUT" eu peguei "O MESMO CABO" e liguei em "IN" gerando uma "Realimentação" nele, resultando a queima de um ciruitozinho (esqueci o nome). Mas o cara lá descobriu e deu certo. Ufaaa

Vlw a tds q me ajudaram dando as dicas

AllanGouveia
Membro
# nov/13
· votar


alcindo_neto100
No final das contas não foi a bateria! rsrsrs

E a gente se matando para tentar adivinhar o que que a bateria tinha! kkkk

Que bom, velho... Seja feliz agora! :)

abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Será que queimei meu pedal Vox Satchurator - Joe Satriani