Algum guitar de Rockabilly Clássico aqui? Se sim, quais set de pedais usam?

Autor Mensagem
F_Rizzo
Membro Novato
# set/13


Olá!

Tenho um outro post aqui, mas nesse estou mudando foco.
Caso algum guitar aqui toque Rockabilly, facilita mais para trocarmos ideias sobre pedais, ampli, guitars, captadores, etc.

Bom, no Rockbilly Clássico, a maioria dos guitarristas tem preferencia por Fender, seja Guitar, ampli, etc. Telecasters são as mais comuns. Atualmente uns usam captadores Fender Texas Special ou P-90.

Amplis, quem tem grana pega os valvulados, como o Fender Blues Jr. Ou se não tiver, vai para algum da linha Mustang (ou outros Fender Valvulados).

Há também os pedais e pedaleiras que simulam os amplis Fender da época (Bassman 59, Twin Reverb, Classic, Champ, Vibroverb, Bandmaster, Tremolux, etc).

Pedais como os da Tech21 Sans Amp, Vox Tonelad, etc...

Bom, aguardo retorno!!

Abraços!!

BrotherCrow
Membro Novato
# set/13
· votar


F_Rizzo
Cara, já toquei bastante rockabilly, embora não seja a minha especialidade. E acho que combina bem mais com semi-acústica do que com telecaster. É o que eu mais vejo a galera usando, principalmente Gretsch e Epiphones.
Quanto a amps, também não tomo Fender como regra, porque muita gente curte Vox e outros. Do equipamento que tenho em casa, gosto muito mais de tocar rockabilly com Vox e uma Gretsch do que com amp e guitarra Fender.
Quanto a pedais... reverb é importante, e um delay slapback.
No fim das contas, depende muito mais da pegada e do feeling. Rockabilly é um som simples em termos de efeitos, precisa de muito pouca coisa, e sabendo timbrar, o equipamento é o de menos.

JJJ
Veterano
# set/13 · Editado por: JJJ
· votar


Eu não sou guitarrista de rockabilly, mas, se fosse, em termos de pedais, me bastaria um bom overdrive (isso se o ampli já não desse conta), um reverber (idem) e um slap echo. Esse último seria o único, se o ampli resolvesse o resto.

EDIT: Ah... acho que um compressor ia bem também.

F_Rizzo
Membro Novato
# set/13
· votar


BrotherCrow e JJJ

Pessoal, então... rsrsrs
Existe um equivoco em chamar alguns estilos musicais de Rockabilly
Foi um equivoco mundial, devido ao Revival que houve nos anos 80, principalmente com algumas bandas como Crazy Cavan and The Rhythm Rockers, Stray Cats, Polecats, etc...
Essas bandas, embora se intitularam de Rockabilly, de Rockabilly não tem nem 10%.
São bandas que, logo após o pós punk, começo na new wave, descobriram o Rock and Roll dos anos 50 ai fizeram um som com elementos do rock and roll dos anos 50, mas nada de Rockabilly.
Ai criou-se esse esteriótipo de semi acustica, etc...

Rockabilly era mais tocado com Telecaster, pois é praticamente as mesmas técnicas usadas no HillBilly (Countru Music dos anos 50) como o Finger Picking.

Vou postar aqui uns 2 videos de Rockabilly, um dos anos 50 e um dos anos 90. No final dos anos 80 e início dos 90, começou a surgir várias bandas tocando o Rockabilly mesmo, como era nos anos 50, devido as informação e conhecimento que foram adquiridas. Mas é normal falarem até hoje que stray cats, Cramps, e tudo isso que usa overdirve é Rockabilly. Rock a billy - Rock And Roll like a Hillbilly, ou seja, Rock à moda Caipira (traduzindo bem porcamente). É o "balanço à moda caipira". Bom, vcs entenderam!! rsrsrs

Geralmente é usado Guitarras Fender Telecaster com pickups P90 ou Texas Special, amplis Fender (bassman 59 pra quem tem grana ou blues jr pros mais humildes) pedal compressor e um pedal de echo delay analógico. Reverb jamais. E nem overdrive! rsrs

50s
http://www.youtube.com/watch?v=9QaV3cAiZg8
http://www.youtube.com/watch?v=v7VCsp4Y_4s

90s
http://www.youtube.com/watch?v=LcG1JWmQ21s

2000
http://www.youtube.com/watch?v=Ba1NTU2NTTE

Abraços!

Del-Rei
Veterano
# set/13
· votar


F_Rizzo
Hum... Mas cara... Olhei apenas os 2 vídeos da década de 50 que você postou.. E nos 2 vídeos só há fotos dos músicos com semi-acústicas.
Não vi nenhuma tele...

Mas também eu não curto teles... ja tive uma Gretsch e adorava arranhar um Rockablilly nela, hehe.

Um aceno de longe!!!

BrotherCrow
Membro Novato
# set/13
· votar


F_Rizzo
Cara, eu entendi que vc tava falando de rockabilly clássico. Conheço essa diferenciação, porque onde eu morava (Curitiba) rolava muito rockabilly, psychobilly (lá tem o Psycho Carnival, um evento muito massa) e também os revivals do estilo como o Stray Cats.

Mas mantenho o que eu disse sobre as semi-acústicas: Bill Haley usava, Carl Perkins usava, Bill Flagg usava... Telecasters eram usadas também, mas continuo achando que as semi são mais comuns, além de soarem melhor aos meus ouvidos para o estilo. Quanto ao reverb e slap echo, é mais porque ajuda a simular a ambiência das gravações antigas.

Concordo que rockabilly "de verdade" se toca limpo, por isso não mencionei overdrive na minha resposta, e também por isso sugeri os amps da Vox, que tem um cristalino que se presta bem pro estilo. Mas como eu disse, rockabilly não é minha especialidade. Tenho um amigo que tem uma banda de rockabilly (o Vitroles), posso perguntar pra ele se vc quiser. Sei que ele usa uma semi da Epiphone e um Fender Princeton.

De qualquer jeito, seja pra tocar na vibe dos anos 50 ou mais puxado pro Brian Setzer, mande uns sons seus, porque é sempre massa ouvir um rockabilly! Abraço.

F_Rizzo
Membro Novato
# set/13
· votar


Del-Rei e BrotherCrow

Sim, também usavam semi acústicas, principalmente depois de terem um pouco mais de reconhecimento, quando a grana entrava! rsrs
Teles são bem baratas, e no início de 53 a 55, usavam muita tle, já em 56 que foi o auge, usavam mais semi acústicas como Gretsch por exemplo.

As bandas mais atuais estão resgatando o uso das teles, porém com pickups fender texas special ou P90.

Opa, em Curitiba só tem coisa boa!!! Psycho Carnival é muito bom! Sempre rola bandas de Rockabilly também! Minha preferida é a Mystery Trio.

Bill Haley nao considero como Rockabilly, Carl Perkins sim! Sobre os efeitos, para estudo usavam mais efeitos. Ao vivo já não.

Pergunte pro seu amigo sim! O ampli dele é top hein!!!

Opa, mandei sim os sons!!! Abraços!!!

Ramalokion
Membro Novato
# set/13
· votar


Novato apaixonado por rockabilly também pode participar do papo?

Estou aprendendo a tocar (menos de 1 mês) mas já quero ir pegando referências e dicas... Vou fazer desse tópico FIXO no meu navegador!

Victorblues
Veterano
# out/13 · Editado por: Victorblues
· votar


Salve moçada!!
Guitarras ñ podemos fugir das Gretsch e das teles...parecem que elas pedem esse tipo de som qndo tocamos.

Particularmente acho pedal pra tocar Rockabilly uma coisa bem dispensável.... tendo um bom ampli valvulado com tremolo e reverb consegue-se tirar uns 98% do estilo com propriedade "sem maquiagens modernas" que muitas vezes descaracteriza o som cru, que é o mais legal do estilo. Boas alternativas para incrementar são um boost ( que pode ser um clássico Trebble Boost Range Master) e um delay simulador de fita ou câmara de eco...mas esse tem de ser um baita pedal ( ex. Strymon) para que o fator de compressão seja o menor possível.

Além dos amplis já citados, sugiro tbem os Gianninis antigos que são quase réplicas dos antigos Fender.

Abraços aos rockers!!!

BrotherCrow
Membro Novato
# out/13
· votar


Victorblues
Pois é, vc tem razão numa coisa: quanto menos pedal, melhor. Tem que ter dinâmica. Por isso não sou muito a favor de usar simulador de amp pra rockabilly. Só em último caso mesmo. Entendo que o cara queira um som de Bassman, mas acho que fica mais massa usar um bom valvulado sem nada (mesmo que não seja o Bassman) do que um simulador na frente de um ampzinho meia-boca.

A Gretsch (e algumas Tele, vá lá, mas não se vê muito de fábrica) tem uma outra coisa que eu associo muito com o rockabilly: o tremolo Bigsby, que funciona muito bem com acordes, o que é essencial dependendo do artista que vc tá tentando emular.

Victorblues
Veterano
# out/13
· votar


BrotherCrow

Boa lembrança...as bigsby são clássicas para a essa sonoridade. Gosto tbém da sonoridade das Strato, como Buddy Holly, apesar da sonoridade delas estar mais ligada a surfmusic.

Sobre overdrive já citado anteriormente, temos de levar em consideração um fator crucial no som "rocka" dos anos 50, a saturação dos amplis de baixa potência com retificação a válvula e utilizados no talo (devido a ausência de P.A). E apesar do som clássico ser tecnicamente limpo, não é nem de longe perto dos sons limpos atuais, sempre tem uma sujeirinha ali dando um tempero.

F_Rizzo
Membro Novato
# out/13
· votar


Victorblues

Vc colocou o link do Clock???? rsrsrs
Pode ser que eu te conheça... já toquei lá e frequento as vezes, porém, o que menos se ouve lá é Rockabilly... rsrsrs

Rockabilly mesmo, como Charlie Feathers, Joe Clay (dependendo da época) é muito raro de se ouvir em festas ou bares temáticos. O público considera Stray Cats como Rockabilly ou Neo Rockabilly, sendo que estão muito longe disto (possuem elementos sim em suas músicas, mas muito pouco).

Bom, sobre usar pedais ou pedaleiras, é claro que isto descaracteriza, porém, não somos todos que temos condições de termos um ampli valvulado BOM, barato, com bastante potencia, que seja pequeno e fácil de transportar, além dos cuidados que temos que ter!

Um Fender Blues Jr., Pro Junior, Giannini Classic T, são ampli pequenos com seus 15W a 20W. porém sempre meio sujinhos quando é aumentado o ganho ou o EQ. O timbre destes amplis não me agrada (pro estilo que toco e gosto). Já o Bassman, que NÃO eram usados por bandas de Rockabilly, já que em 59 o estilo já estava beeeem apagado, tem um timbre muito clean e uma boa potencia, porém, é pesado, grande, caro demais, tem q ser muito cuidado para o transporte, etc. Inviável para as minhas condições, rsrsrs.

Ou seja, quero um melhor custo x beneficio e que se aproxime ao timbre do bassman, não importa de qual marca seja.

Achei 2 amplis que chegam bem próximos que são vendidos na Made in Brazil:

Blackstar ID60 por volta de R$2850 e o Roland XL80 por volta de R$2100

Eles tem um timbre bem agudo, cristalino, bem nítido, sem embaralhar as cordas primas e sem deixar meio abafadas as cordas bordões.
O Blackstar tem um simulador de valvulas, q eu achei impressionante, fora os tipos de efeitos, como Delay de vários tipos, O Rolando já tem um simulador de Amps e também de Efeitos. Detalhe: tudo de forma analógica! Todos transistorizados!

Os pedais, testei vários! Até o momento, fico com o Sans Amp GT2 (prefiro ela do que o Blonde) e o Nux Amp Force. Quero testar o Sans Amp Acoustic DI.

Abraços!

F_Rizzo
Membro Novato
# out/13
· votar


Pessoal, não podemos misturar neste tópico informações que vão além de pedais e pedaleiras para o estilo Rockabilly hein! rsrs
Senão sairemos das regras.

Abraços!

BrotherCrow
Membro Novato
# out/13
· votar


F_Rizzo
Não é analógico não, hein! O XL 80 é cheio de simulações COSM! Assim como toda a série Cube da Roland, acho que ele é muito bom pra tocar sozinho porque soa "masterizado", mas com banda ele fica sem punch. Já o Blackstar eu nunca usei, mas quase certeza que os efeitos são digitais também, porque pra ter vários tipos de delay é bem pouco provável que seja analógico.

Se vc gosta do som dele, não tem por que ficar se preocupando se é digital ou analógico. Mas que é digital, isso é. Acho que você está meio perdido com os termos, isso é comum. Mas pra certas coisas, digital é até melhor que analógico.

E o GT2 soa muito, mas MUITO artificial e magro, sem graves. Você percebe isso principalmente em volumes mais altos.

F_Rizzo
Membro Novato
# out/13
· votar


BrotherCrow

Bom, sobre digital e analógico, fui pelo que o vendedor me explicou, ainda mais pelos tipos de controles do painel. Não há nenhuma tela de LCD ou algo do tipo. Só há chaves seletoras e alguns botões.

Sobre soar magro o GT2, não há problemas. Preciso ter os agudos ressaltados. No Rockabilly usamos mais a técnica de finger picking, mais dedilhado, não precisa de base.

Não tenho preconceito com analógicos e digitais, desde que eles me enganem de uma forma bem convincente!! rsrss

Victorblues
Veterano
# out/13
· votar


F_Rizzo

Cara conheço o The Clock, mas moro em Curitiba e infelizmente não posso frequentar um lugar cheio de gatas estilo pin-ups e música boa! ;)

Falando dos amps e pela faixa de preço que vc citou, é certeza que vc consegue um bom valvulado. Quem gosta do clean de um Bassman não vai se dar bem com um solidstate, mas cedo ou mais tarde vc irá enjoar.
O circuito do Bassman é base para trocentos amplis desde antigamente, então será relativamente fácil achar um que lhe agrade. Eu toco com um true reverber II e um Tremendão III, timbre limpo lindo mas pesam um tonelada.

Veja algum handmade, acho que compensará mais do que comprar um Blackstar ou outro cheio de funções (canais) que ficarão sub-utilizadas.

BrotherCrow
Membro Novato
# out/13
· votar


F_Rizzo
Ter tela de LCD, mostrador digital ou seja o que for não tem nada a ver com ser analógico ou não. Você pode colocar um mostrador digital num pedal analógico (por exemplo, vc tem um delay analógico com tap tempo e coloca um mostrador de BPM), ou fazer um equipamento todo digital e não colocar mostrador nenhum. Mas fica a dica: todos os pedais e amps da Roland e Boss que tem escrito COSM são digitais. COSM é sigla de Composite Object Sound Modeling, e é a tecnologia de processamento digital da Roland. Aqueles simuladores de amp da Boss, tipo o Bassman 59, são todos digitais.

E não tem nada de mal nisso! Até porque seria muito difícil fazer um simulador de amp de forma analógica! O digital simplesmente se presta melhor pra certas coisas, e o analógico para outras. Agora, se você é um "purista", som digital vai sempre deixar a desejar.

Sobre o GT2, ressaltar os agudos é uma coisa, mas não sei se ele ia se sair bem numa mix ou tocando com banda. Além de ele ser simplesmente pior que outros da mesma série, porque tem menos possibilidades (dá pra conseguir o som dele com outros pedais da mesma "família", mas ele é meio que um "one trick pony").

Percebi pelos teus tópicos que vc tem uma obsessão pelo Bassman 59. Mas te pergunto uma coisa: você já ouviu um de perto? É MUITO volume e MUITA pressão, e isso é essencial pra conseguir aquele som. Ligar um simulador num falante de 10 não vai dar resultados satisfatórios. É diferente de ouvir numa gravação: quando vc ouve um som que vc curte e aí alguém fala "ah, esse cara usa um Bassman 59", vc tem que levar em conta que está ouvindo um som processado e comprimido. Aí vc pega um simulador que soa parecido com as gravações de Bassman 59 e logo sente o outro lado da moeda: quando vc toca com ele com banda em volumes altos, ele não soa mais do jeito que vc achava que ia soar.

Então, vc quer um rig pra shows? pra gravar? pra brincar em casa? Isso faz diferença. Eu por exemplo tenho um Super Champ XD que é valvulado no pré e no power, e tem um canal separado com simulações. Uma delas é de Bassman. É muito legal pra tocar em casa e bem semelhante ao som característico do Bassman, mas com o volume no talo eu gosto muito mais de usar o amp normal, sem simulação nenhuma, só na válvula. E ainda acho bem mais legal tocar rockabilly no Vox hahaha...

F_Rizzo
Membro Novato
# out/13
· votar


Victorblues

Valeu pela dica man!!! Abraços!!

F_Rizzo
Membro Novato
# out/13
· votar


BrotherCrow

Ah, entendi sobre a simulação analógica. Acho que o vendedor percebeu que eu não manjava, queria em empurrar o ampli e disse que não era simulações digitais, rsrs.

Sim! Toquei em um Bassman 59 Tweed, com 4 falantes de 10" Jensen... eu realmente não queria mais sair da loja...
Confeço que me arrependi de tocar, porque agora não consigo mais gostar de nada além dele, rsrsrs

Na mesma loja, tinha um Epiphone Blues Custom 30, com 2 falantes de 12" Lady Lucky. O timbre foi muiiitoo prximo do Bassman, ou seja, satisfatório, porém o nanado pesa demais!!! ´

Porém, testei os 2 dentro de uma salinha... não sei a reação deles com o volume bem alto.

Quero um ampli para Show, par tocar no estudio em casa, para gravações... pra tudo! rsrsrs

Mas é claro, quero um bom resultado para shows!

Abraço!

BrotherCrow
Membro Novato
# out/13
· votar


F_Rizzo
Pois é, cara, sei como é. Um tempo atrás pude usar um Bassman em estúdio e fiquei louco também, tanto que hj em dia ainda tenho simulações de Bassman no meu amp, no meu computador, em pedais... mas chega uma hora que tu percebe que não é prático e larga mão! Hehe... brincadeira, se teu sonho é o Bassman, guarda dinheiro e eventualmente vc compra um.

Imagino que vc, mesmo tocando numa salinha, percebeu que o volume é bruto, né? E amps valvulados têm uma dinâmica diferente. Quando vc usou, ele não deve nem ter chegado a crunchar (senão vc teria ficado surdo!). A maioria dos fãs do Bassman gosta dele justamente pelo crunch, mas pra isso tem que botar volume.

Última opinião porque parece que vc já tá meio decidido: "amp pra tudo" é complicado. Tente achar um valvulado de uns 30 watts com atenuador que é um bom caminho. Não deixe de olhar os handmades!

d.u.n.h.a.
Veterano
# out/13
· votar


Cara, pra mim rockabilly é amp com reverb de mola + tremolo (uso o da zoom g3) + overdrive (uso o tube screamer).
Pra mim a guitarra não importanta tanto, uso tanto a minha les paul, quanto a telecaster e a semi-acústica. Mas confesso que não iria achar ruim uma reverend com P90s hahaha

F_Rizzo
Membro Novato
# out/13 · Editado por: F_Rizzo
· votar


d.u.n.h.a.

Esta música é um Rockabilly.
http://www.youtube.com/watch?v=EiTszJWchqU

Vc ainda acha que tem q ter tremolo, reverb, overdrive, etc? rsrsrs

Abraço!

BrotherCrow
Membro Novato
# out/13
· votar


F_Rizzo
Tem claramente reverb nessa aí. Pela data, provavelmente é uma ambiência natural (não é pedal), mas tem reverb.

Led Zé
Veterano
# out/13
· votar


F_Rizzo
Tem reverb sim. Muitas, mas muitas músicas de rockabilly clássico possuem um efeito de slap echo , que é um tipo de reverberação.

Victorblues
Veterano
# out/13
· votar


BrotherCrow
Led Zé

Tem reverb com certeza... será um de mola ou reverberação da sala de gravação??

Led Zé
Veterano
# out/13
· votar


Victorblues
Acredito que seja um reverb natural mesmo, da sala de gravação.

BrotherCrow
Membro Novato
# out/13
· votar


Leva todo jeito de ser natural, principalmente porque foi gravado no Sun Studios.

F_Rizzo
Cara, vença seus preconceitos e experimente uns pedais. Tenta o Holy Grail da Electro Harmonix pra reverb que você não vai se arrepender. Tremolo na minha opinião combina mais com surf music, mas reverb é essencial pra reproduzir a ambiência dos estúdios da época. Se for usar delay, procure um analógico. Eu uso o Memory Boy Deluxe e é excelente.

F_Rizzo
Membro Novato
# out/13
· votar


BrotherCrow

Hahaha, não tenho preconceito não!! rsrs
Echo e Delay: Echo tem um pouco de reverb e Delay sem Reverb. Assim que aprendi sobre os tipos de efeitos.

To afim de comprar o Fuhrman Analog Delay, um amigo indicou!

Abraço!

BrotherCrow
Membro Novato
# out/13
· votar


F_Rizzo
Cara, fiquei bem animado com essa discussão, então resolvi gravar um som com o timbre que eu provavelmente usaria se fosse tocar rockabilly. Lembrando que eu NÃO SEI tocar rockabilly, então pode focar no timbre e não na execução:
https://soundcloud.com/brothercrow/hey-hey
Não estou usando reverb nem delay, só a guitarra no amp e um overdrive na segunda parte.

MMI
Veterano
# out/13 · Editado por: MMI
· votar


Para mim rockabilly é semi-acústica sem pensar 2 vezes. Mas pegada é pegada, quem sabe toca em tele, strato, lespa ou berimbau.

Eu conheço o Sun Studios, para mim o guitarrista ícone de lá é o Scotty Moore, que foi gerente de lá, guitarrista principal e por isso foi chamado para gravar com Elvis no primeiro single e de lá virou o guitarrista do Elvis. Tive já a oportunidade de tocar com uma Gibson ES-295 (a do Scotty Moore), da década de 50, para mim esta guitarra transpira Rockabilly. É uma guitarra rara (na década de 50 foi fabricado apenas 1770), a Gibson fez poucas, o único que sei que usou esse modelo também foi Danny Gatton, sendo que o Brian Setzer fala que é a "ultimate rockabilly guitar". Mas o Scotty chegou eventualmente usar L5 CES, trocou por uma Super 400 CES (fantástica, já toquei em algumas vintage também, mas não é tanto do estilo) mas muito raramente uma Fender Esquire em 53 (para não contradizer totalmente o colega). A Gibson Chet Atkins é legal para o estilo também. Este estilo, na década de 50, era tocado com amps pequenos, tipo o Ray Butts EchoSonic Amp, era esse tipo de amplificador que se usava no Sun Studios. Portanto, este estilo não é muito para um Bassman que o pessoal venera - é um grande amp, para blues estilo Clapton é imbatível. Recomendo um Fender Champ, pode ser um dos similares, desses combos pequenos. Estes amps dão um crunch fácil, então um drive vai bem, mas tem que ser muito leve e definido, como o Suhr Koko Boost, o MI Effects Blue Boy Deluxe Overdrive, com ganho bem baixo.

Só um detalhe: para mim, os melhores captadores para tele são os Lollar.

Abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Algum guitar de Rockabilly Clássico aqui? Se sim, quais set de pedais usam?