Qual melhor Simulador de Fender Bassman 59 para ligar em linha - Timbre para Rockabilly

    Autor Mensagem
    F_Rizzo
    Membro Novato
    # set/13


    Pessoal, tudo bem?

    Poderiam me dar uma dica?
    Já pesquisei em vários tópicos e quanto mais eu leio mais em dúvida fico, rsrs.

    Tenho uma banda de Rockabilly (timbre bem específico de Fender, agudo mas não abelhudo) e queria saber qual pedal ou pedaleira que posso ligar em linha (mesa Yamaha MG124CX) que irá para 2 caixas amplificadas JBL by Selenium com falantes de 15" 200W cada.

    Preciso de um timbre que seja próximo ao Bassman 59. Algum pedal que simule este ampli, porém, apenas o canal limpo (não preciso saturar).

    Utilizamos uma Telecaster com pickups Fender Texas Special.

    Pesquisei alguns pedais e pedaleiras mas não testei nenhum:

    Behringer V-Tone Guitar GDI 21
    Tech21 NYC Sans Amp GT2
    Tech21 NYC Sans Amp Classic
    Tech21 NYC Sans Amp Blonde
    Vox ToneLab ST
    Vox ToneLab SE
    Vox ToneLab LE
    Vox ToneLab EX
    Line6 POD HD300
    Fender Mustang Floor
    Boss Fender Bassman 59

    Valeu!! Abraços!!

    MauricioBahia
    Moderador
    # set/13 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    F_Rizzo: Pesquisei alguns pedais e pedaleiras mas não testei nenhum:

    A Tech21 tem fama. Agora, eu duvido que você encontre alguém aqui no FCC que tenha comparado, pelo menos 3 da lista com o amp de verdade. Enfim, é um tópico difícil de ser respondido ou mesmo comentado.

    Pra piorar, é muito provável que no seu set obterá outra sonoridade para o mesmo pedal que "fulano" testou.

    Eu tenho esse Boss, mas nunca toquei num original. Só posso mesmo é acreditar no fabricante e compara com alguns vídeos do Youtube, que não representam perfeitamente o amp real, reafirmo.

    Abs

    Led Zé
    Veterano
    # set/13
    · votar


    F_Rizzo
    Cara, se puder ir na POD , acho a melhor opção. Eu não gosto do Sans amp, já tive o GT2. O Boss, DIZEM que não parece muito muito. Mas para ligar na mesa a POD ou as novas Zoom g5 e g3 devem se sair melhores.

    F_Rizzo
    Membro Novato
    # set/13
    · votar


    Então... pra falar a verdade, já testei o Ampli Fender Mustang III V1. Dizem que a pedaleira Fender Mustang Floor é praticamente o cabeçote deles, digamos assim. O ampli atendeu minha necessidade, mas não to muito afim de pegar ampli, já levo muita coisa no carro, rsrs.

    Também já me indicaram o Sans Amp Blonde, que não achei nenhuma referência dele aqui no fórum. Dizem que ele foi desenvolvido pra ser ligado em linha, simula os falantes, etc, e diferente do GT2 ou Classic, ele é específico de Fender (Bassman 59). O problema é encontrar nas lojas pra testar... não acho na Teodoro Sampaio e Santa Efigência em SP...

    Me indicaram as POD e as Zoom, mas meu medo é não simula o Bassman 59 na maneira que preciso. A vantagem é que estes é mais fácil pra testar.

    Ah, lembrei, cheguei a fazer um teste "meia boca" em um Boss Bassman 59, mas o vendedor insistiu em ligar na entrada "Normal" de um ampli, ou seja, diferente da minha necessidade. Achei que, mesmo com um mínimo de ganho, ele suja o canal quando aumenta o volume... não curti muito, mas acredito que o teste não tinha sido o correto.

    Como tá difícil viu... rsrsrsrs

    ogner
    Veterano
    # set/13 · Editado por: ogner
    · votar


    F_Rizzo
    Dizem que ele foi desenvolvido pra ser ligado em linha, simula os falantes,Unico pitaco que dou, visto que vc vai ligar direto no PA é que tenha essa caracteristica acima. Se não vai ficar uma bo$t@, hehe.

    Acho que qualquer uma pedaleira melhorzinha vai te atender. Pq som de bassman mesmo, só com bassman, com circuito, valvulas, tonestack e falantes de guitarra.

    F_Rizzo
    Membro Novato
    # set/13
    · votar


    Entendi Ogner...

    Quero deixar beeem claro que não quero algo que seja igual, porque isto não ecxiste!! rsrs

    Não adianta, pra substituir um Bassman 59, só outro ampli valvulado da Fender como o Blues Jr., Hot Rod, Twin, etc...

    Mas o custo de um valvulado novo ou em bom estado é muito alto, passando de 2 mil reais. Não posso gastar mais de 2 mil reais.

    Estou quase abrindo mão da pedaleira e ou pedais e pegando um Mustang III V2. Porém, se eu for ensaiar em um estudio, não terei nada próximo do meu timbre. E sempre ficarei dependente de levar o ampli, que ocupa espaço no carro...

    Situação complicada... Eu queria investir 2 mil reais e não me arrepender, mas aqui no brasil é complicado pois não temos todos os produtos nas lojas para testar. Youtube as vezes engana...

    Led Zé
    Veterano
    # set/13
    · votar


    F_Rizzo
    Não adianta, pra substituir um Bassman 59, só outro ampli valvulado da Fender como o Blues Jr., Hot Rod, Twin, etc...
    Nem assim. O blues jr passa longe de soar como um bassman, o hot rod e o twin também. O bassman é um amp de baixo (dãaaaa) e tem um som próprio.

    Estou quase abrindo mão da pedaleira e ou pedais e pegando um Mustang III V2. Porém, se eu for ensaiar em um estudio, não terei nada próximo do meu timbre. E sempre ficarei dependente de levar o ampli, que ocupa espaço no carro...
    Se quer o timbre do Mustang e não quer o ampli, pega a mustang floor. Pronto. Vai ter as mesmas simulações do mustang, maior flexibilidade e não vai precisar carregar amp.

    F_Rizzo
    Membro Novato
    # set/13
    · votar


    O problema é que o Mustang Floor é o mesmo preço do Mustang III...(1750 reais) e eu teria que comprar sem testá-lo... dureza isso...

    Já um Sans Amp Blonde, posso comprar por 700 reais, mas aí eu terei que comprar um pedal compressor e um echo delay analog da Fuhrman, pra complementar (220 reais cada)

    Com o Mustang Floor ou Mustang III, nem precisarei de pedais adicionais.

    Led Zé
    Veterano
    # set/13
    · votar


    F_Rizzo
    O problema é que o Mustang Floor é o mesmo preço do Mustang III...(1750 reais) e eu teria que comprar sem testá-lo... dureza isso...
    Cara, tem mais barato por aí. Em torno de 1200. Qualquer coisa compra de fora (ebay e afins)

    boblau
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Recentemente eu tive o privilégio de tocar num Bassman 59 original e digo que o timbre me impressionou muito. Ele estava do lado de um Fender Twin Reverb.

    Sinceramente, não acredito que algum simulador possa reproduzir um timbre daqueles, porque até a tela velha dos falantes deve influenciar no som...

    Mas sendo bem prático, do lado do Bassman tinha também um Alien de 20 watts e afirmo que qualquer pessoa, por mais experiente que seja, teria muita dificuldade de diferenciar o som de qualquer um deles de olhos vendados, em se tratando, claro, de timbres limpos.

    Portanto, qualquer ampli valvulado, poderia fazer o som que vc precisa. Eu tenho por exemplo um Duovox 120 G que lembra muito, mas muito, o timbre de um Twin Reverb (que lembra o timbre do Bassman que experimentei).

    Se a exigência de sua banda é timbre "parecido", compre um valvulado novo pequeno (um Alien, MGV, Pedrone, Vox, Orange, Marshall, etc). Vc, pelo visto tem um belo de um P.A., se a potência for insuficiente, microfona.

    Agora se a exigência for sua para "se mostrar" com um Fender Bassman e, até vc ter a bala, "simular" ele com uma pedaleira, acho uma furada.

    Esta é somente a minha humilde opinião, haverá dela quem discorde....

    abraço!

    F_Rizzo
    Membro Novato
    # set/13
    · votar


    Então boblau, dificilmente terei grana pra comprar um Ampli Bassman... rsrsrs.. custa no minimo 8 mil reais...

    Acabei estando alguns pedais:

    Sans Amp GT2
    Sans Amp Blonde
    Sans Amp Classic
    Vtone GDI

    Faltou testar:
    Nux Amp Force
    Boss Fender Bassman 59
    Vox Tonelabs (EX, ST, etc)
    Libe6 POD HD300
    Fender Mustang Floor

    Gostei muito do Blonde e GT2! Consegui timbres muito bons!

    Mas... preciso testar mais...

    Led Zé
    Veterano
    # set/13
    · votar


    F_Rizzo
    Gostei muito do Blonde e GT2! Consegui timbres muito bons!

    Ia falar pra você fugir deste ehehehehe. Mega comprimido e sem peso no som. Já tive o original e clone.

    Bog
    Veterano
    # set/13
    · votar


    F_Rizzo

    Vou ignorar aqui o quesito "fidelidade", e me focar no "soar bem".

    Quanto aos SansAmp: sonoramente, o Classic é melhor que o GT2 (e seus clones, como o GDI) em todos os sentidos. Mas para o tipo de coisa que você busca, o Blonde deve ser uma escolha melhor. No geral, os Character series são os mais recentes e "atualizados" dos SansAmp. Se você quiser gastar menos, a Joyo tem um clone, o American sound, que é bem legal. Tenho o Joyo e o Blonde original. O Joyo tem só um pouco menos de brilho.

    O Boss eu não recomendo. Eu tive um, ele não é feito para se usar em linha, e sim na entrada de um amp.

    Das pedaleiras, conheço o Pod e as Tonelab. Elas são legais por serem mais versáteis, mas o Blonde é bem mais fácil de usar, e tem um som mais gordo. Se for para usar um tipo único de timbre, eu prefiro o Blonde. Na verdade, não sou muito fã do Pod. Prefiro a dinâmica da Tonelab e o timbre das Digitech.

    A Mustang Floor e o Nux eu nunca usei.

    F_Rizzo
    Membro Novato
    # set/13
    · votar


    Bog

    Fui na loja e liguei 4 pedais diretamente em um PA que esqueci a marca, mas tinha um falante de 15".

    Blonde - GT2 - Classic - Vtone GDI

    - VTone GDI > muito inferior comparado aos outros.
    - Classic > eu não soube parametriza-lo. Tudo o q eu fazia deixava ele com um som ruim, sei lá. É muita chave... fiz de tudo e não consegui timbrar ele legal.
    - Blonde > não achei ruim, mas é meio "delicado". Pra timbrar legal tive que colocar o High no máximo, Low no mínimo, Mid no mínimo, ai resta o Character e o Drive, que eis a briga. Não consegui parametrizar o brilho q eu queria. qualquer um dos 2 que eu aumentasse, saturava e eu perdia o limpo. Tirei o High e nada. Ou seja, ele fica mais gordão, mas não tem um brilho ou agudo que eu gosto e que se parece com o bassman desse video: http://www.youtube.com/watch?v=Y0r1kVXSX3Q
    Acabei de achar esses presets: http://www.murauchi.com/lib/murauchi/1006/20100607-skb04.jpg
    - GT2 > gostei desta criança! Achei facilimo de achar o timbre que eu queria! Muito brilho, muito ganho... ah sim, ganho! deixando a chave em Clean, Tweed, ele jamais satura!! Pode tacar ganho e ele fica bom! Consegui deixar ele igual ao Blonde, mas o Blonde não consegui deixar igual a ele.

    Quando acabei de testa-los, o vendeor chegou com um Nux, mas já estava tarde e tive que ir embora.

    Em outras lojas, achei o Argos Wavebox usado por menos de 400 reais, achei o Mesa Boogie V-Twin usado, achei os Vox Tonebal ST e o EX, novos, mas não testei nenhum.

    Também não testei o Boss Fender Bassman 59 e nem as Pedaleiras POD HD300 ou Fender Mustang Floor (esta última só por encomenda).

    Porém, teste um ampli Fender Mustang III V1, e curti muito o Timbre do Bassman 59, ainda mais que já adicionei um compressor e um Echo Delay Analog.

    Bog se não for muito incomodo, poderia me detalhar melhor o porque vc acha o Classic superior ao GT2??? E o que acha desta minha análise??

    Abração!

    F_Rizzo
    Membro Novato
    # set/13
    · votar


    Led Zé

    Não sei se o peso vc se refere com o som saturado (overdrive).
    Eu só uso o canal limpo mesmo.
    As vezes, sujo um pouquinho pra tocar musicas do "Johnny Burnette and The Rock and Roll Trio", mas é raro!

    Então, fico mesmo com um som bem limpo, com briho... conforme o video que postei acima.

    Abraço!

    F_Rizzo
    Membro Novato
    # set/13 · Editado por: F_Rizzo
    · votar


    Este é um dos mestres do Finger Picking!!!

    http://www.youtube.com/watch?v=N8vOTKMqzw4

    Obs.: ele usava Semi Acústica, mas a maioria usava Telecaster...

    Bog
    Veterano
    # set/13
    · votar


    F_Rizzo

    Cara, tem alguma coisa muito esquisita aí...

    1. O GDI soa MUITO parecido com o GT2. O maior problema dele (e que o torna não recomendável) é que a Behringer usa componentes com baixa consistência e tem controle de qualidade pífio, o que faz com que esses pedais tenham o péssimo hábito de parar de funcionar sem qualquer razão aparente (nada a ver com fragilidade por ter carcaça de plástico).

    2. O Blonde tem controles de EQ ativos. Com o High no máximo, os agudos são insuportáveis. Na verdade, todas as configurações de eq extremas (com algo no máximo ou mínimo) são radicais demais. Se você quer o som com bastante brilho, deve deixar o Character bem baixo - o Character modifica o brilho, o ganho e a curva de equalização.

    3. Quanto ao Classic x GT2, o Classic simplesmente faz tudo que o GT2 faz. O GT2 é como uma simplificação do Classic que, como você pôde observar, tem tanta coisa para configurar que acaba se tornando complicado.

    Se eu fosse você, ainda daria uma chance às Tonelab e Mustang Floor. Tem gente que abomina digital e não-sei-mais-o-que, mas se soar bem, que mal tem?

    F_Rizzo
    Membro Novato
    # set/13
    · votar


    Bog

    Então, o GDI achei meio sem ganho... sujo... com interferência... não consegui deixar ele nem próximo do GT2.... tentei bastante mas não consegui...

    Sim o Classic é complicado demais... é muita coisa, dá nervoso... haja tempo pra mexer nele... e estando em uma loja, os caras ficam pressionando pra vc escolher um logo. rsrsrs (geralmente o mais caro)

    Bom, o Blonde, mesmo com o character baixo, e o high no talo, não ficou agudo não.... massss, eu estava tocando com ele ligado em uma caixa amplificada de 15", ou seja, pode ser que o falante sej de baixa qualidade. No return de um ampli deve fazer muita diferença.

    Preciso testar as tonelab e o fener mustang floor, mas etse último, nao encontro pra testar.

    Abraço!

    F_Rizzo
    Membro Novato
    # out/13
    · votar


    Testei os seguintes pedais:

    Nux Amp Force
    Sans Amp GT2
    Sans Amp Blonde (com Speaker)
    Sans Amp Blonde (sem Speaker)
    Behringer Vtone GDI 21
    Boss Fender Bassman 59
    Boss GT100

    Resumindo: os que mais me agradaram foram o GT2, seguido do Nux Amp Force. Clean bem cristalino, sem embaralhar muito as cordas primas, bem definido, dá aquela sensação de arpejo e não de um bleeem...

    Detalhe: testei o Blonde sem Speaker e o Boss Bassman no Return de um Fender Mustang III V2 (que aliás, a simulação do Bassman neste ampli não me agradou).

    Abraços!

    Led Zé
    Veterano
    # out/13
    · votar


    F_Rizzo
    Não sei se o peso vc se refere com o som saturado (overdrive).
    Não. Me refiro aos graves, famosos nos amps Fender , principalmente limpos. Esse pedal é magro e super comprimido. Eu já tive bastante experiência com ele e afirmo categoricamente hoje em dia : GT2 não é legal. Mas isso é só a minha opinião.

    F_Rizzo
    Membro Novato
    # out/13
    · votar


    Led Zé

    Na verdade, para o Rockabilly, não é muito legal ter os graves em evidência, não para o estilo mais "caipira" (abilly) digamos assim.
    O GT2 teve um som mais agudo do que o Blonde.

    F_Rizzo
    Membro Novato
    # out/13
    · votar


    Led Zé

    Veja esta música:
    http://www.youtube.com/watch?v=EiTszJWchqU

    Abraço!

    F_Rizzo
    Membro Novato
    # out/13
    · votar


    Led Zé

    Comprimido como? Sem dinamica?

    Abraço!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual melhor Simulador de Fender Bassman 59 para ligar em linha - Timbre para Rockabilly