Dúvida besta: aplicações para um Fuzz

Autor Mensagem
Kleber Blacklock
Veterano
# set/13


Buenas, pessoal.

Já notei que no fórum existe diversos amantes do efeito Fuzz. Sendo bem sincero, nunca entendi muito bem esse efeito, talvez por isso nunca me interessei muito por ele.

Comparando com outros efeitos similares (drive, overdrive, high gain, distortion, metal, etc), em que situação específica se encaixaria um Fuzz?

Sendo mais claro: para um rock n' roll mais suave, usa-se overdrive. Para metal, algo high gain. E o Fuzz? Existe algum estilo mais apropriado para ele ou é naquelas, "quem gosta do efeito usa para qualquer estilo"? Ele se encaixaria melhor para um estilo apropriado ou é questão de gosto?

OBS.: que fique claro aqui que não estou rotulando efeito nenhum, quando ddigo que um rock mais suave pede overdrive estou citando o uso mais comum, não que isso seja regra. A dúvida é porque vejo muitos guitarristas dizendo, por exemplo, que Fuzz é para tocar Jimi Hendrix, sendo que Jimi Hendrix não é um estilo, era um músico.

Aproveitando o embalo: um Fuzz Giannini Axccess quebraria o galho? Não sei se estou enganado, porém, a guitarra da música "O Vira" dos Secos e Molhados me faz pensar que o efeito usado seja um Fuzz bem rasgadão, estou interessado em algo parecido, porém, ainda tenho dúvidas da aplicabilidade desse efeito.

Abraços.


Kleber Blacklock

Alex guitar man
Veterano
# set/13
· votar


Imagine uka pergunta diferente.. Onde se.encaixaria a distocao?

Distorcao leve e crunch, mais pesada e overdriver.. E ai vai

Fuzz e um tipo especial de distorcao, falam que simula falantes rasgasdos, mas na verdade, amps SS distorcidos soam varias veses como fuzz, e temos fuzz b levinho, fuzz pesaodao.. E por ai vai... Imagine um fuzz como uma distorcao c im timbre diferente

rhoadsvsvai
Veterano
# set/13
· votar


Kleber Blacklock
a maneira de tocar do jimi hendrix , formou uma escola guitarristica propria , o dedão no bordão deixando os dedos livres para acrescentar notas aos acordes é uma das muitas marcas registradas , não seria absurdo considerar stevie ray vaughan por exemplo ,da mesma escola. por isso que se usa jimi hendrix como estilo e não apenas como jimi hendrix ok? rsrs

o fuzz é uma distorção ,jimi page por exemplo usou fuzz em varios classicos do led zeppelin , é comun ver algums blues com fuzz tambem , sendo que existem fuzz de baixo ganho e fuzz de alto ganho , e fuzz que ficam no limiar entre fuzz e distorção , é fuzz pra todo gosto.


a aplicação do fuzz não depende do estilo , depende da musica e se essa musica é adequada ao fuzz , questão de gosto.

rhoadsvsvai
Veterano
# set/13
· votar


Kleber Blacklock
a maneira de tocar do jimi hendrix , formou uma escola guitarristica propria , o dedão no bordão deixando os dedos livres para acrescentar notas aos acordes é uma das muitas marcas registradas , não seria absurdo considerar stevie ray vaughan por exemplo ,da mesma escola. por isso que se usa jimi hendrix como estilo e não apenas como jimi hendrix ok? rsrs

o fuzz é uma distorção ,jimi page por exemplo usou fuzz em varios classicos do led zeppelin , é comun ver algums blues com fuzz tambem , sendo que existem fuzz de baixo ganho e fuzz de alto ganho , e fuzz que ficam no limiar entre fuzz e distorção , é fuzz pra todo gosto.


a aplicação do fuzz não depende do estilo , depende da musica e se essa musica é adequada ao fuzz , questão de gosto.

Kleber Blacklock
Veterano
# set/13
· votar


Alex guitar man

Entendi (eu acho). Fuzz não seria uma distorção qualifificada em termos de ganho (como qualificamos os drives citados anteriormente por mim como, por exemplo, overderive, distortion e por aí vai), seria uma distorção diferente com diversos graus de ganho.


rhoadsvsvai

Sendo assim, o Fuzz depende mais de gosto do que de estilo? Exemplo: posso usar tanto um drive comum para tocar Black Dog do Led Zeppelin como usar um Fuzz?

E para mim que não conheço nada de Fuzz, qual pedal (bom, bonito e barato) chegaria próximo ao timbre que procuro (introdução da música "O Vira" da banda Secos e Molhados)? Vi diversas opções mais em conta (Fuhrmann, Giannini Axcess, Ibanez FZ7), porém, pelos vídeos que vi, aparentemente apenas o Ibanez tem o som rasgadão que procuro pelo preço que quero.

Abraços!


Kleber Blacklock

FBlues_rock
Veterano
# set/13 · Editado por: FBlues_rock
· votar


Kleber Blacklock
Sua dúvida não é besta não, pelo contrário.

Peço desculpas aos colegas, mas vou retificar algumas coisas:

Fuzz não foi feito para reproduzir falante rasgado, é um "mito" infundado. O inverso entretanto existe, quem use falantes pequenos fritando, falantes furados, equipamentos com defeito (verdadeira origem do fuzz) ou acima da capacidade prevista, etc., cuja sonoridade se assemelha ao fuzz, até porque "soar fuzz" não possui definição clara. :)

Fuzz é ganho elevado, inclusive classificam OD < Dist < Fuzz.

O que acontece é que muitos fuzzes possuem ótima dinâmica (Fuzz Face, Tone Benders...), então reduzindo o volume da guitarra ou mesmo a intensidade da palhetada consegue timbres com drives mais leves ou praticamente cleans (como nos Fuzz Face de Ge).

Adoro isso nos fuzzes, tem vários que mesmo com distorção elevada possui a separação das cordas (notas), não embola em um solo ou acorde como a maioria das distorções. Claro que há exceções, se pegar um Fuzz Octavia por ex. é outra história, nem sonhe tocar acordes com ele... hehe

Respondendo a pergunta inicial: serve para o mesmo uso de ODs e Distorções. Quem gosta muito de drives e curte pesquisar novos pedais tende a curtir,cada vez mais os fuzzes, pois existem trocentos tipos, com dinâmicas, colorações, timbres próprios.

Se quiser se situar melhor sobre qual fuzz lhe interessa, sugiro ler uma postagem minha no tópico de fuzzes:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/246320/p28#8337173

Hoje faria o post diferente, sugiro pesquisar no Youtube sobre os fuzz face, há os mini, que são pequenos e muito bons (e representam melhor o pedal (é o próprio!) do que aquele que postei).
Sobre versatilidade dos fuzzes, sugiro olhar o vídeo do Skin Bender MKIII que está na minha postagem, tenho um e o vídeo é bem fiel.

Fuzz rasgado associam: Mosrite Fuzzrite, Tone Bender MKII e MKI, e, embora não seja minha opinião, os Big Muff.

Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# set/13
· votar


Kleber Blacklock
Cara, só pra acrescentar o que a galera disse, Fuzz é mais usado em Rock Psicodélico e Progressivo.
Quanto ao pedal citado, nunca usei um, até tenho vontade de comprar, mas, tenta este tópico que é sobre o pedal. : )

FBlues_rock
Veterano
# set/13
· votar


Thiago Livgren que toca mais ou menos
Kleber Blacklock

O uso mais comum é em Rock Clássico e aparece muito em Blues, inclusive de bandas mais recentes, embora também usado em psicodélico, progressivo e muito em rock alternativo também. O Muff até no metal encontra... :)

Sobre o Giannini, tem um ótimo tópico do MauricioBahia, que inclusive gravou com ele e postou o link.
Parece muito bom o pedal, mas não é o que procura, longe de ser um fuzz rasgado.

Alex guitar man
Veterano
# set/13
· votar


FBlues_rock

Kleber Blacklock

http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/305682/

Meu fuzz ULTRA NATURAL!!

FBlues_rock


Quais fuzz pra acordes? que não embola?

FBlues_rock
Veterano
# set/13
· votar


Alex guitar man
Já tinha comentado no tópico de fuzz, curti bastante!
Pena que se usar muito, vai ter que manter uns em estoque... hehe

Sobre "não embolar": diversos fuzzes, ainda mais se fuçar bastante nos knobs, inclusive os da guitarra. Dos que tenho, consigo com meu fuzz baseado no TB MKIII. Claro que terá bom ganho/saturação, mas ainda assim poderá perceber as notas. Se quiser aprofundar, posta lá no tópico de fuzzes, pode até rolar alguém do FC fazendo alguma demo. :)

fla3d
Veterano
# set/13
· votar


Ninguém respondeu, mas a abertura de o vira é o som clássico de um fuzz face bem rasgado. Os mutantes também usaram bastante e também da pra ouvir o "Soluça" tocando com o Raul Seixas em clássicos como Não pare na pista entre outros. O legal do fuzz como falaram é a versatilidade, o mesmo fuzz face que tira esse som rasgado é o que o David Gilmour usou em musicas como Echoes, Time, Money e todas as distorções dos álbuns pre-Animals. Ele era mestre de regular a distorção do fuzz só no pot de volume, só não é fácil de acertar logo de cara.

Metal_Owns
Membro Novato
# set/13
· votar


a maneira de tocar do jimi hendrix , formou uma escola guitarristica propria , o dedão no bordão deixando os dedos livres para acrescentar notas aos acordes é uma das muitas marcas registradas , não seria absurdo considerar stevie ray vaughan por exemplo ,da mesma escola. por isso que se usa jimi hendrix como estilo e não apenas como jimi hendrix ok? rsrs



Um estilo auto didata? Eu não diria isso, eu diria um método, um tipo de pegada, ou uma classe de guitarristas, e não um estilo.

ogner
Veterano
# set/13
· votar


Tenho um Fuzz quase sempre ligado, junto ao TS. Controlo no volume da guitarra e tenho opçoes!! E essa combinação mais o valvulado crunchado me da um leque de drives únicos...

Tem fuzz onde vc menos imagina!! Existem os timbres classicos de fuzz, mas outros onde vc acha que não é..Mas é!!! hehehe!!
Aqui por exemplo tem TS + Fuzz SI, não ta muittoo boa gravação, mas se ouvir em bons fones da pra perceber as nuances quando mexo no pot de volume...
http://www.youtube.com/watch?v=Qbd6tnasvm0

FBlues_rock
Veterano
# set/13 · Editado por: FBlues_rock
· votar


ogner
Gravação demonstrando > 1000 palavras!

Kleber Blacklock
Veterano
# set/13 · Editado por: Kleber Blacklock
· votar


Senhores,

Inestimável a ajuda que obtive de vocês! Quando criei o tópico, pensei que ele estaria fadado ao esquecimento, graças aos senhores minha perspectiva do Fuzz foi drásticamente alterada para melhor! Assisti desde os vídeos do Alex guitar man e do ogner até a coleçã de vídeos do FBlues_rock que na verdade é uma aula, e posso garantir que ajudaram demais.

O amigo fla3d também foi direto ao ponto quando comentou sobre o tipo de Fuzz que procuro, bem como todos os outros que contribuiram e que não citei aqui (peço desculpas por isso pessoal, agradeço a todos vocês também).

Agora fica a dúvida: com tantas opçöes, consegui entender mais ou menos o que gostaria de ter. O Tone Bender MKII ou o MKIII são rasgados o bastante para me agradarem, porém, preciso de uma alternativa substituta e barata. Seria um pedal pouco usado, não gostaria de investir demais e usar de menos.

Alguém poderia me ajudar com algumas opçoes fáceis de serem encontradas e que estejam no Brasil?

Valeu!


Kleber Blacklock

FBlues_rock
Veterano
# set/13
· votar


Kleber Blacklock
Sobre pedais estilo Tone Bender MKII e MKIII com bom preço e fácil de achar sugiro perguntar no tópico de fuzz, tem bastante colegas lá que compram vários fuzzes.

Embora não seja exatamente o que gostou (Tone Bender), um que não é caro e acha fácil:


abs

MauricioBahia
Moderador
# set/13
· votar


ogner: Tenho um Fuzz quase sempre ligado, junto ao TS. Controlo no volume da guitarra e tenho opçoes!! E essa combinação mais o valvulado crunchado me da um leque de drives únicos...

Faço o mesmo! Volume guitarra > TS > Fuzz > Volume amp.

Foto pra ilustrar: http://img571.imageshack.us/img571/7343/n9oz.jpg

Simples e complicado!!! :)

Kleber Blacklock
Veterano
# set/13
· votar


FBlues_rock

Velho, valeu pela dica, muito legal esse Fuzz Face! Uma pena que o valor dele é um pouco salgado (em média 400 reais).

O que me diz desse pedal:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-509085499-joyo-fuzz-voodoo-octa ve-estudo-trocas-_JM

Conforme exemplos que vi no youtube ele é bem rasgadão e o preço é dentro do que posso gastar. Vale a pena ou devo separa o "Joyo do trigo" (entendeu a piadinha, entendeu?!?)?

Abraço!


Kleber Blacklock

FBlues_rock
Veterano
# set/13
· votar


Kleber Blacklock
Cara, complicado, não compensa comprar nada aqui. Se pegar um Fuzz Face mini dos EUA, paga 200 reais se não for tributado e ~300 se for; não compro quase mais nada aqui por isso.

Pergunte aqui, talvez tenha outros colegas que saberão ajudar:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/246320/p56

fla3d
Veterano
# set/13
· votar


O Fuzz normal é um circuito bem simples, tem inclusive aqui as instruções do Bertola pra montar um mini fuzz. Se vc como eu não sabe e nem quer se arriscar a montar um, procura um handmade que tem vários com preço bom que usam o mesmo circuito de um fuzz face pela metade do preço.

ogner
Veterano
# set/13
· votar


fla3d
Tb recomendo montar. Mas pelo menos os transistores tem que ser escolhidos com muito critério, SI ou GE, se não "caga" tudo.
Casar, ver Hfe e etc...

Kleber Blacklock
Veterano
# set/13
· votar


Amigos,

Consegui um negócio bem legal com um colega: ele enviará para mim um Joyo Voodoo Octave Fuzz para que eu teste. Caso eu goste, pago 150 reais, do contrário, devolvo e só pago o frete. Conforme explicado por ele, ele comprou, não conseguiu usá-lo (creio que essa primeira impressão seja comum a todos os que nunca usaram um Fuzz e estejam acostumados com drives "comuns") então decidiu desfazer-se dele. Está zerado na caixa.

Enfim... conforme já expliquei acima, não entendo nada de Fuzz... procurei no FCC sobre esse pedal e descobri muito pouco sobre ele (uma das coisas que descobri é que ele tem o mesmo nome do outro pedal da Joyo, o Ultimate Octave Fuzz, aparentemente são os mesmos pedais, sabe-se lá o porque de dois nomes diferentes para o mesmo pedal). Procurando na internet também não descobri muita coisa.

Alguém com experiência com Fuzzes poderia assistir a alguns vídeos do pedal citado no youtube e poderia postar sua opinião sobre esse pedal? Sei que é difícil sem verificar pessoalmente, ainda assim seria uma opinião melhor do que a minha estando com o pedal, já que nunca usei esse efeito antes.

Agradeço imensamente a quem puder me ajudar.

Abraço!


Kleber Blacklock

FBlues_rock
Veterano
# set/13
· votar


Kleber Blacklock
Cara, é um Fuzz Octave (salvo engano, baseado no Foxx Tone Machine) com componentes de menor custo possível... Fuzz Octaves são pedais difíceis de domar, só funcionam bem a partir do 7º frete, ou mesmo 10º, se tocar acordes o som ficar bem estranho, embola e oscila oitavas... e sem as oitavas não curti muito o fuzz (gosto pessoal).
De forma alguma quer dizer que não seja bom ou que não goste, mas vai começar com um pedal que muitos que gostam de fuzz possuem dificuldade em domar ou utilizar dentro de um set.

A propósito, eu gosto bastante e até encomendei um Fuzz Octave (um dia a RF libera... hehe), mas só o fiz após adquirir outros fuzzes que possuem uso mais amplo.

Se quer um fuzz rasgado, pega um baseado em Muffs, Tone Benders (meu preferido) ou até mesmo um Fuzz Face Si. Deve achar clones e até mesmo kits de montagem baratos.


De qualquer forma, terá a ótima oportunidade de testar, interessa se você gosta ou não, logo nossa opinião é pouco ou nada relevante.
A melhor opinião é sim a sua, após usar o pedal :)

Kleber Blacklock
Veterano
# set/13
· votar


FBlues_rock

Entendi muito bem seu ponto de vista, na verdade estou apenas tentando descobrir se o pedal presta ou não independente de meu gosto pessoal (e olha que meu gosto pessoal não quer dizer nada nessa situação, já que não possuo gosto pessoal em se tratando de Fuzz, hehe).

Veja bem: a banda em que toco só toca internacional e apenas hard/heavy clássico, ou seja, não tenho pretenção nenhuma de gastar muito num pedal que usarei pouquíssimas vezes e praticamente apenas em casa (Raul Seixas, Secos e Molhados, etc). Adquirir um handmade está fora de cogitação, já que posso acabar adquirindo gato por lebre por não conhecer nada sobre o efeito citado. Já o Joyo é um pedal que possui uma certa procedência e um preço bem interessante.

Uma coisa que me chamou um pouco a atenção nesse Joyo foi a opção Octave, percebi que muda algo, porém, ao menos nos vídeos que assisti, o efeito oitavador é praricamente inexistente. Por isso a dúvida se presta ou não. Como nunca tive contato com outros, não sei dizer se é normal ou não.

Mas agradeço sinceramente suas dicas de como usá-lo, essa coisa de região específica no braço da guitarra para melhor aproveitamento é novidade para mim. Outra coisa que ouvi falar é que acordes não soam bem com esse efeito, apenas notas individuais, isso procede?

Abraços!


Kleber Blacklock

Kleber Blacklock
Veterano
# set/13
· votar


Pessoal,

Uma informação importante que encontrei na internet que talvez seja importante a respeito do Voodoo Octave/Ultime Octave:

http://www.freestompboxes.org/viewtopic.php?f=11&t=14129

Aparentemente dois capacitores estão com os polos invertidos...

Alguém que manje um pouco de eletrônica poderia me dizer se é fácil consertar isso?

Abraço!


Kleber Blacklock

Alex guitar man
Veterano
# set/13
· votar


Kleber Blacklock

Com um soldador, sugador e solda você faz isso extremamente facil!

Soultunes
Membro
# set/13
· votar


Não consigo usar ainda para coisas mais sujas, entupidas de graves e psicodélicas hehehe

No meu caso, tenho um que consegue soar bem como Overdrive também, acabo buscando esse tipo de som.

O meu é esse do vídeo:



Funciona super bem com um amp que tenho na linha Plexi/JTM45 e com volume bem aberto.

Figonzalez
Veterano
# set/13 · Editado por: Figonzalez
· votar


Eu adoro fuzz! No que diz respeito aos efeitos de ganho, no meu set só tem um overdrive e o fuzz da axcess, e fico muito bem servido! Consigo tanto mandar um som mais ou menos assim

quanto dar um migué de muff num solos do John




Enfim, como primeira aquisição de fuzz, recomendo bastante o axcess!

ogner
Veterano
# set/13
· votar


Figonzalez

Quero esse fuzz do John!!! oq que é, é Muff?!!? Só temnho Fuzz Face!! hehehe!!

Sera que so tem muff nesse som ae?

GRRS
Veterano
# set/13 · Editado por: GRRS
· votar


ogner

Reza lenda nas que ele usava DS-2 + Muff pros solos, mas eu não boto muita fé nisso.

Acho que socando drive em cima de drive não chega nesse som. Tem mais cara que ele esteja usando Muff + Boost limpo, ou algo similar, tipo o que o gilmour faz

Abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dúvida besta: aplicações para um Fuzz