Meu set de pedais - peço a gentileza de que avaliem

    Autor Mensagem
    Kleber Blacklock
    Veterano
    # ago/13


    Bom dia, pessoal.

    Sempre toquei com pedaleira e amplificador transistorado. Achava a facilidade da pedaleira essencial, bem como a infinidade de opções de efeitos. Acontece que há alguns meses adquiri um amplificador valvulado hand made (apenas canal clean) e resolvi desfazer-me da pedaleira para investir em pedais individuais.

    Enfim, bati bastante a cabeça tentando montar o necessário para o que eu preciso (hard/heavy) e acredito que finalmente consegui atingir o resultado esperado.

    Segue duas fotos dos pedais que descreverei abaixo:

    http://dc222.4shared.com/img/XV_KFq8o/s7/140ab394d50/Pedaleira.jpg?asy nc&rand=0.2094956410732745

    http://dc622.4shared.com/img/-TCiVl1c/s7/140ab394d50/Cabinet_Simulator _Fuhrmann.jpg?async&rand=0.31391786509501984

    Abaixo descreverei cada pedal (está na ordem da cadeia, começando o primeiro da lista como sendo o primeiro da cadeia):

    - Digitech EX-7 Expression Factory: esse pedal é uma mão na roda. Para terem idéia, me desfiz de um Dunlop KH-95 para ficar com o EX-7. E por que fiz essa troca? Porque ele faz várias coisas ao invéz de ser apenas um Wah-Wah. Ele é um pedal com a mesma construção que um Wah-Wah normal (vide foto), porém, com diversas regulagens. Ele simula dois tipos de Wah-Wah (Dunlop e Vox), Digitech XP300 Space Station que é um efeito meio que espacial (dando uma busca no Youtube encontra-se vários vídeos demonstrativos desse efeito), Whammy, Unicord Univibe (uma mistura de Chorus com Vibrato), Leslie 147 Rotary Speaker (diferente do Fiat 147, o efeito é de qualidade, hehe) e Flanger. Cada um desses efeitos é controlado pelo pedal de expressão, em alguns casos a quantidade de efeito, em outros, a velocidade, e assim por diante. Ativa-se esse pedal pisando na "ponta" dele. Acontece que ele possui um "plus" que tem se saído uma mão na roda para mim: ele possui sete drives diferentes: Ibanez TS-9, DOD Overdrive Pre-amp 250, Boss DS-1, ProCo Rat, Boss Metal Zone, Digitech Metal Master e EH Big Muff Pi. Ativa-se o drive (previamente configurado na memória do pedal) pisando-se no "calcanhar" do pedal. Ponto negativo dele: não consigo usar um dos drives sem usar um dos efeitos anteriormente citados. Para conseguir usar o drive sem usar um dos efeitos, tenho que "setar" um dos efeitos com zero de ganho, aí consigo usar somente o drive. O inverso é possível, usar um efeito sem drive.
    Deixo esse pedal como primeiro da cadeia devido aos efeitos de Wah-Wah, Whammy e similares, Aí vocês me perguntam: e quando você quer usar o Flanger, por exemplo, você tem que trocar o pedal de lugar na cadeia? Calma, muchachos, já chego lá.
    Outra coisa importante a respeito desse pedal: ele foi "customizado". Sete luzinhas foram colocadas na parte superior do "pisante" do pedal indicando qual dos sete efeitos está sendo usado no momento, coisa que o original não possui.

    - Digitech Bad Monkey: uso como booster de drive para o Nig (graças a ajuda dos amigos do fórum descobri o lugar certo para colocá-lo no set, hehe).

    - Nig Dual Drive: esse pedal é magnífico. São dois canais, sendo um mais limpo e com nuances diferentes de timbre do que o outro. Cada canal possui três posições de drive (Overdrive, Super Overdrive e High Gain). Enfim, são seis pedais em um. Ainda assim é um pedal de drive. Quando necessário, dou um "boost" nele usando o Bad Monkey. E se eu for tocar metal, o que faço? Segue abaixo a solução.

    - Double input A/B Box Switch: esse é o pedal que tem salvo minha vida. Ele não possui efeito nenhum, porém, faz a troca de posição do pedal EX-7 do começo da cadeia para o meio da cadeia. Quando preciso usar o Wah-Wah ou algo similar do EX-7, deixo ele como primeiro na cadeia. Quando preciso usar algum efeito dele como um drive "pauleira" ou Flanger, pisando no switch do Double input eu "jogo" o EX-7 na posição logo após o Nig Dual Drive e antes das ambiências e modulações. Simples assim. Aí não preciso ficar trocando o EX-7 de posição manualmente. Com essa configuração eu elimino meu problema de falta de drive para metal, já que o EX-7 possui, entre outros, o Metal Zone.

    - Axcess Analog Chorus CH-104 Giannini: chorus barato e bacana, quebra o galho sem ocupar muito espaço.

    - Landscape Echo Delay EDY1: também é uma mão na roda. Barato e supre praticamente toda a minha necessidade de Delay.

    - Behringer Digital Reverb / Delay DR400: meu amplificador possui reverb, porém, para gravar no PC em linha ou para qualquer outro uso que não seja no amplificador, fico sem opções em relação ao reverb. Acabei adquirindo esse Beringher por ser uma solução não muito cara e com diversas opções de configuração.

    - Electro-Harmonix LPB-1. Esse é o pedal que me salvou do problema de "boost" no volume. Seguindo o conselho de amigos e do pessoal do fórum, acabei deixando o Bad Monkey como boost de drive e o LPB-1 (adquirido ontem, por sinal) como boost de volume.

    - Cabinet Simulator Fuhrmann: esse é o que há para tocar em casa, estudar, etc. Simula um gabinete, porém, no fone de ouvido. Dá para ligar nele um auxiliar (no meu caso, o PC) e tocar junto com suas backing tracks favoritas sem incomodar ninguém. O único problema que notei dele é que, em alguns casos, determinada faixa da música "desaparece" quando plugada no auxiliar do Cabinet Simulator. Preciso descobrir como sanar esse problema. Outra coisa: quando necessário plugar tudo direto numa mesa de som, o Cabinet Simulator simula faz a "ponte" simulando uma caixa microfonada. Mão na roda!

    Enfim, gostaria da opinião de vocês: dá para sobreviver com isso? Acredito que sim. E vocês, o que acham?

    Abraços!


    Kleber Blacklock

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # ago/13
    · votar


    Kleber Blacklock
    Cara... tá MAIS que suficiente! Fiquei é com vontade de experimentar esse Digitech EX-7. Ia substituir bastante coisa no meu set.
    Bem bolada essa da A/B Box. Eu costume ter bastante problema com ordem de pedais, principalmente com fuzzes "temperamentais" que só se comportam bem no começo da cadeia.
    Tá massa, cara, só falta postar um som disso tudo aí pra gente. E eu gostaria muito se vc fizesse um review mais completo do Digitech EX-7.

    FBlues_rock
    Veterano
    # ago/13 · Editado por: FBlues_rock
    · votar


    Kleber Blacklock
    Cara, não existe set ideal. Se existisse, seria aquele que mais lhe agrada, simples assim.

    Eu montaria um set completamente diferente (isso mesmo, nem 1 pedal seria igual) ainda que fosse tocar as mesmas coisas que você, mas você poderia tocar nele e ainda preferir o seu.

    Está satisfeito e é isso que importa! :)

    Abs

    JC Back
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Cara Set é aquilo se te atende e com qualidade no som mano, tá feito!
    eu acho que tá muito legal, esse chorus excess eu conheço tem um timbre muito bonito e o Edy eu tenho segunda versão não desfaço desse pedal tenho dois delays no set pq gosto muito do timbre dele.
    A única coisa que eu veria como uma forma de dar um UP, era a troca do Behringer, por que ví a sua utilidade de reverb como você descreveu mas mesmo assim entendo que esse pedal é chupador de sinal como a maioria dos Behringers e to dizendo aqui não é playboy que ta falando nao kkk, tem reverb true bypass nessa faixa de preço dá pre passar esse e meter o melhor e melhorar o deu timbre ainda mais por ser Hard/Heavy seu drive tem que ser o mais puro possível e o sinal como um todo tem que ser o meu natural possível. Fora isso, mano tá de parabéns Set muito legal, só dei essa dica mesmo não sou músico profissional mas comentei baseado na minha experiência que nem é muita kk, Deus abençoe!

    JC Back
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    FBlues_rock[b][/b]

    é isso ai mano Set é assim mesmo , mesmo tocando o mesmo estilo mesmas coisas meu set também seria completamente diferente tirando o delay , mas é de cada um é como cada um transpõe sua música é muito pessoal não existe um ideal, você pode ter um Set todo MXR, BOSS, etc.... e eu um Furmann, Digitech, Joyo .... e eu ainda assim preferia o meu ou vice e versa!

    FBlues_rock
    Veterano
    # ago/13 · Editado por: FBlues_rock
    · votar


    edit: duplicou meu post anterior

    Drinho
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Kleber Blacklock

    legal parceiro....

    pedalboard para agradar á gregos e troianos....

    daniel.damin
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Kleber Blacklock

    Qual é o teu amp handmade?

    Fernando de almeida
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Kleber Blacklock
    MUUUUUUITO legal cara ....

    Eu só substituiria o reverb ...

    Se vc pesquisar direitinho vai achar pedal que é delay e reverb em um único pedal (Boss RV-3 por exemplo) e não são caros ... Passaria o Echo delay e o Reverb e pegaria um pedal único com delay e reverb ...


    Mas isso é só uma observação ... detalhe que dá arrumar com tempo, nada de correria pra fazer essa troca ...



    Parabéns ...
    ABR

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    BrotherCrow

    E aí, velho, beleza?
    Então, falando do EX7, é uma maquininha bem versátil. Ele funciona da seguinte forma: sete efeitos principais (os que listei no começo do post). Esses efeitos são selecionados no knob do pedal, posições de 1 a 7. Para cada um desses efeitos você tem três knobs para configurações diversas mais o pedal de expressão para controlar um quarto parâmetro. Ex. 1: deixando o knob de seleção de efeitos na posição 1, fica escolhido o Wah-Wah Dunlop Cry Baby. Nos trés knobs mencionados anteriormente, configuro a amplitude do Wah, o tone e a altura do sinal, e no pedal de expressão controlo o Wah propriamente dito. Ex. 2: deixando o knob de seleção de efeitos na posição 4, fica escolhido o Whammy. Nos três outros knobs configuro o intervalo da nota escolhida para o Whammy, a quantia de mistura do sinal (se ao acionar o Whammy a nota original soará junto à nota escolhida do intervalo mencionado anteriormente ou se soará apenas a nora do intervalo silenciando a nota original) e a profundidade do efeito, e no pedal de expressão controlo o efeito Whammy propriamente dito.
    Agora falando do "plus" do pedal. São sete distorções conhecidas. E como é o uso dessas distorções? O pedal possui uma memória. Lembra-se do primeiro knob mencionado, aquele de 7 posições, uma para cada efeito? Através da memória é possível atribuir uma distorção diferente para cada um dos efeitos, ou, se preferir, pode-se repetir a distorção que quiser. Resumindo: para cada efeito é possível atribuir uma das sete distorções disponíveis. E tem mais: há também três knobs para as distorções, sendo possível controlar o ganho, o tone e o volume dela.
    Só há um porém: pode-se usar qualquer efeito sem necessariamente ativar um drive, porém, não se pode usar um dos drives sem ser em conjunto com um efeito. Para acionar um efeito, pisa-se no topo do pedal de expressão, como se fosse um Wah normal. Para acionar um drive, pisa-se no calcanhar do pedal de expressão. Caso nenhum efeito esteja ativo e você pisar no calcanhar do pedal, automaticamente será ativado um drive juntamente com o respectivo efeito cujo qual estiver selecionado no knob de sete posições. E como usar um drive sem nenhum efeito? Aí vem o pulo do gato: uma das maneiras é escolher o efeito Whammy em conjunto com o drive desejado. Ao pisar no calcanhar do pedal, automaticamente ele acionará o drive mais o Whammy. Acontece que o Whammy só terá efeito quando o pedal de expressão for acionado para a frente, em direção ao topo do pedal. Se você manter o pedal fixo na posição do calcanhar, apenas o drive selecionado terá efeito.
    Continuando: meu pedal passou por uma customização, uma adaptação de leds que indicam qual é o efeito acionado no momento. Ué, mas não bastaria para isso olhar o knob de sete posições? Sim. Acontece que num lugar escuro é mais complicado. E no meu caso, o rapaz que me vendeu o pedal me deu também um footswitch handmade com três switchs: um para subir o efeito (ex.:se o knob de sete posições estiver na posição 1, pisando nesse switch ele sobe para o efeito da posição 2 e assim sucessivamente), um para descer o efeito e outro para ativar ou desativar o drive. Enfim, sem os leds indicativos não haveria como saber o efeito atual, já que o knob de sete posições não indicaria o efeito exato que estivesse no pedal.
    Ufa, acho que consegui explicar. Assim que eu conseguir eu crio um tópico só para esse pedal, ok?

    FBlues_rock
    JC Back

    Opa!
    Entendo perfeitamente a opinião de vocês, na verdade minha preocupação é a seguinte: saí das pedaleiras, aparelhos completos em relação a diversidade de efeitos, e fui para os pedais individuais. Fiquei muito perdido em relação a que pedais adquirir primeiro. Fechei esse set básico e gostaria de ver a opinião do pessoal se acham suficiente para tocar o que me proponho a tocar. Claro que as opiniões divergem, ainda assim a idéia é receber opiniões e conselhos. Se não fosse a ajuda e contribuição do pessoal do fórum, essa pedaleira não estaria montada hoje. Só para terem idéia minha idéia de funcionamento de booster estava toda errada, com a instrução dos amigos do FCC e de amigos particulares descobri o PB1, pedal esse que é de suma importância para mim no set e que eu nem sabia que existia.

    Drinho

    Valeu!

    daniel.damin

    Estou com um Nelson Verdura de 50w, apenas canal limpo. Dá uma pesquisada no google que ele tem um site bem legal.

    Fernando de almeida

    E aí, belezinha?

    Então, esse Behringer é clone exatamente do Boss RV3, ele possui reverb e delay. Só uso o reverb dele, mas ele possui os dois efeitos. Claro, a qualidade com certeza é inferior ao Boss, porém, por enquanto, dá para quebrar galho, hehe.

    Pessoal, muito obrigado a todos os que gastaram um pouco de tempo lendo meu post e opinando. Assim que eu conseguir gravo algo para vocês.

    Abraço!


    Kleber Blacklock

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Pessoal,

    Agora estou com o set definitivo.

    Adicionei alguns pedais e excluí outros. Aos poucos estou colocando tudo em ordem, já acertei os pedais e agora irei acertar meu amplificador.

    Seguem duas fotos do set:

    http://www.4shared.com/photo/Ix3CLIBU/20130928_111928.html

    http://www.4shared.com/photo/Z9qUE5VC/20131004_122411.html

    Abraços!

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # out/13
    · votar


    Kleber Blacklock
    Cara... set de pedais NUNCA é definitivo! Mês que vem vc já arruma alguma coisa a mais hehe... o meu tá sempre mudando!
    Mas achei muito massa. Não só pelos pedais, mas pq tá bem organizadinho, cabos sem excesso, board bonitinha, parabéns!

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # out/13
    · votar


    BrotherCrow

    Que seja definitivo enquanto dure, hehe. Quando digo "definitivo" é porque tem muito mais coisa nesse set do que eu preciso. E perceba que não tenho mais espaço pra nem um peido no pedalboard...

    Abraços!

    Kleber Blacklock

    AllanGouveia
    Membro
    # out/13
    · votar


    Kleber Blacklock
    cara, não uso set de pedais (porque sou quebrado hehe), mas fiquei bem admirado com seu set... ficou bem bacana! só tenho uma coisa a dizer: Parabéns!

    abç

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # out/13
    · votar


    AllanGouveia

    Que é isso, cara, é só ter objetivo! O legal de um set de pedais é que você pode escolher o que quer e ir comprando aos poucos. Que leve um ano, dois anos, um pouco mais, uma hora estará do jeito que você queria.

    Valeu!


    Kleber Blacklock

    Grimc
    Veterano
    # out/13 · Editado por: Grimc
    · votar


    Não conheço muito esses pedais que tu tens, então não posso avaliar pela minha opinião, mas parece totalmente legit

    Além disso, é vc que tem que gostar do set, não a gente hahaha

    Errrata: Eu tenho varios pedais dessa série Axcess, são todos muito legais para o preço deles xD

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Meu set de pedais - peço a gentileza de que avaliem