Problema ou burrice? Drive e booster não se entendem

    Autor Mensagem
    Kleber Blacklock
    Veterano
    # ago/13


    Bom dia, amigos.

    Em meu atual set de pedais possuo, entre outros, os seguintes pedais:

    - Nig Dual Drive - uso como drive normal
    - Digitech Bad Monkey - uso como booster

    A ligação é guitarra > Bad Monkey > Nig Dual Drive > Amplificador (estou eliminando dessa cadeia os outros pedais que uso, já que não interferem no problema que citarei agora).

    O problema é o seguinte: regulo o Nig conforme minha preferência. Funciona que é uma beleza. Desativo o Nig. Regulo o Bad Monkey conforme minha preferência, sendo com um pouco de volume e ganho a mais que o Nig, já que o usarei como booster. Funciona que é uma beleza. Desativo o Bad Monkey. Quando estou usando apenas o Nig e aciono o Bad Monkey para proporcionar o booster percebo que o drive ganha mais peso, porém, não acontece o aumento no volume. Posso colocar o volume do Bad Monkey no talo, o ao acioná-lo junto com o Nig o volume continua o mesmo que estava anteriormente apenas com o Nig. Ao desligar o Nig, o volume do Bad Monkey finalmente passa a fazer efeito, fica muito mais alto do que estava antes, porém, ao acionar novamente o Nig, o volume volta a ser o do Nig.

    Isso é normal? Estou fazendo cagada esperando que ao acionar o Bad Monkey o volume passe a ser o do Bad Monkey? Algum dos pedais pode estar com problema?

    Enfim, a segunda dúvida é: estou tocando atualmente com uma banda que varia entre hard/rock e heavy metal. O Nig Dual Drive, como o próprio nome já diz, é "drive", não é muito carregado. Gostaria de adquirir um pedal que suprisse minha necessidade nos covers de heavy metal, de preferência que já possuísse uma chave de boost própria (um pedal com duas chaves, uma que acionasse a distorção e outra que acionasse o boost). O que me recomendam?

    Agradeço desde já.


    Kleber Blacklock

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # ago/13
    · votar


    Kleber Blacklock
    Posso estar falando besteira, mas no meu entendimento o som do pedal de drive é um som já saturado e com uma certa compressão. Por isso, quando vc dá boost num drive, não dá um aumento de volume, e sim um aumento de ganho.
    É como quando vc toca com um amp valvulado saturando e coloca um clean boost na frente: a idéia não é aumentar o volume, e sim "empurrar" o amp pra dar mais drive.
    Se vc quer um aumento de volume, pode colocar um boost limpo, um pedal de volume ou um equalizador DEPOIS do pedal de drive. Uma opção seria colocar o Bad Monkey depois do Nig, com o ganho no mínimo e o volume lá em cima. Mas aí o Bad Monkey não funcionaria legal como drive.

    Led Zé
    Veterano
    # ago/13 · Editado por: Led Zé
    · votar


    Kleber Blacklock
    Considerando que seu ganho vem de pedais:

    Problema ou burrice?
    Burrice kkkkkkkkk!!!!

    A ligação é guitarra > Bad Monkey > Nig Dual Drive > Amplificador

    Primeiro erro. Se queres booster de VOLUME, o booster deve ficar depois do NIG. Se queres booster de GANHO, antes do NIG.

    Regulo o Bad Monkey conforme minha preferência, sendo com um pouco de volume e ganho a mais que o Nig, já que o usarei como booster.

    Booster é o termo usado para elevação de sinal. Se você deixa o volume de saída do pedal baixo, não vai boostar nada, nem ganho nem volume. Como você coloca o BM antes do NIG, que é de onde voc~e tira o drive, você está boostando o GANHO do NIG. Não vai ganhar volume algum.Se queres um boost limpo, é volume no talo e drive no mínimo Essa é a configuração clássica, tanto para boost de volume quanto para ganho. Se queres boostar o drive, dar mais ganho, é volume talo e drive a gosto. Eu uso em 9 horas. Mr. Zakk usa tudo no talo. Eu não gosto pois mistura drive do pedal com do amp e embola, mas vai do gosto.

    Enfim, a segunda dúvida é: estou tocando atualmente com uma banda que varia entre hard/rock e heavy metal. O Nig Dual Drive, como o próprio nome já diz, é "drive", não é muito carregado. Gostaria de adquirir um pedal que suprisse minha necessidade nos covers de heavy metal, de preferência que já possuísse uma chave de boost própria (um pedal com duas chaves, uma que acionasse a distorção e outra que acionasse o boost). O que me recomendam?

    Não precisa de comprar pedal com boost já que ele vai fazer a mesma coisa que seus pedais atuais. Deixa o NIG pra drive e boosta o GANHO dele com o Bad Monkey. Coloque o drive do NIG no talo e regule a quantidade a ser usada pelo pot da guita. Quanto quiser mais ganho, soca o Bad Monkey, com volume no talo e ganho a gosto ( recomendo não passar das 9 horas) e volume da guita no 10. Se mesmo assim não chegar no nível de brutal de distorção que precisa, aí sim compre um pedal bruto. Eu uso um EHX Metal Muff pra isso. Abrax!

    Se estiver usando distorção do amp, use o drive do amp no talo, regule a quantidade pelo pot da guita, e use o nig ou o BM na regulagem de boos ( volume no talo e drive baixo) . Se quiser aumento do VOLUME , aí tem que ser no loop , um pedal de eq é ideal.

    geronimo.correa
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Kleber Blacklock
    Como o BrotherCrow para aumento de volume o ideal é colocar o BM depois do DD, com mais volume e drive a gosto. No entanto experimente usar do modo como está usando, só que com mais volume e menos drive, veja se faz alguma diferença. Outra idéia, já que o DD tem dois drives, usar um dos drives para boost, com mais volume, e o BM antes, se precisar de mais ganho, já tentou usar dessa forma? Abraço!

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # ago/13
    · votar


    Led Zé
    Valeu cara, vc disse mais ou menos o que eu disse mas explicou bem melhor!
    Acho que o EQ depois do drive é uma opção ótima não só pra volume, mas tbm pra dar aquela "scoopada" nos médios, já que o Kleber toca metal. É mais um timbre pro arsenal!

    fla3d
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    É normal como o pessoal explicou, podemos dizer que o último pedal é o que manda no volume, pode socar o volume que quiser na entrada dele que não vai mudar nada na saída.

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    BrotherCrow

    Putz, é aí que estava a cagada então, eu pensava que o pedal que viesse antes contolasse tanto o boost de drive como de volume, sendo que o que vem antes é responsável apenas pelo drive, já o que vem depois controla o volume.

    Led Zé

    Velho, com sua eplicação não tem como não entender, hehe. Graças a Deus foi burrice minha e não defeito do pedal.

    geronimo.correa

    Cara, gostei de sua última idéia, pode ser que dê certo. Eu estava "pensando" o Nig como dois pedais de drive distintos e o Bad Monkey como boost de volume. Posso passar a considerar o Nig como um pedal só com um canal com menos volume que o outro e o Bad Monkey como um ganho a mais para ambos os canais do Nig quando necessário esse ganho a mais. Valeu pela dica!

    fla3d

    Pois é, é aí que estava a cagada, eu estava querendo usar o Bad Monkey para aumentar o volume, porém, na posição errada da cadeia. Não iria conseguir nunca.

    Valeu mesmo, pessoal!


    Kleber Blacklock

    MetalJames
    Membro
    # ago/13
    · votar


    É, o ultimo pedal que aumenta e diminui o volume. Por isso eu uso um equalizador no final do meu set, pra boost de volume nas distorções, pra regular as frequecias ao net gosto e pra aumentar o som quando eu estiver tocando no clean (já que minha dist é mais alta que meu clean, prefiro assim, a dist com mais volume libera mais frequencias vindas do pedal, se eu quiser algo mais fechado, eu fecho o tone ou o volume, isso também acontece com amps valvulados), mas também uso meu compressor pra mesma função nos cleans, ele é o meu segundo pedal na cadeia.

    Drinho
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Kleber Blacklock

    seu erro está em desligar o nig para regular o bad monkey de acordo a sua preferencia.... se voce quer empurrar o nig deixa o nig ligado e acerta o bad monkey junto com o nig né... pensa que o nig é o amplificador distorcido que vive ligado e o pedal anterior é o booster, ou seja pra acertar os dois precisam estar ligados pra vc ouvir o que esta acontecendo.... há aumento de distorção e de volume... isso vai muito do amplificador que voce ta usando......
    tem amplificadores que mais sujam do que aumentam, tem amplificadores que sujam e aumentam (esses que eu acho legal).... acredite, todo mundo fala que tem uma regra, mas cada amplificador responde a isso de uma forma, inclusive já dei boost em transistors (que vao contra o senso comum e funcionou super bem)....

    Led Zé
    Veterano
    # ago/13 · Editado por: Led Zé
    · votar


    Drinho
    tem amplificadores que mais sujam do que aumentam, tem amplificadores que sujam e aumentam (esses que eu acho legal).... acredite, todo mundo fala que tem uma regra, mas cada amplificador responde a isso de uma forma, inclusive já dei boost em transistors (que vao contra o senso comum e funcionou super bem)....


    Concordo, mas pra facilitar , temos que estipular mais ou menos um padrão. Amps que sujam rápido não costumam aumentar nada. Amps que ficam "sujinhos", tipo de drive de blues, dão um LEVE aumento de volume junto com a ganho. Se pegarmos um Marshall Class 5, por exemplo, que só tem o o knob de volume e não tem gain, quando ele chega na saturação , pode socar um boost de 50 db nele que só aumenta ganho . Volume zero. Agora, em qualquer amp, se ele estiver limpo, vai dar um up no volume e no ganho. Quanto a dar boost em amp transistor, não há porque duvidar que funcione já que se pode boostar pedal que também é transistor.

    amilanezi
    Veterano
    # ago/13 · Editado por: amilanezi
    · votar


    É, o ultimo pedal que aumenta e diminui o volume.
    Não é bem assim, hein...buscando as teorias de resposta em frequência de sistemas lineares e não lineares lá nos alfarrábios do meu curso de engenharia elétrica, posso dizer algumas coisas importantes:

    Drives em cadeia, não são sistemas nada lineares...e por isso é diferente configurar apenas 1 e configurar uma cadeia de drives...

    Imagine uma cadeia de drives com dois overdrives iguais...

    O resultado final depende dos volumes e ganhos de todos os envolvidos na cadeia...exemplo...se vc atenuar o volume (qualquer posição antes das 12 horas) vai estar diminuindo a amplitude da saída ou da entrada da cadeia, dependendo da posição do pedal que vc tá regulando.

    Aumento/diminuição de volume e ganho nesta cadeia tem influência não-linear no resultado final, pois a entrada (saída do 1° estágio de ganho/volume) afeta diretamente a saída do sistema.

    Tanto é verdade, que se você atenuar o volume no 1° estágio em 10% e aumentar o do 2° nos mesmos 10%, vc não terá aumento de volume resultante e um anularia o outro, não percebendo nenhuma alteração no nível sonoro.

    O ganho já é mais complexo, pois mexe com a parte não-linear do sistema e tanto o 1° quanto o 2° estágio alteram o resultado sonoro final, sendo que a relação não é mais linear e responde diferentemente do volume.

    Em resumo...o resultado final é uma combinação dos níveis de volume e ganho dos drives da cadeia.

    o/

    amilanezi
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Drives em cadeia, não são sistemas nada lineares...e por isso é diferente configurar apenas 1 e configurar uma cadeia de drives...

    PS: Eu quis dizer:

    Drives em cadeia, são sistemas nada lineares...e por isso é diferente configurar apenas 1 e configurar uma cadeia de drives

    o/

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Pessoal,

    Problema resolvido. Acabei por adquirir um Electro-Harmonix LPB-1, é um boost clean. Dessa forma poderei manter o Bad Monkey para dar boost no ganho do Nig usando-o antes do Nig e uso o LPB-1 após o Nig para dar boost no volume. Acredito que o problema esteja resolvido.

    Agora a dúvida: o LPB-1 eu deixo ligado logo após o Nig em minha cadeia de pedais ou posso ligá-lo no final de toda a cadeia, após as ambiências e modulações?

    OBS: tirei uma foto do set completo, assim que conseguir hospedá-la eu mostro a mágica que consegui fazer com pedais baratos, hehe.

    Abraços e muitíssimo obrigado a todos os que ajudaram!


    Kleber Blacklock

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # ago/13
    · votar


    Kleber Blacklock
    Legal, cara, o LPB-1 é um clássico. Eu uso ele pra empurrar as válvulas do amp, mas deve servir muito bem pra aumentar o volume depois dos teus pedais, porque é bem transparente (além de ser true bypass).
    Quando tiver um tempinho pra brincar com ele, explore outras opções também! Tente colocar ele antes dos teus pedais de drive pra dar aquela "cavalada" no ganho. O LPB-1 serve pra bastante coisa se vc for criativo.

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Pessoal,

    Criei um tópico com a pedaleira finalizada:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/308077/

    Abraços!


    Kleber Blacklock

    Drinho
    Veterano
    # ago/13 · Editado por: Drinho
    · votar


    Kleber Blacklock
    Agora a dúvida: o LPB-1 eu deixo ligado logo após o Nig em minha cadeia de pedais ou posso ligá-lo no final de toda a cadeia, após as ambiências e modulações?

    pode ligar antes ou depois, experimenta e ve qual voce acha mais legal

    a questao de boost limpo ou sujo nao importa... o final é sempre o amplificador e ele sempre tende a sujar....

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problema ou burrice? Drive e booster não se entendem