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Mensagem |
amilanezi Veterano |
# mar/13
Mais uma da série.
Efeitos ::: Chorus
O que é?
O chorus é um efeito utilizado em instrumentos musicais com a finalidade de produzir a sensação de aumento na quantidade de fontes sonoras, freqüentemente chamado de dobra. O chorus (ou ensemble) é um efeito de modulação que simula, aproximadamente, as pequenas variações de tonalidade (pitch) e de tempo que ocorrem quando vários artistas cantam ou tocam a mesma peça. Como o próprio nome já diz, é um efeito que visa simular um coro.
Na música, um efeito de coro/chorus ocorre quando sons individuais com aproximadamente o mesmo timbre e quase (mas nunca exatamente) o mesmo andamento convergem e são percebidos como um só. A convergência destes sons semelhantes, provenientes de várias fontes, pode ocorrer naturalmente (como no caso de um coral ou orquestra), como também pode ser simulada utilizando-se efeitos eletrônicos ou dispositivo de processamento de sinal (pedal de efeito, por exemplo).
O Chorus é um pedal de efeito bastante comum, amplamente usado em guitarra, piano elétrico e clavinet. Em cordas e synths, o chorus cria um som mais rico, mais complexo. Efeito de chorus estéreo também pode ser usado para ampliar uma imagem estéreo.
História
O coro (chorus) é um recurso usado na música há muitos séculos, os grandes compositores clássicos utilizavam em suas orquestrações. Também é encontrado em antigas músicas religiosas, como o canto gregoriano, por exemplo.
Este efeito é muito utilizado para dar a sensação estéreo a sons originalmente mono. Guitarristas de várias épocas se utilizaram deste efeito. Criado a partir de um experimento do guitarrista Les Paul, que criava uma defasagem em estúdio, atrasando um de dois discos iguais em uma gravação (phaser).
Entretanto, os órgãos Hammond de meados da década de 30 são considerados os primeiros instrumentos com efeito chorus, pois possuíam um “chorus generator” em seu corpo.
O UniVibe é considerado por alguns o primeiro pedal de efeito que pretendia fazer o som de chorus, apesar de ser, na verdade, um phaser ou phase-shifter. A maioria, no entanto, defende que o amplificador Roland Jazz Chorus JC-120, lançado em 1975, foi o primeiro efeito de chorus para guitarra, antecedendo em um ano o pedal BOSS Chorus Ensemble CE-1, de junho de 1976, sendo este o primeiro pedal de chorus para guitarra. Na verdade, o CE-1 usava o mesmo circuito de chorus e vibrato do JC-120.
O Chorus foi muito usado na década de 80, principalmente, em bandas de New Wave. No rock, Andy Summers, guitarrista do Police, usava muito bem o efeito de seu BOSS CE-1. Kurt Cobain, do Nirvana, imortalizou o pedal Small Clone, da Eletro-Harmonix, no hit Come As You Are. Como funciona?
O efeito chorus se baseia em pequenas varações de afinação (pitch) no sinal através de um delay, criando um efeito de "dobra" dos sons. O áudio de entrada é dividido e processado com alguns delays (atrasos), em seguida misturado com o áudio original e enviado para a saída do efeito. Os curtos tempos de delay (20 a 50ms) misturados com o áudio original criam o efeito de coro (chorus).
Para adicionar movimento, efeitos de chorus, geralmente, empregam dois pares de delays variáveis modulados por um oscilador de baixa freqüência (LFO) cada, conforme demonstrado no diagrama ao lado. A modulação dos sinais feita pelo LFO é que faz com que o chorus se assemelhe ao flanger, só que com atrasos mais longos e sem feedback.
Alguns dispositivos de efeito de chorus comerciais incluem controles que permitem produzir outros efeitos como reverb, delay, flanger e phaser.
:::PRINCIPAIS CONTROLES:::
A maioria dos efeitos chorus incluem botões para ajustar a velocidade do LFO (aka taxa ou período) e profundidade (aka amplitude ou intensidade). Velocidades LFO são, geralmente, na gama de vibrato humana natural (até cerca de 10 Hertz).
Alguns plugins incluem controle da mistura wet / dry. Em 100% wet, a modulação da afinação de um efeito refrão soa como vibrato. Para misturar o áudio modulada com a original, a mistura úmido / seco é muitas vezes fixado em 50% de cada um.
Variações Comuns:
+ Mono, estéreo e surround chorus Um chorus mono opera em uma entrada mono, ou resume suas entradas para mono antes de executá-los através de um único atraso modulado. A saída do efeito pode ser estéreo. Pedais de guitarra são normalmente efeitos mono gerando saídas estéreo.
Um chorus estéreo aplica o efeito de entradas estéreo esquerdo e direito, ou a uma entrada mono repetido, utilizando-se dois atrasos independentes. Os dois atrasos podem compartilhar a mesma LFO, mas os atrasos são, frequentemente, modulados 180 graus fora de fase. Isso faz com que o ciclo de canal esquerdo para cima, enquanto os ciclos de canal direito para baixo, e vice-versa, criando uma rica coro e uma imagem estéreo mais amplo.
Um chorus surround aplica o efeito a cada canal surround usando atrasos independentes. Como em um chorus estéreo, o chorus surround pode usar o mesmo LFO para todos os atrasos, ou modular os atrasos fora de fase para criar uma imagem mais ampla surround.
+ Chorus simples e multi-voz Um chorus simples usa um único atraso que cria uma modulação única, duplicada do áudio de entrada. Efeitos de chorus básicos e pedais de guitarra baratos são muitas vezes uma única voz.
Um chorus de voz múltipla (multi-voz) usa vários atrasos modulados para criar um som mais rico, com mais movimento. Alguns efeitos de chorus usam o mesmo LFO para modular todos os atrasos (delays), mas em diferentes pontos no ciclo do LFO. Outros usam múltiplos LFOs para modular os atrasos de forma independente. O último cria um efeito mais rico, menos obviamente cíclico, mas com maior complexidade na interface do usuário.
+ LFOs complexos Um chorus com LFO único pode criar uma oscilação para cima e para baixo. Para fazer a oscilação menos óbvia, um dispositivo pode usar LFOs múltiplos somados. Quando cada LFO tem velocidade e profundidades diferentes, a forma de onda da modulação resultante é complexa e a oscilação menos óbvia. Variações incomuns: + Reverb Chorus Alguns efeitos de chorus substituem o atraso com um algoritmo difuso reverb cauda. Em vez de um único echo para duplicar o som de reverberação cria uma dispersão difusa de ecos que são afinação deslocada para cima e para baixo de forma aleatória.
+ Tempo de atraso (delay) e feedback Alguns plugins multi-efeitos incluem controles para ajustar o tempo de atraso (delay) e feedback. Nenhum destes são estritamente necessários para o chorus, que sempre usa um tempo de atraso curto e pouco ou nenhum feedback. Tais botões adicionais permitem que o pedal/plug-in execute uma vasta gama de efeitos. Por exemplo, o feedback um tempo de atraso curto e alta cria flanging. A LFO profunda e nenhum atraso cria vibrato.
Efeitos Relacionados:
Unison é o modo em que um sintetizador cria um som mais amplo ao tocar várias notas ligeiramente desafinadas (detuned) cada vez que uma tecla do teclado é pressionada. O efeito pode ser muito semelhante ao chorus.
Flanging é o mesmo que chorus exceto que usa um menor tempo de delay e de feedback. Isso cria um característico ruído de "avião" na medida em que o LFO do efeito modula o tempo de delay para frente e para trás.
Phasing é semelhante ao chorus exceto que usa vários filtros passa-tudo, em vez de um delay. Quando o áudio filtrado é misturado com o áudio original, cria efeitos com filtragem. Quando modulado, o phasing cria uma sensação de "turbilhão" (swirling) ao som.
Bibliografia.
HUGHES, T. Analog Man´s Guide To Vintage Effects. East Haven,EUA:For Musicians Only Publishing, 2004. IZHAKI, R. (2008) Mixing Audio: Concepts, Practices and Tools. 2ª Edição. Oxford, Inglaterra:Elsevier, 2012.
Espero que gostem!
o/
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emersonlee Veterano |
# mar/13
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bcana mais o q é LFO?
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Alan_Domingues Veterano
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# mar/13
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emersonlee
Olha, sai da faculdade em 2006, mas pelo que lembro é oscilação de baixa frequência (alguém corrija por favor se eu falei m). Vi isto na aula de midi falando sobre synths.
Abraços.
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Alan_Domingues Veterano
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# mar/13
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amilanezi
Mandar um CTRL C e CTRL V não vale. O camarada ficou na dúvida!
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.omni Veterano
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# mar/13 · Editado por: .omni
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emersonlee Low Frequency Oscillator. É um sinal sub 20Hz usado pra modular algum sinal pra gerar vibrato, tremolo, etc. Dependendo do tipo de onda usada como LFO (senóide, triangular, etc) e aonde você aplica esse sinal, o efeito é diferente. Os parâmetros que você vê nos efeitos de mod como rate, amount, são nada mais que a frequência e amplitude dessa onda. Você não escuta ela (porque é sub 20Hz), mas ela tem um efeito de soma ou cancelamento no sinal que você está o aplicando, que é o que gera a modulação.
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Fernando de almeida Veterano |
# mar/13 · Editado por: Fernando de almeida
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emersonlee Alan_Domingues bcana mais o q é LFO? oscilação de baixa frequência Na verdade é um oscilador de baixa frequencia ...
Além do seu próprio som (melhor da guitarra), o circuito gera um outro sinal de baixa frequência (com o LFO).
O sinal original é dividido em 2 onde uma parte vai direto para a saída e a outra é "somada" com o sinal do LFO ... Se vc manjar um pouco de eletrônica vai notar que o circuito LFO é onde tem vários capacitores e resistores interligados ... Geralmente é nessa parte do circuito que fica os controles de Rate e Depth ... O sinal oscilado vai para os CIs CDxxx e MNxxx e depois disso a parte do sinal que é original se "soma" ao sinal oscilado e vai para a saída (ou para o circuito de saída).
No esquema abaixo do Boss CE-2 (não sei se é original mas esse funciona) podemso ver o que descrevi ...
http://www.hobby-hour.com/electronics/s/schematics/boss-ce2-chorus-sch ematic.gif
1) o sinal da guitarra entra no input ; 2) após o sinal passar pelo capacitor C1 (função de acoplamento entre os sinais AC e DC) e pelo resistor R1 (função de limitar a corrente que entra na base do transistor Q1) notem que parte do sinal entra no transistor Q1 e parte do sinal vai para o resistor R2; 3) a parte do sinal que passa por R2 vai até quase a saída, onde entra em uma das entradas de um amplificador operacional (simbolo triangular - pino 3) esse é o sinal limpo; 4) a parte do sinal que entra no transistor, notem que ele passa por uma série de capacitores e resistores, além de um amplificador operacional (triângulo) e um transistor (Q2) até o sinal interagir com IC3 e IC4 (provavelmente CDxxx e MNxxx); 5) Interagindo com IC4 temos mais amplif. Operacionais e transistores e também capacitores e resistores ... notem também os potenciômetros de Rate e Depth ; 6) Após essa interação toda, o sinal passa por mais uma série de resistores e capacitores (R16, R17, R18 + C11, C12, C13) e passa pelo transistor Q3 que manda para o Q9 e esse finalmente manda esse sinal para o Amplificador operacional no pino 2 - Lembrem que o sinal original entrou nesse mesmo componente pelo pino 3 - ou seja, nesse ponto so sinais original e "oscilado" se "somam" ... 7) "Somado" ambos sinais, temos um belo efeito chorus na saída !!!!
amilanezi Você analisa os circuitos ou vc só pesquisa sobre o assunto e divulga a pesquisa para montar os posts????
Estão ficando legais ... só falta detalhar um pouco mais técnicamente ...
Veja o post Fixo abaixo que fiz a um tempo atrás: http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/154222/
ABR
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Fernando de almeida Veterano |
# mar/13 · Editado por: Fernando de almeida
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amilanezi emersonlee Alan_Domingues .omni
A mesma explicação que dei acima vale para o efeito Vibrato, Flanger, etc, somente mudando poucos detalhes de um para outro ...
Vejam esse esquema de vibrato: http://farm4.staticflickr.com/3369/5717665030_e18c4903e7_b.jpg
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Alan_Domingues Veterano
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# mar/13
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Fernando de almeida
Eu adoro esta parte, mas confesso que não me dei bem.
No terceiro período da faculdade tentei montar um pedal (não me recordo agora qual foi). Foi complicado, e no final das contas não deu certo :-(
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Fernando de almeida Veterano |
# mar/13
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Alan_Domingues Eu adoro esta parte, mas confesso que não me dei bem.
Mas ao menos vc entende o que acontece no circuito???
No terceiro período da faculdade tentei montar um pedal (não me recordo agora qual foi). Foi complicado, e no final das contas não deu certo :-( Faculdade de que???? Já se formou???
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Alan_Domingues Veterano
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# mar/13
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Fernando de almeida
Pouco. Fiz Produção Fonográfica. Então temos alguns períodos que mexem com a eletrônica.
Confesso que é muito interessante, mas não tive como acompanhar de perto as aulas, e os laboratórios. Eu estava fazendo shows em casa fixa justo no dia da aula. Inclusive fechei a faculdade em 2006 e tem Eletrônica 3 que estou devendo.
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amilanezi Veterano |
# mar/13
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Mandar um CTRL C e CTRL V não vale. O camarada ficou na dúvida![/i]
Desculpa...não ter respondido, mas estou no meio do trampo e não consigo fazer tudo ao mesmo tempo...no entanto agradeço aos que responderam à dúvida do colega emersonlee.
A idéia destes posts é de debater realmente sobre os efeitos, e na medida que a comunidade for manisfestando suas dúvidas, todos que puderem ajudar a esclarecer estas dúvidas, sintam-se à vontade para colocar suas opiniões.
Completando...basicamente um circuito integrado LFO, ou CI LFO, serve para gerar um sinal oscilatório de frequência baixa - geralmente abaixo do som audível de 20Hz (Senóide, onda quadrada, triangular, serra, etc) e serve como envelope (transportador) para modular outros sinais dentro dele...por exemplo, o sinal de som da guitarra que variaria dentro desta onda senoidal, seria percebido como um som que varia sua amplitude com a variação equivalente da onda que o envelopa, isso é bem perceptível quando se ouve o som... Nunca usei osciladores de baixa frequência, apenas para altas frequências para fazer um relógio digital na faculdade de engenharia como trabalho de conclusão da disciplina de sistemas digitais, hehehe...
Você analisa os circuitos ou vc só pesquisa sobre o assunto e divulga a pesquisa para montar os posts????
Estão ficando legais ... só falta detalhar um pouco mais técnicamente ...
Na medida que forem aparecendo as dúvidas, podemos sim, eu e outros participantes do forum analisar mais detalhadamente os circuitos indo a fundo nos detalhes técnicos, depende do interesse da comunidade, sendo que a intenção do post é realmente discutir livremente sobre os efeitos.
o/
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amilanezi Veterano |
# mar/13
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Ainda, A idéia inicial dos posts era mostrar mais a questão histórica e como foram inseridos no meio musical estes conceitos de eletrônica e matemática que modelam os efeitos (música é matemática e física pura...alguém duvida?)...
Caso apareça alguma dúvida técnica referente ao assunto, não vejo problema em responder e na medida do possível responderei.
E mais uma vez fica livre para todos que detém este conhecimento, compartilharem para com a comunidade estas informações.
o/
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.omni Veterano
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# mar/13
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Fernando de almeida Boa! Eu não saco nada de circuitos e de eletrônica. Sei como funciona um esquema básico de síntese, que se botar um LFO num VCO vira vibrato, se oscilar o amplificador vira tremolo, etc. Eu mexo nessas coisas na tela do computador, mas falou de capacitor e resistência, aí ferrou. Hahah
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amilanezi Veterano |
# mar/13
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Em breve posto sobre Delay, to quase finalizando...
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Fernando de almeida Veterano |
# mar/13
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amilanezi Em breve posto sobre Delay, to quase finalizando...
Legal, seria interessante vc acerscentar a explicação do funcionamento do PT2399 (ou seja já de qual CI vc for se basear)....
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amilanezi Veterano |
# mar/13
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Fernando de almeida Na verdade a proposta destes tópicos é de falar sobre o efeito em si, sua história e como os guitarristas malucos da época tiveram uma grande idéia e inventaram esse efeito...porém nada impede que na discussão seja abordado algum circuito integrado específico ou clássico usado para implementar esse efeito que é muito usado em vários estilos musicais, a idéia é realmente que seja debatido o assunto livremente. Valeu pela contribuição.
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Rough Veterano |
# mar/13
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Tópico muito bom!
Prato cheio pra entusiastas e curiosos. :o)
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amilanezi Veterano |
# mar/13
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Rough É essa mesmo a idéia deste tópico.
Alimentar os curiosos com essa informação de caráter histórico para contar de onde veio a idéia e como foram concebidos estes efeitos que fazem parte da história da música contemporânea.
Grato pelo comentário.
o/
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