Renan Gonçalves Flores Veterano |
# nov/12
A linha Axcess da Giannini é uma das melhores coisas que surgiu por aqui ultimamente. São pedais baratos, robustos e simples que cumprem bem a sua função. Excelente pra quem tá começando a montar seu set. Pra quem gosta de bastante sustentação ou mesmo de batida funkeada, com aqueles cléc ti cléc, um compressor é quase essencial.
GIANNINI COMPRESSOR CP-109 (clique aqui p/ página do produto)
Origem: Nacional (feito na China) Tipo de Compressor: Analógico Controles: Attack, level e sustain Conexões: Entrada, saída e entrada p/ fonte (plug P4) Preço médio: R$120 a R$140 Carcaça: Metal Bypass: Truebypass (chave 3pdt) Alimentação: 9V DC centro negativo c/ plug P4 (padrão Boss) Compartimento p/ bateria: Sim (já vem com bateria inclusive) Consumo: 11 mA
Prós: Preço, robustez, baixo consumo, funciona bem em contra-baixo. Contras: Sinto que deixa o som um pouco mais agudo, às vezes quando você pisa dá um clique (defeito de todos os pedais Giannini). Aplicações: Guitarra e baixo. Rock, reggae, funk, soul, blues e mais uma pá. Pode ser usado tanto pra nivelar a dinâmica ou como booster.
Nota: 8,0
Antes de tudo gostaria de deixar isso bem claro: toda a linha Axcess Giannini, com exceção de alguns poucos modelos, são feitos na verdade pela Crafter, uma multinacional inicalmente sul-coreana. Os pedais Axcess são fabricados na China e mandados pra cá. Não estou dizendo que seja ruim, muito pelo contrário. Devido aos custos de importação, é bem mais barato comprar um pedal Axcess do que um Crafter, e ambos são exatamente a mesma coisa. Veja aqui: Linha de Produtos Axcess e Linha de Produtos Crafter. O pedal de compressor, portanto, é o mesmo que Stomp Comp da Crafter.
Muita gente pergunta o que faz um compressor. Bom, um compressor comprime. :-) Ele pega o volume mais alto e desce, o mais baixo e sobe, deixando assim a variação dinâmica uniforme. É bom? Pra música comercial é excelente, mas pra alguns jazz e música erudita, que prezam muito a variação da dinâmica, isso é péssimo. Para guitarristas é muito legal de utilizar em arpejos e solos. Numa guitarra funkeada, que preza bastante a percussão das cordas abafadas, esse som percussivo também tem seu volume aumentado, então o compressor trás "vida" para essas notas abafadas, caracterizando o que conhecemos como batida funk. Em níveis mais extremos do efeito, você pode socar ou acariciar a guitarra que o volume será mais ou menos uniforme. Outra coisa que um compressor faz também é dar mais sustentação às notas, muito bom para solos melódicos, com bends longos. E por último, pode ser usado como booster também. Um compressor tem uma série de parâmetros pra regular, mas os compressores em pedais são bem mais simples. No caso deste modelo temos três controles: Level regula o volume de saída. Em 70% já é mais ou menos o volume da guitarra sem efeito, sobrando mais 1/4 de volta pra ser usado como boost. Sustain, que aumenta o tempo de sustentação da nota. E Attack, que é a velocidade com o qual o compressor vai agir. Digamos que você deu uma batida mais forte. Com o attack baixo, o compressor vai demorar mais pra agir, em níveis mais altos o compressor reage imediatamente.
O compressor Giannini é uma boa pedida. A caixa é resistente, tudo muito bem aparafusado e colocado. Mas duas coisas me incomodam: agudos. Quando o aciono, sinto que o som fica mais agudo. Nada gritante, mas uma coisa sutil que me incomoda. Segundo, quando pisa faz um clic danado de alto. Em todos os pedais Giannini que testei tive essa experiência, mas aparentemente é só na primeira pisada. Depois parece que ele pega o embalo e fica na dele. A caixinha é bem legal, costumo usar como boost e sustentação para melodias, mas já testei em funkeados e dedilhados e o bódevéio segura bem as paradas. Uso também em contra-baixo, principalmente pra slap. Um compressor realmente dá vida à percussão, ainda mais se for um modelo JB.
Bom, é isso. Recomendo esse brinquedo. Provavelmente é um dos melhores pedais da linha Axcess, ou pelo menos um dos que mais me agradou. :-)
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