Autor |
Mensagem |
Fabricio Breve Veterano |
# jan/04
Olá pessoal,
Tenho uma guitarra Condor Rocky GX-10 (todo mundo diz que Condor é ruim mas eu gosto dela), uma pedaleira Zoom 606 e um amplificador Warm Music 208gtv (60W RMS, 2 alto-falantes de 8", valvulado)
Meu amp anterior era uma caixa WattSom PRC 200 (aquelas multiuso) que eu ainda tenho. O som do Warm Music é bem melhor obviamente, mas uma coisa curiosa é que ligando o Line Out do Warm Music na entrada do WattSom o som fica muito bom, ainda melhor que na própria Warm Music. Devo atribuir isso ao circuito da WarmMusic ligado ao alto-falante de 12" da WattSom (maior que os de 8" da WarmMusic) ou tem alguma outra coisa que eu esqueci?
E minha segunda pergunta é quanto a pedaleira, estou pensando em trocá-la por uma Zoom GFX-5 (não testei ainda, mas testei uma 707 II e gostei, e as duas são semelhantes). Será que vale a pena? Já pensei em usar pedais analógicos, mas ficaria muito mais caro. A Zoom GFX-5 usa circuito analógico para as distorções (ao contrário da 606 que é toda digital), será que isso faz bastante diferença?
Além das distorções eu uso bastante o Chorus e o Delay, testei um Chorus da Boss e não achei muita diferença pro da Zoom 606 e o Delay é digital mesmo nos pedais, então também não deve fazer diferença. Não gosto, nem uso os simuladores de amp da 606. Wah Wah eu acho legalzinho, mas também uso pouco. O compressor eu costumo usar, mas também não vi problemas no da Zoom. Enfim, a única coisa que quero melhorar mesmo é as distorções (atualmente estou usando só a do amplificador mesmo), e creio que as da Zoom GFX-5 devam ser melhores que a 606 por usar circuito analógico. Será que vale a pena trocar pela GFX-5?
Outra alternativa seria comprar pedais separados pra distorção: um overdrive e um distortion da Onner (e eventualmente um Compressor) e manter a Zoom para Chorus e Delay, mas isso complicaria ainda mais na hora de fazer as ligações.
E trocar a guitarra faria alguma diferença? Ainda não tive oportunidade de testar meu conjunto com guitarras mais famosas.
Se você leu até o final obrigado pela paciência e espero que responda :)
|
MKazan Veterano |
# jan/04
· votar
Fabricio Breve
cara, você ja toca a um tempo, você ja tem um amp pré-valvulado. quer trocar uma 606 por uma GFX-5... não acha q é bobeira? Talvez valha mais a pena, por mais caro q possa parecer, ir juntando uma grana e aos poucos ir comprando pedais analógicos separados. ao invéz de trocar uma pedaleira digital por outra digital.
bom, delay é sempre digital. tanto em pedais quanto em pedaleiras. o Wah dessas pedaleiras digitais não tem nem comparação com um analóigico.
você quer melhorar as distorções, o grande problema das pedaleiras digitais está exatamente nas distorções... os algorítmos não são bem trabalhados, todas ficam com o som meio morto.
ja quanto a alternativa citada de comprar pedais separados de distorção, me parece bastante plausível. Considere mesmo essa opção, deste modo, não ficará preso a um único fabricante e a possibilidade de timbres será bem maios. Porém, não se esqueça de que na maioria dos casos, o Compressor vem antes da distorção, de modo que além dos pedais de distorção você precisará comprar em separado um compressor pois o da pedaleira estará ligado após os pedais de distorção.
as ligações não ficam complicadas não, ligue Guitarra > compressor > distorções e overdrives > pedaleira > amp.
não tem oq errar.
considere também a possibilidade de trocar a guitarra. uma guitarra com captadores fortes e um corpo legal podem fazer toda a diferença.
|
# jan/04
· votar
Mkazan, obrigado por responder.
Eu já toco há algum tempo, mas ainda me considero iniciante pois nunca fiz aulas e faço mais acompanhamento, não sei solar muito bem.
Como você disse, o problema das pedaleiras digitais é a distorção, mas no caso da GFX-5 as distorções usam circuito analógico, eu sei que certamente eles não são tão bons quanto o dos pedais da Boss e outros, mas pelo menos devem ser melhores que o da 606 que é digital. Eu pensei em trocar a 606 pela GFX-5 pois mesmo que compre pedais analógicos para compressor e distorção ainda iria manter a GFX-5 para Chorus, Delay (só um Digital Delay da Boss já custa metade da GFX-5), Afinador, além de uns efeitos que eu uso bem pouco, ou seja, não valeria a pena gastar dinheiro c/ pedais analógicos para eles, mas que é bom ter disponível pra uma música ou outra se for preciso (Flanger, Oitavador, etc.). Além disso a bateria eletrônica e o mini-sampler são alguns extras interessantes pra tocar em casa.
A minha idéia é a principio usar só a pedaleira e depois comprar os pedais pra fazer o setup que você citou:
Guitarra -> Compressor -> Distorções -> Pedaleira -> Amp
Até porque alguns músicos profissionais fazem isso, o Juninho Afram é um deles, usa os pedais (Onner) pra distorção e a pedaleira, apesar que a pedaleira dele é uma Boss e não uma Zoom :)
Quanto a complicação para ligar, eu me referia a desmontar e montar tudo pelo menos 2 vezes por semana, mas acho que isso se resolve c/ uma daquelas maletas para colocar os pedais.
A guitarra eu não tenho muita referência para avaliar, eu sei que os captadores dessa são bem melhores que o da minha guitarra anterior que só chiavam (não sei nem que marca era). Essa Condor tem dois captadores simples e um humbucking. Existe algum teste simples pra saber se os captadores são bons? Qual seria a próxima guitarra depois de uma Condor?
|
Energy Veterano |
# jan/04
· votar
problema das pedaleiras digitais é a distorção
VEJA AS DA V-AMP2 PRA VER A DIFERENCA!!!!!
|
# jan/04
· votar
Dei uma olhada no site do V-AMP 2
O manual é ruim demais, não fala nada sobre os drives, eu só sei que ele tem distorção porque li em outros posts, mas no manual não diz absolutamente nada.
|