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Plank Veterano |
# nov/12
Olá....
Estou construindo o micro amp porem não consegui achar o resistor de entrada, um de 22 mega que acredito eu seja pra evitar o "pop" de quando se aciona a chave dpdt do pedal. Aqui em um trecho do pdf do mini fuzz do bertola:
A chave de ligação DPDT produz um ruído (“pop”) quando acionada (em função de carga no capacitor de entrada) e para evitar tal ruído coloquei um resistor de 1M entre a entrada do circuito e (antes do capacitor de entrada de 2,2uF) o terra
Esse resistor se encontra na mesma posição, entre a entrada e o terra.
Será que botando um resistor de 10 mega eu já não terei esse problema com o "pop" de quando ativa o pedal?
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Luiz_RibeiroSP Veterano |
# nov/12 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
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Plank Legal o projeto, eu acho que esse barulho na verdade é feito pela chave mecânica, e não pela carga do capacitor, pois a chave vai ter o rebote mecânico. Portanto somente o chaveamento eletrônico pode evitar. Esse resistor de 22M da entrada para o terra, é para não deixar o circuito flutuando muito, quando o plug não estiver conectado. Pelo que entendi você colocou um resistor de 1M em série com o capacitor de entrada, ele vai diminuir muito o sinal. Qualquer duvida só perguntar.
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Mauricio Luiz Bertola Veterano
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# nov/12
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Luiz_RibeiroSP eu acho que esse barulho na verdade é feito pela chave mecânica, e não pela carga do capacitor Errado cara. É feito pelo capacitor "carregado". O resistor está alí exatamente para descarregar a carga elétrica armazenada no capacitor de entrada. Plank Use um resistor de 1M. Se vc usar de 10M o circuito não funcionará. Abç
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Luiz_RibeiroSP Veterano |
# nov/12 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
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Mauricio Luiz Bertola Agora fiquei com algumas duvidas: Quando a chave atuar, ela vai desligar o polo do capacitor e ligar o polo do plug da guitarra, como o capacitor vai descarregar na entrada do amplificador? Em pedais BOSS, o chaveamento é feito por FET, como que este chaveamento não causa ruídos, sendo que capacitores de acoplamento também estão carregados? No manual BOSS, existe um gráfico mostrando a vantagem do chaveamento eletrônico,este gráfico mostra um período de corte do sinal devido a mudança de posição da chave mecânica, efeito que não ocorre com FET. Isso não causa mais ruido do que um capacitor de pequeno valor com uma carga baixa?
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Mauricio Luiz Bertola Veterano
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# nov/12
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Luiz_RibeiroSP O chaveamento eletrônico evita o carregamento do capacitor de entrada, a chave DPDT, não. Por isso a necessidade do resistor. Mas o ruído não vem da chave em sí, mas da ação dessa sobre o circuito, mormente o capacitor. Abç
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Luiz_RibeiroSP Veterano |
# nov/12
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Mauricio Luiz Bertola Mas o capacitor de entrada vai ser carregado com o sinal do instrumento, não tem como evitar. A chave tem o rebote mecânico, ligando e desligando o contato,devido a oscilação mecânica, até ela estabilizar. Acredito que o capacitor de entrada e saída possam ter alguma influencia, mas o principal é a chave. Bem, espero ter ajudado.
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Mauricio Luiz Bertola Veterano
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# nov/12
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Luiz_RibeiroSP Esqueceste da carga elétrica do pedal? Da bateria ou da fonte? Abç
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Luiz_RibeiroSP Veterano |
# nov/12
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Mauricio Luiz Bertola Verdade, tem o nível DC também.
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Plank Veterano |
# nov/12
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Mauricio Luiz Bertola Use um resistor de 1M. Se vc usar de 10M o circuito não funcionará.
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Não entedi pq não funcionaria com o de 10M... Como o pedal funcionaria com um resistor de 22M tal como no projeto original?
de qualquer maneira, testarei com ambos tanto com de 10m quanto de 1m pois já tenho aqui em casa....
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Plank Veterano |
# mar/13
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tinha chego a construir o pedal e ele tinha funcionado por um tempo com o resistor de 10 mega ao em vez do resistor de 22 mega. mas já q eu não comprei uma caixa pra ele e foi o segundo pedal q eu fiz eu nem cheguei a usar muito, mas depois de um tempo ele estragou. to sem um multimetro pra saber oq queimou.
será q deu esse problema por causa do resistor de 10 mega?
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Luiz_RibeiroSP Veterano |
# mar/13 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
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Plank Não, esse resistor de entrada junto com o capacitor, é um filtro pra baixas frequências e o nivel DC da fonte, trocando ele alterou a frequência de corte mas isso não queima pedal. Pode ter sido algum curto causado pela caixa.
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Plank Veterano |
# mar/13
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vou refazer a placa então. as soldas tinham não ficaram bem feitas, a minha unica duvida era se não fosse esse resistor q teria causado o problema (pela logica da lei de ohm provavelmente seria huauhauhauahuauah).
no caso da placa do microamp no tonepad vem com o circuito do mxr distortion plus junto, q tem bem mais componentes. como eu posso modificar a placa pra tirar os componentes do mxr distortion + e deixa-lá menor?
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Luiz_RibeiroSP Veterano |
# mar/13
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Plank Li um livro que fala só de ruídos, soldas de ma qualidade ou mal feitas geram ruídos. Para diminuir a placa só redesenhando, eu uso o proteus que não é o melhor mas quebra um galho. me recomendaram o EAGLE.
http://www.cadsoftusa.com/
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Luiz_RibeiroSP Veterano |
# fev/16 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
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Essa semana eu fiz algumas analises numa chave DPDT e lembrei deste tópico. Meu objetivo foi analisar a origem do barulho durante o acionamento. Como a chave é mecânica é certeza que ha uma oscilação mecânica durante o chaveamento mas alem disso outros fatos aconteceram durante o experimento.
Utilizei para a experiencia um pedal compressor orange squezeer que montei, o efeito usa a chave DPDT e a placa millenium bypass com a ligação mais comum da internet.
millenium bypass
experimento com acionamento do pedal:
na foto1 percebemos que ha um período de sinal desligado e logo após o sinal aparece um pouco distorcido e amplificado.
foto1
na foto 2 temos o mesmo gráfico mas com um período de coleta de dados maior, percebam que o sinal senoidal apos o acionamento possui uma variação do seu eixo até estabilizar. Isso se deve a senoide sendo inserida de forma brusca no circuito.
foto2
Olhando o esquema dos circuitos mais comuns de pedais vemos na entrada um capacitor de acoplamento e um resistor ligando a entrada com o terra. Não acredito que este capacitor descarregue no circuito primeiro porque sua alimentação DC é constante, segundo porque a chave esta inserida no terminal negativo do capacitor e para que o mesmo descarregue no circuito precisaria estar em paralelo com ele. Portanto a conclusão que chego é que o barulho de acionamento é gerado pela oscilação mecânica da chave.
Conto com a ajuda dos técnicos do fórum para acrescentar, corrigir, etc.
* gráfico amarelo: saída do sinal. gráfico verde: sinal injetado no circuito.
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Mauricio Luiz Bertola Veterano
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# fev/16
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http://www.mrblackpedals.com/blogs/straight-jive/6629778-what-really-c auses-switch-pop http://www.geofex.com/Article_Folders/box_pop.htm
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macaco veio Veterano |
# fev/16
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Luiz_RibeiroSP Esse "poc" (quando liga o efeito) no lado da chave que conecta e disconecta a entrada e' do contato mecanico da chave, chaves que dao um contato mais macio (encosta um terminal no outro de forma mais suave) o ruido e' menor, da em tudo que e' pedal, com um pedal de alto ganho a gente escuta o clic. E' coisa logica, nao tem nada conectado, a entrada ta aberta e amplificando, qualquer contato (antes do sinal sonoro) vai ser amplificado. O resistor entre a entrada e o terra e' pra entrada nao ficar tao aberta, ele esta ali aterrando a entrada pelo valor de impedancia, 22M e nao ter resistor e' quase a mesma coisa (e' muito alto), tem que ser entre uns 500k a 1M se se quer atenuar um pouco o ploc. O circuito de fet da boss tambem da clic se o ganho for exageradamente alto. A boss cometeu um erro de desenho do pedal porque na epoca em que foi desenhado nao se tinha pedais de altissimo ganho. A chave on/off e' muito perto do jack de entrada (ela deveria estar do lado do jack de saida), quando o ganho e' muito a entrada do circuito capta o minimo clic da chave que induz na fiacao dela e no circuito flip flop que esta no outro extremo da placa de circuito longe da entrada. Algumas distorcoes tem o fio curtinho e shildrado, o pedal e' muito pequeno e fica tudo muito perto. Pode reparar que a boss nao tem um booster ou distorcao de muito alto ganho. E o engenheiro deles sao burro pra cacete, eles poe o terra da chave no ponto estrela da placa achando que com isso vai diminuir o clic (como se fosse amplificador valvulado) e o terra de entrada bem distante do estrela. O melhor seria o ponto estrela estar no meio, uma linha de terra vai na entrada e outra linha completamente oposta na chave ficando o estrela no meio entre o final das duas linhas, assim poderiam puxar o ganho mais alto. Os pedais deles tem alguns errinhos de engenharia, de vez em quando eu descubro um ou outro.
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Luiz_RibeiroSP Veterano |
# fev/16 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
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macaco veio
Eu percebi que nos projetos desses pedais clássicos esse circuito RC como filtro passa baixa esta sintonizado próximo a 3Hz ou 5Hz. Ele é um mero filtro para tensão DC do pedal e esse resistor de alto valor na entrada serve apenas para deixar um nível zero na entrada quando o pedal esta desconectado?
Eu achei estranho esse resistor de alto valor, no meu circuito que peguei do tonepad o valor do resistor de entrada é 4M7.
Esses erros da BOSS eu ainda não estou ninja para achar, nem imaginava que a proximidade da chave fosse causar barulho, se bem que com alto ganho pega tudo. O ruido por menor que seja pode passar pelo flip flop e ser amplificado, nunca pensei nisso. Outra coisa que percebi vantagem na BOSS é que a seleção de sinal é feita na saída do circuito de distorção, porque se for antes como no meu pedal o circuito vai ter este tempo de resposta devido a entrada brusca de sinal. eu quero bolar um circuito fácil de montar para fazer o chaveamento eletrônico.
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macaco veio Veterano |
# fev/16
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Acabei de ler o artigo que o Mauricio colocou. O cara fala em DC bleed (sangramento do capacitor), como se tem um resistor na entrada que vai escoar pra terra qualquer sangramento? Mais na frente ele fala sobre o tempo que demora para os contatos da dpdt encostarem um no outro, ai sim, fica tudo aberto o poc e' maior ainda, e claro pra um contato demorar encostar no outro significa que eles estao longe internamente na chave o que fara o contato ser menos suave. Nao tem jeito pedal com alto ganho so com chave eletronica e bem construida.
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macaco veio Veterano |
# fev/16
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E' isso mesmo na saida do circuito. Voce pode variar o tempo de resposta que cada fet vai ter variando o valor dos capacitores de 0,047 que sao os capacitores de tempo que o fet leva pra abrir e fechar. Por exemplo o fet de entrada com 0,047 vai abrir rapido, colocando 1uF no fet de saida de distorcao, no momento em que ligar para sinal clean o clean vai entrar mas ainda estara mixado com o de efeito pois o fet da chave de efeito ainda nao fechou. (quando digo abrir quero dizer conectar). Outro detalhe e' que se der poc neste circuito eletronico, aumentando os valores desse capacitores de tempo eles demoram a abrir e fechar e assim o ploc nao aparece na saida pois ele aconteceu antes das chaves atuarem. Ha tambem o detalhe do led quando se alimenta o pedal a primeira vez e ele ja liga sozinho o efeito, tem a ver com os valores de 220pF no flip flop (nao podem ser exatamente iguais) tem que ser um de 220 e outro de 270, o lado que tiver o menor valor fara com que o pedal nao ligue sozinho, (ou vise versa nao me lembro agora), a boss poe valores iguais pra ficar facil de montar e ai a margem de erro e' que define.
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Ismah Veterano |
# fev/16
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Interessante essa parte, usar capacitores de acoplamento não costuma resolver esse ploc no TBP?
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macaco veio Veterano |
# fev/16
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Resolve nao, se voce usar um capacitor de maior valor faz ploc, se usar um de menor valor faz plic.
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Velhinho-RJ Membro Novato |
# ago/19
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Boa tarde a todos. Espero estar no tópico certo. Preciso de uma ajudinha.... Construi esta pseudopedaleira: tremolo, fuzz e wah wah – “https://www.overpic.net/viewer.php?file=xzrszw3aj8k6s95fxr6yq.jpg?? ? (as fotos estão uma m.... celular velho é nisso que dá, hehehe... O meu grande (GRANDE MESMO) problema é o “PLOP” na hora de acionar a 3pdt do pedal do TREMOLO apenas, tanto ao ligar quanto ao desligar. Não é qualquer “plop” não, rs.... É um “PLOPÃO”... Parece até um tiro, hehehe... E aqui “https://www.overpic.net/viewer.php?file=xwlgjxu7rfljhm2zwrh12.png?? ? pode-se ver o projeto original e o tremolo que eu fiz, inlusive a ligação da 3pdt que utilizei. Como se pode observar também, eu suprimi o potenciômetro de volume, e por tentativas e “achismos” cheguei a conclusão que tinha que soldar um resistor de 1M na saída. Havia outros ruidos também: sinfonia de grilos, pegava rádio FM e vai por aí... mas estes sumiram ao soldar esse resistor. Mas o “plop”.... nada! Continua lá, firme o forte (bota forte nisso).... O que eu já tentei: aumentar o valor do resistor de 1M na entrada para 3,3M; soldar um resistor na saida (Out), fechando com o terra (pontilhado na placa), nos valores de 22K até 220K (essa foi uma “dica” de um gringo num site que andei visitando)... Não melhorou em nada.... Bem, se algúem puder me ajudar, agradeço desde já.
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Velhinho-RJ Membro Novato |
# ago/19
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Pessoal, a foto correta do pedal com o pontilhado que mencionei é esta: "https://www.overpic.net/viewer.php?file=xqf9xtxeiyie59y7yjzu.png". Grato.
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Velhinho-RJ Membro Novato |
# set/19
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Olá a todos. Estou voltando para explicar melhor meu problema. Por mais que eu leia alguns artigos por aí na internet e algumas dicas recebidas, eu não consegui ainda resolver. Eu não entendo muito de eletrônica, mas algumas coisas não são tão difíceis, e é por isso que me arrisco um pouco nessa área. Pois bem, eis meu problema: Na 1ª foto pode se ver uma “coisa” que construí e me arrisco a chamar de pedaleira e esta é composta de um Tremolo, um Fuzz e um Wah WAh. O tremolo é um EA–Tremolo que se pode ver em http://www.generalguitargadgets.com/pdf/ggg_eat_mods.pdf na página 2 mais exatamente. O fuzz é o X Fuzz by Deadastronaut e está em http://tagboardeffects.blogspot.com/2014/05/x-fuzz-by-deadastronaut.ht ml E o Wah Wah em http://tagboardeffects.blogspot.com/2012/03/colorsound-wah.html Os efeitos funcionam bem, mas o meu problema é o PLOP ao ligar/desligar o tremolo, somente o tremolo. É um estalo muito forte, parecendo até um tiro (se o amplificador estiver a todo volume, é claro). Já tentei algumas coisas, tais como: 1 – colocar resistores de valores variados na entrada e/ou saída da placa chegando a usar de forma aleatória de 22kK até 3,3M (individual) e até 5,5M (paralelo); 2 – colocar um trimmer 50K na saída, pois removi o pot de volume (para ganhar espaço e por estética, colocando um resistor de 1M na saida para eliminar ruídos que apareceram; 3 – Usar outra chave 3PDT (do fuzz mais exatamente e que não faz o tal PLOP, pois pensei que pudesse ser um problema mecânico no acionamento da chave 3PDT do tremolo; Na 2ª foto eu mostro as diferenças entre o Tremolo original e o meu projeto além de algumas das tentivas acima mencionadas e a ligação da chave 3PDT que uso. Bem, dito isto, agradeço qualquer ajuda e principalmente o interesse de quem puder dar esta ajuda, Grato.
Foto 1: https://www.overpic.net/viewer.php?file=xzrszw3aj8k6s95fxr6yq.jpg Foto 2: https://www.overpic.net/viewer.php?file=xk8cwufatameag6beasr.png
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Luiz_RibeiroSP Veterano |
# out/19
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Velhinho-RJ Não sei a ordem em que você ligou os efeitos, mas pareceu que é entrada > tremolo > fuzz > wha > saida. Veja se não tem algum problema na chave 3pdt, se puder trocar pra ver ajuda. Soldas com mal também, da um chacoalhão com o pedal ligado e veja se faz barulho. Tambem pode ser que o ruido gerado no primeiro pedal esteja sendo amplificado pelos outros pedais, veja se o barulho esta alto, mesmo com os outros dois efeitos desligados, depois ligue o fuzz e o wha e veja se o barulho esta com o mesmo volume ou mais alto.
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Ramsay Veterano |
# out/19
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Velhinho-RJ A ordem que vc colocou (wah=>fuzz=>tremolo) está certa. O problema talvez seja que o tremolo tem impedância de entrada não compatível com o fuzz que o antecede. Por isso sugiro que troque ou o circuito do tremolo ou o do fuzz.
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Velhinho-RJ Membro Novato |
# jan/20
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Olá. Depois de muito tempo volto à lida.... pretendo trocar o tremolo por este "https://www.overpic.net/viewer.php?file=xr9f8mdjx6dgnxda34r.png". Porém surgem duas dúvidas/problemas: 1 - Trimmer 1M - seria um capacitor variável ou um resistor variável?? Pelo que andei vendo por aí, os gringos chamam o resistor variável de trimmer também... estou confuso... e pelo valor - 1M - imagino que seja um resistor variável, pois pelo pouquíssimo que entendo e já vi de eletrônica, não acho que exista um capacitor dese tipo com 0 a 1 MegaFarad de faixa... 2 - como incluir neste tremolo um "Flasing LED" que pisque de acordo com a velocidade ajustada e somente funcione quando liga o efeito? Obs.: a placa do circuito eu faço a partir de uma placa virgem (usando o velho e bom método do percloreto de ferro). Por isso há algumas diferenças...rs... Também mudo alguns componentes de lugar para poder diminuir o máximo possível o tamanho da placa. Obrigado a quem já tentou me ajudar e a quem vier ou continue ajudando.
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Velhinho-RJ Membro Novato |
# jan/20
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Olá. Depois de muito tempo volto à lida.... pretendo trocar o tremolo por este "https://www.overpic.net/viewer.php?file=xr9f8mdjx6dgnxda34r.png". Porém surgem duas dúvidas/problemas: 1 - Trimmer 1M - seria um capacitor variável ou um resistor variável?? Pelo que andei vendo por aí, os gringos chamam o resistor variável de trimmer também... estou confuso... e pelo valor - 1M - imagino que seja um resistor variável, pois pelo pouquíssimo que entendo e já vi de eletrônica, não acho que exista um capacitor dese tipo com 0 a 1 MegaFarad de faixa... 2 - como incluir neste tremolo um "Flasing LED" que pisque de acordo com a velocidade ajustada e somente funcione quando liga o efeito? Obs.: a placa do circuito eu faço a partir de uma placa virgem (usando o velho e bom método do percloreto de ferro). Por isso há algumas diferenças...rs... Também mudo alguns componentes de lugar para poder diminuir o máximo possível o tamanho da placa. Obrigado a quem já tentou me ajudar e a quem vier ou continue ajudando.
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