Cor do Resistor (Nao digo cor das faixas, mas do proprio resistor)

    Autor Mensagem
    Percival
    Veterano
    # fev/06


    Alguem sabe me dizer o que significa quando o resistor é vermelho??? Sei que quando é azul é metal-filme, e bege carvão. (me corrijam se estiver errado)

    wcampagner
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    uma vez eu pedi uns resistores de 1/2 Watt numa loja e eles vieram vermelhos... não sei se pode ser por isso.

    snakesantos
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    wcampagner

    é os meus de 1/2 W tbm sao meio vermelho

    Percival
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Os que comprei, alguns vermelhos vieram no recibo como 1/4W metal film e outros como carvão!

    Sei lá viu!

    Shakal
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    An Corp (Ressussitando :P)

    Tenho a mesma dúvida e ao comprar resistores me fundiram a cabeça.

    Pedi resistores de metal-film a mulher me trouxe os Beges. Perguntei se os metal filme não eram os azuis e o cara do lado falou que os azuis eram de tolerância 1%. Daí ela perguntou pra outra mulher e a otra falou que aqueles que ela tinha pegado eram Carbono msm, e os metal-film eram de 1W, aqueles marroms.

    Agora não sei mais...

    Como identificar os metal-film?

    SuperGeo
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    eu acho mta viadagem ficar se matando pra pegar resistor e capacitor desse tipo ou daquele tipo.

    não digo que nao faz diferença nenhuma, mas as vezes o cara fica na paranoia e nem sabe que diferença que vai fazer.

    Shakal
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Olha cara, já ouvi falar que a diferença é grande...

    Capacitores ceramicos e resistores carbono de 5% dizem que fica mt ruim os ruídos.

    Recomendam para equipamentos desse tipo(pedais) usar capacitores de poliester, eletrolíticos de boa qualidade e resistores metal-filme 1% de tolerância. Ainda não testei a real diferença, mas... ter que comprar tudo denovo é embassado.

    Além de que, saber que vc fez tudo para deixar a qualidade do equipamento alta já te deixa tranquilo. Melhor que fazer uma baianisse e ter que refazer tudo depois, não acha?

    Bom, continuo com as dúvidas. Alguém saberia responder?

    Vlw

    Henrique S.
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Pra mim a cor é so a diferença entre fabricante, sei la tmb acho meio que frescura esse esquema de cata resistor disso ou daquilo. na duvida usa SMD uhauhahuahu

    eu uso os marrons mais comuns no maximo uso algum ceramico de 10 anos atras que as vezes encontro perdido hehehehe...

    Shakal
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Nah... não tem essa de diferença de fabricante.

    Oq seriam os SMD?

    E os metal film são identificados como?

    (Não é possível que ninguém aqui saiba!)

    Fox_scc
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    A cor indica a dissipação mesmo...

    5w, 1w, 1/2w, 1/4w etc...

    Shakal
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Acho que a cor muda dependendo da dissipação por questão de necessidade msm... Pois existem vários resistores de 1/4w azuis.

    SuperGeo
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Shakal

    Olha cara, já ouvi falar que a diferença é grande...

    Capacitores ceramicos e resistores carbono de 5% dizem que fica mt ruim os ruídos.

    pois é cara, isso que eu falo, a maioria das pessoas só "ouve falar" e "dizem que", mas nunca o fizeram pessoalmente para comprovar oq falam...

    Shakal
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Vc já fez pra testar?

    Sinceramente, eu não to afim de comprar porcaria e precisar trocar depois...

    Fox_scc
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Resistores:

    Quanto maior a dissipação, mas durável será o resistor, contudo ele tb terá de ser maior, dai vc vai ter que ver se precisa de espaço ou durabilidade, ou encontrar um meio termo.

    Eu considero 1/2w o ideal, para montagem de pedais, mas já usei os de 1/4w.

    Capacitores:

    Tabém temos este dilema no quesito Voltagem, quanto maior a voltagem, mas difícil de queimar em caso de uma sobre tensão, mas o capacitor tb vão crescer de tamanho.

    Eu prefiro os de 50v, mas podemos usar qualquer um maior ou igual a 16v.

    SuperGeo
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Shakal
    Sinceramente, eu não to afim de comprar porcaria e precisar trocar depois...

    Parece aqueles caras que xingam equipamento sem nunca terem tocado...

    Vc acha que oq? Que por causa de um resistor de carbono, tua distorção pesada vai soar fraquinho? Alem disso ruídos dependem muito mais da blindagem...

    Vai chegar uma hora q tu vai ter que usar valor aproximado, diferente, e vai ver q não é por isso que vai ficar uma "porcaria" seu pedal. Pelo contrário.

    Shakal
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Cara, eu toco Baixo não guitarra, e pra mim um som limpo é tudo! Tanto que o pedal que vou fazer não é de distorção coisa nenhuma, é um COMPRESSOR, que não possui distorção, pelo contrário, quanto menor a distorção e ruídos, melhor.

    Eu sei oq é um ruído, e sei mais ainda oq é um ruído amplificado, e não é nada agradável.

    Sinceramente, prefiro ouvir opinião de pessoas profissionais e que privam pela qualidade de seus equipamentos a ir na louca comprando componentes de qualidade inferior, que não servem para o propósito que eu quero, achando que vai ser tudo bom e maravilhoso e quando finalmente eu plugar meu Baixo nele o som sair uma grande porcaria!

    Por isso eu estou perguntando, para me certificar. E não é uma pessoa, nem duas que falam que capacitores ceramicos e resistores de 5% de tolerância de filme de carbono causam mais ruídos que capacitores de poliester e resistores de 1% de tolerancia de filme de metal.

    Eu prefiro não pecar pelo excesso de precaução quando o quesito é qualidade.

    Flw!

    MauricioBahia
    Moderador
    # jan/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Revivendo o tópico...

    Estou em duvida comprando os componentes do Box of Rock. O resistores estou escolhendo os de CARVAO 1/2W 5% - Marca KAMAYA. É isso mesmo ou recomendam outro tipo/valores/marca?

    Pros capacitores, no esquema não diz a voltagem... Como proceder?

    Abs

    Henrique S.
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    MauricioBahia

    use capacitores de tensão minima 16V

    MauricioBahia
    Moderador
    # jan/09
    · votar


    Henrique S.
    Valeeeeeeu!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cor do Resistor (Nao digo cor das faixas, mas do proprio resistor)