the edge U2 bullet the blue sky rattle ahd hum

    Autor Mensagem
    pedigor
    Veterano
    # out/12


    Oi.Estou tentando ha um bom tempo ,descobrir qual e o som usado por the edge neste video. Alguem que e bom em sons guitarra pode me ajudar?
    http://www.youtube.com/watch?v=xTd_irMT768

    Neste video nota-se que o som da musica e mais parecido com o da gravaçao no Album the joshua tree, album que contem esta musica gravada e é notamente diferente do som usado nas turnes elevation e vertigo.

    Ja saquei que the edge usa delay,mas minha maior duvida esta no som
    (Qual distorçao,efeito de modulaçao, outros parametros alem de delay)usado neste video.
    Preciso destas informaçoes para poder ajustar na minha pedaleira e deixar o som dela mais parecido .Vlw

    Practus
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Bom...Seria legal saber qual é a sua pedaleira para te dar uma ajuda, mas como linhas gerais, você pode tentar o seguinte:

    Timbre básico da música: AC 30 (real ou sim) crunchado + FUZZ (Pi) + Delay (provavelmente dotted eight);

    Refrão: Adiciona alguma distorção (Screamer soa bem) ajusta um pouco o delay.

    Solo: Timbre principal com mais distorção que o refrão, e com Wah

    Em cima de tudo eu colocaria algum reverb leve para aumentar o corpo do timbre... Nada muito carregado não... só para dar aquela arredondada...

    Boa sorte aí...

    pedigor
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Practus ,estou usando a zoom 505 2.com pesquisa ,o delay sei que e de +- 400ms. A zoom 505 so faz delay ate 370ms e ja e uma desvantagem mas vamos la...

    Nem passava pela minha cabeça que tinha wah no solo.
    Sei que tem wah em outras versoes de solo com esta:
    http://www.youtube.com/watch?v=BfxLhrg139M
    e acho esse som bem diferente .
    talvez vc esteja se referindo ao efeito wah puxado na pedaleira sem o uso de pedal .que me diz?
    Nao entendo direito sobre essa ideia de timbre como ajustar isto na zoom?
    O que seria a abreviaçao (pi) e cruchado?

    Vou tentar agora tocar ela com fuzz e wah juntos e ver no que da.
    Gosto muito, no primeiro video, do soado que a guittarra dele faz no inicio da musica e no meio quando, ele vibra com alavanca.Qual efeito responsavel por isso?Vlw

    Practus
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Ceeeerto... vamos lá:

    Zoom 505 realmente é um meio limitada para timbres "a la The Edge"... Se você já tem essa limitação com o delay, vai ser meio complicado conseguir o efeito certo...mas sempre podemos tentar, não é?

    O Edge nunca toca a mesma música da mesmíssima forma, e isso também é verdade quando se fala dos timbres que ele usa... Basicamente, ele sempre parte do VOX AC30, alterando vários parâmetros (físicos, como o tipo de falante, a válvula, etc, e lógicos, como o circuito, a quantidade de ganho, graves, agudos, etc...) no amplificador, e adicionando vários efeitos diferentes... Dizer que ele é o mago dos efeitos é redundância... o cara (e seu "Roadie" Dallas Choo) entendem muuuuuuito de efeitos em geral, então pode-se imaginar o resultado...Então, em alguns casos, haverá wah, e em outros não (como é o caso deste link que vc postou... (eu particularmente prefiro as versões com Wah no solo).

    Para o caso da música em questão, para início de conversa, você precisa de algum simulador de AC30 (não sei se tem na tua pedaleira). Considerando que você tenha acesso a um desses, agora vem a configuração do drive (ou ganho) do simulador. Quando disse crunchado, esse é um termo usado para deixar o ganho do simulador em uma posição na qual você escute o timbre começando a distorcer levemente, mas ainda mantendo a clareza das cordas individuais.

    Depois que você conseguir esse timbre (AC30 crunchado), aí sim você adiciona o Fuzz (antes do ampli na cadeia de efeitos). Pi não é abreviação de nada... é o nome do modelo de Fuzz da Electro Harmonix (Electro Harmonix Big Muff Pi) que é usado no timbre da música que você quer tocar...Mas se não tiver o Pi, acho que talvez dê para tentar algum outro também...

    O efeito que você escuta no início da música não é bem um efeito... É o feedback que ele consegue por tocar muito alto e perto do amplificador... Algumas pedaleiras mais top (GT-10 / GT100) tem um efeito (Feedbacker) que simula a mesma coisa, mas dá para conseguir tocando só com o amplificador bem alto.

    Conselho geral? Pesquisa no youtube e em fóruns específicos sobre o U2... Tem muita coisa na internet sobre o timbre do the Edge para cada música dele... é só estudar e testar com o seu equipamento...

    Boa sorte...

    pedigor
    Veterano
    # out/12 · Editado por: pedigor
    · votar


    Practus , é ,realmente me ligo que este soado e um devido ao alto volume e surge quando vc toca a guitarra de frente do amplificador, eu consigo fazer isso na zoom deixando o volume do som e da distorçao altos.

    tentei com fuzz e um efeito chamado pedal wah(um wah bem leve) e achei mais parecidos do que outros sons que estava testando agora sim estou chegando onde quero!:D
    outros sons eu que estava testando foram surgeridos por uma lista mto conhecida na internet da zoom com relaçao de varios sons,tinha quatros sugestoes de som para esta musica e nenhuma era tao parecida como essa que vc passou.
    Estavam surgerido overdrive e ate um efeito chamado STEP pra vc ter um a ideia de como e .Infelizmente n pode se confiar em qualquer ideia dada na internet e isso ainda me deixa disnorteados nas pesquisas.

    Vc conhece um bom site pra pesquisas de som do the edge?

    Esta musica e mto empolgante pra tocar na guitarra.Estou mais confiante com essas suas dicas.Vlw a dica.

    Practus
    Veterano
    # out/12 · Editado por: Practus
    · votar


    pedigor

    Opa... estamos aqui para isso mesmo! Que bom que as dicas estão funcionando...

    O problema com sites especializados em uma pedaleira ou outra, é que você precisa levar em conta que o equipamento de cada um vai ser diferente. Mesmo que você tenha pego um patch prontinho no site da ZOOM para a sua pedaleira, ainda tem diferenças na guitarra, captadores, cabos, amplificadores, etc... que mudam muito o timbre... Por isso, é melhor entender como o timbre foi criado originalmente, e adaptar isso ao seu equipamento. Você pode até estudar um patch pronto para se basear um pouco (quando você não tiver nenhuma ideia de onde começar), mas o melhor mesmo é construir o seu patch do zero, passo a passo... Dá mais trabalho, mas você vai aprender cada vez mais com isso...

    Tem um forum excelente sobre os timbre do The Edge, com muita gente boa dando dicas e tutoriais de como chegar no timbre certo, e como tocar quase todas as músicas... O foco é muito forte em equipamentos como Axe-Fx e POD HD500, mas mesmo assim vale a pena...Só que está em inglês... Se você entende, é parada mais que obrigatória...

    U2 Guitar Tutorials

    Boa sorte...

    pedigor
    Veterano
    # out/12 · Editado por: pedigor
    · votar


    Aqui vai mais um duvida minha .
    este link mostra mais um exemplo desta musica tocada de uma forma diferente da primeira(87).Nessa forma ,embora eu prefira a primeira,eu a achei mto massa devido ao timbre da guitarra tocada no solo e ao efeito do eco causado no final do solo.
    http://www.youtube.com/watch?v=xy9LkiDGlFY

    Esta forma bem como o som da guitarra e mais parecida com o do segundo video. Neste video, the edge faz um solo da mesma forma mais mudando um pouco o som.Neste caso ,achei mais massa pricipalmente quando ele usa um efeito que da enfase ao delay ou o deixa mais lento,sei la.
    minha duvida e :Qual o efeito responsavel por esse eco que e feito na hora do final do solo(3:10) que deixa o som mais atrasado que o delay quando tocado normalmente?
    alem disso, neste video, quais parametros sao mudados em relaçao a primeira (se houver diferença)que deixa o som da guitarra diferente(como ja havia dito) em relaçao a primeira?vlw
    neste caso o solo me parece nao ter wah.certo?

    Practus
    Veterano
    # out/12
    · votar


    pedigor

    De 0:42 a 0:45, na parte do strumming, ele usa o wah. E o efeito que você está dizendo do final do solo nada mais é do que outro delay mais lento, que ele só usa para acentuar o final do solo... Tenha em mente que muitos dos efeitos do Edge são gerenciados pelo Dallas Schoo embaixo do palco durante os shows... Tem um delay na POD HD que só repete as notas tocadas por último (não me lembro bem o nome desse delay, mas pode ser que ele tenha usado algo assim)....

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a the edge U2 bullet the blue sky rattle ahd hum