BARULHO "HUM GRAVE" EM PEDAIS COM FONTE 9V

    Autor Mensagem
    CleitonAlves
    Veterano
    # mar/05


    Olá. Tenho um problema em pedais que tenho feito em casa.
    Como exemplo fiz um Tremolo EA e quando ligo ele com bateria o som fica normal mas quando uso minha fonte (9V e 1 ampere) aparece um "hum" bem grave e conforme aumento o volume esse barulho aparece demais. Detalhe, quando ligo minha fonte em outros pedais (originais) esse barulho não acontece.

    O que poderia ser?

    Help me.

    oak
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    CleitonAlves

    pedais boss e afins tem um circuito limitador de tensao interno que diminui o hum das fontes

    oak
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    ha um tempinho atras eu tracei o eskema do limitador que a onerr usa
    http://www.ircalf.com/onerr.GIF

    macaco veio
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    CleitonAlves
    observe no link q o oak colocou os capacitores C1 e C2 , estes caps tem q estar nas trilha da placa, não podem estar fora da placa (tipo dentro da fonte), as vezes so os caps resolvem sem precisar desse" limitador" (este nome não é o ideal) se a fonte for boa. a função deles e manter a tensão na trilha estavel.

    CleitonAlves
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Poxa. Então vou ter que refazer as placas com esse esquema junto?
    Vcs conhecem equivalentes para os diodos e para o transitor? Acho que tenho um 2N3904 mas os diodos tenho uns zener, 4001 e 1N4148 ... servem?

    Obrigado pela atenção.

    oak
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    CleitonAlves

    o zener pode ser qualquer um de 10v
    transistor tb pode ser qualquer um npn (a corrente eh baixinha, pra correntes mais altas tem q ver o modelo, mas esse nao eh o caso)
    o diodo de proteçao ali pode ser qualquer um 1n400x, ou ateh outro, no fim ele nao faz nada mesmo

    CleitonAlves
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Ai, valeu mesmo.
    Monto alguns pedais e como todos aqui estou sempre aprendendo. Vou fazer um fuzz com esse esquema do limitador e depois conto o resultado da minha experiencia.

    mozartgomes
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Eu estou com esse mesmo problema, mas o que vem a ser o "vr" no esquema

    baruch_kata
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    mozartgomes
    O ruído tem 60HZ e vem da linha de energia, experimente ligar uma furadeira perto do circuito para ver que som bonito sai.

    Como foi comentado aí em cima, uma boa solução é estabilizar a fonte. No circuito certifique-se de estar longe de transformadores, bem aterrado, e com fios blindados.
    VR = Vref é onde vc soma com o sinal apos o capacitor de acoplamento antes de um opamp. É aproximadamente V/2.

    mozartgomes
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Valeu pela dica, eu sabia que o ruido vinha da rede eletrica, tanto que quando ligo na bateria fica bem limpo, mas na pratica, eu conseguiria soldar os caps na trilha do circuito como falaram que devia ser, mas onde eu soldaria o vr, no meu caso eu monterio o fuzz do fuzz central. com transistor pnp.
    http://fuzzcentral.tripod.com/fuzzface.html
    O capacitor de acoplamento é o que geralmente há depois do in e antes da base do primeiro transistor?

    macaco veio
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    solde um cap de 100uF na trilha onde está a junção de R de 33k e 1k (ou 330 ou 470 nos outros desenhos), o mais do cap no terra, se ainda tiver Humm experimente subir o valor de R de 33k para algo em torno de 68k a 100k, não afetará o som, apenas tentará acertar o melhor ponto da reta de carga do transistor na polarização deste e costuma diminuir o Humm, mas obrigatoriamente ainda precisará que a fonte seja estabilizada.

    mozartgomes
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Valeu macaco véio.

    mozartgomes
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    usei o regulador de tensão de um som quebrado que tinhga aqui mais os capacitores, e o zumbido se foi nem foi preciso mudar a resistencia, valeu pela ajuda, pessoal!

    baruch_kata
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    mozartgomes
    disponha, bons projetos.

    bebm
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Isso é humming...

    Geralmente é causado por uma fonte vagabunda que não converte bem AC em DC... as melhores são as com ponte retificadoras, bons capacitores e estabilizadas!
    Pode ser falta de aterramento isso tb... mas a falta de aterramento estaria somente piorando o humming causado pela fonte! Compra um fonte boa ou faça uma vc!!

    engenheiromedonho
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    use reguladores de tensao da familia 78xx e coloque capcitores de 100nF e 100uF depois do regulador ,pois eles filtram esses ruidos .
    usei em um amplificador e nao tive problemas.

    pklzo
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    oak

    pklzo
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Oak!!!! ce pode me mandar o esquema o limitador!!!!
    jah que o link est[a fora do ar!!

    valeu


    rodney

    Gambá do Rock
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    CleitonAlves

    cara, a amperagem da sua fonte está muito forte e causa ruídos em seu circuito

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a BARULHO "HUM GRAVE" EM PEDAIS COM FONTE 9V