Distorção POD HD 300 problemas

    Autor Mensagem
    Artur Pendragon
    Veterano
    # out/12


    Galera, tudo bom?!
    Seguinte, tenho essa pedaleira dita cujo POD HD 300 a mais de 1 ano e tenho tido muitas dores de cabeça com ela...
    Gostaria que o pessoal que tem uma dessas me desse uma ajuda...

    Antigamente eu tocava rock clássico e nunca conseguia um som redondo e com clareza nas notas, sempre que eu tentava programar a desgracenta ficava parecendo uma caixa de abelhas, agora ultimamente eu estou tocando Heavy/Thrash e o som continua embolado e "estranho".

    Acontece assim, eu pesquisei muito, MUITO mesmo testei todas regulagens e não consigo um som satisfatório... Anteontem eu gravei uma música do Pantera com ela plugada diretamente no PC via cabo USB, o som ficou "bom" até mas o problema é que eu não sinto o "ataque" que eu gostaria que tivesse o som fica meio "gordão" não sei explicar direito, é um som que quem é mais experiente percebe que está diferente da original, principalmente nas partes em que se toca só a guitarra, e eu não sei se é porque é um som digital ou sei lá.

    Nos ensaios não consigo acordo com ela, o som as vezes fica sumido as vezes fica com um agudo irritante pra caramba mesmo estando com pouco "treble".
    Vou passar minha config e gostaria que me dissessem o que eu posso estar fazendo porque eu não tenho grana pra pegar um Warhead...
    -Estou utilizando a chave de trás dela virada em "live" e a outra chave está em "amp", está ligada diretamente no input de um Hiwatt g100 R.
    -Estou utizando uma simulação "Cali TreadPlate" que eu acho que é um Randall ou Mesa Boogie, que está na opção "full" que emula os gabinetes e microfones.
    -Está selecionado um gabinete "115-flip" e microfone "47 cond"
    - estou utilizando E.R, de 12%, Presence 70%, master 50%.
    -no efeito 1 estou utilizando um pedal "screamer" com as seguintes configs: drive 79%, bass 50%, tone 49%, treble 53% e output 100%.

    -na config da pedaleira coloquei drive no 7, bass no 6, mid no 4 e treble no 5.

    Gostaria de pedir encarecidamente que pelo amor de Deus alguém me desse uma luz pois estou muito confuso x.x...
    Abaixo vou colocar o vídeo que gravei para vcs darem uma olhada no timbre...
    PS: para gravar eu coloquei mais treble, menos mid e mais bass, além de mudar a chave atrás da pedaleira de "live" para "estúdio".




    Muito obrigado desde já. :)

    brunowebguitar
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Artur Pendragon
    Ela está plugada em um amp, e você está usando uma simulação de amp e cabinet nela, ai está o problema dela embolar e ficar com um som muito "gordo". Experimenta tirar a simulação de amp e cabinet dela, e com certeza seu som irá melhorar.

    Artur Pendragon
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Tirando a simulação de amp e cabinet só sobra a distorção do screamer... ai não fica bom...
    mas retirando a cabinet e deixando só o som da emulação do mesa boogie o som parece que fica "espalhado" e bem sujo...
    Alguém mais me da uma ajuda ai, por favor? x.x

    brunowebguitar
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Artur Pendragon
    Isso acontece quando você usa ela no amp ou quando você grava pelo usb no pc???

    Artur Pendragon
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Então, quando eu gravo pelo USB, o som fica um pouco melhor, igual está no vídeo, mas ao vivo o som dela está muito estranho e embolado e agudo.

    Bog
    Veterano
    # out/12 · Editado por: Bog
    · votar


    Artur Pendragon

    Acredito que o problema está mesmo em você usar as simulações de amps e falantes. Você já tem um amp, e está empilhando duas tonestacks.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/233585/

    Vou até colar aqui minha analogia:

    Suponha que o teu amp tem um som que chamaremos de "azul". E suponha que você quer que o Pod simule um JCM800, que tem o som "vermelho". Se você configurar o Pod para produzir esse som "vermelho", o resultado final será uma mistura do som do teu amp com o do Pod - ou seja, um som "rosa", que não era o que você queria. Claro, se você pensar no Pod não como um aparelho que transforma em "vermelho" qualquer som "azul", mas sim um que puxe o "azul" um pouco para lá ou para cá, pode encontrar coisas interessantes, como um som "roxo" ou "azul-piscina". Mas pode penar um bocado se o que você quer é o tal do som "vermelho" do Marshall mesmo.

    Eu sugiro que você tente buscar o seu som sem usar simulações de amps. Como você já tem um amp de verdade, as de pedais de drive deveriam bastar - da mesma forma que um set de pedais normalmente faria. E lembre-se de ter configurações diferentes para tocar em linha e com amp. Como o teu amp tem suas características timbrísticas particulares, não é simplesmente questão de apertar um botãozinho aqui e outro ali, precisa de outros patches mesmo.

    Artur Pendragon
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Entendi...
    O certo então seria eu utilizar a pedaleira como se fosse um conjunto de pedais já que eu estou ligando diretamente no input do amp?
    Então eu posso estar combinando a distorção do amp junto com o "screamer" da pedaleira pra deixar o som mais pesado e menos "artificial"?

    brunowebguitar
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Artur Pendragon
    É exatamente isso!! O Bog explicou exatamente o que está acontecendo. Se você usar a pedaleira como um set de pedais, vai ter uma melhora significativa no som, mas isso vai exigir novas regulagens na pedaleira.

    Bog
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Artur Pendragon
    O certo então seria eu utilizar a pedaleira como se fosse um conjunto de pedais já que eu estou ligando diretamente no input do amp?

    Este é o jeito mais fácil e direto de conseguir timbrar. Às vezes, é melhor não usar simulações de amps, gabinetes, microfones e o escambau.

    Então eu posso estar combinando a distorção do amp junto com o "screamer" da pedaleira pra deixar o som mais pesado e menos "artificial"?

    Sim, embora usar o drive do amp possa ser um problema para coisas como reverb, chorus e delay. O Pod tem um monte de simulações de pedais de drive, você pode explorar elas.

    Minha sugestão é que você comece com um patch vazio e o amp configurado para um clean agradável. Tome cuidado com o nível de volume, procure ajustar o volume da pedaleira de forma que este patch vazio soe igual à guitarra ligada direta no amp. A partir daí, adicione ao patch uma simulação de pedal de drive que dê o nível de ganho que você procura. Esta simulação + o amp formam o timbre básico. Em cima disso, vá colocando outros efeitos conforme necessário. Se você não for usar modulações, reverb e delay e nunca usar sons limpos, pode usar mais o drive do próprio amp.

    Esta sugestão é para lembrar que, exceto para timbres que usam montes de efeitos, o timbre básico é dado pela guitarra e pelo amp, e no máximo um ou outro pedal de drive. O resto é tempero.

    Artur Pendragon
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Bog eu fiz um teste aqui, liguei a pedaleira, coloquei ela pra ficar com som limpo, ai eu adicionei o pedal Screamer e mesmo colocando ele com a distorção no ultimo o som parece não ter ficado bom, será que é porque estou tocando num volume muito baixo (agora de manhã fica difícil de testar em voluma alto por causa dos vizinhos x.x)?... eu ligando o screamer junto com a distorção do amp parece ter ficado um pouco melhor mas ainda não está satisfatório para tocar heavy/thrash...
    Um outro problema que vejo é que, até onde eu sei, não tenho com adicionar mais de 1 pedal de distorção ao mesmo tempo na POD HD 300....
    Desculpe estar sendo meio chato, mas é que gostaria de sanar de uma vez por todas minhas dúvidas pois estou meio perdido ainda =/

    Artur Pendragon
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Galera, acho que consegue dar um jeito aqui xD, gostaria de fazer só mais uma pergunta: Eu devo regular os médios, graves e agudos no pedal ou no amp?x.x

    Bog
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Artur Pendragon
    adicionei o pedal Screamer e mesmo colocando ele com a distorção no ultimo o som parece não ter ficado bom

    O Tube Screamer é um pedal de baixo ganho. Por que você não usa uma das outras opções de pedais de drive que o Pod oferece?

    até onde eu sei, não tenho com adicionar mais de 1 pedal de distorção ao mesmo tempo na POD HD 300....

    Não tem mesmo. Mas tem vários outros pedais. Por que precisa ser o Screamer?

    Eu devo regular os médios, graves e agudos no pedal ou no amp?

    Ambos. Pense no Pod como um set de pedais. Se você tivesse um set de pedais, como faria?

    Artur Pendragon
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Putz Bog pqp! Tu me ajudou pacas, você e o pessoal que respondeu o tópico!!!!
    Regulei aqui e ficou MARAVILHOSO!
    Muito, MUITO obrigado!
    Agora sim posso ficar mais sussegado com a pedaleira. :)

    oBruno
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Conforme o pessoal ai já falou, neste vídeo explica o fato que está embolando seu som:
    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=G41m7uT-VSA

    A proposta do vídeo não é exatamente a sua questão, mas a parte que explica os pré e power amp, simulação de cadeia (que sua pedaleira faz) ligada no input (Jogando em outro pré) e etc...

    Um bom vídeo do AlexMachado

    Artur Pendragon
    Veterano
    # out/12
    · votar


    oBruno
    Brigadão cara, vou estar assistindo pra melhorar meu timbre aqui.

    brunowebguitar
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Artur Pendragon
    Que bom que você conseguiu um som que te agrada agora!!! É algo um pouco difícil de acontecer assim com apenas algumas respostas do fórum, mas fico feliz em ter te ajudado!!! Abraço e bons sons!!!

    Artur Pendragon
    Veterano
    # out/12
    · votar


    brunowebguitar

    Eu que agradeço cara! Feliz pacas xD

    LipeGuitarrero
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Eu não sei quanto aos amigos ai. Mas a informação que estao passando de nao usar as simulações não esta certo. Não é assim que funciona, as coisas devem ser combinadas, e ver qual fica melhor. Não ficar dizendo que isso pode e outro não.

    Eu uso a minha pod com todas as simulações ativas (cabeçote, caixa e mic) e ainda uso ela com as chaves traseiras setadas em "studio e amp"

    Segundo as pessoas, isso era pra embolar tudo ficar horrivel. Mas comigo foi justamente o contrario, melhorou demais o som, ficou show. Minha distorção fica boa e legal. A de metal fica muito pesada msm.

    Eu uso em casa num Laney LV100 e na igreja em 2 caixas e um cabeçote porcaria la. E fica bom em ambos.

    O segredo da distorção de metal é colocar o cabeçote do mesa com a caixa do XXL, e testar os microfones e ver o que vc mais gosta. Eu uso um condenser, mas esqueci qual exatamente é.

    Tente varias combinações. Não fique seguindo regras. Tente de tudo. Eu tentei o que todo mundo dizia que era ruim, e meu som é muito bom com a HD300.

    Só tenho uma coisa pra fazer de observação. A pod tem muito agudo e brilho msm nas distorções. Isso eu notei logo qdo comprei. Não é normal. A X3 dexava a equalização mais equilibrada sem esses exageros de agudo e brilho, pelo menos eu notei isso.

    Boa sorte, na timbragem.

    Bog
    Veterano
    # out/12
    · votar


    LipeGuitarrero
    Não ficar dizendo que isso pode e outro não.

    Pelo menos eu não disse que pode ou não pode. Eu sugeri que ele tentasse enxergar a pedaleira como enxergaria um set de pedais por ser este o jeito mais fácil e direto de conseguir timbrar. E funcionou. Mas olhe a analogia que eu tinha colocado ali em cima:

    Suponha que o teu amp tem um som que chamaremos de "azul". E suponha que você quer que o Pod simule um JCM800, que tem o som "vermelho". Se você configurar o Pod para produzir esse som "vermelho", o resultado final será uma mistura do som do teu amp com o do Pod - ou seja, um som "rosa", que não era o que você queria. Claro, se você pensar no Pod não como um aparelho que transforma em "vermelho" qualquer som "azul", mas sim um que puxe o "azul" um pouco para lá ou para cá, pode encontrar coisas interessantes, como um som "roxo" ou "azul-piscina". Mas pode penar um bocado se o que você quer é o tal do som "vermelho" do Marshall mesmo.

    Em momento algum eu disse que o "roxo" ou o "azul piscina" eram errados ou proibidos. Disse até que podem ser interessantes, se forem o que a pessoa busca.

    Eu acho que a gente precisa entender que nem todo mundo tem o mesmo espírito fuçador. Eu tenho. Você provavelmente tem. Para a gente, um equalizador paramétrico de 10 bandas pode ser uma ferramenta fantástica. Para outros, pode ser um pesadelo. Algumas pessoas simplesmente não têm saco para ficar timbrando assim.

    Também tem aqueles que ficam meio perdidos no meio de tantos parâmetros e possibilidades. Acho que era o caso do autor do tópico. Para estes, eu sempre sugiro começar pelo jeito mais simples. Depois que o cara entende exatamente o que está fazendo, pode subverter as regras sem medo. Antes disso, ele pode estar se batendo para conseguir até mesmo o básico.

    MauricioBahia
    Moderador
    # out/12 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    LipeGuitarrero: A pod tem muito agudo e brilho msm nas distorções. Isso eu notei logo qdo comprei. Não é normal.

    Nunca toquei numa PD HD mas isso não seria questão de ajuste na equalização e/ou configurar o tipo de saída (linha/amp**)?

    Valeu!

    ** vi no manual que tem LIVE Mode, STUDIO Mode, Dual e opções de ComboFrt, ComboAmp, StackFrt e StackAmp! Caramba, quantas opções. Não sei se isso é bom ou ruim... ehhe

    brunowebguitar
    Veterano
    # out/12
    · votar


    LipeGuitarrero
    Em nenhum momento eu disse que estava errado, mas isso de fato não é usual. É a mesma coisa que você ligar a saida do loop de um Mesa Dual Rectifier no imput de um JCM 800. Pode ser que dê certo, mas você terá que passar boas horas timbrando os dois amps ao mesmo tempo, até chegar em algo agradável. Vai ser bem difícil, isso eu posso garantir. Você com certeza é um cara que teve a paciência de ficar boas horas em cima da sua pedaleira timbrando ela junto com seu amp. O nosso amigo do tópico com certeza não teve essa paciência, então a solução mais simples para ele foi eliminar a simulação de preamp, e usar a pedaleira apenas como um set de pedais. Deu certo pra ele, ele gostou do resultado, e é isso que importa no fim. Se ele tiver paciência no futuro para tentar timbrar com a simulação,pode ser que ele encontre um timbre agradável pra ele, ou pode ser que ele ainda prefira usar a POD apenas como um set de pedais!!!

    LipeGuitarrero
    Veterano
    # out/12
    · votar


    MauricioBahia

    Nunca toquei numa PD HD mas isso não seria questão de ajuste na equalização e/ou configurar o tipo de saída (linha/amp**)?

    Pior que nao cara. Se colocar ela setada em outras configurações ela fica mais aguda ainda. Eu cheguei a essa conclusao depois de alguns testes e também em comparação com a X3 que é diferente nisso, nao tem os agudos e brilho da HD.

    Galera eu nao disse que ninguem disse ou deixou de dizer. Falei no "geral", que ja vi muita gente falando "nao pode ser assim, ou tem que ser de outro jeito".

    Inclusive qdo comprei minha pod e postei aqui algumas experiencias alguns até falaram que eu tava errado, misturando amp sob amp e talz. E no fim deu tudo certo pra mim. Nao levem a mau, Me expressei de modo errado. Peço desculpas.

    Eu timbrei demais a pod. E se um pessoa compra um pedaleira pra nao timbrar. Simplesmente esta perdendo o que de melhor a pedaleira oferece.

    Se nao quer timbrar, nao compra pedaleira, ou compra uma pedaleira que ja seja com o intuito de simular pedais.

    A pod é totalmente voltada a simulação e gravação. E tem que timbrar legal msm pra conseguir algo bom. Eu até hoje nao consegui um timbre hard rock daqueles que todo mundo quer. É bom, mas nao chegou ainda no que eu quero, e acho que nao vai chegar.

    Tem que testar todas as possibilidades, pq sao muitas coisas mesmo.

    Novamente, peço desculpas aos amigos aqui, nao quis ofender ninguem.

    Bog
    Veterano
    # out/12
    · votar


    LipeGuitarrero
    Se nao quer timbrar, nao compra pedaleira, ou compra uma pedaleira que ja seja com o intuito de simular pedais.

    Agora quem está dizendo o que pode e o que não pode é você. ;)

    LipeGuitarrero
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Agora quem está dizendo o que pode e o que não pode é você. ;)

    Me pegou =D

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Distorção POD HD 300 problemas