Pedais simuladores de amps ligados em amps de verdade, é besteira?

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# mai/10 · Editado por: MauricioBahia


Fala galera!

Acredito que muitos novatos nunca pensaram nisso.

Quando você compra um Sansamp (Sans = sem), por exemplo, está comprando um mini pré-amp!

O ideal, no meu modo de pensar seria ligar qualquer pedal simulador no power amp, pois ligá-lo no input do amp seria como colocar um timbre em cima de outro timbre, criando um terceiro timbre! Sendo assim, a simulação do pedal perde sua real função.

Estou expondo aqui um pensamento para ser debatido e espero que seja útil.

Abs

MauricioBahia
Moderador
# mai/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Ahhh... Eu não acho besteira. Gosto de mesclar timbres. Estou apenas sugerindo um debate.

abs

Konrad
Veterano
# mai/10 · Editado por: Konrad
· votar


MauricioBahia

Estava pensando nisso ao ouvir os samples a desse pedal qui: http://www.amtelectronics.com/products/amt_legend_amp_series/amt_f-1_l egend_amps_pedal/

Que, aliás, foi postado por você.

Não conte para ninguém, mas eu uso um GDI num Fender valvulado para simular um....... Fender. ehhe.

No mais o negócio é experimentar.

MauricioBahia
Moderador
# mai/10
· votar


Konrad: Não conte para ninguém, mas eu uso um GDI num Fender valvulado para simular um....... Fender. ehhe

E eu uso meu Dirty Little Secret no Blues Jr.! o/*

Mas acredito que ele foi feito pra ser utilizado direto em caixas pra poder simular um Marshall! Provavelmente estou ouvindo um Fender "marshalizado"! hehe.

Bom, se o timbre tá bom, tá bom!

Let´s keep rocking! :-)

Konrad
Veterano
# mai/10 · Editado por: Konrad
· votar


MauricioBahia
Mas acredito que ele foi feito pra ser utilizado direto em caixas pra poder simular um Marshall! Provavelmente estou ouvindo um Fender "marshalizado"! hehe.

Pois é. Em alguns casos fica legal mesmo.

Eu já liguei o GDI em simulação de Marshall no meu amp e achei um lixo. Droga de pedal, coisa e tal. Então refleti melhor e pensei "droga de falante de 6"".

Liguei-o em um 1x12, e liguei o pedal.... continuou uma droga, muito agudo.

Presumo que seja a interação das válvulas com o sinal modificado do pedal que não casa bem nesse caso.

Já na tua marshalização fenderística a coisa muda de figura. ;)

Bom, se o timbre tá bom, tá bom!(2).

PS: aliás, o melhor resultado com simulador de amp que eu já tive foi ligando no canal limpo de um Laney transistorado. Até os controles do pedal reagiam melhor.

Enfim, escrevi demais.

Bog
Veterano
# mai/10
· votar


MauricioBahia

Eu não acho que é besteira, desde que o objetivo da pessoa não seja realmente ter o som de um amp X saindo de outro amp Y, e sim aumentar a gama de "vocalizações" do amp Y. Do contrário, mais do que uma besteira, é um esforço fadado ao fracasso!

Na verdade, já vi por aqui muitos iniciantes que não entendiam como os simuladores funcionam, e imaginavam que um Pod de alguma forma anularia a coloração do seu Marshall MGzinho. O.o

Agora, mesmo ligando no input na tentativa de aumenar a gama de possibilidades, às vezes é difícl encontrar uma combinação que preste. Por isso, eu costumo simplesmente ligar os simuladores direto em linha. Aliás, a Tech 21 tem um power amp transparente feito especialmente para ser usado com o SansAmp. Tem também os Atomic Amps.

erdnaxela
Veterano
# mai/10
· votar


Eu liguei o Argos direto no loop do meu ampli fender e ficou ótimo as simulações ficou muiuto melhor.

Vagabond
Veterano
# mai/10
· votar


MauricioBahia
Eu pensei nisso na verdade hehe, falando com um outro cara... ele me falou que seria melhor eu vender a porcaria do meu meteoro, juntar uma grana e mandar fazer umas caixas ^^

Vagabond
Veterano
# mai/10
· votar


mas também não quero usar simulador pra sempre hehe, então eu acho que vou mandar fazer um mini valvulado 30W que tá bom ^^ dps eu compro a caixa pra ver no que dá, Bom, se o timbre tá bom, tá bom!(3).

ohm777
Veterano
# mai/10
· votar


MauricioBahia
O ideal, no meu modo de pensar seria ligar qualquer pedal simulador numa caixa, pois ligá-lo num amp seria como colocar um timbre em cima de outro timbre, criando um terceiro timbre! Sendo assim, a simulação do pedal perde sua real função.

Depende do amp que o cara vai plugar!
Acredito que os simuladores de amp (analógicos ou digitais) funcionam bem em amps que não colorem muito o som, na minha opinião transistorizados com um clean cristalino.
Agora se o cara já tem um valvulado legal não deve fazer muito sentido...

Enfim, eu tô satisfeito com o timbre das simulações da minha digitech plugadas no meu SS 30w.

DotCom
Veterano
# mai/10
· votar


Não acho besteira. Música é arte, e arte é subjetiva.
Com isso, não tem "isso é certo", e "isso é errado"... As vezes combinações pouco usuais funcionam bem para algumas propostas de som.

Slave of hell
Veterano
# mai/10
· votar


eu vejo pedais simuladores como pedais normais de drive,,pq simular de verdade nenhum vai ...cada simulação tem uma característica diferente,,eu levo em conta oq escuto e não a teoria..pra mim é só um pedal de drive

Morva
Veterano
# mai/10
· votar


MauricioBahia

ai vai do gosto de cada um, eu por exemplo gosto do som desse tipo de pedal ligado no return do amp (de preferencia valvulado).

ontem fui num workshop do roger franco e ele tava tirando um puta som usando como drive principal um nig amp simulator ligado no return de um peavey windsor.

MauricioBahia
Moderador
# mai/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Slave of hell: eu vejo pedais simuladores como pedais normais de drive,,pq simular de verdade nenhum vai ...cada simulação tem uma característica diferente,,eu levo em conta oq escuto e não a teoria..pra mim é só um pedal de drive

Não entendi "e não a teoria". De fato os pedais simuladores são produzidos para simularem amps. Não é a toa que um dos mais famosos se chama Sansamp (Sans = Sem).

São simulações apenas e é claro não são "de verdade" como vc disse. Mas a idéia, a meu ver, é também praticidade.
Existem casos específicos, como o do AMT F1, que só tem simulação Fender clean, com loop de feitos e chave "amp/line" pra opção ligar na mesa com a impedância correta. A proposta dele não é distorcer, mas gerar o timbre característico Fender e colocar outros pedais ligados antes dele, como num amp de verdade. O cara poderia leval um pedal na mochila pra um "gig" e ligar direto numa caixa ou mesa. :-)

Alguns simuladores, como o Dirty Little Secret ou OCD usam até 18v justamente para ter headroom para pedais de distorção ligados antes dele.

Eu uso meus pedais simuladores de amps como distorção, não estou nem aí, mas acredito que o projeto dos pedais seja focado na ligação do pedal à caixas e não à outros amps, já que em outros amps o timbre a ser simulado fica bastante alterado.

Abs a todos

ogaitnas
Veterano
# mai/10
· votar


O negócio é usar amplis de resposta mais flat, potência pura para simuladores em geral, independente de serem pedaleiras ou pedais...

DotCom
Veterano
# mai/10
· votar


Não entendi "e não a teoria". De fato os pedais simuladores são produzidos para simularem amps. Não é a toa que um dos mais famosos se chama Sansamp (Sans = Sem).
Eu acho que o que ele quis dizer é que pra ele o sansamp é basicamente um pedal de drive que soa melhor que os outros quando plugado em linha.

MauricioBahia
Moderador
# mai/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


DotCom: Eu acho que o que ele quis dizer é que pra ele o sansamp é basicamente um pedal de drive que soa melhor que os outros quando plugado em linha.

Hummm! :-) Se for isso, dependendo do ponto de vista eu acho que está certo. Eu já vejo estes pedais como simuladores em 1o. lugar. Qualquer outra aplicação seria uma variação.

O Sansamp, iniciou o movimento "sem amp", uma nova categoria de pedais, como o próprioi site diz: http://www.tech21nyc.com/aboutus/index.html

_________________________________________________

Só pra ficar bem claro: eu sou a favor de usar pedais pra "n" aplicações, só estou propondo um debate para enriquecer pois tenho percebido aqui no FCC que existem dúvidas sobre as aplicações destes simuladores.

Mais uma vez, eu não acho besteira! :-) A criatividade é o mais importante.

Abs

Raizen
Veterano
# mai/10
· votar


...Para ter o amp do simulador e nada mais não bastaria deixar as regulagens do amp "flats"?

Olha, tenho o GT-2 e acho seu timbre fantástico...outro que gosto muito é o Bassman 59 da BOSS...esse dá pra ligar até em head valvulado pra dar uma levantada/encorpada no som. A idéia é que o pedal é "equalizado" de fábrica com as características do amp original. A meu ver, este sim é um pedal de pre-amp enquanto que o Sansamp GT-2 é mais um pedal de simulação, com diversas regulagens diferentes (de high gain até clean).

Não entendo de eletrônica mas ligar um pedal desses em uma caixa sem power amp não iria deixar o som com pouca força/headroom??? Nem sei se funcionária do ponto de vista prático.

DotCom
Veterano
# mai/10
· votar


Não entendo de eletrônica mas ligar um pedal desses em uma caixa sem power amp não iria deixar o som com pouca força/headroom??? Nem sei se funcionária do ponto de vista prático.
Pedal não dá pra ligar direto em caixa não.
Mas isso não é o propósito de nenhum pedal...

GuitarHome
Veterano
# mai/10
· votar


MauricioBahia
Eu concordo por isso sempre deixei o meu amp em flat, assim fica muito melhor.

andregui7
Veterano
# mai/10
· votar


Isso vai do gosto do cara mesmo, mas se for pra simular ou chegar perto do real, tem que ser algo que responda em flat, um monitor de estúdio ou uma caixa de PA, o resto vai virar lambança.

Mas se ele quiser simular só o preamp, dá pra usar no return de um amp qualquer.

moreno_jambo
Veterano
# mai/10
· votar


se foçe uzar só em amp SS,eu uzaria simul amp numa boa"como sempre fiz"..
mais agora,acho ser desneçessario para mim,a ultilização em demais amps valvulados"n acho muita graça."..
depende muit do tipo som,q vai ser levado..

abs.

no quarter
Veterano
# mai/10
· votar


Acho que a conclusão do MBahia foi essa, alguém me confirma:

Os ditos simulamps servem para duas coisas basicamente:

> A original, de ter o som parecido com um certo amp, pronto para ser ligado ao canal limpo de um outro amp, transistorizado ou não.

> A mais cômoda e usada, de usar os pedais como drives, seja em linha ou no loop, para aumentar a gama de sons de um amp que já possui um som específico.

Liro_Points
Veterano
# mai/10
· votar


Pedais simuladores de amps ligados em amps é besteira?
MauricioBahia
Depende, isso é teoria, na prática se o som for satisfátório nao vejo problemas. A questão é somente essa, ficou satisfatório, oba! se nao ficou, puts!

moreno_jambo
Veterano
# mai/10 · Editado por: moreno_jambo
· votar


[B] Liro_Points [/ b]
[I] O Ficou um som satisfatorio, OBA! Não se Ficou, [/ i]
 [B] G.A.S [/ b] ..


;-) ..

erdnaxela
Veterano
# mai/10
· votar


comprei um gt2 clone e gostei dele mas como simulador no loop do q

Raizen
Veterano
# mai/10
· votar


DotCom
Pedal não dá pra ligar direto em caixa não.
Mas isso não é o propósito de nenhum pedal...


Falei isso pois o MB citou lá em cima...

MauricioBahia
O ideal, no meu modo de pensar seria ligar qualquer pedal simulador numa caixa, pois ligá-lo num amp seria como colocar um timbre em cima de outro timbre, criando um terceiro timbre! Sendo assim, a simulação do pedal perde sua real função.

erdnaxela
Veterano
# mai/10
· votar


que no imput

erdnaxela
Veterano
# mai/10
· votar


comprei um gt2 clone e gostei dele mas como simulador no loop do que pedal de distorção no input.

no quarter
Veterano
# mai/10
· votar


minha exp com o gt2 é igual a do alexandre aí em cima

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pedais simuladores de amps ligados em amps de verdade, é besteira?