Amp valvulado e pedais (discussão)

Autor Mensagem
Adair Neto
Veterano
# set/12


Galera, todo mundo vive pirado pra ter um amp valvulado (eu, inclusive, provavelmente só vou ter o meu ano que vem) e daí mete pedais, sendo que estes usam, pelo menos a maioria, transistores. O fato dos pedais serem transitorizados não prejudica o som do amp valvulado?

AndrewG1
Veterano
# set/12
· votar


vai comprar qual valvulado? vox-marshall qual?

Adair Neto
Veterano
# set/12
· votar


AndrewG1
Cara, o motivo de eu ter feito o tópico é pra ser uma discussão, não ajuda sobre compra.

Led Zé
Veterano
# set/12
· votar


Adair Neto
O fato dos pedais serem transitorizados não prejudica o som do amp valvulado?

Prejudicar? Claro que não. Não existe isso . Cara, válvula não é coisa de outro mundo e nem é garantia de timbre bom. Existe muito valvulado porqueira e de timbre ruim. Essa idéia de "contaminar" o som com transistores é um besteirol sem tamanho. Existe gente que gosta de pedal, existe gente que gosta de som só do amp. Existe gente que curte válvula e existe gente que curte SS. Escolha o que quer e seja feliz. Praticamente todos os guitarristas usam/usaram pedais com seus amps, seja SS ou valvulado.

Adair Neto
Veterano
# set/12
· votar


Led Zé
Mas não é idiotice se preocupar tanto falando que transistores são inferiores, gastar uma grana num valvulado e usar pedal?

Ramon Ibanez
Veterano
# set/12
· votar


Como também o fato de ser SS não é sinônimo de timbre ruim, ouça os transtubes....

Bog
Veterano
# set/12 · Editado por: Bog
· votar


Adair Neto
Mas não é idiotice se preocupar tanto falando que transistores são inferiores, gastar uma grana num valvulado e usar pedal?

Quando falam que "transistores são inferiores" (o que já é uma afirmação bem discutível), o ponto não é se o sinal está passando ou sendo modificado por um transistor. Esta afirmação é feita se referindo ao circuito como um todo - i.e. a questão não é a presença de um transistor ou de uma válvula, e sim o que o circuito no qual estes componentes estão faz com o sinal.

O mesmo vale para o caminho oposto: tem gente que compra pedais que têm válvulas na ilusão de que isso vai deixar o som de um transistorado "mais valvulado" (seja lá o que isso for), mas isso não faz sentido - a questão não é a presença de uma válvula, e sim o que o circuito no qual esta válvula está faz com o sinal. Se o circuito é completamente diferente do de um amp, e se o papel da válvula neste circuito é completamente diferente daquele encontrado em um amp, não tem como esperar qualquer coisa "mais valvulada" (seja lá o que isso for).

Led Zé
Veterano
# set/12 · Editado por: Led Zé
· votar


Adair Neto
Mas não é idiotice se preocupar tanto falando que transistores são inferiores, gastar uma grana num valvulado e usar pedal?

Mas quem fala que transistor ´r inferior é porque não sabe o que está falando. E quando estou falando de transistor, não estou falando de amp vagabundo de 300 reais. São tecnologias diferentes apenas. E mesmo assim, um pedal soa diferente num valvulado e num transistor.
Me responde uma coisa:
O Jimmy Page estragou o timbre dele usando um Tonebender?
O Jimi Hendrix estragou o timbre dele usando um Fuzz Face?
O Gilmour estragou o timbre dele usando um Big Muff?
O Zakk wylde estragou o timbre dele usando um SD 1?
SRV estragou o timbre dele usando um TS?

Me explica o que você acha que pode acontecer usando um pedal num amp valvulado.Seia tirar a "pureza" de um valvulado? Eu não entendi direito onde você quer chegar.

Hitman
Veterano
# set/12
· votar


Led Zé
O Zakk wylde estragou o timbre dele usando um SD 1?

Quando o Zakk usou isso?

slash_web
Veterano
# set/12 · Editado por: slash_web
· votar


Pelo que eu entendi , voce esta levando para o lado de que o pessoal morre pra ter um valvulado e acaba ''contaminando '' o som com seus pedais . Ou seja, há uma grande contradição ai.

Bom, uma grande parte de guitarristas ainda usam a distorção de seu amp valvulado e não a troca por nada. E ai adicionam efeitos digitais no loop do amp. Simples assim.


Hitman
Ele sempre usou...

brunowebguitar
Veterano
# set/12
· votar


Hitman
Antes de ter o seu próprio OD, o Zakk usava um SD-1 sim. Basta ver alguns videos dele que você pode vê-lo, junto do Chorus, o Rotovibe e o Wahwah.

Hitman
Veterano
# set/12
· votar


slash_web
Hitman
Ele sempre usou...

Nao fala besteira brother...

brunowebguitar
Hitman
Antes de ter o seu próprio OD, o Zakk usava um SD-1 sim. Basta ver alguns videos dele que você pode vê-lo, junto do Chorus, o Rotovibe e o Wahwah.


Tem alguma nocao de ano, ou album q ele parou de usar?

slash_web
Veterano
# set/12
· votar


Hitman
eu ? ahahahhahaha. se liga

Hitman
Veterano
# set/12
· votar


Adair Neto
cara, se o pedal nao for true bypass, ele vai afetar teu timbre, fora isso...

zaqueu_grunge
Veterano
# set/12 · Editado por: zaqueu_grunge
· votar


Adair Neto
Não tem nada mais bonito que uma seção de potência valvulada fritando e um pedal de overdrive empurrando a distorção... o que vale é o conjunto num todo!
Como o Bog comentou, o que importa não é a presença ou não de válvulas, mas sim o que elas fazem no circuito do amp. Tirando por exemplo, muitos amps "híbridos" possuem somente uma válvula de pré, que ainda por cima às vezes faz somente a tarefa de inverter a fase ou um pequeno estágio de ganho, que pouco influencia no timbre final... Assim como alguns amps valvulados "de responsa" possuem distorção por clipping de diodos (ou seja, nada de válvulas pra distorcer, é tecnologia de estado sólido mesmo)

Hitman
Zakk Wylde usava um SD-1 modificado. Assim como a grande maioria dos guitarristas que usam esse tipo de pedal de overdrive, o SD-1 no setup dele serve pra dar boost. O segredo do som do cara tá na violência das palhetadas e no médio-grave das Les Pauls que ele usa, além do JCM 800 2203 torrando as válvulas...

Bog
Veterano
# set/12
· votar


Hitman
se o pedal nao for true bypass, ele vai afetar teu timbre, fora isso...

Hahha, todo pedal afeta o timbre. Se fosse para não afetar o timbre, não precisaria de pedal, né? =P

Hitman
Veterano
# set/12 · Editado por: Hitman
· votar


Bog
to falando de quando o efeito estiver desligado.

Junior AJNB
Veterano
# set/12
· votar


Bog

Hahha, todo pedal afeta o timbre. Se fosse para não afetar o timbre, não precisaria de pedal, né?

Creio eu que o cara disse isso quando o pedal é desligado, se afeta o timbre só por ta plugado no set, mesmo sem usar ele

Adair Neto
Veterano
# set/12
· votar


Gostei da discussão rs. Gostei bastante da explicação do Bog.

Bog
Veterano
# set/12 · Editado por: Bog
· votar


Hitman
Junior AJNB

Hahha, será que mesmo com o "Hahha" no começo e o "=P" no final eu preciso explicar a piada? =P

Led Zé
Veterano
# set/12
· votar


Hitman
Cara, pedais TBP alteram sim o sinal, Se encadear uns 4 ou 5 já se nota a perda a de força de sinal e um pouco de brilho. Essa LENDA que TBP deixa o sinal intacto já foi desmentida aqui várias vezes e inclusive tem até um texto do Pete Cornish explicando isso. Quanto ao SD 1, o Zakk sempre usou como booster de drive. Não sei se usa hoje em dia mas tenho muita coisa dele aqui com o sd no board.

pOkiz
Veterano
# set/12
· votar


Nada como um alltube empurrado por um TS

Leomju
Veterano
# set/12 · Editado por: Leomju
· votar


Hitman
Led Zé
O Zakk wylde estragou o timbre dele usando um SD 1?

Quando o Zakk usou isso?


... Isso... que você se refere, é um excelente pedal de drive, que se difere muito pouco do tão copiado TS em questão de ganho e médios somente...

Não só Zakk, como o Satriani já abusaram do uso do Super Overdrive.

Já tive esse pedal e não tenho mais a alguns anos, esses dias testei um e me deu saudade do timbre: simples, direto e eficaz!

Ótimo pedal!

Se a Boss numa onda de loucura, quando lançou esse pedal, tivesse colocado um preço mais caro que um TS e se mantivesse assim até hoje, todo mundo diria que é um drive sublime.

Cuidado galera, preço nem sempre é qualidade, e preço baixo nem sempre quer dizer equipamento ruim.

O SD-1 é um excelente pedal sim!



E sobre o tópico, pra não desvirtuar, acho que os colegas já exporam a verdade de que pedais não atrapalham em nada o amplificador seja All Tube ou Solid State!

Hitman
Veterano
# set/12
· votar


pOkiz
Concordo.

Led Zé
Hitman
Cara, pedais TBP alteram sim o sinal, Se encadear uns 4 ou 5 já se nota a perda a de força de sinal e um pouco de brilho. Essa LENDA que TBP deixa o sinal intacto já foi desmentida aqui várias vezes e inclusive tem até um texto do Pete Cornish explicando isso. Quanto ao SD 1, o Zakk sempre usou como booster de drive. Não sei se usa hoje em dia mas tenho muita coisa dele aqui com o sd no board.


Entao cara, sei que afeta, eu prefiro algo true bypass do que pedal que nao e. tenho um TS9, quando ligo ele sozinho, sinto uma diferenca boa no timbre, e tenho um boss ce-2 de mais de 30 anos de idade, ele SUGA meu timbre (mas continuo amando ele ate a morte)

Quando ligo pedais TBP, a diferenca e beeeem menor, e so da pra repara com varios ligados no set, uma ou duas eu nao consigo distinguir a diferenca.

Hitman
Veterano
# set/12
· votar


Leomju
realmente, o pedal e bacana...
deu uma gas agora... haha

Led Zé
Veterano
# set/12
· votar


Hitman
Mas tem que lembrar que o sd 1 é ótimo para booster de drive, pra dar aquele up num valvulado acrescentando médios e agudos ao mesmo tempo que aumenta o ganho do pre amp. Já pra ser um drive sozinho, jogado num canal limpo de um amp, eu já acho que hoje existem opções melhores. Mas mesmo assim ele é um ótimo pedal. Já comprei drives mais caros para usar de booster de ganho e acabei voltando pro Boss. Já o TS, eu já acho pedal bacana, bem semelhante ao sd 1 mas super overrated, muita lenda por trás. Pagar mais de 1000 reais num ts8 é brincadeira de mau gosto.

juninholiveira
Veterano
# set/12
· votar


Soando bem, que mal tem?

Hitman
Veterano
# set/12
· votar


Led Zé
valvulado....check
CANAL limpo? o que e isso? (amp de um canal. jcm800, amp de varios canais soh mes q vem)
comprei meu ts9 por 60 conto e ja vi sd-1 por 25...entao eh soh economizar um mcdonalds ou outro

juninholiveira
Veterano
# set/12
· votar


Hitman

sd-1 por 25??? me fala onde isso e eu compro AGORA!!

Hitman
Veterano
# set/12
· votar


Sou do Canada brother.
infelizmente brasil eh treta pra compra equip.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Amp valvulado e pedais (discussão)