Damage Inc, Metallica (Efeitos)

    Autor Mensagem
    angeleyes
    Veterano
    # set/12


    Olá, gostaria de saber quais efeitos foram usados na introdução da música Damage Inc, do Metallica. Obrigado.

    makumbator
    Moderador
    # set/12 · Editado por: makumbator
    · votar


    angeleyes

    Isso foi feito no baixo com distorção, wha-wha (aparentemente apenas como filtro), delay, pedal de volume e possivelmente também reverb.

    Aqui um cara tocando a intro dessa música:

    http://www.youtube.com/watch?v=WGBr3-pgAys




    EDIT:

    Achei uma entrevista do Cliff em que ele comenta o que fez nessa intro:

    Aqui o link (a pergunta sobre a música é mais para o fim).

    http://www.metallicaworld.co.uk/Interviews/1986_cliff.htm

    Aqui o trecho:

    "Q: On the new album I heard some short bass solo type thing where you're using volume pedals. What's that about?

    CLIFF: On this album it's the intro to a song called "Damage," done all on bass. It's about eight or 12 tracks of bass, a lot of harmonies and volume swells and effects and stuff. I would hesitate to call it a bass solo, it's more just an intro, but it is all bass. There's also a little bass solo in "Orion," it's right next to a little guitar solo. No one will probably be able to tell that it's bass, but it is."


    Aqui a minha tradução para o trecho:

    "Pergunta:

    No novo álbum eu escutei alguns solos curtos de baixo ou coisa parecida usando pedais de volume. Explique o que é aquilo.

    Resposta de Cliff:

    Nesse álbum há a intro da música chamada "Damage inc." toda feita no baixo. São 8 ou 12 pistas de baixo, muitas harmonias, mudanças de volumes e efeitos. Eu hesitaria em chamá-la de solo de baixo, é mais uma introdução, mas toda feita com baixos.

    Também há um pequeno solo de baixo na música "Orion", logo após o pequeno solo de guitarra. Provavelmente ninguém irá perceber que é no baixo, mas é esse o caso."


    angeleyes
    Veterano
    # set/12 · Editado por: angeleyes
    · votar


    Vlw mesmo cara! mas não teria uma guitarra junto? Notei que na versão de estúdio tem uns agudos que não tem na versão que o cara fez cover.

    ...

    Hehe, esquece, a gte posto ao mesmo tempo

    makumbator
    Moderador
    # set/12 · Editado por: makumbator
    · votar


    angeleyes

    Não, é tudo no baixo. Leia a entrevista do Cliff que postei no edit.

    É que no estúdio há várias pistas de baixo (8 ou 12 segundo o Cliff). Então ele usou os agudos do instrumento também. Na verdade não tem nada assim super agudo na intro. Só de ouvir eu percebo que está tudo na região do baixo elétrico (mesmo que no agudo do instrumento, que vai até a região média, e média aguda da guitarra, dependo do número de cordas e casas).

    O baixo distorcido também tem um som diferente da guitarra, e realmente me parece que não há nada além de baixo na intro.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Damage Inc, Metallica (Efeitos)